Tópico sobre cães.

Boas pessoal,
Eu tenho um cão com 5meses, e já algum tempo comecei a dar purina proplan, mas o gajo vomita sempre que acaba de comer a ração. O que significa? Tem alguma doença ou não gosta?

Last edited:
Boas pessoal,
Eu tenho um cão com 5meses, e já algum tempo comecei a dar purina proplan, mas o gajo vomita sempre que acaba de comer a ração. O que significa? Tem alguma doença ou não gosta?

Pode ser muita coisa, desde alergia a qualquer ingrediente da ração a algum problema de saúde.

O melhor a fazer é levá-lo ao veterinário o mais depressa possível. Se esta situação já dura há algum tempo, já o devias ter feito.

Pode ser muita coisa, desde alergia a qualquer ingrediente da ração a algum problema de saúde.

O melhor a fazer é levá-lo ao veterinário o mais depressa possível. Se esta situação já dura há algum tempo, já o devias ter feito.

O mais estranho é se comer comida húmida, ou arroz e carne branca, não vomita. Diria que é da ração não?
A dieita dos cães é arroz e carne branca certo?

O mais estranho é se comer comida húmida, ou arroz e carne branca, não vomita. Diria que é da ração não?
A dieita dos cães é arroz e carne branca certo?

Pode ser alergia ou intolerância a qualquer ingrediente. Tal como nós, há cães que são mais sensíveis ao nível do sistema digestivo que outros.

Há cães que por exemplo não se dão bem a comer frango, outros a comer peixe, outros comem tudo e nada lhes faz mal, etc... Daí os fabricantes disponibilizarem vários tipos de rações, umas só de carnes brancas, outras só de peixe, só de carnes vermelhas, etc...

De qualquer maneira, eu levaria sempre ao veterinário primeiro e só depois de excluída qualquer problema de saúde, é que mudaria para outra ração, existem rações específicas para cães com sistema digestivo sensível.

Pode ser alergia ou intolerância a qualquer ingrediente. Tal como nós, há cães que são mais sensíveis ao nível do sistema digestivo que outros.

Há cães que por exemplo não se dão bem a comer frango, outros a comer peixe, outros comem tudo e nada lhes faz mal, etc... Daí os fabricantes disponibilizarem vários tipos de rações, umas só de carnes brancas, outras só de peixe, só de carnes vermelhas, etc...

De qualquer maneira, eu levaria sempre ao veterinário primeiro e só depois de excluída qualquer problema de saúde, é que mudaria para outra ração, existem rações específicas para cães com sistema digestivo sensível.

O meu receio, é chegar lá, "ah e tal troque de ração"... Vou para casa a pensar que paguei para ela dizer isso... Enfim.
Por isso se calhar vou eliminar esse factor, se continuar vou lá. Até porque o vomitado dele é sempre ração e água.

Vomita possivelmente porque come depressa demais e tu não demolhas a ração.

E se ele vomita, o que é que lhe dás depois? Ele come o vomitado?

Por via das dúvidas, deves consultar um veterinário.

Vomita possivelmente porque come depressa demais e tu não demolhas a ração.

E se ele vomita, o que é que lhe dás depois? Ele come o vomitado?

Por via das dúvidas, deves consultar um veterinário.

Demolhar a ração? Que é isso?
Ele não come o vomitado, não o deixo, ca nojo.

Boas pessoal,

Pegando na ideia da Texuga, o melhor que tens a fazer é demolhar a comida em água (se quiseres o processo seja mais rápido aqueces a água para aumentar a solubilidade) e vais ver que já não vomita.

O meu gato também costuma vomitar mas agora comecei a fazer esse processo à comida e nunca vomita.

Demolhar a ração? Que é isso?
Ele não come o vomitado, não o deixo, ca nojo.

Demolhar é isso mesmo, juntar água e deixar a ração absorvê-la, fazer quase uma "sopa". Os meus só comem demolhada, também ajuda a evitar torções.

Comer o vomitado é normal quando comem e vomitam de seguida, a comida nem sequer está processada. Para nós é nojo, para eles é comida.

O que é que fazes quando ele vomita? Dás mais comida? Qual?

