Tópico sobre cães.

Não tem a ver com parvoeiras de virilidade, mas sim com a saúde e até desenvolvimento do animal. Os orgãos reprodutores não servem apenas para deixar linhagem, claro está. Quanto a outras questões é de facto benéfico, também sei o que é ter um doido em casa e que fica completamente fora de si só de ver um portão aberto. Para além de marcar todo o sitio por onde passa. Já para não falar que por ele montava tudo o que passar perto... [:D]

Eu não ''humanizo'' os animais. Mas por ser cão também não deixo de pensar...

Mas já me ando a informar. E a tirar algumas dúvidas.

E se de facto optar por um RPP será, claro, esterilizado.

Obrigado.

A castração dos cães não tem contra indicações, os cães desenvolvem todos do mesmo modo, não ficam "moles" ou inactivos, não ficam mais pequenos fisicamente, por serem esterilizados, não perdem "personalidade", e sim, deixam de marcar território, têm menos tendência para arranjar conflitos com outros cães do mesmo sexo, não ficam "cegos" com as cadelas em cio, portanto, para mim, um macho só ganha em ser castrado.

Acho muito bem que te informes, e tendo em conta o teu interesse, toma lá uma leitura bastante esclarecedora: Questões Frequentes * Esteriliza-me.org

Tais como?
Eu pergunto porque tinha a ideia de que é uma raça, que apesar de ter problemas como qualquer uma, é bastante saudável regra geral.

Os cães não têm "mais problemas" só por serem da raça X ou Y. Antes de se comprar um cão, deve-se escolher criteriosamente um Criador, só aí está meio caminho andado para ter um cão sem os problemas ditos "típicos" da raça.
No entanto o problema que mais afecta os Bull Terrier, são problemas de pele, por serem brancos e extremamente sensíveis ao sol.

O que há são cuidados a ter com animais com determinadas pelagens, como a branca por exemplo.

A castração dos cães não tem contra indicações, os cães desenvolvem todos do mesmo modo, não ficam "moles" ou inactivos, não ficam mais pequenos fisicamente, por serem esterilizados, não perdem "personalidade", e sim, deixam de marcar território, têm menos tendência para arranjar conflitos com outros cães do mesmo sexo, não ficam "cegos" com as cadelas em cio, portanto, para mim, um macho só ganha em ser castrado.

Acho muito bem que te informes, e tendo em conta o teu interesse, toma lá uma leitura bastante esclarecedora: Questões Frequentes * Esteriliza-me.org

Por acaso também já andei por ai [;)] Mas obrigado na mesma. Excelente site.

Contra indicações há sempre... e nesse site até dão muito enfase a isso, não só às vantagens. Como doenças ou problemas que podem incidir mais sobre os animais castrados. E ao facto de alguns estudos até sugerirem que a esterilização/castração pode ser mais prejudicial do que favorável para os machos. Especialmente se for antes do ano de idade. Sendo que normalmente uma pessoa recebe o animal muito jovem e a lei diz que tem 2 meses para esterilizar... logo ai está uma possivel dúvida ou um possivel problema.

Ao mesmo tempo, noutros sitios a questão já é posta de outra maneira... já se diz que deve ser feita cedo e blá blá.

Como em muita coisa, não há grande consenso.

Última edição:
Os cães não têm "mais problemas" só por serem da raça X ou Y. Antes de se comprar um cão, deve-se escolher criteriosamente um Criador, só aí está meio caminho andado para ter um cão sem os problemas ditos "típicos" da raça.
No entanto o problema que mais afecta os Bull Terrier, são problemas de pele, por serem brancos e extremamente sensíveis ao sol.

O que há são cuidados a ter com animais com determinadas pelagens, como a branca por exemplo.

Obrigado[;)]
A ideia que eu tinha era precisamente essa dos problemas de pele, sendo que então nas pelagens escuras já o mesmo não se verifica?

Com o que está a bold, um cão perdendo isso tudo não perde personalidade? Vou ali e já venho.:sh)

Mas isso digo eu que sou um leigo...

Com o que está a bold, um cão perdendo isso tudo não perde personalidade? Vou ali e já venho.:sh)

Mas isso digo eu que sou um leigo...

Não, o que pode perder, não é um dado adquirido, é a agressividade, que não é desejável. Se achas que um cão ser agressivo com outros machos porque tem grandes produções de testosterona, e a única razão da agressividade ser a dominância, é perder a personalidade, então eu prefiro um cão sem personalidade...

Se bem que eu sempre defendi que um cão não tem "personalidade", daí pôr entre aspas.

