Em relação ao que está a bold, parece-me que um cão, mesmo que filho de grandes campeões, terá sempre que prestar provas para manter o "satus", é isto correcto? E os seus filhos, valem o mesmo por serem seus filhos ou valerão mais se a "mãe" tiver títulos?
Desculpem se o meu post é um pouco confuso, mas tenho um casal amigo a quem foi dado um pastor alemão filho de cães premiados e xpto, que querem fazer criação, e também lhes coloquei esta questão, à qual me responderam que não iam puder andar em exposições e concursos - e eu compreendo perfeitamente o porquê...
Numa ninhada de progenitores premiados, há os potenciais novos campeões e há os "charutos", o facto de serem filhos de campeões só é válido para canicheiros que se querem fazer valer disso para justificar o que pedem pelos cães.
Qualquer cão que se pretenda reproduzir, tem de percorrer um caminho longo até ao "finalmente", isto é, sendo ou não filhos de campeões, o cão tem SEMPRE de frequentar exposições para avaliar a sua morfologia, no caso do dobermann, para serem as coisas como deve de ser, têm também de prestar provas a nível comportamental e de saúde para vir a ser potencial reprodutor.
A questão que colocas é correcta, e não se trata de "status" trata-se mesmo de saber se o cão é ou não um bom exemplar da raça, pois como disse em cima, pode haver de tudo numa ninhada de pais campeões. Obviamente que numa cruza planeada e bem estudada, a probabilidade de saírem cães a valer "zero" é pequena, mas há os que vale a pena perpetuar os genes, e há os que não vale a pena reproduzir.
Esse casal teu amigo não deveria sequer de pensar em criar, o objectivo deles é única e exclusivamente o €€ que virá da ninhada, visto que os custos são quase zero, ainda por cima se o cão lhes foi dado, acredita que é porque não é grande pistola.... Deixem a criação para quem sabe, o OLX está cheio de criadeiros que a única coisa que fazem é estragar a raça e amealhar....
As minhas cadelas estão todas esterilizadas, mas mesmo se não estivessem, não as iria criar, ou pelo menos a do mesmo criador do "rafeiro" do Exup, e não é por ser um mau exemplar, mas porque não tenho €€ para andar em expos, porque ela não está devidamente avaliada, porque tem alguns "defeitos" que não seria desejável passar aos descendentes, como por exemplo os olhos um pouco claros demais para o dob preto afogueado, os dentes incisivos todos desalinhados, que dava penalização numa expo por exemplo. Se ela obtivesse boas classificações em expos, se eu as pudesse frequentar, se ela tivesse todos os despistes de doenças feitos, apesar de nenhuma se manifestar e os pais terem toda essa panóplia de exames, se ela tivesse também as provas de aptidão feitas, talvez pensasse em falar com o Criador e procurar um macho que colmatasse os "defeitos" dela, mas seria uma vez sem exemplo. E isto NÃO é o que todos fazem, o que todos fazem é juntar 2 cães
et voilá, faz-se o chocapic...