" Tu conduzes como um imbecil "

Ontem apanhei um tvde durante a troca de motorista, o substituto chegou de bicicleta elétrica, isto na berma do acesso à CRIL para quem vem da A1, junto ao posto de seccionamento do Prior Velho.
E já se vê malta agarrada aos comboios da CP. Tá mesmo bom isto.

Hoje de manhã, transito para um acesso ao ic17.

Um Renault Modus com suecos lá dentro.

Atrás um reboque da PSP, azul, sem carro no reboque.

O Modus faz marcha atrás, passa um traço continuo, e vai para a outra faixa (para evitar o trânsito).

Fiquei a bater mal, os policias só olhavam com ar de incrédulos.

Só depois me bateu a realidade: os suecos têm amnistia, já não me recordava,

Apareceu no Facebook a foto de um a fazer jogging na descida de Queluz do IC19.

Não precisas de ir ao FB, já aqui coloquei e quase de certeza que deve ser o mesmo, que costuma de quando em vez, estar acompanhado por um elemento do sexo feminino.

E já não bastava a burrice de andar ali, ainda vão de costas para o trânsito.

Last edited:
Hoje na A16.[8b][8b][8b]

Fiquei a olhar pelo retrovisor, e pareceu-me que a intenção era atravessar a AE.

Estava eu hoje logo pela manhã no Destacamento de Trânsito da G.N.R. de Carcavelos, e estavam a ligar para avisar que estava uma senhora a pé na A16 ao km 1.

Portanto, seria mais ou menos onde apanhei este.

Não precisas de ir ao FB, já aqui coloquei e quase de certeza que deve ser o mesmo, que costuma de quando em vez, estar achando por um elemento do sexo feminino.

E já não bastava a burrice de andar ali, ainda vão de costas para o trânsito.

Sim, ia de costas para o transito.

E fazer passeios turísticos de bicicleta, por cima do passeio e depois parar a dar explicações, ocupando a totalidade do mesmo...

Este ''artista'' fez todo o Túnel de Benfica, no IC17, sem luzes.

Aqui CRIL - Google Maps​, decidiu mudar da via da direita, para a via de saída, por cima da linha contínua, e visto que o indicador de mudança de direcção faz parte do mesmo sistema luminoso, que pelos vistas, não tinha, não sinalizou a mudança de via, obrigando o gajo que ia à minha frente a uma travagem brusca para não lhe bater.

Já fora do túnel, aqui Lisboa - Google Maps​, estava do lado esquerdo, quase parado, quando de repente, talvez alertado pelo passageiro, toca de virar por cima da raia, mais uma vez sem sinalização.

Last but no least, já em pleno IC19, aqui, IC19 - Google Maps​, colocou-se na via da direita, sem sinalização, e não tendo ninguém à sua frente, toca de mudar para a via central, sem sinalização e por cima da linha contínua.

É um fartote.

Fartote também tive hoje a chegar a casa e num espaço de minutos.

1- Numa via rápida com 2 vias, estamos 3 carros a ultrapassar um carro mais lento que circulava na direita. Assim que o 1º passa, mete-se atrás dele e trava, continuando a passo de caracol. O carro que vinha atrás e eu que vinha atrás deste, tivemos que travar também, obviamente. Na direita NINGUÉM estava à frente desta abécula. Não faço ideia a motivação para mudar de via, nem o porquê de ter travado, mas não foi picanço ou maldade. Acredito que seja apenas porque não sabe mais...mas é que não sabe mesmo. Continuou na esquerda, mesmo quando as 2 vias passaram a 3. Entretanto achei que devia mudar eu para a direita e passar os 2 carros, senão ainda agora estava atrás dela.

2- Um tipo a contornar a rotunda por fora (passou 2 saídas assim) com pisca para a esquerda. Na saída dele, desfez o pisca, mas não fez pisca para a direita. Tudo ao contrário.

3- Logo de seguida vou na minha via dentro de uma urbanização, e levo com uma mota do Ubereats de frente, a ultrapassar um autocarro numa paragem, por cima de um continuo e uma passadeira. Quando me desviei, agradeceu acenando com a cabeça.

Amanhã há mais[:D]:sh)

Fartote também tive hoje a chegar a casa e num espaço de minutos.

2- Um tipo a contornar a rotunda por fora (passou 2 saídas assim) com pisca para a esquerda. Na saída dele, desfez o pisca, mas não fez pisca para a direita. Tudo ao contrário.

