Tópico sobre cães.

A sério Texuga! Não tenho dúvidas que já deste muito...mas negas mesmo que não t~em lá no seu íntimo aquela ferocidade para os quais foram criados??
Olha eu não nego aquilo que dizes sobre a interacção dos humanos com estes cães. Aquilo que dizes é verdade!!
Mas devias admitir que basta uma pequena faisca que às vezes nem se sabe de onde vem para despoletar a verdadeira face desses cães. MAs como as nossas opiniões são antagónicas fico por aqui esperando que tu (amante dos cães, sem qualquer dúvida) possas aprender também lendo mais um pouco para que apagues essa ideia que os cães são todos amigáveis (talvez pelo teu amor) e que tudo depende dos humanos, não deixando de haver uma certa razão pois foram estes que os "fabricaram" entre outras raças.

nem sou grande bebedor de wikipedia mas pensei que fosse mais fácil para entender e não ter que estar a escrivinhar a estória toda [:cool:]

Jagudi, não é verdade, não existe a "verdadeira face desses cães", eu conheço demasiadamente bem os cães para afirmar que os cães são dos animais menos imprevisíveis de todas as espécies à face do planeta, são animais extremamente expressivos, se estiveres com atenção às expressões e aos sinais que eles transmitem, e falo de expressões corporais, consegues prever muito facilmente um comportamento.

O amor que sinto pelos cães não me tolda o pensamento nem o discernimento, posso dar-te um exemplo... o meu actual macho, um cão com 6 meses de idade e com praticamente 30kg, é um cão super dócil com adultos mas inseguro com crianças. A expressão dele quando uma criança, incluindo os meus filhos, se aproximam dele, é inquestionável. Fecha a boca, lambe os lábios, vê-se a parte branca do olho por não olhar de frente para eles e desvia-se sempre que possível. Esta insegurança está a ser treinada, não é aceitável que um cão mostre este tipo de insegurança com crianças, e eu sei ser responsável o suficiente para:

1º Treinar e modificar este comportamento restabelecendo uma confiança, que por qualquer razão que desconheço, foi quebrada entre ele e crianças;
2º Jamais permitir que crianças, incluindo os meus filhos (o mais pequenito, a outra tem 13 anos já sabe o que faz) fiquem sozinhas com ele enquanto isto não estiver resolvido;
3º Ter extrema atenção quando o meu filho ou outra criança se aproxima ou faz movimentos bruscos ao pé do cão;
4º Estar sempre pronta para agir em caso de algum stress (leia-se sinal, expressão corporal)

Portanto continuo sempre a responsabilizar as pessoas pelos actos dos animais, um animal também morde por medo, são os piores "ataques" os dos cães medrosos.

O meu eu sei que é próprio da idade, o cão ainda não percebe qual é a posição dele na família, ainda não percebe bem como interagir com as crianças, cabe-me a mim educá-lo.

O meu labrador velhote sempre reagiu mal com crianças pequenas.

Ainda hoje ele fica nervoso quando as vê.. nunca deixaria o cão sozinho com crianças E como não tenho o "know how" para o ensinar, simplesmente n arrisco.

O meu labrador velhote sempre reagiu mal com crianças pequenas.

Ainda hoje ele fica nervoso quando as vê.. nunca deixaria o cão sozinho com crianças E como não tenho o "know how" para o ensinar, simplesmente n arrisco.

Fazes bem e foi por isso que escrevi atrás:

...basta uma pequena faisca que às vezes nem se sabe de onde vem para despoletar a verdadeira face desses cães....que apagues essa ideia que os cães são todos amigáveis...e que tudo depende dos humanos...

e acrescento "
a verdadeira face desses cães" e de todos os cães claro, pois todos têm aquele instinto predatório (até nós: veja-se os confrontos em França que não sei se é para [:D] ou [8b] )

Fica atento às expressões corporais como disse a Texuga para além de muitas outras e em especial quando não olha de frente (o que também pode ser intimidatório)

Última edição:
A verdade é que a perigosidade é sempre maior neste tipo de cães pelo estrago que podem fazer. Não se pode fugir a isso.
Penso que li há tempos, que quem tem cães deste tipo, teria que fazer um "curso" para os poder ter. Não sei se isso chegou a ir para a frente, mas sou completamente a favor disso. E para além disso deveria-se avaliar se o dono tem perfil/liderança para ter um cão deste tipo.

Para aí há 1 ano atrás o meu westie, sem que nada o fizesse prever e porque costumava passeá-lo sem trela, dobrou uma esquina e começou a correr que nem um maluco. Eu ia uns metros atrasados, quando dobrei a esquina vejo a atirar-se num ataque em voo, a um cão tipo caniche, passeado por uma miúda de uns 14 anos... fiquei incrédulo! Dei-lhe umas ordens de comando, enquanto corria em direcção da miúda em pânico e quando cheguei e vi a cara da miúda completamente assustada, fiquei com um enorme sentimento de culpa, porque a responsabilidade foi totalmente minha... não houve qualquer tipo de ferimento em nenhum dos cães, nem na miúda, mas serviu-me de lição para passear o Scott sem trela, só quando determinadas "variáveis" estiverem reunidas [:D]!