Eeu prefiro um cão sociável, que sabe interagir com outros sem estar sempre a testar limites, sem se querer impor constantemente aos outros, prefiro um cão que o possa levar na rua sem ter de ter mil olhos para ver se lá vem outro ou não para não haver brigas, prefiro ter um cão que o possa levar a uma esplanada sem me preocupar se ele vai morder o próximo cão que passar, etc.

Podes dizer que tudo isso é treinável, e eu respondo-te que tens toda a razão, mas dá muito mais trabalho do que se não tivermos de "lutar" contra comportamentos potenciados por questões hormonais. Eu lido com Dobermanns, acredita que sei muito bem do que falo.

Última edição:
Obrigado[;)]
A ideia que eu tinha era precisamente essa dos problemas de pele, sendo que então nas pelagens escuras já o mesmo não se verifica?

Não. Aí é exactamente como os humanos, uma pessoa muito branca tem de ter muito cuidado com o sol, já um indivíduo de raça negra, não necessita de tantos cuidados. Se for um cão branco mas tipo samioedo, o problema já não se aplica, pois existe muito pêlo até chegar à pele, portanto o sol nunca chega à pele. Só eventualmente, em casos pontuais, na zona do nariz onde o pêlo é mais curto, mas mesmo assim, num samioedo, mesmo curto, é muito denso, e tem sub-pêlo, portanto não há perigo, a pele em si está protegida. Esta é uma das razões pelas quais é um erro tosquiar um cão de pêlo comprido, ele se é comprido, alguma razão há-de haver.

Não, o que pode perder, não é um dado adquirido, é a agressividade, que não é desejável. Se achas que um cão ser agressivo com outros machos porque tem grandes produções de testosterona, e a única razão da agressividade ser a dominância, é perder a personalidade, então eu prefiro um cão sem personalidade...

Se bem que eu sempre defendi que um cão não tem "personalidade", daí pôr entre aspas.

Eeu prefiro um cão sociável, que sabe interagir com outros sem estar sempre a testar limites, sem se querer impor constantemente aos outros, prefiro um cão que o possa levar na rua sem ter de ter mil olhos para ver se lá vem outro ou não para não haver brigas, prefiro ter um cão que o possa levar a uma esplanada sem me preocupar se ele vai morder o próximo cão que passar, etc.

Podes dizer que tudo isso é treinável, e eu respondo-te que tens toda a razão, mas dá muito mais trabalho do que se não tivermos de "lutar" contra comportamentos potenciados por questões hormonais. Eu lido com Dobermanns, acredita que sei muito bem do que falo.
Pois, ter 1 cão dá trabalho, eu sei porque já tive um. Era 1 perfeito "animal" mas aos poucos foi aprendendo a comportar-se em todas as situações na vida e ficou perfeitamente sociável perante qualquer situação.

A castração é no meu ponto de vista, facilitismo por parte do dono, mas acredito que em alguns casos extremos seja mesmo necessária.

Também não concordo quando dizes que 1 cão não tem personalidade, carácter não terá com certeza mas agora personalidade na minha opinião tem.

Pois, ter 1 cão dá trabalho, eu sei porque já tive um. Era 1 perfeito "animal" mas aos poucos foi aprendendo a comportar-se em todas as situações na vida e ficou perfeitamente sociável perante qualquer situação.

A castração é no meu ponto de vista, facilitismo por parte do dono, mas acredito que em alguns casos extremos seja mesmo necessária.

Também não concordo quando dizes que 1 cão não tem personalidade, carácter não terá com certeza mas agora personalidade na minha opinião tem.

A castração é obrigatória a cães de raças consideradas potencialmente perigosas, desde que não tenham registo no Livro de Origens Português.

Quando digo que os cães não têm personalidade, refiro-me à conotação com a etimologia da palavra personalidade:

personalidade
s. f.
1. Carácter! ou qualidades próprias da pessoa.
2. Individualidade consciente.
3. Pessoa conhecida devido às suas funções, à sua influência, etc.

Nada do que pus a bold se aplica a um cão. Portanto um cão tem Carácter.

carácter (át ou áct)
(latim character, -eris, sinal, marca)
s. m.
1. O que faz com que os entes ou objectos! se distingam entre os outros da sua espécie.
2. Marca, cunho, impressão.
3. Propriedade.
4. Qualidade distintiva.
5. Índole, génio.
(...)

A castração para além de ajudar a evitar conflitos entre machos, a reduzir a ansiedade e a agressividade nos machos, traz também benefícios ao nível da saúde pois elimina a possibilidade de desenvolvimento de tumores nos testículos.

