" Tu conduzes como um imbecil "

Já aqui tinha referido essa situação de ultrapassarem pela direita entre os veículos parados em fila e os veículos estacionados.

Outra imbecilidade comum, que só hoje me aconteceu 3 vezes ao longo do dia:

Malta das entregas da mochila amarela ou verde, que anda naquelas bicicletas elétricas com aspecto de scooter, nos semáforos ou filas ultrapassa silenciosamente pela direita e segue em frente, em cruzamentos em que se pode virar à direita.

Devo ter o pisca avariado, das 3 vezes se não esperasse que os idiotas completassem a ultrapassagem tinha a lateral com desenhos novos.

Vou começar a encostar ao passeio sempre que esteja em filas ou parado num semáforo...

Ah, e a estes 3 soma-se o que fez uns bons 300 metros em contramão e o que alternava entre o passeio e a estrada sempre que lhe dava jeito

E será que têm seguro? Provavelmente não, e se darem um toque num carro vai ser uma carga de trabalhos para o automobilista. Na minha zona a maioria nem luzes têm .

O que é que uma coisa tem a haver com outra?
Tal como o Cadito disse era relativamente novo. Ah e quer dizer que os de mais idade e/ou à mais tempo com carta é que são masterclass a conduzir?
Não percebi esta, tolos há em todas as idades.

Tanto não tem nada a ver, como tem tudo a ver, e falo com experiência e conhecimento de causa.

Ao dia de hoje, perdi a conta ao número de vezes que alunos meus, em aulas práticas de condução, pura e simplesmente páram nos verdes (só não chegam a tanto porque não deixo e lhes ordeno para continuarem), e a desculpa que todos dão, sem excepção: "ah, mas estava ali o peão...".

Chegam a fazer isto inclusivé em exame... Se não é com isto é com os stops no mesmo suporte do semáforo. Abre o verde, arrancam e do nada páram de repente. "Ah, mas o stop é para parar...". E nós em vias de levar uma traseirada. Em exames...

E isto faz desde o mais novo ao fulano de 30's e tais.

Portanto, a afirmação que o EscapeLivre fez, de "miudos dos iphones que nunca pegaram numa bicicleta ou numa bisnaga.
Não têm tacto nem jeito nenhum para fazer algo com as patas, e conduzir é uma delas.", é infelizmente uma realidade com a qual lido todos os dias enquanto instrutor, e que os meninos, além de não saberem os básicos (que não se precisam de ensinar a ninguém...), também não querem saber.

Nunca como antes a expressão "tirar a carta de condução" fez tanto sentido, porque é o que querem (alguns...), é somente ter a carta nas carteiras, não é saber conduzir.

É certo que tolos há em qualquer idade, a diferença é que, aos dias de hoje, já são demasiados em, precisamente, qualquer idade. Cenas básicas que qualquer um é capaz de fazer, e para os jovens muitas vezes é uma luta, como por exemplo um simples abrir do vidro da porta, porque quando vão de viagem com os pais, em vez de verem o que eles vão fazendo e ver paisagens e tal (que serve de treino à visão periférica, por exemplo), não é fisgados na m*rda dos telefones e tablets e o raio que os parta.

Bem, hoje foi a minha vez de fazer asneira da grossa :sh).

Fui aventurar-me até Lisboa com a minha XF-17. A viagem para lá foi na boa. Passei sempre por fora dos viadutos para evitar surpresas. Mas na viagem de regresso, no fim da Avenida Infante D Henrique, esqueci-me de passar para a 2ª via, para apanhar a rotunda e ir pela N10, que é o único caminho que podia ir. Em vez disso, continuei pela via da direita, aqui https://www.google.pt/maps/@38.7703...4!1sefwIPaV_vmJ2yMePvTs_pQ!2e0!7i16384!8i8192

Moral da história, acabei por meter-me na via rápida. Embora não tenha passado por nenhum sinal C4E, assim que entrei no túnel cheirou-me logo que não podia estar ali com a motorizada. Andei um bocadinho, sempre pela via da direita, a desesperar pela 1ª saída, que eu só queria era sair dali. Mas a 1ª saída é para a A1, A8, A12/Ponte Vasco da Gama e IC17. Mas imediatamente antes dessa saída, tem uma entrada de emergência. Encostei à berma e meti-me ao portão, aqui https://www.google.pt/maps/@38.7808...4!1sV03gIB6_OsPNlxgRijhVNg!2e0!7i16384!8i8192

Antes disso, o gajo da carrinha que vinha atrás de mim apercebeu-se que eu andava às aranhas, e ainda fez-me sinal para seguir em frente quando me ultrapassou. Mas não, fui para o portão para pensar como havia de descalçar a bota. Pelo portão não deu para sair, que está fechado com um cadeado. Voltar para trás, mesmo de empurrão pela berma, estava completamente fora de questão. Sair na 1ª saída, tinha o sinal C4E (ou não fosse o acesso à A1, A8, A12 e IC17). Continuar em frente era continuar a transgredir.
Então como saí dali? Pedi ajuda a um bacano que vinha a pé, do outro lado do portão, para pegarmos na mota. Primeiro, para saltarmos o separador. E depois, pior ainda, para saltarmos a vedação, ainda que esta não seja muito alta.

