Tópico sobre cães.

Muitos têm dúvidas quando chega a hora de escolher se o seu cão deve ou não dormir dentro de casa.
Esta questão é mais frequente do que se pensa, principalmente, quando temos um cão há pouco tempo ou simplesmente estamos a pensar ter um.
Por isso, um clube de animais decidiu pôr mãos à obra e explicar as várias questões que devem ser tidas em conta na hora de tomar uma decisão deste género.
Uma das principais conclusões é que esta decisão depende sempre da idade e tamanho do seu animal.
Cachorros
Quando são bebés, e sobretudo se foram de uma raça de porte pequeno, devem ser criados dentro de casa. Até porque os dois primeiros meses de vida são os mais importantes para o seu melhor amigo. Deve manter estes animais aquecidos e protegidos dos vários perigos que existem no exterior.
No entanto, para quem isto é impensável é possível escolher a possibilidade de organizar um espaço aquecido e limpo.
AAfcRKS.img
© Fornecido por Jornal iCães jovens e cães adultos
Já no caso dos cães mais jovens e adultos, principalmente no caso dos que pertencem a raças de médio e grande porte, a questão é diferente. Este podem e devem ficar no exterior. Até porque têm mais tendência a preferir e precisar de espaços abertos e livres de obstáculos.
No entanto, este clube de animais explica que mesmo dormindo no exterior é essencial que tenham o carinho e presença do dono.

Olá pessoal,

Hoje sou eu que não escrevo pelos melhores motivos. A cerca de 1 mês (nem tanto) a minha cadela começou com um quadro de vómitos e fomos logo a veterinária dela. Ficou internada 4 dias e diagnosticada com pancreatite.

Esta semana (domingo) começa com uma tosse esquisita e no dia seguinte levamo-la novamente a veterinária. Não conseguia bem identificar a tosse mas colheu para uma série de doenças. Queria iniciar antibiótico só depois dos resultados mas pedimos para iniciar logo.

Hoje recebemos a péssima notícia. Tem ESGANA.

Estamos em choque. Não conseguimos pensar que a poderemos perder, que poderá sofrer se atingir a terceira fase da doença ou seja a fase neurológica.

De medicação está a fazer o Amox/Ac Clav+Ulcerin+codeína.

Hoje acho-a mais abatida :(:(

Olá pessoal,

Hoje sou eu que não escrevo pelos melhores motivos. A cerca de 1 mês (nem tanto) a minha cadela começou com um quadro de vómitos e fomos logo a veterinária dela. Ficou internada 4 dias e diagnosticada com pancreatite.

Esta semana (domingo) começa com uma tosse esquisita e no dia seguinte levamo-la novamente a veterinária. Não conseguia bem identificar a tosse mas colheu para uma série de doenças. Queria iniciar antibiótico só depois dos resultados mas pedimos para iniciar logo.

Hoje recebemos a péssima notícia. Tem ESGANA.

Estamos em choque. Não conseguimos pensar que a poderemos perder, que poderá sofrer se atingir a terceira fase da doença ou seja a fase neurológica.

De medicação está a fazer o Amox/Ac Clav+Ulcerin+codeína.

Hoje acho-a mais abatida :(:(

Lamento imenso, mas tens de ter fé, já vi cães com esgana a recuperar praticamente a 100%, e não te esqueças de a vacinar [;)].

As melhoras e vai dando notícias.

Mas achas que ela está a ser bem medicada Texuga?

Estamos tão desolados. Ela é tratada como um membro da família e quando a veterinária nos deu a notícia não consigui conter as lágrimas pois associo a doença sempre a parte neurológica.

Darei sim [;)]

Não faço ideia se está a ser bem medicada, mas tens de confiar nos médicos[;)]. E é normal que não consigas conter as lágrimas, eles fazem parte da família.

Como está ela hoje?

Que idade é que tem a cadela?

Há uns meses eu ia adotar um cachorro com 2 meses (tal como os restantes 8 irmãos dele). Morreram todos de esgana numa semana.
Mas eram jovens, portanto com um sistema imunitário fraco. Um cão/cadela com idade superior a 1 ano já tem mais hipóteses de sobrevivência, portanto o melhor é pensares positivo ;)

Já no caso dos cães mais jovens e adultos, principalmente no caso dos que pertencem a raças de médio e grande porte, a questão é diferente. Este podem e devem ficar no exterior. Até porque têm mais tendência a preferir e precisar de espaços abertos e livres de obstáculos.
No entanto, este clube de animais explica que mesmo dormindo no exterior é essencial que tenham o carinho e presença do dono.

:confused::confused::confused: "devem"??? Quem é o iluminado que diz que "devem"???

