Texuga
New member
A sério Texuga! Não tenho dúvidas que já deste muito...mas negas mesmo que não t~em lá no seu íntimo aquela ferocidade para os quais foram criados??
Olha eu não nego aquilo que dizes sobre a interacção dos humanos com estes cães. Aquilo que dizes é verdade!!
Mas devias admitir que basta uma pequena faisca que às vezes nem se sabe de onde vem para despoletar a verdadeira face desses cães. MAs como as nossas opiniões são antagónicas fico por aqui esperando que tu (amante dos cães, sem qualquer dúvida) possas aprender também lendo mais um pouco para que apagues essa ideia que os cães são todos amigáveis (talvez pelo teu amor) e que tudo depende dos humanos, não deixando de haver uma certa razão pois foram estes que os "fabricaram" entre outras raças.
nem sou grande bebedor de wikipedia mas pensei que fosse mais fácil para entender e não ter que estar a escrivinhar a estória toda []
Jagudi, não é verdade, não existe a "verdadeira face desses cães", eu conheço demasiadamente bem os cães para afirmar que os cães são dos animais menos imprevisíveis de todas as espécies à face do planeta, são animais extremamente expressivos, se estiveres com atenção às expressões e aos sinais que eles transmitem, e falo de expressões corporais, consegues prever muito facilmente um comportamento.
O amor que sinto pelos cães não me tolda o pensamento nem o discernimento, posso dar-te um exemplo... o meu actual macho, um cão com 6 meses de idade e com praticamente 30kg, é um cão super dócil com adultos mas inseguro com crianças. A expressão dele quando uma criança, incluindo os meus filhos, se aproximam dele, é inquestionável. Fecha a boca, lambe os lábios, vê-se a parte branca do olho por não olhar de frente para eles e desvia-se sempre que possível. Esta insegurança está a ser treinada, não é aceitável que um cão mostre este tipo de insegurança com crianças, e eu sei ser responsável o suficiente para:
1º Treinar e modificar este comportamento restabelecendo uma confiança, que por qualquer razão que desconheço, foi quebrada entre ele e crianças;
2º Jamais permitir que crianças, incluindo os meus filhos (o mais pequenito, a outra tem 13 anos já sabe o que faz) fiquem sozinhas com ele enquanto isto não estiver resolvido;
3º Ter extrema atenção quando o meu filho ou outra criança se aproxima ou faz movimentos bruscos ao pé do cão;
4º Estar sempre pronta para agir em caso de algum stress (leia-se sinal, expressão corporal)
Portanto continuo sempre a responsabilizar as pessoas pelos actos dos animais, um animal também morde por medo, são os piores "ataques" os dos cães medrosos.
O meu eu sei que é próprio da idade, o cão ainda não percebe qual é a posição dele na família, ainda não percebe bem como interagir com as crianças, cabe-me a mim educá-lo.