Penso um bocado da mesma maneira. Tanto para isso como para cortes de orelhas e rabos, uma perfeita mutilação no meu entender.
É um moldar do cão aos nosso padrões que depois se tenta justificar por outras maneiras.
Talvez penses assim porque nunca assististe a pessoas a quererem desistir dos cães porque não os conseguem dominar, por exemplo. Eu fui obrigada a esterilizar as minhas cadelas, e porquê? Não foi uma mutilação, mutilação era o que eu encontrava a cada cio em minha casa, as cadelas todas ensanguentadas, cheias de buracos, sempre a caminho do veterinário e sempre a pensar quando é que ia chegar o dia em que eu ia chegar a casa e ter uma delas morta. É ver as cadelas rasgadas ao ponto de terem de ser sujeitas a cirurgias para suturar. E tudo porquê? Porque na altura do cio as hormonas tomavam conta dela. A partir do momento em que as esterilizei, reinou a paz cá em casa, NUNCA mais se morderam.
As "mutilações" como apelidas, hoje em dia muitas são estéticas, mas muitas outras são funcionais, como em cães de caça por exemplo. Leva lá um perdigueiro para o campo, para a caça, sem cauda amputada, e depois vê o estado em que ele te chega a casa. Os cortes de orelhas, quando aplicados em animais usados em caça grossa tipo Dogo Argentino na caça ao javali, também é um corte absolutamente necessário, caso contrário torna-se num perigo as orelhas compridas.
Se queres falar dos Dobermanns, sim, hoje em dia são puramente estéticos, com o objectivo de beneficiar, visualmente, a estrutura da cabeça, não se criam cães com boas cabeças e boas estruturas, para depois os "desperdiçar" com uma orelha comprida. Nem todos ficam bem de orelha comprida, já há quem os crie a puxar por outras características físicas que não a cabeça, precisamente para permitir o uso da orelha comprida. O corte da cauda é completamente indolor, é feito ao 2º dia de nascimento, o organismo do cão não está formado, a mielinização não está completa, o que significa que o sistema nervoso não está ainda completamente formado, e há zonas onde os cachorros não têm sensibilidade, por não terem terminais nervosos, nomeadamente a cauda. E no caso do Dobermann, também é estético.
E sim, sou a favor do corte de orelhas e cauda em determinadas raças, uma delas é o Dob, por isso cortei as orelhas ao meu falecido Dob, as caudas já vinham cortadas. Um dob de cauda e orelha inteira parece um dálmata preto, não aprecio.
Se não sabes como é feito o corte de orelhas, também te posso esclarecer. É uma cirurgia como qualquer outra, a orelha é cortada sob anestesia, depois o cão é obviamente medicado para eventuais dores e infecções, como em qualquer outra cirurgia. Se o traumatiza? Não, nunca vi nenhum cão traumatizado por lhe terem cortado as orelhas. E honestamente, incomoda-os muito mais as talas para as manter direitas na fase de cicatrização, do que o corte. No entanto já tou farta de ver cães traumatizados por limpar ouvidos, cães que não podem ver um lenço ou uma cotonete que fogem como o diabo da cruz, tal como traumatizados com o corte de unhas, onde muitos mordem, fogem, ganem, etc. Já resultante do corte... nunca...
Comparar uma esterilização a um corte estético, é absurdo.
A maioria das cadelas não esterilizadas, acabam por morrer com tumores no útero, ovários e cadeia mamária.