" Tu conduzes como um imbecil "

Eu acho que esse sinal só está aí para proteger os motciclistas desse ralador de carne. Nem é preciso o sinal, eu se estivesse a passar nesse sitio de mota acho que nem na facha central ia.

Por isso não stresses muito com isso, a existir algum problema é meramente a lei de Darwin a funcionar. [;)] [:D]

2 Situações caricatas.

Primeira, um individuo numa scooter 50cc, entra numa rotunda, faz inversão de marcha, percorre metade da rotunda encostado ao passeio, sai da rotunda em sentido contrário e resume o seu caminho, isto enquanto circula de calções, t-shirt e boné.
Uns minutos mais tarde, aparece de novo, desta vez com um pendura com quem partilha a indumentária.
Entram e saem da rotunda, fazem inversão de marcha já fora da mesma, regressam à rotunda e repetem exactamente a mesma habilidade, fazer inversão de marcha dentro da rotunda, prosseguindo junto ao passeio até saírem da rotunda sempre em sentido contrário.

Segunda e aqui já peço ajuda relativamente á legislação adequada a este caso.

Uma trotinete eléctrica segue no passeio e decide manter a marcha e velocidade, ao fazer a travessia da estrada pela passadeira, obrigando-me a travar para não bater, nada de grave, eu estava atento e já vinha a ve-lo pelo canto do olho.
Agora, as particularidades deste caso:
1- O individuo que circulava na trotinete eléctrica, carregava consigo um jerrican vermelho de 3 ou 5L seguro entre os seus pés.
2- O individuo estava a usar o telemóvel, segurando-o entre a face e o cotovelo.

Que diz a lei sobre isto?

Estava eu descansado da vida a subir esta rua (https://goo.gl/maps/c6MXF7GoF1moMe979) que é de sentido único e quem desce é obrigado a virar à esquerda tal como fez a Berlingo.
Ora, se bem me lembro do código, nesta situação eu tenho prioridade sobre quem desce.
Tive de travar com força para não bater num carro que virou à esquerda e a senhora (não interessa a nacionalidade mas também acham que mandam nisto) que ia ao pendura fez um sinal de triângulo com os dedos.

Nem sequer há esse sinal ali, nem para quem desce nem para quem sobe.
E claramente as regras no país da senhora funcionam ao contrário, se é que há regras...

Mas pronto, mais um exemplo de que eu é que ando a fazer m*rda na estrada :rolleyes:[8b]​

não percebi. eras tu o que ia no carro estrangeiro? ou outro desse trio?

O gajo da mota era estrangeiro.

A tendência do interrogatório tem variado entre o "foste tu que causaste o acidente" e o "se viesses a 110 de certeza que não caias, portanto não tens direito a nada"

Uma trotinete eléctrica segue no passeio e decide manter a marcha e velocidade, ao fazer a travessia da estrada pela passadeira, obrigando-me a travar para não bater, nada de grave, eu estava atento e já vinha a ve-lo pelo canto do olho.
Agora, as particularidades deste caso:
1- O individuo que circulava na trotinete eléctrica, carregava consigo um jerrican vermelho de 3 ou 5L seguro entre os seus pés.
2- O individuo estava a usar o telemóvel, segurando-o entre a face e o cotovelo.

Que diz a lei sobre isto?

se a travessia é só para peões (sinal h7 e marcas M11 ou M11a do rst) ele tem de desmontar e fazer à mão para poder ser equiparado a um. mas agora também existem travessias para velocípedes (sinal H7a e marcas M10 ou M10a do rst) ou mistas peão+velocípede e ai já não precisa de desmontar. (art. 103 + 104)

transporte de carga em motociclos ou velocípedes deve ser feita em reboque ou caixa de carga e proibido transportar algo que prejudique a condução (art.92)

o manuseio de TLM é proibido durante a marcha do veiculo (art.84)

sendo velocípede ou equiparado as coimas previstas reduzem-se a metade.

Ainda há uns dias vi um tipo numa trotinete elétrica a fazer uma rotunda em Aveiro da seguinte forma:

image.png
A polícia nunca está onde devia...

Eu acho que esse sinal só está aí para proteger os motciclistas desse ralador de carne. Nem é preciso o sinal, eu se estivesse a passar nesse sitio de mota acho que nem na facha central ia.

Por isso não stresses muito com isso, a existir algum problema é meramente a lei de Darwin a funcionar. [;)] [:D]

Está lá, é uma proibição é para respeitar.

Eu também vejo muitos locais onde a sinalização não faz sentido, mas se está lá, é para cumprir.

Ainda há uns dias vi um tipo numa trotinete elétrica a fazer uma rotunda em Aveiro da seguinte forma:

A polícia nunca está onde devia...
A policia não tem que dar resposta a coisas do genero "não tenho que ter carta, portanto não tenho que cumprir o código". Têm mais que fazer que aturar birrinhas de malta que cujo CC diz 20 ou 30 mas na verdade tem 5
Aqui na terrinha, esse argumento já foi usado pelo menos 4 vezes em acidentes. Dá muito gozo ver essa gente a desfazer a sua vida e a da familia só porque acham que não têm deveres.

darwin eventualmente resolve.

