" Tu conduzes como um imbecil "

Anda aí 1 seita de camionistas....

Sempre os vi como os companheiros da estrada, até ajudavam outras pessoas em manobras, passavam a vida em caixa baixa nas descidas ingremes, etc.

Agora conduzem aquilo como se fosse um kart, não respeitam prioridades, nada...

Na entrada e não só...
Ontem mesmo, estou a circular na via exterior de uma rotunda, para sair na próxima saída. Quando me aproximo da saída ouço um carro a apitar.
Era um artista numa carrinha de entregas que vinha da via interior para sair na mesma saída que eu, e que de alguma forma achou que eu estava a ser um incomodo.
E ele entrou na rotunda atrás de mim.

Certo, mas, mesmo os mais azelhas ou chico espertos em rotundas, ainda costumavam respeitar minimamente a prioridade na entrada da mesma, que aliás devia ser a unica regra que conheciam relativamente às rotundas.

Mas agora, há 1 pilha de gente a não respeitar, em quem diz rotundas diz stops, etc, porque como tenho ou temos referido por aqui, ninguém quer esperar, as pessoas fazem a vida delas como se nada fosse e os outros que se quinem.

Sempre os vi como os companheiros da estrada, até ajudavam outras pessoas em manobras, passavam a vida em caixa baixa nas descidas ingremes, etc.

Eu dizia-te porquê.

Sejam camionistas, sejam motoristas de autocarros de serviço público, a única que vai escapando para já a essa ''onda'' é a Carris ''CCFL''.

Qual caixa baixa, qual quê? Esta geração de camionistas sabe lá sequer o que é uma caixa manual num camião, quanto mais a caixa baixa e a caixa alta.
E sim, as descidas são feitas como se fossem vazios. Se tu os visses a descer a Carapinha, desencabrestados por ali abaixo vindo das pedreiras...

Ia eu na A1, sentido S/N, na recta após a subida do Trancão, quando vejo um camião a circular devagar na via da direita e a buzinar insistentemente.

Verifico também, que o condutor vai a esbracejar pelo vidro da porta.

Só quando estou ao lado dele, é que me apercebo, que no lado oposto, sentido N/S, na berma, ia um indostânico com uma mala de entregas, a circular pela berma, e em contra-mão.

Será que o radar pelo qual ele teve de passar, o apanhou? :rolleyes:

Ontem estive em amena cavaqueira com um instrutor de condução, formador TVDE, e achei a conversa interessante

Em quase todos os grupos que ele apanha, há pelo menos um gajo que lhe garante que o que os TVDE têm que fazer é cumprir o 45/2018
Ou seja, se esse DL não fala de cadeiras de criança, não precisa. Se não fala de continuos, não precisa de cumprir. Piscas, paragens, sentidos contrarios, inversões de marcha, passadeiras etc etc...ou está no 45/2018 ou não é preciso cumprir.

Nem sequer é só conversa de café. Vão buscar videos com milhões de visualizações que "comprovam" isto!!! é tudo malta que fez o curso nos grupos de whatsapp e fb, segue os canais das associações, partidos e influencers da moda, e vai para o curso para ENSINAR o instrutor.

Mas depois, como o exame é online, passam. vão contra os próprios principios e conhecimentos só para passarem no exame (deve doer a alma) sem que o examinador ou escola possam fazer alguma coisa.

Não vão querer saber a nacionalidade dos que aparecem com esta ideia. não se enquadra no discurso da moda.

Explica muita coisa...

Eu dizia-te porquê.

Sejam camionistas, sejam motoristas de autocarros de serviço público, a única que vai escapando para já a essa ''onda'' é a Carris ''CCFL''.

Não precisas dizer porquê, todos sabemos.

E isto sem querer generalizar, mas há gente normal, e gente "low cost " e isso vê-se, e quantos mais low cost, pior, que é o que tem acontecido.

E nestas áreas de pesados sempre houve " ovelhas negras " mas agora é o mais comum...

