Tópico sobre cães.

Cão de loiça...:sh)

Desculpa lá Rasec, mas com essas exigências à priori, mais vale nem pensar em cães...

Estás muito enganada! Evitam é optar pelo cachorro errado! [;)]

Há muitas raças que pelem pouco, muitas que não façam (muito barulho), etc. Eu posso não me lembrar nem conhecer todas.

Já agora o cão não é para mim mas para um amigo. Mas foi com base em pressupostos (mais ou menos semelhantes) que optei pelo meu Shiba Inu há quase 7 anos atrás, e felizmente que fui procurar (e muito) qual a raça que se adequava ao meu estilo de vida!

Boas! É o seguinte, sempre quis ter um Bull terrier, mas tenho um amigo que tem um e diz que o cão é muito agitado e estraga tudo o que tem em casa, mesmo passeando com ele todos os dias, o cão tem sempre imensa energia, então queria saber se isso é verdade ou é o dele que é especial! E já agora também gosto dos bulldog francês, e julgo ser um cão mais calmo, mas eu também não quero um cão que só saiba comer e dormir, será que é um cão muito parado ou não?
Não quero ter um animal infeliz, por isso provavelmente não vou poder ter o bull terrier, porque não tenho tempo para o passear todos os dias, mas como tenho um quintal grande talvez o francês se adaptasse melhor, o que acham?

Boas! É o seguinte, sempre quis ter um Bull terrier, mas tenho um amigo que tem um e diz que o cão é muito agitado e estraga tudo o que tem em casa, mesmo passeando com ele todos os dias, o cão tem sempre imensa energia, então queria saber se isso é verdade ou é o dele que é especial! E já agora também gosto dos bulldog francês, e julgo ser um cão mais calmo, mas eu também não quero um cão que só saiba comer e dormir, será que é um cão muito parado ou não?
Não quero ter um animal infeliz, por isso provavelmente não vou poder ter o bull terrier, porque não tenho tempo para o passear todos os dias, mas como tenho um quintal grande talvez o francês se adaptasse melhor, o que acham?

Qualquer cão de qualquer raça, precisa de passeios diários, uns mais tempo que outros, mas todos necessitam de passeios.

O melhor conselho é que visites alguns criadores e lhes exponhas as tuas dúvidas, eles melhor que ninguém, podem-te ajudar relativamente ao temperamento da raça.[;)]

Alguém já teve contacto com um Basenji? Preenche todos os requisitos do meu amigo e parece ser um amor pelas fotos, mas nunca contactei com nenhum, por isso além do estalão não sei muito o que dizer.

basenji_hill.jpg
basenji+(1).jpg
4225basenji_1.jpg

A basenji[SUP][Nota][/SUP] é uma das poucas raças caninas desenvolvidas na África.[SUP][[/SUP][SUP]carece de fontes][/SUP] Há registros de cães semelhantes a esta raça que datam de mais de 4 000 anos, encontrados em desenhos em tumbas egípcias da quarta dinastia. Todavia, é difícil traçar uma relação entre eles, já que o basenji descende de cães saídos do Zaire durante a década de 1830.[SUP][1][/SUP] No Congo, foram vistos pela primeira vez quarenta anos mais tarde, durante as primeiras invasões europeias no continente africano. Devido aos cuidados dos nativos para com estes animais, ficou quase impossível afirmar que os basenji tenham sido cães selvagens.[SUP][2]
[/SUP]Entre suas principais característica físicas estão os traços de um animal desenvolvido em regiões quentes: sua pelagem é curta, principalmente nas orelhas, é leve e possui manchas brancas; comunica-se eficazmente através de uivos em vez de latidos, e suas fêmeas entram no cio apenas uma vez no ano. Tem suas pernas longas se comparadas a seu tamanho e os pelos lisos, além da cauda em forma de anel. Podendo pesar até 11 kg e medir 43 cm, tem o seu adestramento considerado difícil, ainda que seja reconhecidamente uma raça dócil e simples.[SUP][1][/SUP]

wikipedia

[h=2]Temperamento [ editar ][/h]Inteligente, independente mas muito afectuoso, brincalhão, de natureza alegre e sempre alerta. É dócil com os humanos mas desconfiado com estranhos.

[h=2]Observações [ editar ][/h]Ter um Basenji requer um grande compromisso de tempo, esforço e compreensão, mas darão um excelente companheiro. Estas características devem-se essencialmente ao facto de em cachorros poderem ser destruidores se ficarem sem vigilância.

Por não ladrar não constituem um bom cão de guarda.
Adoram vegetais, pelo que se deve incluí-los na sua dieta.
As cadelas têm o cio apenas uma vez por ano, à semelhança dos lobos.