Amanhã há mais[:D]:sh)

Tenho visto exactamente o mesmo.
Fruto do que andam a ensinar nas escolas de condução. Dar pisca para a esquerda nas rotundas.

Tenho visto exactamente o mesmo.
Fruto do que andam a ensinar nas escolas de condução. Dar pisca para a esquerda nas rotundas.

é o correcto na maioria das rotundas caso não saia na primeira saida, pisca à esquerda ao entrar e contornar depois à direita para sair, com destaque para os veículos pesados que podem contornar sempre na via mais à direita e mantendo o pisca informa os outros condutores (especialmente os que se encontram ao seu lado) que não vão sair mas sim continuar a contornar.

SINALIZAÇÃO
À entrada da rotunda, o condutor deve assinalar a sua intenção de se
inserir na via da direita para sair na 1ª saída da rotunda, utilizando o sinal
de mudança de direcção da direita.
Se por outro lado pretender inserir-se na via central ou esquerda dentro da
rotunda, deve sinalizar para a esquerda.
Dentro da rotunda, enquanto circula na mesma via, deve manter o sinal
de mudança de direcção à esquerda, excepto se pretende sair ou mudar
para uma via mais à direita, caso em que deve utilizar o sinal de mudança
de direcção para a direita. Em rotundas grandes, se se mantiver na mesma
via, não necessita de efectuar qualquer sinal.
Aconselha-se no entanto se circular pela via exterior (via mais à direita),
deve manter o sinal de mudança de direcção para a esquerda até à saída
pretendida, onde sinalizará para direita​
https://www.invicta.pt/pdf/legislacao/CirculacaoRotunda.pdf

é o correcto na maioria das rotundas caso não saia na primeira saida, pisca à esquerda ao entrar e contornar depois à direita para sair, com destaque para os veículos pesados que podem contornar sempre na via mais à direita e mantendo o pisca informa os outros condutores (especialmente os que se encontram ao seu lado) que não vão sair mas sim continuar a contornar.

https://www.invicta.pt/pdf/legislacao/CirculacaoRotunda.pdf

Qual é o artigo do CE que indica isso?

Qual é o artigo do CE que indica isso?

sabemos que uma rotunda não passa de um cruzamento ou entroncamento apenas com formato e sentido de transito especifico.

[TD="class: txt_base_b_l"] Artigo 1.º
Definições legais
[/TD]

[TD="class: txt_base_n_l, colspan: 4"]Para os efeitos do disposto no presente Código e legislação complementar, os termos seguintes têm o significado que lhes é atribuído neste artigo:
.......
p) «Rotunda» - praça formada por cruzamento ou entroncamento onde o trânsito se processa em sentido giratório e sinalizada como tal;[/TD]

sabemos que para entrar e sair desse tal cruzamento de sentido giratório vamos obrigatoriamente mudar de vias e por vezes até de direção.

[TD="class: txt_base_b_l"] Artigo 14.º-A
Rotundas
[/TD]

[TD="class: txt_base_n_l, colspan: 4"]1 - Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento:
a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;
b) Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;
c) Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;
d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.
2 - Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.
3 - Quem infringir o disposto nas alíneas b), c) e d) do n.º 1 e no n.º 2 é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.[/TD]

sabemos também se deve sinalizar manobras onde se inclui mudança de via e direção e que a mesma sinalização deve-se manter durante toda a manobra.

[TD="class: txt_base_b_l"] Artigo 21.º
Sinalização de manobras
[/TD]

[TD="class: txt_base_n_l, colspan: 4"]1 - Quando o condutor pretender reduzir a velocidade, parar, estacionar, mudar de direção ou de via de trânsito, iniciar uma ultrapassagem ou inverter o sentido de marcha, deve assinalar com a necessária antecedência a sua intenção.
2 - O sinal deve manter-se enquanto se efetua a manobra e cessar logo que ela esteja concluída.
3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.[/TD]

depois há todo um conjunto de boas práticas no exercício de condução que devem ser ministradas pelas escolas de condução e seus formadores que por sua vez estão obrigatoriamente por baixo da alçada do IMT que elabora as fichas de ensino como aquela que postei sobre a circulação em rotundas.

Portanto, não há nenhum artigo que obrigue ao uso de pisca para a esquerda quando se circula nas rotundas.
Da mesma maneira que não há nenhum artigo que obrigue ao uso do pisca para a esquerda quando se circula na via mais à esquerdas nas AEs.