Enfim, isto só visto. Mais uma destas, nunca mais :sh)

por falar em motas, na 5ª ou 6ª vi um tipo numa scooter 125 (tinha matrícula recente igual à dos carros) e estava com a mota estacionada e sentado na berma em cima do rail virado para o mato, com o capacete enfiado na cabeça a mexer no telemóvel. :sh)

ontem vi um tipo a ultrapassar a iveco longa em que eu seguia pela direita, mas teve azar, pois 50mts mais à frente apanhou os carros todos em fila. [:D]

hoje com a carripana da minha esposa ninguém me respeitou. rotundas para quem ia nelas como eu eram para dar a volta, quem queria entrar eram tipo vias rápidas. infelizmente se fosse num audizao o pessoal se calhar parava em vez de fazer "via aberta" na rotunda comigo lá no meio. [8b]

há bocado e logo antes de fazerem de via rápida na rotunda, ainda um tipo que estava parado numa outra rotunda a mexer no telemóvel também, quase na saída de uma das vias. levou uma bruta buzinadela que do outro lado da rotunda uns GNR até ficaram a olhar... só não devem ter visto o tipo lá parado, o que foi mesmo pena. :(

...
Talvez a coisa se comece a inverter novamente devido as trotinetes e tal.
...
Agora é um mal geral.
Deve ser por isso que é normal as scooters andarem em cima do passeio em contra-mão. Ou só em contra-mão.
Ou então são todos donos do Mini cabrio que ontem estava ao fundo da Sé Nova estacionado... em contra-mão.

Deve ser por isso que é normal as scooters andarem em cima do passeio em contra-mão. Ou só em contra-mão.
Ou então são todos donos do Mini cabrio que ontem estava ao fundo da Sé Nova estacionado... em contra-mão.

nao nao, eu digo é que talvez aguçe os mais novos para terem tacto para a condução.
Infelizmente regras é outro assunto.

Fui aventurar-me até Lisboa com a minha XF-17. A viagem para lá foi na boa. Passei sempre por fora dos viadutos para evitar surpresas. Mas na viagem de regresso, no fim da Avenida Infante D Henrique, esqueci-me de passar para a 2ª via, para apanhar a rotunda e ir pela N10, que é o único caminho que podia ir. Em vez disso, continuei pela via da direita, aqui https://www.google.pt/maps/@38.7703...4!1sefwIPaV_vmJ2yMePvTs_pQ!2e0!7i16384!8i8192

Moral da história, acabei por meter-me na via rápida. Embora não tenha passado por nenhum sinal C4E, assim que entrei no túnel cheirou-me logo que não podia estar ali com a motorizada. Andei um bocadinho, sempre pela via da direita, a desesperar pela 1ª saída, que eu só queria era sair dali. Mas a 1ª saída é para a A1, A8, A12/Ponte Vasco da Gama e IC17. Mas imediatamente antes dessa saída, tem uma entrada de emergência. Encostei à berma e meti-me ao portão, aqui https://www.google.pt/maps/@38.7808...4!1sV03gIB6_OsPNlxgRijhVNg!2e0!7i16384!8i8192

Antes disso, o gajo da carrinha que vinha atrás de mim apercebeu-se que eu andava às aranhas, e ainda fez-me sinal para seguir em frente quando me ultrapassou. Mas não, fui para o portão para pensar como havia de descalçar a bota. Pelo portão não deu para sair, que está fechado com um cadeado. Voltar para trás, mesmo de empurrão pela berma, estava completamente fora de questão. Sair na 1ª saída, tinha o sinal C4E (ou não fosse o acesso à A1, A8, A12 e IC17). Continuar em frente era continuar a transgredir.
Então como saí dali? Pedi ajuda a um bacano que vinha a pé, do outro lado do portão, para pegarmos na mota. Primeiro, para saltarmos o separador. E depois, pior ainda, para saltarmos a vedação, ainda que esta não seja muito alta.

Acontece a todos.
E esse seria o meu receio a andar de motorizada ou Aixam à volta das grandes cidades.
É quase tudo vias rapidas...

E será que têm seguro? Provavelmente não, e se darem um toque num carro vai ser uma carga de trabalhos para o automobilista. Na minha zona a maioria nem luzes têm .
Têm luzes, escolhem não usar. é bem diferente e muito mais grave.

Na sexta à noite fui parado numa op stop, passado uns minutos aparece uma dondoca que diz ao policia para esperar que ela estava quase a acabar a chamada.
Ainda me chateei porque o telefone passou a voar bem perto do meu carro

Arranco da op stop, 5m depois passa um gajo de bicicleta na passadeira e assim que chega ao outro lado vira à direita e vai pela estrada em sentido contrário. Do sitio de onde vinha, tinha menos trabalho se circulasse na faixa certa. E como só tinha luz atrás, também era menos perigoso. Já nem é a "lei do menor esforço", já passamos essa fase...

