" Tu conduzes como um imbecil "

Eu também não concordo com o pisca para esquerda dentro da rotunda, excepção feita o caso dos pesados a circular por fora, já que não há mudança de direcção, mas sim a manutenção na mesma via. Acho que, além de redundante, pode induzir em erro, já que podemos dar a entender que queremos mudar de direcção para a via mais à esquerda. Não me passa pela cabeça (verdade também que não acontece), ver uma rotunda com 3 vias e todos a fazer pisca para a esquerda, à excepção dos que vão sair. Não vejo grande mal nisso também, diga-se de passagem...

O caso em questão era um ligeiro TVDE, que além do mais entra na rotunda na via mais à direita, quando o devia ter feito na da esquerda.

• Like
Reactions: DMA
O tema não é mudança de via, é usar o pisca da esquerda enquanto se circula na rotunda.

Existem várias rotundas só com uma via. Não é assim tão raro.

É, na medida em que ao mudares de via na rotunda, tens de sinalizar.
O que está a falhar no teu ponto de vista é a forma como vês as rotundas, a maior parte veio substituir cruzamentos. Ora tu num cruzamento para virar à esquerda tens de fazer o pisca.
De certeza que ao entrares numa rotunda já deves ter visto um carro a fazer o pisca para a esquerda e paraste ou abrandaste porque ele fez o sinal devidamente. Do mesmo modo que já deves ter apanhado alguns sustos porque na mesma situação ou não fizeram sinal nenhum ou apenas sinal para a direita para sair na saída a seguir à tua.

O que está a falhar no teu ponto de vista é a forma como vês as rotundas, a maior parte veio substituir cruzamentos. Ora tu num cruzamento para virar à esquerda tens de fazer o pisca.
De certeza que ao entrares numa rotunda já deves ter visto um carro a fazer o pisca para a esquerda e paraste ou abrandaste porque ele fez o sinal devidamente. Do mesmo modo que já deves ter apanhado alguns sustos porque na mesma situação ou não fizeram sinal nenhum ou apenas sinal para a direita para sair na saída a seguir à tua.

Não apanho sustos, porque quem circula na rotunda tem sempre prioridade sobre quem entra, esteja em que via estiver.
Para mim as rotundas não são cruzamentos, são com uma estrada só com entroncamentos à direita.

O mais curioso disto é que quando entramos numa rotunda, seja em qualquer via ou circunstância, viramos para a direita. A via depois de lá estarmos dentro é que nos vai levando para a esquerda.

P.e., se eu vir um carro com o pisca para a esquerda à entrada da rotunda, eu fico genuinamente na dúvida se quer fazer o que estás a dizer (mostrar que vai contornar) ou passar para a via mais à esquerda, e como tal, dou espaço para tal, para não haver a hipótese de levar com um carro em cima. Na verdade, isso até é mais provável em quem não faz pisca e ao entrar invade a via que não lhe corresponde. É pessoal que não sabe abordar rotundas, leva buzinadelas, olha e continua como se tivesse razão, e...sem pisca.

o próprio CE diz que as rotundas são cruzamentos, mas lá está gostamos de interpretar e adaptar à nossa visão.
e é ai que reside o principal problema da nossa sinistralidade, existe o código com os artigos que referi, o ensino e aprovação em exame de condução segundo as várias normas e recomendações até do órgão máximo IMT nas suas fichas de formação.

mas o tuga como é costume diz que está errado e que não é assim porque isto , aquilo e o diabo a quatro...
uns é em relação à circulação em rotundas, outros em relação aos limites de velocidade, outros em relação ao uso de determinados, outros ao estacionamento aparelhos e por ai fora.
e lá está o caldo entornado em vez de cumprir tal como fizeram durante o exame de condução.
havia de ser bonito se na aviação os pilotos tivessem a mesma postura dos condutores.

by the way.
o CE tambem não menciona nada sobre o uso de espelhos retrovisores.....
espero que os continuem a usar conforme ensinado na escola de condução[;)][;)][;)]

Zezoca, sem gozo algum, a mim ninguém me ensinou a fazer pisca dentro da rotunda para a esquerda. É certo que tirei a carta de condução em 1997, mas rotundas já eram mais que muitas na minha zona.