Há tanta coisa que é importante do CE e ninguém liga nenhuma, mas noto uma insistência em criar "artigos" só porque sim, porque alguém disse, porque foi assim que se aprendeu na escola, etc.

Depois acabamos como o exemplo relatado pelo Ecoflex, que começa a ser "norma" porque as escolas de condução insistem no erro, porque apareceu numa recomendação com tanto valor legal como um recado escrito em papel higiénico.

Ainda hoje um C3 a circular na rotunda, dá pisca para a esquerda para sair da rotunda! Os meus parabéns.

Quando existe mudança de faixa tem de se sinalizar. Eu faço como na imagem abaixo e quando fazem o mesmo o trânsito flui muito melhor:

circulacao-rotundas.jpg Em 28 anos de carta nunca vi uma rotunda com apenas uma faixa, por isso convém fazer o pisca (como deve ser).

Quando existe mudança de faixa tem de se sinalizar. Eu faço como na imagem abaixo e quando fazem o mesmo o trânsito flui muito melhor:

Em 28 anos de carta nunca vi uma rotunda com apenas uma faixa, por isso convém fazer o pisca (como deve ser).

O tema não é mudança de via, é usar o pisca da esquerda enquanto se circula na rotunda.

Existem várias rotundas só com uma via. Não é assim tão raro.

Portanto, não há nenhum artigo que obrigue ao uso de pisca para a esquerda quando se circula nas rotundas.
Da mesma maneira que não há nenhum artigo que obrigue ao uso do pisca para a esquerda quando se circula na via mais à esquerdas nas AEs.

Há tanta coisa que é importante do CE e ninguém liga nenhuma, mas noto uma insistência em criar "artigos" só porque sim, porque alguém disse, porque foi assim que se aprendeu na escola, etc.

Depois acabamos como o exemplo relatado pelo Ecoflex, que começa a ser "norma" porque as escolas de condução insistem no erro, porque apareceu numa recomendação com tanto valor legal como um recado escrito em papel higiénico.

Ainda hoje um C3 a circular na rotunda, dá pisca para a esquerda para sair da rotunda! Os meus parabéns.

mais uma vez te digo que não é erro e demonstrei com os art. do CE, muito menos o é das escolas e corres o risco de chumbar no exame se não assinalares a manobra tanto ao entrar como ao sair da rotunda,

se leres bem os art. que postei vez que numa rotunda estás num cruzamento ou entroncamento, numa AE como tentas fazer analogia não estás.
se a rotunda for de grandes dimensões é que podes desligar o pisca à esquerda após o teres feito para entrar nessa via, mas ainda assim a recomendação é manter quando se circula na via da direita (os tais camiões ou mesmo outro)

os únicos erros relatados pelo ecoflex foi ter feito a rotunda por fora (caso não tenha sido nenhum veiculo com permissão) e o não assinalar a saida à direita.
o ter feito sempre o pisca à esquerda é tão só sinalização correta e relembro preventiva especialmente no caso de pesados que circulem à direita pois todos os outros condutores estão informados da manobra tal como este o ecoflex no caso relatado.

garantidamente que se todos fizermos como ensinado na escola de condução e respetivo manual do IMT que a condução será dentro das regras, bem mais segura e previsível em vez de achar que não se tem de fazer pisca algum e que os formadores é que estão errados.

O tema não é mudança de via, é usar o pisca da esquerda enquanto se circula na rotunda.

Existem várias rotundas só com uma via. Não é assim tão raro.

estás a fazer uma manobra de mudança constante de direção.... o pisca à esquerda está apenas a reforçar isso informando a intenção e prevenindo terceiros.
tal como o manual diz só em rotundas de grandes dimensões é dispensável mesmo devido ao tempo que demora tal manobra.

Estás a fazer uma manobra de mudança constante de direção.... o pisca à esquerda está apenas a reforçar isso informando a intenção e prevenindo terceiros.
tal como o manual diz só em rotundas de grandes dimensões é dispensável mesmo devido ao tempo que demora tal manobra.

Discordo completamente disto, eu aceitava isso se o carro fosse subir para o centro/jardim da rotunda, mas não há qualquer mudança de direcção à esquerda, uma rotunda é como uma estrada com entroncamentos à direita.

Para não alongar isto, vamos concordar em discordar. [;)]

Back