Joana

Eles comem ervas para se "purgarem", teoricamente funciona como desparasitante, mas na realidade é um erro. Quando comem erva, por norma, vomitam-na, portanto só "limpa" o estômago, que não precisa de ser "limpo". Se as digerirem, o que não é muito habitual, também "limpam" o intestino, supostamente de parasitas, mas na realidade, não só não limpam nada, como podem transportar novos parasitas, que estão nas ervas à espera de serem "engolidos" por potenciais hospedeiros, para o seu organismo. Portanto não tem nada de benéfico.

398806_294323857326700_161520613940359_658414_655748498_n.jpg

Alguém tem ideia dos preços das vacinas contra a parvo-virose e esgana ?

O meu Xavier está cada vez melhor. Um pouco mais gordinho e cada vez mais sociável com os Humanos. Já com cães do mesmo sexo...

Este fim-de-semana teve direito a férias e foi colocado ao lado de Labrador com cerca de 6-7 meses... Nos primeiros instantes foi ver o mais novo provocar para a brincadeira e ver o velhote a repudiar tal acto com um ataque. No fim do do 3º dia, já se toleravam muito bem.

540573_355001081220145_100001307686923_913884_1798242100_n.jpg

O preço das vacinas de vet para vet. Nunca dão só a esgana e parvovirose, dão sempre o conjunto completo. Em média conta com 35 a 45 euros pela vacina[;)]

POis... Essa variação de preços já a desconfiava... A da raiva, custa em Almada e Sintra (nos respectivos canis municipais) 13 €, em vet pedem cerca de 30 € !!!

Ora bem...

Neste momento andamos a procurar uma rafeira para fazer companhia ao rafeiro cá de casa.

Estamos tão encantados com a experiência e vivência que um cão nos trouxe, que estamos decididos a ir buscar uma menina. Rafeirosa como o 1º e novamente de um canil.

Pessoal, daqui a cerca de 2 semanas o meu companheiro vai fazer meio ano, e como a cidade onde moro é numa região perto do rio, propensa a esses mosquitos, a veterinária aconselhou-me a vacina da leishmaniose.

Sei que é muito cara, mas o meu companheiro merece. No entanto, andei a fazer uma pesquisa, e deparei-me com um número assustador de casos que deram para o torto, há de tudo, cães com reacções alérgicas violentas, etc...

É uma vacina recente, daí que, não sei se de facto é eficaz ou não e que tipo de efeitos secundários pode trazer. Na mesma conversa com a veterinária, ela disse-me que lá na clínica ainda não houve um único caso em que a vacina desse para o torto, que não há motivo para qualquer tipo de receio, mas, ela também pode só estar a vender o seu peixe.

Alguém tem experiência com essa vacina? Já a deram aos vossos cães e com que resultado?

Ora bem...

Neste momento andamos a procurar uma rafeira para fazer companhia ao rafeiro cá de casa.

Estamos tão encantados com a experiência e vivência que um cão nos trouxe, que estamos decididos a ir buscar uma menina. Rafeirosa como o 1º e novamente de um canil.

Eu tenho uma podenga em hotel que está para adopção, já está castrada e vacinada. É muito meiga e terá sensivelmente um anito se tanto. É sensivelmente do tamanho do seu cão.

Pessoal, daqui a cerca de 2 semanas o meu companheiro vai fazer meio ano, e como a cidade onde moro é numa região perto do rio, propensa a esses mosquitos, a veterinária aconselhou-me a vacina da leishmaniose.

Sei que é muito cara, mas o meu companheiro merece. No entanto, andei a fazer uma pesquisa, e deparei-me com um número assustador de casos que deram para o torto, há de tudo, cães com reacções alérgicas violentas, etc...

É uma vacina recente, daí que, não sei se de facto é eficaz ou não e que tipo de efeitos secundários pode trazer. Na mesma conversa com a veterinária, ela disse-me que lá na clínica ainda não houve um único caso em que a vacina desse para o torto, que não há motivo para qualquer tipo de receio, mas, ela também pode só estar a vender o seu peixe.

Alguém tem experiência com essa vacina? Já a deram aos vossos cães e com que resultado?

Não dei nem posso dar agora, mas pelo que tenho lido, no geral o balanço é muito positivo.[;)]

O meu levou, sem reacções adversas.

Back