Troca contador eletricidade

Mas a questão é que sendo 3.45 não pode ser trifásico.
Correto! Confirmei agora mesmo.
Portanto será mesmo um problema de potência.
Segundo o comercializador, o pedido de subida de potência não tem custos de intervenção. Tenho que ver se realmente valerá a pena pois no fundo, a altura pior é no inverno com os aquecedores e tal.
Outra ideia era pedir para subir a potência durante uns meses e baixar noutros meses.

Correto! Confirmei agora mesmo.
Portanto será mesmo um problema de potência.
Segundo o comercializador, o pedido de subida de potência não tem custos de intervenção. Tenho que ver se realmente valerá a pena pois no fundo, a altura pior é no inverno com os aquecedores e tal.
Outra ideia era pedir para subir a potência durante uns meses e baixar noutros meses.

Obvio que com 3.45 não aguenta nada.

4.6 dão para duas máquinas, uma de lavar louça e roupa, porque cada uma no maximo gastam 2300W, mas mais nada.

5.75 é o ideal se não queres andar a fazer ginastica.

Obvio que com 3.45 não aguenta nada.

4.6 dão para duas máquinas, uma de lavar louça e roupa, porque cada uma no maximo gastam 2300W, mas mais nada.

5.75 é o ideal se não queres andar a fazer ginastica.
Ok, é uma hipótese a ver.
Mas como disse, o período mais chato é nesta altura do frio, quando há sempre um termoventilador ou aquecedor ligado a mais.

Eu tenho td eléctrico em casa, 2 adultos e 1 criança, é raro a luz desligar, mas se por exemplo ligar 2 AC, placa, forno e MLL a luz não aguenta, mas controla-se bem isso [;)]

[:D] As gralhas (acho eu) são lixadas.

Quanto ao OP, suponho que seja mesmo 3*3,45, ou seja 15 amperes por fase. Logo, basta ter dois aparelhos potentes (máquinas de lavar, fogão, forno, chaleira, aquecedor, ...) na mesma fase e ter o azar de estarem a bombar no máximo ao mesmo tempo para disparar o controlador de ponta.

Ainda, a eventual troca de instalação tem de ser realizada por um eletricista à tua conta e terá de ser o distribuidor (e não o comercializador) a proceder depois à troca do contador e alteração da ligação de alimentação.

A alteração da instalação em casa pode ser simples, especialmente se for uma instalação relativamente recente. Pode passar apenas pela alteração de um equipamento e a religação de alguns fios no quadro. Mas, mesmo assim, o que recomendo é que consultes um profissional com qualificação caso pretendas alterar alguma coisa.

Obviamente que em baixo seria fogão! [:D]

Confesso que algo que nunca tive paciência é ter o "quadro a disparar"...
Por isso tenho 6.9 e tá feito.
Ligo tudo o que quero e nunca tive problemas.

Se baixasse para 5.75 poupava 1.4€ euro... Não vale a pena.

Atenção que a troca de contador, exige no momento da colocação do novo contador, que exista o certificado da instalação eléctrica em conformidade com as normas na presente data.

Quando comprei a minha casa em 1987, com os consumos das maquinas desse tempo (Principalmente Loiça, Roupa, Secadora e a/c) cheguei a ter contratados 17,25KVA, portanto 25amp * 3. Hoje, graças as maquinas mais económicas, na mesma casa chegam 10,35 em monofásico, portanto 45amp no total.

Principalmente quando troquei o velho a/c a diferença foi imensa. Acresce que as novas caixilharias também são muito mais eficazes do que as dos anos 80 e portanto é precisa muito menos corrente para a climatização.

Última edição:
Quando comprei a minha casa em 1987, com os consumos das maquinas desse tempo (Principalmente Loiça, Roupa, Secadora e a/c) cheguei a ter contratados 17,25KVA, portanto 25amp * 3. Hoje, graças as maquinas mais económicas, na mesma casa chegam 10,35 em monofásico, portanto 45amp no total.

Principalmente quando troquei o velho a/c a diferença foi imensa. Acresce que as novas caixilharias também são muito mais eficazes do que as dos anos 80 e portanto é precisa muito menos corrente para a climatização.

A caixilharia não afeta a potencia instantânea, que é o que importa aqui.

O resto está mais ou menos o mesmo, as máquinas usam uma resistência de 2000w para aquecer a água, tirando os AC que sim estão mais eficiêntes.

Asneira era ter trifásico, aí é que foi a grande de diferença.

Por aqui penso e tenho exactamente a mesma coisa.

Há anos que não sei o que é o quadro disparar, e nunca me tenho de preocupar se ligo máquinas ao mesmo tempo do forno ou o que quer que seja...

Por trocos não vale mesmo a pena o incómodo.

Por aqui 3.45kva e consigo ligar até 16Amp, termoacumulador, forno, maquina de café, frigorífico e TV.
Mas no meu caso acho que o técnico deve ter-se esquecido de limitar o contador.
Ele nunca vai abaixo.

Já fiz o teste aqui em casa um T2,(experimentei todas as potências) tenho mono, 15amp dispara bastante, com 20 a coisa anda mas nao posso abusar depois meti a 25 e nunca tive problemas, agora de inverno por vezes calha ao mesmo tempo 3 radiadores de calor com mll e mlr mais as TVs e luzes e aprova!

Só é necessário nova certificação se quiserem potência acima da instalada. ex. máximo 6.9kva, pedido 10.35kva necessita certificação.

Voltar
Superior