Para já não tem a ver com o porte mas sim com o tipo de pelagem e a raça do cão, se um São Bernardo aguenta lindamente o frio, um Dogue Alemão é impensável ficar na rua, e não há cão maior... Depois tudo depende do que consideram exterior, por norma o conceito de "exterior" dos portugueses é casota e corrente, dificilmente se encontram condições dignas para um cão dormir, e por fim, tem tudo a ver com o que o dono sente e nutre pelo seu cão.

Eu adoro a minha cachorra e anda dentro da minha casa, mas dorme sempre na rua, tem uma casota em madeira porque achei que seria mais confortável do que as de betão ou plástico, tem mantas dentro da casota para ficar mais confortável e curiosamente vejo que ela a maior parte das vezes até prefere dormir em cima do sofá do jardim do que dentro da casota, e acho que isto não significa que não gosto dela...
O facto de viver numa zona amena ajuda e coloquei a casota por debaixo da pala de uma varanda para ficar mais abrigada da chuva invernal, se vivesse numa zona fria provavelmente tomava a opção de não ter cão que fui o que fiz quando vivia num apartamento

Nunca tratei os meus cães abaixo de cão! Cão é cão!! E isso de miminhos...só falta pôr um saquinho de água quente. Não é contigo msantos e até acho que fizeste ao providenciar algum conforto! Esta é para a geral.

Não são miminhos, são animais domésticos que também sentem frio, calor, desconforto e conforto. Portanto eles não pediram para viver connosco, se nós os escolhemos temos a obrigação de lhes proporcionar o melhor possível.
As minhas cadelas sempre dormiram dentro de casa, no Inverno dormem com o aquecedor ligado junto a elas, com mantas fofas e em cima de soalho flutuante, isso é "miminhos"? Não não é, é proporcionar conforto e bem-estar, se for preciso no dia seguinte vão correr para a praia ou para a serra e chafurdar na lama, isso é dar o melhor a quem não pediu para entrar nas nossas vidas.

E quem gosta MESMO de animais o que é que gosta mais, é disto?
animais_acorrentados_flickr.jpg

Ou isto?
28416_397605367479_4216016_n.jpg

O mesmo isto?

attachment.php

1915353_194901352479_3715712_n.jpg

Last edited:
Nenhuma.
A 1ª é uma aberração
A 2ª cão é para estar no chão
A 3ª cão a dormir com os donos??? [:)][:)][:)]

1ª estamos de acordo (caso raro...)

2ª O cão é para estar no chão se me apetecer, se me apetecer que o cão fique no sofá, o cão fica no sofá.

3º O cão está a dormir sim, relaxadíssimo junto à dona, na altura com 6 anos, numa cumplicidade única que jamais consegues ter com cães a viver na rua e afastados dos donos. Ah, os donos não dormem no sofá...

O meu dorme na minha cama, quando acordo está quase sempre com a cabeça do meu peito.

Antes de vir para a casa limpo sempre as patas com toalhitas.

Quando estamos no sofá ora está no chão para ter o seu espaço que tanto gosta, ora sobe para receber mimos, ora está a brincar com as suas bolas e ossos com cordas.

Quando chego a casa é sempre uma festa... não percebo como é que é possivel existirem pessoas cruéis para os cães...

Quem tenha espaço, entenda-se terreno no exterior, e goste de cães...não precisa de os ter necessariamente no sofá.
Este video não será o melhor exemplo da ligação dono cão...pois a ideia que dá é que os cães entre eles se dão bem...o dono será mais produtor que outra coisa qualquer.

Com corrente discordo, mas num canil com todas as condições de higiene, saindo com ele frequentemente não é desajustado.

Antes isso que enchê-los de mimo nos primeiros tempos enquanto são fofinhos e mais tarde quando algo se altera na vida abandoná-los.

Já tive os dois exemplos um casal de pitts que viveram muito felizes durante cerca de 12 anos, sem que mimo nenhum lhes faltasse em que de inverno circulavam entre a marquise e o interior da casa e de verão só queriam quintal.
Outro exemplo foi em apartamento com 3 meninas que assim que tiveram acesso à cama não queriam outra coisa...cama de casal tinha que dar para uma arraçada de pastor alemão, uma mix de perdigueiro com dálmata e uma arraçada de golden retriever.

Não é local onde tens o cão que influencia o animal e o bem estar dele, é sim a relação que tens com ele. Há quem tenha bulldog francês num apartamento (raça da moda) e quem tenha grand danois, raças diferentes com necessidades diferentes, desde que se consiga manter o animal saudável e feliz nada a apontar se uns gostam de impor mais regras outros menos.

Back