Ontem estive em amena cavaqueira com um instrutor de condução, formador TVDE, e achei a conversa interessante

Em quase todos os grupos que ele apanha, há pelo menos um gajo que lhe garante que o que os TVDE têm que fazer é cumprir o 45/2018
Ou seja, se esse DL não fala de cadeiras de criança, não precisa. Se não fala de continuos, não precisa de cumprir. Piscas, paragens, sentidos contrarios, inversões de marcha, passadeiras etc etc...ou está no 45/2018 ou não é preciso cumprir.

Nem sequer é só conversa de café. Vão buscar videos com milhões de visualizações que "comprovam" isto!!! é tudo malta que fez o curso nos grupos de whatsapp e fb, segue os canais das associações, partidos e influencers da moda, e vai para o curso para ENSINAR o instrutor.

Mas depois, como o exame é online, passam. vão contra os próprios principios e conhecimentos só para passarem no exame (deve doer a alma) sem que o examinador ou escola possam fazer alguma coisa.

Não vão querer saber a nacionalidade dos que aparecem com esta ideia. não se enquadra no discurso da moda.

Explica muita coisa...

Não estás a insinuar que uma formação altamente complexa, exigente e cara, é inútil, pois não?

Sabes qual é o preço da formaçao TVDE por acaso? 99 euros em promo !!!! Nem brinques !!

Um gajo compara isto com a formaçao dos taxis de londres e é de rir.

Mas infelizmente a isençao das regras nao é exclusivo de TVDE e vai alastrando a outros automobilistas, como tenho dito: a sociedade anda cada vez mais umbiguista.

E comportamento gera comportamento e no que toca a MAUS comportamentos o tuga ( e nao só, naturalmente ) é muito macaquinho de imitação.

Qual caixa baixa, qual quê? Esta geração de camionistas sabe lá sequer o que é uma caixa manual num camião, quanto mais a caixa baixa e a caixa alta.
E sim, as descidas são feitas como se fossem vazios. Se tu os visses a descer a Carapinha, desencabrestados por ali abaixo vindo das pedreiras...

Pois, cada vez me lembro mais daquilo que vais reportando, eu adorava antigamente ver camiões a trabalhar com a caixa em descidas, agora a moda deles é caixa auto e ir ao telemovel.

Algumas vezes tive de estar apeado ali pelas tuas zonas no Carregado e era mato eles irem em marcha lenta ao telemovel, lol.

Não estás a insinuar que uma formação altamente complexa, exigente e cara, é inútil, pois não?

Sabes qual é o preço da formaçao TVDE por acaso? 99 euros em promo !!!! Nem brinques !!

Um gajo compara isto com a formaçao dos taxis de londres e é de rir.

Mas infelizmente a isençao das regras nao é exclusivo de TVDE e vai alastrando a outros automobilistas, como tenho dito: a sociedade anda cada vez mais umbiguista.

E comportamento gera comportamento e no que toca a MAUS comportamentos o tuga ( e nao só, naturalmente ) é muito macaquinho de imitação.
Estou a dizer que há criminosos encartados que têm a hipotese de deixar de o ser e tomam a decisão consciente de continuarem a ser criminosos.

Se entram lá com a cassete na cabeça e exigem ensinar o formador com base em videos do tiktok, não há nada que resolva, nem o melhor formador do mundo a ministrar o melhor curso de todos os tempos. O custo nem entra na equação.

De qualquer maneira, estou tranquilo. Se esta malta chegar a governo, podes ter a certeza que eu vou alegar muita coisa por não ter tirado o curso de direito. Se não tirei o curso e o curso não é obrigatório, não tenho que saber. Vai correr bem.

Nós todos já vimos que esses tipos param em tudo o que é lado, não interessa nada nem ninguém. Se o GPS diz que é ali, que seja. Tudo isto é absurdo, mas há o estratisférico e eu presenciei isso hoje. Um TVDE parou na saída de uma rotunda com apenas uma via. As pessoas estavam do seu lado esquerdo, onde estavam estacionamentos vazios, nem um carro a ocupar. Era só parar ali, as pessoas abriam a porta e estava feito. Mas não, vamos parar na faixa de rodagem e fazer parar todos os carros, enquanto os passageiros se dirigem para o carro. Eis que alguém que não quis esperar e ultrapassa-o pelo estacionamento. Portanto, tudo ao contrário, um parado na faixa de rodagem, e outro a andar no estacionamento.