A policia não tem que dar resposta a coisas do genero "não tenho que ter carta, portanto não tenho que cumprir o código". Têm mais que fazer que aturar birrinhas de malta que cujo CC diz 20 ou 30 mas na verdade tem 5
Aqui na terrinha, esse argumento já foi usado pelo menos 4 vezes em acidentes. Dá muito gozo ver essa gente a desfazer a sua vida e a da familia só porque acham que não têm deveres.

tipo esta fresquinha penalização máxima para um dos dois ocupantes de uma que se for preciso sempre alegaram desconhecer que trotinetas não podem levar passageiro.
https://observador.pt/2023/07/25/jov...lcacer-do-sal/

Tive de travar com força para não bater num carro que virou à esquerda e a senhora (não interessa a nacionalidade mas também acham que mandam nisto) que ia ao pendura fez um sinal de triângulo com os dedos.

Nem sequer há esse sinal ali, nem para quem desce nem para quem sobe.
E claramente as regras no país da senhora funcionam ao contrário, se é que há regras...

Mas pronto, mais um exemplo de que eu é que ando a fazer m*rda na estrada :rolleyes:[8b]​

Está um triângulo atrás do sinal de proíbido do lado direito de quem sobe, para indicar que a rua passa a ter 2 sentidos.

Como a sra pode ser limitada no conhecimento de sinais de trânsito, provavelmente vê a forma atrás do sinal e assume que é de perda de prioridade, tendo uns vândalos virado o triângulo ao contrário.

Hoje de manhã mais um acidente evitado porque se não travasse, o parvalhão que desrespeitou a cedência de passagem e passou por um traço contínuo a seguir, batia-me...

E ainda se achou cheio de razão...

tipo esta fresquinha penalização máxima para um dos dois ocupantes de uma que se for preciso sempre alegaram desconhecer que trotinetas não podem levar passageiro.
https://observador.pt/2023/07/25/jov...lcacer-do-sal/
Há-de haver alguém feliz com isso. Alguém que achou que era giro meterem 2 numa trotinete, alguém que achou que era giro permitir que o filho ande numa trotinete sem lhe ensinar o essencial, alguém que ponderou os factos todos e pensou "sim, vale a pena". Esse está feliz.
com 2 passageiros, de certeza que havia material a trabalhar para lá do limite.

Duas escolas de condução daqui da zona abriram um curso GRATIS para ensinar as partes mais essenciais do CE para quem anda de bicicleta/trotinete/etc.
Abriu em 2019, fechou em Março de 2023, tiveram 43 inscritos, dos quais apenas 20 acabaram o curso (5 aulas).
Alguém formalizou uma queixa contra a escola por o curso ser demasiado caro.

O darwin é lixado...

Ontem, Marginal junto à praia de Santo Amaro de Oeiras, sentido cascais>Lisboa, em pouco tempo vejo um TVDE e um taxi pararem na faixa de rodagem para largarem / tomarem passageiros, criando uma mega fila atrás e um coro de buzinas. Pegando nas fotos acima, só me falta ver alguém fazer isso na Ponte 25 Abril ou VdG...

Ontem, Marginal junto à praia de Santo Amaro de Oeiras, sentido cascais>Lisboa, em pouco tempo vejo um TVDE e um taxi pararem na faixa de rodagem para largarem / tomarem passageiros, criando uma mega fila atrás e um coro de buzinas. Pegando nas fotos acima, só me falta ver alguém fazer isso na Ponte 25 Abril ou VdG...

Mas é que assim mesmo...no fim-de-semana apanhei 2 situações idênticas. Uma em plena faixa de rodagem com dezenas de metros livres de estacionamento ao lado, era só virar os bracinhos e estacionar mesmo de frente que havia espaço a rodos, mas não, fazer parar todos atrás é que é bom. Outro foi ao sair de uma rotunda, faz o pisca, sai e para, numa saída com apenas uma via. Não viesse eu distanciado (é comum destes tipos) tinha-lhe metido a traseira dentro. Tanto espaço para parar em segurança, mas é nos primeiros 2 metros da saída da rotunda que o fez. É bem e demonstra a noção de perigo que estes tipos têm. Qualquer dia morre um passageiro a sair do carro, mas temo que nem assim aprendam.

• Like
Reactions: DMA

Esses ainda se está à espera que parem a qualquer momento, os tuk-tuk quando menos se espera fazem o mesmo.

Outro dia ia um à minha frente, ritmo normal para um tuk-tuk (lento e a embaraçar o trânsito).

Notei que começou a inclinar para a direita, e fiquei alerta para uma paragem surpresa. Foi isso que aconteceu, sem sinalizar como de costume.

Ao ultrapassar o gajo ia varrendo a perna do estrangeiro que saiu do veículo pela esquerda sem olhar. Como a culpa de tudo isto era claramente minha, ainda fui insultado pelo turista.

Pois, aí é que está o problema. Hoje em dia e cada vez mais faz falta a educação rodoviária para este tipo de utentes da estrada. Claro que não é preciso os putos saberem todo o código, nem tão-pouco tirar a carta, mas o essencial para se ser peão, ciclista ou "trotitenista", isso devia de ser obrigatório saber, que assim não havia cá desculpas dessas. Isto são coisas que se podiam perfeitamente falar nas escolas, e até mesmo os papás podiam perfeitamente educar os filhos neste sentido. Mas não, em vez disso, dão é smartphones e porcarias.
Eu quando tinha 6-7 anos já me tinham ensinado cá em casa como atravessar uma estrada e de que lado havia de caminhar. E como andar de bicicleta, a mesma coisa. E mesmo na escola chegámos a falar disto. E posso dizer que com esta idade até já sabia mesmo uma boa parte dos sinais de trânsito (pelo menos aqueles mais comuns). Se bem que eu bisbilhotava o livro do código da minha mãe, para além de observar o que os meus pais faziam quando conduziam. Mas o cerne da questão é se os putos no meu tempo podiam receber alguma educação rodoviária, porque é que os putos de hoje em dia não podem?

Back