Mais a mais, até acho estranho (diferente de dizer que é mentira) ensinarem a fazer isso, já que é mesmo raro de ver. O mais habitual é não fazerem qualquer pisca a contornar e depois fazerem para a direita a sair.

Last edited:
Zezoca, sem gozo algum, a mim ninguém me ensinou a fazer pisca dentro da rotunda para a esquerda. É certo que tirei a carta de condução em 1997, mas rotundas já eram mais que muitas na minha zona.

Mais a mais, até acho estranho (diferente de dizer que é mentira) ensinarem a fazer isso, já que é mesmo raro de ver. O mais habitual é não fazerem qualquer pisca a contornar e depois fazerem para a direita a sair.

Temos carta exactamente do mesmo ano.
faz um exercicio engraçado, vai ver o CE no site da procuradoria geral distrital de lisboa e compara a versão actual com a que vigorava em 96/97 quando estudámos.😉
vais encontrar muita coisa nova e cabe a cada um de nós fazer uma actualização senão acho que nem sistema de retenção de criaças usava.
Um formador(instrutores de condução) é obrigados a fazer curso de atualização a cada 5 anos.....pessoalmente acho que todo o detentor do título deveria de o fazer pois raros são os que se atualizam por livre vontade.

Existem N questões práticas que justificam o mencionado uso da sinalização e garantidamente que se eu exemplificar umas quantas vais perceber que a formação tecnica do IMT é atitude mais correta a nivel de segurança rodoviaria.

Também tirei a carta em julho de 97

Sim. Nessa altura não se fazia piscas para a esquerda nas rotundas. A teoria era de que as rotundas tinham sido feitas para só haver entroncamentos à direita. Tens sempre de virar à direita. Só se sinalizava a saída.

Agora já há mais de 15 anos (estou a dizer de cor) que a lei mudou para fazer pisca à direita se for sair na primeira saída e pisca à esquerda para que continue na rotunda assinalando devidamente a saída com pisca à direita.

O CE vai sendo atualizado e nós não podemos conduzir como sempre conduzimos!

Já vi que o CE mudou neste particular, mas não consigo concordar ou achar qualquer lógica em dar pisca para a esquerda dentro da rotunda. E a razão já a referi: se eu quiser (seja lá porque motivo for, ou porque me enganei na via de acesso, ou porque estava distraído, ou porque a via de acesso à direita tinha continuo e não pude passar para a esquerda antes de entrar na rotunda, ou porque sou um nabo do caraças, whatever) mudar de direção para a esquerda faço o pisca. Até aqui estamos (acho eu) de acordo.

Ora, se é para fazer pisca para a esquerda à entrada e a contornar a rotunda enquanto não saímos, como vamos distinguir estas 2 situações? Muito honestamente, acho que só complicaram. Quem não faz pisca, não muda de via. Quem faz pisca para a direita/esquerda quer mudar de via respectivamente. Intuitivo, simples e prático.

Sparrow1979, graças a Deus (ou a mim[:D]) que eu não conduzo como há 20 anos atrás. Hoje tenho muito mais percepção do perigo e estou claramente mais atento a tudo o que me rodeia. Sou 50x melhor condutor do que era. Certamente que o CE vai sofrendo alterações e confesso que desconhecia esta. Mas não foram essas mudanças que melhoraram a minha condução.

O que eu não compreendo (e podemos todos fazer esse exercício) é o porquê de raramente se ver essa postura de pisca à esquerda. Já nas AE temos o flagelo da via do meio, mas já se vai vendo muita gente a conduzir à direita...

Last edited:
  • Like
Reactions: DMA
Não apanho sustos, porque quem circula na rotunda tem sempre prioridade sobre quem entra, esteja em que via estiver.
Para mim as rotundas não são cruzamentos, são com uma estrada só com entroncamentos à direita.

As rotundas vieram substituir a maioria dos cruzamentos e entroncamentos para aumentar a fluidez de trânsito e reduzir o risco de acidentes.