Eu dizia-te porquê.

A propósito desses pseudo-motoristas: na semana passada apanhei um puto que vinha com um da Carris Metropolitana, saído da estação da Reboleira. Parou a muito custo num STOP enquanto eu vinha da sua direita e virei À esquerda. Quase nem conseguia fazer a manobra porque o animal veio com o autocarro a andar quase até a meio da faixa de rodagem, e eu a achar que ele me ia bater até parei e fiquei a olhar para ele. Do nada, a reação foi logo "O QUE É QUE FOI???"....e eu olho para ele e digo "o que é que foi???" e desato a rir de incrédulo...e deixei-me estar uns segundos a rir e a olhar para ele, só para o ver espumar-se...até que arranquei. Ou seja, eu é que estava mal! e se o autocarro fosse vazio, ainda tinha perdido um bocado mais de tempo, mas as pessoas que estavam lá dentro não mereciam isso, apenas o animal que ia ao volante.

Curiosamente e no mesmo cruzamento, no sábado passado um colega dele atropelou uma pessoa na passadeira....upssss

Ontem, estava eu parado aqui, Setúbal - Google Maps​. com um carro à minha frente, a aguardar para entrarmos na rotunda.

Estou a olhar para a esquerda, e nisto, entrem dois carros na rotunda, na via da esquerda, vindos de Sul/Setúbal, para saírem para Norte/Casal do Marco.

Nisto, literalmente a abrir, um ''animal profissional'', com um tractor e galera de inertes, entra a abrir pela via da direita, a uma velocidade bem superior à dois ligeiros, para contornar a rotunda, para a 3ª saída, sentido Fernão Ferro.

Não levou a frente do %00L do primeiro carro que tinha entrado na rotunda para sair na 2ª saída/Norte, porque o pendura, se apercebeu, e a condutora parou ainda a meio da via, porque o ''animal'', ocupou parcialmente as duas vias.

É esta a fauna animal, e pior ainda, ''profissional'' que pulula nas nossas estradas.

É impressionante a quantidade de gente acéfala que nunca pára aqui vindo de onde está o Mercedes branco [8b]
Ontem tive que travar para não bater e o senhor já nos seus 60s ainda começou a avançar mais para cima...

Mais à frente e quando estávamos lado a lado ainda refilou cheio de razão e eu "perdi a cabeça" e levantei-lhe o dedo do meio :sh)

É impressionante a quantidade de gente acéfala que nunca pára aqui vindo de onde está o Mercedes branco [8b]
Ontem tive que travar para não bater e o senhor já nos seus 60s ainda começou a avançar mais para cima...

Mais à frente e quando estávamos lado a lado ainda refilou cheio de razão e eu "perdi a cabeça" e levantei-lhe o dedo do meio :sh)

Devias ter-lhe explicado que tem lá o sinal de perda de prioridade.

Ah, pronto:sh)

Digo isto porque aqui, uma vez apanhei um velho a descer a avenida e virou ali à direita e eu tinha virado à esquerda ao subir a avenida e o velho obrigou-me a travar a fundo porque não parou no sinal.
Quando lhe perguntei se não sabia o que significava aquele sinal, ele respondeu-me que o sinal era para mim, eu é que tinha de lhe ceder a passagem...

Digo isto porque aqui, uma vez apanhei um velho a descer a avenida e virou ali à direita e eu tinha virado à esquerda ao subir a avenida e o velho obrigou-me a travar a fundo porque não parou no sinal.
Quando lhe perguntei se não sabia o que significava aquele sinal, ele respondeu-me que o sinal era para mim, eu é que tinha de lhe ceder a passagem...

Esse sinal devia estar mais para trás na via e devia estar complementado com um no chão.

P.S. Obviamente que tens razão e é inadmissível alguém achar que esse sinal era para ti.

Sabado à noite ia havendo um acidente à minha frente na 25 de Abril.

Carro na esquerda decide ir pro meio ao mesmo tempo que carro na direita decide ir pro meio.

Assustaram-se os dois e travaram a fundo e mesmo assim não desfizeram a manobra, quase que pararam os dois.

Back