Às vezes penso, se fosse um pitbull, o meu cão ou o outro, um deles já não estaria cá para contar a história! E é esse o grande problema, o poderes facilitar apenas uma vez, teres uma pequena fração de tempo de desatenção e o estrago com um cão deste tipo pode ser enorme, porque eles têm muitaaaa força mesmo!

Um vídeo, do já falecido pitbull com que convivi bastante:

Repararam aos 28'' o que aconteceu e o porquê?
Atenção às posturas municpiais sobre os canídeos na rua. Acho que toads obrigam a pelo menos devem andar com trela

Última edição:
Atenção às posturas municpiais sobre os canídeos na rua. Acho que toads obrigam a pelo menos devem andar com trela
A lei obriga a que todos os cães sem exceção andem de trela na rua. E os que pertencem à lista das raças potencialmente perigosas têm que usar também açaime

Prevenção da dirofilariose canina deve ser feita mensalmente com heartgard ou anualmente através duma injecção?

Quais as vantagens e desvantagens de cada opção?

O heartgard vende-se nas farmácias e/ou lojas online (se sim quais)?

Ou só se vende nos veterinários?

Atenção a isso. O Heartgard vende-se na farmácia, mas NEM PENSES em dar ao teu cão sem fazer o despiste primeiro, no vet. Se deres Heartgard e o teu cão tiver já dirofilariose, vais matá-lo.
Fala com o teu vet.

Reparei sim, foi uma atitude extremamente clara: Educação canina. O cachorro abusou, o mais velho pô-lo no sítio, e ele respeitou, básico. Subir para cima do pescoço de um cão é um sinal de dominância, há cães mais tolerantes que outros, este gosta de brincadeira mas até certos limites.

Atenção a isso. O Heartgard vende-se na farmácia, mas NEM PENSES em dar ao teu cão sem fazer o despiste primeiro, no vet. Se deres Heartgard e o teu cão tiver já dirofilariose, vais matá-lo.
Fala com o teu vet.

Obrigado pela chamada de atenção. Sei que o despiste é obrigatório (a não ser que o cão tenha poucos meses de idade).

A dúvida é saber se a injecção tem contra-indicações e/ou efeitos secundários.

No caso da injecção é apenas uma vez por ano e normalmente sai mais barato. Existem essas vantagens em relação ao heartgard que terá que ser mensalmente e sai mais caro.

Mas por trás dessas vantagens podem haver desvantagens.

Também podem haver contra-indicações e/ou efeitos secundários do heartgard.

Quem puder ajudar a esclarecer estas dúvidas diga algo. Obrigado

Obrigado pela chamada de atenção. Sei que o despiste é obrigatório (a não ser que o cão tenha poucos meses de idade).

A dúvida é saber se a injecção tem contra-indicações e/ou efeitos secundários.

No caso da injecção é apenas uma vez por ano e normalmente sai mais barato. Existem essas vantagens em relação ao heartgard que terá que ser mensalmente e sai mais caro.

Mas por trás dessas vantagens podem haver desvantagens.

Também podem haver contra-indicações e/ou efeitos secundários do heartgard.

Quem puder ajudar a esclarecer estas dúvidas diga algo. Obrigado

Todas essas dúvidas deves tirar com o teu vet assistente, a vacina Guardian é muito usada pelo menos por aqui, não consta que tenha contra-indicações relevantes.

cute.gif

Depois "têm azar"

Ontem o meu gato, que é um pacholas de primeira, "virou-se" à cadela... estavam os dois na varanda, ela deitada e ele sentado ao lado do bebedouro, que estava vazio. O meu namorado pôs água, a cadela levantou-se, espetou o focinho no bebedouro para beber e o gato não vai de modas... levanta uma pata muito devagarinho e TAU!!! Manda uma belinha na tola da cadela.

A cadela, muito calma, olha para ele com ar de quem pensa "WTF?!?!?", deita-se, o gato pôs-se a beber água e depois deitou-se ao lado dela. [:D]

Tenho bichos mesmo pacatos! Ou xoninhas... se calhar são mesmo xoninhas, vá.

Ontem o meu gato, que é um pacholas de primeira, "virou-se" à cadela... estavam os dois na varanda, ela deitada e ele sentado ao lado do bebedouro, que estava vazio. O meu namorado pôs água, a cadela levantou-se, espetou o focinho no bebedouro para beber e o gato não vai de modas... levanta uma pata muito devagarinho e TAU!!! Manda uma belinha na tola da cadela.

A cadela, muito calma, olha para ele com ar de quem pensa "WTF?!?!?", deita-se, o gato pôs-se a beber água e depois deitou-se ao lado dela. [:D]

Tenho bichos mesmo pacatos! Ou xoninhas... se calhar são mesmo xoninhas, vá.

é por isso que eu adorava ter um cão e um gato...era paródia todos os dias[:)][:)][:)][:)][:)][:)][:)]

Qual consideram a melhor forma de alimentar os cães?

Com comida húmida (latas), ração seca, comida feita em casa feita especialmente para eles ou cada dia uma coisa diferente?

Voltar
Superior