Texuga, vou pôr aqui 1 link para teres a ideia do que eu penso sobre o carácter vs personalidade.(o que não significa que esteja certo[;)])

Personalidade x Caráter

Esta é uma visão "poética" do que é personalidade e carácter, eu defino pelo que vem no dicionário, e a origem de personalidade é, como vem também no artigo que colocaste, persona (pessoa), logo, não se aplica a um cão. No fundo podemos resumir como as características do cão.[;)]

Penso um bocado da mesma maneira. Tanto para isso como para cortes de orelhas e rabos, uma perfeita mutilação no meu entender.
É um moldar do cão aos nosso padrões que depois se tenta justificar por outras maneiras.

Penso um bocado da mesma maneira. Tanto para isso como para cortes de orelhas e rabos, uma perfeita mutilação no meu entender.
É um moldar do cão aos nosso padrões que depois se tenta justificar por outras maneiras.

Talvez penses assim porque nunca assististe a pessoas a quererem desistir dos cães porque não os conseguem dominar, por exemplo. Eu fui obrigada a esterilizar as minhas cadelas, e porquê? Não foi uma mutilação, mutilação era o que eu encontrava a cada cio em minha casa, as cadelas todas ensanguentadas, cheias de buracos, sempre a caminho do veterinário e sempre a pensar quando é que ia chegar o dia em que eu ia chegar a casa e ter uma delas morta. É ver as cadelas rasgadas ao ponto de terem de ser sujeitas a cirurgias para suturar. E tudo porquê? Porque na altura do cio as hormonas tomavam conta dela. A partir do momento em que as esterilizei, reinou a paz cá em casa, NUNCA mais se morderam.

As "mutilações" como apelidas, hoje em dia muitas são estéticas, mas muitas outras são funcionais, como em cães de caça por exemplo. Leva lá um perdigueiro para o campo, para a caça, sem cauda amputada, e depois vê o estado em que ele te chega a casa. Os cortes de orelhas, quando aplicados em animais usados em caça grossa tipo Dogo Argentino na caça ao javali, também é um corte absolutamente necessário, caso contrário torna-se num perigo as orelhas compridas.

Se queres falar dos Dobermanns, sim, hoje em dia são puramente estéticos, com o objectivo de beneficiar, visualmente, a estrutura da cabeça, não se criam cães com boas cabeças e boas estruturas, para depois os "desperdiçar" com uma orelha comprida. Nem todos ficam bem de orelha comprida, já há quem os crie a puxar por outras características físicas que não a cabeça, precisamente para permitir o uso da orelha comprida. O corte da cauda é completamente indolor, é feito ao 2º dia de nascimento, o organismo do cão não está formado, a mielinização não está completa, o que significa que o sistema nervoso não está ainda completamente formado, e há zonas onde os cachorros não têm sensibilidade, por não terem terminais nervosos, nomeadamente a cauda. E no caso do Dobermann, também é estético.

E sim, sou a favor do corte de orelhas e cauda em determinadas raças, uma delas é o Dob, por isso cortei as orelhas ao meu falecido Dob, as caudas já vinham cortadas. Um dob de cauda e orelha inteira parece um dálmata preto, não aprecio.

Se não sabes como é feito o corte de orelhas, também te posso esclarecer. É uma cirurgia como qualquer outra, a orelha é cortada sob anestesia, depois o cão é obviamente medicado para eventuais dores e infecções, como em qualquer outra cirurgia. Se o traumatiza? Não, nunca vi nenhum cão traumatizado por lhe terem cortado as orelhas. E honestamente, incomoda-os muito mais as talas para as manter direitas na fase de cicatrização, do que o corte. No entanto já tou farta de ver cães traumatizados por limpar ouvidos, cães que não podem ver um lenço ou uma cotonete que fogem como o diabo da cruz, tal como traumatizados com o corte de unhas, onde muitos mordem, fogem, ganem, etc. Já resultante do corte... nunca...

Comparar uma esterilização a um corte estético, é absurdo.

A maioria das cadelas não esterilizadas, acabam por morrer com tumores no útero, ovários e cadeia mamária.

Talvez penses assim porque nunca assististe a pessoas a quererem desistir dos cães porque não os conseguem dominar, por exemplo. Eu fui obrigada a esterilizar as minhas cadelas, e porquê? Não foi uma mutilação, mutilação era o que eu encontrava a cada cio em minha casa, as cadelas todas ensanguentadas, cheias de buracos, sempre a caminho do veterinário e sempre a pensar quando é que ia chegar o dia em que eu ia chegar a casa e ter uma delas morta. É ver as cadelas rasgadas ao ponto de terem de ser sujeitas a cirurgias para suturar. E tudo porquê? Porque na altura do cio as hormonas tomavam conta dela. A partir do momento em que as esterilizei, reinou a paz cá em casa, NUNCA mais se morderam.
.