Será pedir muito à malta, especialmente dos diesel, e que num dia não quente nem frio com desembaceamento, desliguem a merd* do motor em vez de ficarem minutos ao ralenti à espera do crl k os fod* ?

Que fedor e barulho....num dia sem vento fica uma bela nuvem invisivel ou nao, de fedor a diesel...

Acontece a todos.
E esse seria o meu receio a andar de motorizada ou Aixam à volta das grandes cidades.
É quase tudo vias rapidas...

É. Dentro das cidades não há espiga, o pior é à volta.
Mas se queres a minha modesta opinião, aquilo ali no fim da avenida também está mal feito; Só a 2ª via é que vai dar à rotunda, aquela que tem as bombas de gasolina. Todas as outras, incluindo a da direita, vão dar ao mesmo sítio. O que não tem jeito nenhum. Mas já que a borrada está feita, podiam ao menos meter um sinal C4E, e de preferência num sítio onde um gajo possa emendar a rota.

Mas não é só ali naquele troço. Já no troço entre as Quebradas e a Venda das Raparigas, também não tem sinalização alguma do lado de Quebradas, quer venhas da Espinheira (pelos vistos a placa direccional na bifurcação desapareceu) (https://www.google.pt/maps/@39.22430...7i16384!8i8192), quer venhas de Aveiras de Cima (https://www.google.pt/maps/@39.21074...7i16384!8i8192). Mas nos outros acessos que se vão encontrando, já tem sinalização.
Já do lado da Venda das Raparigas, tem sinalização (https://www.google.pt/maps/@39.37472...7i16384!8i8192)

Last edited:
Entretanto na Caparica, na Av. Afonso de Albuquerque com ciclovia de ambos os lados, os srs e sras ciclistas continuam a circular na estrada...

Entretanto na Caparica, na Av. Afonso de Albuquerque com ciclovia de ambos os lados, os srs e sras ciclistas continuam a circular na estrada...

Apesar de terem melhorado nos ultimos anos, continua a haver espécies de ciclistas que são caso de estudo....
Enfim.

A5 Cascais > Lisboa, mesmo no inicio, 2 carros da mesma empresa lado a lado em amena cavaqueira a uns 90km/h enquanto, na faixa da esquerda, uma Classe C faz sinais de luzes furiosamente para sair da frente. Andamos assim uns minutos até que o carro da esquerda passa o colega e mete-se à frente, desentupindo a AE.
Quando passo, vejo uma tipa com idade para ter juizo, fiquei parvo. E não contente, depois se passar a 3 faixas, meteu-se na mais À direita a tentar ultrapassar tudo a uns 140. Há gente que nem a pé devia poder andar.

Hoje não varri um Glovo, numa daquelas bicicletas com motor auxiliar, porque não calhou.

Vou a entrar nesta rotunda e neste sentido

15 Est Militar - Google Maps

Não havendo ninguém na rotunda, entrei à vontade, nisto, surge da minha esquerda, vindo da rua à esquerda, que só tem saída da rotunda, o dito Glovo.​

Fui aventurar-me até Lisboa com a minha XF-17. A viagem para lá foi na boa. Passei sempre por fora dos viadutos para evitar surpresas. Mas na viagem de regresso, no fim da Avenida Infante D Henrique, esqueci-me de passar para a 2ª via, para apanhar a rotunda e ir pela N10, que é o único caminho que podia ir. Em vez disso, continuei pela via da direita, aqui https://www.google.pt/maps/@38.77031...7i16384!8i8192

Moral da história, acabei por meter-me na via rápida. Embora não tenha passado por nenhum sinal C4E, assim que entrei no túnel cheirou-me logo que não podia estar ali com a motorizada. Andei um bocadinho, sempre pela via da direita, a desesperar pela 1ª saída, que eu só queria era sair dali. Mas a 1ª saída é para a A1, A8, A12/Ponte Vasco da Gama e IC17. Mas imediatamente antes dessa saída, tem uma entrada de emergência. Encostei à berma e meti-me ao portão, aqui https://www.google.pt/maps/@38.78080...7i16384!8i8192

Não tens, nem o C4E, nem o H25, portanto, nada te proíbe de andares no IC2, seja de ciclomotor, seja de bicicleta, seja a pé, acedendo pela Infante Dom Henrique.

Só depois, quando tens a saída para A 12/IC17, tens lá o sinal C4E, mas para o IC2, não tens qualquer restrição.

Mas a ''piada'', é que quando sais para o Parque das Nações/Rotunda da Expofor, tens lá o sinal H39.

E se acederes ao IC2, pela mesma rotunda, tens lá o sinal H25.

A própria Praça José Queirós, está mal sinalizada, pois tens entradas em que está sinalizada como rotunda, e outras que não.

O IC19, antes das obras, também tinha acessos em que não tinha o H25.

Pois. É exactamente como no troço do IC2 entre as Quebradas e a Venda das Raparigas. Que, aliás, expus mais acima.

Este energúmeno, não estava estacionado, ia entrar em contra-mão na Avenida Marques de Tomar, em Lisboa, e quando se apercebeu, o caminho mais curto para corrigir a mErd@ que ia fazer, foi passar por cima do passeio.

Back