A maioria das rotundas são de pequena dimensão com duas faixas de rodagem e entradas e saídas com uma faixa (ou duas) como a da foto abaixo.
Neste caso a maioria do trânsito vai em frente e a maioria não faz pisca, talvez por acharem que é um entroncamento e como seguem em frente não é preciso fazer pisca nenhum (errado).
Os que vão virar na 2a saída fazem o pisca à esquerda, se não o fizerem garanto-te que dá asneira (e muitas vezes dá) pois passo aí várias vezes por dia.
Eu até prefiro os que não fazem pisca nenhum aos que fazem para a direita mas depois só saem na 2a ou 3a saída.
Click image for larger version  Name:	IMG_20230719_092818.jpg Size:	115.6 KB ID:	14304981

Dois anos seguidos a ir à Alemanha, e rotundas dentro da cidade são praticamente uma miragem, e não vi grandes problemas de circulação.

Adiante.

Se alguma vez tiverem a necessidade de ir à sucata, façam o transporte da mesma na via de rodagem, num carrinho de mão com 3 rodas, em que a carga; uma banheira, diversos tubos metálicos e barrotes de madeira(?). Estejam atravessados a ocupar toda a via.

Obrigado.

Rotundas com uma via, só faço pisca para a direita, para sinalizar que vou sair.

Rotundas com duas ou mais vias, só faço pisca para a esquerda quando pretendo ocupar as vias mais à esquerda ou se estiver com o pesado e a fazer a rotunda por fora mas não é obrigatório mas serve para os outros abrirem a pestana. [:p][:D]​​​​​​

​​

Costumo fazer pisca à esquerda sempre que saio a seguir à 1ª saída.
Não é obrigatório mas serve de alerta para os outros não entrarem na rotunda à bruta (quando resulta).

Aprendi assim na escola de condução em 2005.

Por aqui, se for a sair na primeira saída da rotunda, dou pisca mesmo antes de entrar. Nas outras, não dou, e dou pisca assim que passo a saída imediatamente antes da minha. Se tiver duas ou mais vias, e se mudar de via, aí claro que sim, dou pisca para a esquerda. Vejo muito boa gente a dar o pisca para a esquerda, e depois fica com ele ligado, sai da rotunda, e continua alegremente com ele ligado.

Quando vou de carro, e se a estrada tiver apenas uma via, mantenho-me no eixo da mesma ao entrar. Mas, quando estive a tirar carta de moto, ia a fazer a mesma coisa, e o burro do instrutor começa a berrar comigo que se não for a sair na primeira saída, tinha de ir para o eixo da faixa de rodagem ao entrar na rotunda, e dar pisca para a esquerda. Que já tinha de saber isso da condução de ligeiros. Não me quis chatear, fiz o que o gajo disse, mas continuo a não achar grande lógica. Ainda voltei a tocar no assunto mais tarde, mas aquela atitude de eu é que sei, não valeu a pena chatear mais. Tive a mesma altercação com ele acerca das DRL nas motos.

Tirei a carta em 2007, sem menção a piscas para a esquerda nas rotundas durante as aulas.

Durante o exame, numa rotunda o pisca da esquerda ficou ligado por esquecimento (o carro não desfazia sempre o pisca), e o engenheiro perguntou-me porque raio tinha o pisca ligado.

Sendo assim:
Dou pisca para a direita quando vou sair na próxima saída.

Dou pisca para a direita ou esquerda quando mudo de via dentro da rotunda.

Não dou pisca para a esquerda quando circulo numa via interior da rotunda

A GNR há uns tempos fez um post em que dava a entender que se devia dar pisca para a esquerda, mas da amostra que tenho visto, essa mensagem não chegou aos militares que conduzem os carros patrulha, ainda ontem fui uns kms atrás de um que nem para a direita dava pisca...

Atravessam uma passagem pedonal a abrir por baixo do IC16, e depois nem se dão ao trabalho de ir à rotunda, é mesmo por cima da passadeira e do separador central.

Bem-vindos ao Hindustão.

Já fazem isso de atravessar passadeiras e separador central por aqui há uns tempos, não só com mota mas também com carro.

O retângulo mágico dá imunidade.

Back