Acabaste por concordar comigo, é um adaptar dos cães às tuas necessidades. Queres ter fêmeas juntas por isso fizeste isso.

As "mutilações" como apelidas, hoje em dia muitas são estéticas, mas muitas outras são funcionais, como em cães de caça por exemplo. Leva lá um perdigueiro para o campo, para a caça, sem cauda amputada, e depois vê o estado em que ele te chega a casa. Os cortes de orelhas, quando aplicados em animais usados em caça grossa tipo Dogo Argentino na caça ao javali, também é um corte absolutamente necessário, caso contrário torna-se num perigo as orelhas compridas.

Isto são 10% se tanto dos casos, a maioria é estética e as que são por saúde são porque se transformou demasiado os cães ao ponto de precisarem disso

Se não sabes como é feito o corte de orelhas, também te posso esclarecer. É uma cirurgia como qualquer outra, a orelha é cortada sob anestesia, depois o cão é obviamente medicado para eventuais dores e infecções, como em qualquer outra cirurgia. Se o traumatiza? Não, nunca vi nenhum cão traumatizado por lhe terem cortado as orelhas. E honestamente, incomoda-os muito mais as talas para as manter direitas na fase de cicatrização, do que o corte. No entanto já tou farta de ver cães traumatizados por limpar ouvidos, cães que não podem ver um lenço ou uma cotonete que fogem como o diabo da cruz, tal como traumatizados com o corte de unhas, onde muitos mordem, fogem, ganem, etc. Já resultante do corte... nunca...

Mas lá por não sofrerem quer dizer que não é uma mutilação? Não vejo a relação.
Não gosto, simplesmente. É um transformar do cão para nosso prazer de uma maneira que não concordo, assim como não concordo com os exageros que se fazem em termos de transformação de muitas raças.

A esterilização da minha cadela foi a melhor coisa que fiz e também estava com receio. Arrependo-me de não ter feito o mesmo aos outros cães que tive anteriormente.

Decidi vir aqui dar os meus 500 paus.

Andam a dizer que a trela dos cães de raçã PP têm que ter no máximo 1,5m. É mentira. A trela no máximo pode ter 1.0m. Chamem preciosismos, mas é o que está na lei.

Quanto às castrações dos animais, ainda existe por este país fora, principalmente por parte dos homens, o estigma de tornar os animais estereis. A minha cadela passou por esse processo aos 5 meses. Era pa ser aos 7, mas as circunstâncias levaram a que fosse mais cedo. Ela está com quase 10 meses, e nunca, mas nunca foi agressiva perante outro animal. Vejo cadelas e cães na escola onde ela anda que não sendo castrados, tem um instinto de posse, dominância e agressividade perante os outros cães que a minha não tem. Com ela simplesmente não se passa nada, cheira-os, lambe-os e é isso. Outros ladram, puxam, fazem peito, mas são treinaveis na mesma. São animais que necessitam de muita socialização, supervisão e disciplina, e como tal não são animais para qualquer pessoa. Não basta ter um jardim grande e deixá-lo lá à solta. Se não existir um trabalho de socialização com pessoas, cães e outros animais, velhos, crianças, pessoas de boné, de bicicleta, de todas as situações que o cão encontrará no futuro, o cão poderá tornar-se agressivo perante uma situação nova, porque a desconhece e sente medo.

A minha cadela já foi agressiva comigo numa situação, o corte de unhas. Não a magoei, só peguei na pata e a bicha passou-se. Tinha um trauma qualquer (e nunca lhe cortei a cuticula) que tive que aprender a contornar, com reforço positivo. Agora até dá a pata se lhe peço, e deixa mexer nos dedos e nas unhas, mas perdi ali umas semanas a mostrar-lhe que dar a pata era uma coisa boa. Quando foi operada, veio para casa com muitas dores. Estava visivelmente debilitada, nem subia ao sofá sem ajuda, e no entanto se há coisa que adora é que lhe mexam na barriga, apesar das dores que teve, dos curativos que tinha que fazer à sua cicatriz 2 vezes por dia (tudo experiencias desagradaveis, mas não apanhou trauma e continua a adorar ir ao veterinário).