A sua pelagem curta não necessita de muita escovagem até porque o Basenji possuem muitas características similares aos gatos, senão vejamos o facto de ele se lavar como um gato e não tem cheiro a cão, assim esfregá-lo com uma luva de sabujo é o suficiente.

Basenji :: Ces :: ARCA DE NO

Mas na verdade, nunca vi nenhum! [:D]

Acho que quanto ao cheiro, todos cheiram e é uma questão de habito, a grande diferença vai ser nos dias de chuva quando eles se molham e ai os de pelo comprido vão cheirar durante mais tempo.

Acho que quanto ao cheiro, todos cheiram e é uma questão de habito, a grande diferença vai ser nos dias de chuva quando eles se molham e ai os de pelo comprido vão cheirar durante mais tempo.

Nop! Há diferenças enormes entre raças diferentes. Há cães com cheiro pronunciado mesmo seco, outros mesmo com pelo molhado pouco cheiram. [;)]

Há de tudo. Cá em casa está a Bull Terrier do meu cunhado que só sabe dormir o dia inteiro. O Bull Terrier que estava comigo é parecido mas já gosta de se mexer e exibir mais um bocado. O filho dos dois é o Diabo em forma de cão. Não pára quieto, está sempre aos saltos e a ladrar.

Na minha opinião os cães são um bocado aquilo que queremos que eles sejam. E bem educados tanto correm uns kms como passam o dia inteiro a ressonar.

Os Bull Terrier não são cães para quem têm pouca experiência e não têm pulso firme. São teimosos e fisicamente são muito fortes.

O meu cão ladra sempre que alguém se aproxima da porta da rua ou batem a porta, mesmo durante a noite, basta só aproximar, é o único motivo que ele ladra em casa. Porque ele faz isso e como resolver?

O meu cão ladra sempre que alguém se aproxima da porta da rua ou batem a porta, mesmo durante a noite, basta só aproximar, é o único motivo que ele ladra em casa. Porque ele faz isso e como resolver?

Pelo meu ver o teu cão ao ladrar ele pensa que está a proteger a tua casa. Para ele parar de fazer isso sempre podes tentar treina-lo podes arranjar um daqueles frascos de spray e metes água, quando ele ladrar dizes para se calar se não se calar mandas com água no focinho, logo em seguida dizes a palavra mágica "quieto" ou "cala-te". O meu cão também costumava ladrar muito mas fui fazendo isso até que ele deixou de ladrar e quando ladrava bastava dizer "cala-te" que ele calava-se.

Espero ter ajudado :)

wikipedia

Basenji :: Ces :: ARCA DE NO

Mas na verdade, nunca vi nenhum! [:D]

O teu amigo está em Portugal? Se estiver que vá a Braga ver a próxima exposição canina. É 11 de Novembro. O Basenji aparece nos candidatos. Está no 5º grupo!

Apesar de ser proibido vender cães nas exposições, a verdade é que algumas raças raras andam por lá e podemos conversar com os criadores... O problema é que a maioria dessas raças são trazidas por espanhóis...

Já vi essa raça numa exposição.

Nop! Há diferenças enormes entre raças diferentes. Há cães com cheiro pronunciado mesmo seco, outros mesmo com pelo molhado pouco cheiram. [;)]

acho que depende mais se o pelo é curto ou comprido. Se derem um banho ficam logo cheirosos, mas claro que não devemos andar sempre a dar banho. O que sugiro é que comprem toalhetes para bébés e passem no pelo

acho que depende mais se o pelo é curto ou comprido. Se derem um banho ficam logo cheirosos, mas claro que não devemos andar sempre a dar banho. O que sugiro é que comprem toalhetes para bébés e passem no pelo

Não tem necessariamente só a ver com o tamanho do pelo. Há cães de pelo curto e cheiro intenso, como o Basset, os dalmatas, o bulldog, etc. Há outros de pelo comprido com pouco cheiro, como o Lhasa, o Maltês, o bobtail, etc.

Pelo que sei o cheiro está dependente da idade, de o cão ser mais ou menos nervoso, condição médica, do tipo de pelo, pregas e rugas na pele, ter um pelo oleoso (cães que gostam de água). etc.

Por exemplo o meu shiba, só cheira se ficar molhado e deixar o pelo húmido bastante tempo. De outro modo não cheira. E basta secar com secador, passar uma escova e um pouco de pó talco e passa logo.

Obrigado ganchas.

Acerca do cheiro a cão, o meu também pouco cheira... antes de ter cão mentalizei-me que ia ter a casa a cheirar a cão, porque quando vou a casa de outras pessoas com cão cheira sempre, mas fiquei surpreendido que pouco ou nada o meu cheira e também o pêlo pouco cai, mas também a ração aí influência.

Voltar
Superior