Por tudo isto, não acho que seja medieval amputar animais. Algumas são necessárias e benéficas, outras de caracter estético, mas cada um sabe de si. A minha não ficou bem com as orelhas para baixo e um corte de orelhas ia torná-la mais bonita, não o fiz porque não quero, assim como também não vou insistir nos adesivos para tentar meter as orelhas para baixo, que até pode causar infecção no ouvidos. Acho bem mais medieval ter os animais no quintal amarrados com uma corrente, ou dar-lhes os restos da nossa comida ou uma ração toda ranhosa por ser a mais barata, não lhes prestar os cuidados médicos devidos etc, etc e tal que o post já está muito longo.

Acabaste por concordar comigo, é um adaptar dos cães às tuas necessidades. Queres ter fêmeas juntas por isso fizeste isso.

Mas lá por não sofrerem quer dizer que não é uma mutilação? Não vejo a relação.
Não gosto, simplesmente. É um transformar do cão para nosso prazer de uma maneira que não concordo, assim como não concordo com os exageros que se fazem em termos de transformação de muitas raças.

Acho que estás a confundir prazer com alguma coisa que acho que nem tu sabes bem o quê! Não é uma questão de prazer. É segurança! Tens animais? Passeias com eles? Se o fazes, então deparas-te com situações no dia-a-dia em que não tendo tu um cão com autocontrolo podes arranjar chatices com outros animais, com outras pessoas, até mesmo com o teu animal que ainda foge à procura de cópula e é atropelado, ou morde alguém. Um cão rafeiro pode tornar-se num cão PP num piscar de olhos, bastando morder alguém para ficar sinalizado.

Claro que quem tem os seus animais fechados nos seus quintais, que não andam com eles na rua, acham que castrar é uma bestialidade! Normalmente não são os melhores donos, nem os mais preocupados e interessados.

Última edição:
Bem por acaso nessa questão da castração, acho que convenientemente tenta-se dar a ideia que tem imensas vantagens para o animal no entanto acho que as maiores vantagens são para o dono.

Já estive a falar disso com o veterinário e o que ele apontou como vantagem é que o cão não corre o risco de ter cancro nos testículos. Também perde alguma da agressividade que possa ter. No entanto, nem todos os cães não castrados são agressivos. Claro que se existir mesmo um problema de agressividade talvez seja algo a considerar, agora existem cães que não castrados são perfeitamente sociaveis com outros cães.
Sinceramente parece-me que no caso da castração, tem certamente mais vantagens para os donos do que para os animais.

No que diz respeito ao corte de orelhas ou de rabo, sinceramente considero isso uma absoluta parvoice. Um cão, ou qualquer animal, nasce de uma determinada forma. Mas alguém me explica porque é que se faz isso? Por estética?
Há quem defenda que por exemplo por abanarem muito os rabos e baterem nas coisas faz ferida. Sinceramente ainda estou para ver o primeiro cão com feridas nos rabos por os andarem a abanar.

Por último, Texuga podes ter a definição de personalidade do dicionário, mas ao considerares uma ausência total dela nos cães significaria que todos se comportavam da mesma forma e não é o caso. O cão é mais ou menos sociavel, o cão tem noção do certo e errado, o cão consegue por vezes interpretar o estado de espírito dos donos e agir em conformidade, o cão até consegue ser cínico quando faz porcaria e quando o confrontamos assobia para o lado como se nada fosse :) .

Quanto a mim, se chamam personalidade ou características de formação é cagativo, mas certamente que os cães têm algo que os define individualmente como seres.

Acho que estás a confundir prazer com alguma coisa que acho que nem tu sabes bem o quê! Não é uma questão de prazer. É segurança! Tens animais? Passeias com eles? Se o fazes, então deparaste com situações no dia-a-dia em que não tendo tu um cão com autocontrolo podes arranjar chatices com outros animais, com outras pessoas, até mesmo com o teu animal que ainda foge à procura de cópula e é atropelado, ou morde alguém. Um cão rafeiro pode tornar-se num cão PP num piscar de olhos, bastando morder alguém para ficar sinalizado.

Claro que quem tem os seus animais fechados nos seus quintais, que não andam com eles na rua, acham que castrar é uma bestialidade! Normalmente não são os melhores donos, nem os mais preocupados e interessados.

Então os bons donos têm de necessariamente castrar o seu cão para andarem na rua na boa?
Olha para mim isso é uma novidade. Não sei com que cães é que lidaram até hoje, mas da maneira como falam parece que todos os cães que têm tomates andam a atacar todos os que se põem no seu caminho e isso não é verdade.

Voltar
Superior