Tudo sobre o Documento Único Automóvel - DUA

Pronto... mais uma das minhas.

ao tirar o documento unico automovel duma capinha de plastico que tenho para guardar os documentos no porta luvas, que estava quente quente, algumas letras ficaram coladas no plastico.

se me mandam parar e tenho o documento assim deve ser chato.

alguem ja pediu uma segunda via do documento?

Apresentas o DUA e a capinha de plástico onde estão as restantes letras [:D]

Eu já.

Há uns tempos tive um acidente, o DUA foi apreendido e os burros da PSP agrafaram-no ao processo precisamente em cima do sítio onde está o nº de chassis no DUA.

Paguei 50€ (se não estou em erro) que me lixei para ter outro, e demorou cerca de um mês.

uhm... a mim cheira-me que o pagassem eles...

[Duvida] Documento Unico Automovel

[Duvida] Documento Unico Automovel

Pessoal, recebi ontem finalmente os documentos do meu carro, passados quase 10 meses da compra. [8b]

Dei uma vista de olhos, e reparei que no campo da "Reserva de Propriedade" vinha sem nada escrito "xxxxxx", e eu como comprei o carro a credito pensei que viesse lá escrito o nome do banco. Acontece que o nome do banco vem no ponto C.4.5 que diz "Existem outros registos (facto registado, nome ou denominação e residência ou sede do sujeito activo) WTF :sh)

Alguém me explica o que é isto? É o mesmo que a reserva de propriedade? Quais as diferenças entre uma e outra?

Cumprimentos

Duvida sobre o documento unico automovel

Duvida sobre o documento unico automovel

Boa noite pessoal.

Comprei carro há um mês e gostaria de saber se alguem me pode esclarecer.
O Documento Unico Automovel é-me enviado pelo correio ou tenho de me dirigir a algum lado para tratar disso? Já agora quanto tempo costuma demorar?

Abraço

Boa noite pessoal.

Comprei carro há um mês e gostaria de saber se alguem me pode esclarecer.
O Documento Unico Automovel é-me enviado pelo correio ou tenho de me dirigir a algum lado para tratar disso? Já agora quanto tempo costuma demorar?

Abraço

Compraste carro novo ou usado? A pronto ou com financiamento? Teve abate?

Compraste carro novo ou usado? A pronto ou com financiamento? Teve abate?

Foi a financiamento, mas o carro fica em meu nome. É financiamento mas da GE Money, sem sequer exigir seguro contra todos os riscos, ou seja, o carro é meu, só devo o empréstimo de dinheiro.

E é carro novo 07/08

Foi a financiamento, mas o carro fica em meu nome. É financiamento mas da GE Money, sem sequer exigir seguro contra todos os riscos, ou seja, o carro é meu, só devo o empréstimo de dinheiro.

E é carro novo 07/08

Presumo então que tenha sido um crédito. Se foi com reserva de propriedade os documentos são enviados para a GE, se foi sem reserva em princípio o concessionário envia para tua morada.
Conta aí com uns 2 meses, no mínimo.

Presumo então que tenha sido um crédito. Se foi com reserva de propriedade os documentos são enviados para a GE, se foi sem reserva em princípio o concessionário envia para tua morada.
Conta aí com uns 2 meses, no mínimo.

Mas se fosse o caso da GE ficar com os documentos, como é que eu fazia para me deslocar ao estrangeiro no carro por exemplo?

Mas se fosse o caso da GE ficar com os documentos, como é que eu fazia para me deslocar ao estrangeiro no carro por exemplo?

A GE não fica com os documentos. Apenas lhes são enviados para que eles registem a chegada do documento e confirmem a existência da reserva de propriedade. Eles enviam-nos posteriormente ao cliente.

Mas porque é que estas questões não foram colocadas ao concessionário onde compraste o carro em vez de as colocares aqui? Não seria mais simples?

O meu antigo carro, o CTR, foi comprado pela GE, havendo reserva de propriedade e a GE remeteu-me os documentos para casa depois de os receber.

Quanto tempo demorou não faço ideia, mas não te preocupes que eles vão lá ter. Entretanto tens um papel que é válido tal como os documentos.

Se tens dúvidas liga para a GE, eles têm um call-center, e pergunta pelo andamento do processo...senão chegou lá nada, melga o concessionário [;)]

E é carro novo 07/08

Pois em relação a isso não sei, eu tambem tou a espera do DUA do meu, mas foi importado e logo legalizado em meu nome por isso não sei como isso do credito funciona. Agora só um reparo a GE não exige seguro contra todos mas tu fizeste seguro contra todos, não fizeste? é que estar a pagar um carro e não ter um seguro desses é um grande risco, conheço um caso desses e não correu muito bem.

A GE não fica com os documentos. Apenas lhes são enviados para que eles registem a chegada do documento e confirmem a existência da reserva de propriedade. Eles enviam-nos posteriormente ao cliente.

Mas porque é que estas questões não foram colocadas ao concessionário onde compraste o carro em vez de as colocares aqui? Não seria mais simples?

Concordo a 200%.

Ah... só um alerta: não deixar passar mais que 2 meses sem receber o DUA em casa via CTT que pode ser enviado pela financeira ou pelo concessionário. Se isso acontecer, contactar de imediato o concessionário ou a financeira para saber o que se passou.

Digo isto porque passei por uma situação idêntica, passados 2 meses após a emissão da declaração de venda (documento que substitui temporáriamente o DUA) da minha viatura nova, achei estranho ainda não ter recebido o DUA e questionei o concessionário sobre o assunto.
Este, intrigado, contactou a Casa da Moeda (organismo que emite o DUA) e constactou-se que por lapso (ou burrice de quem insere os dados) o documento tinha um dígito errado no código postal e tinha ido parar a outra morada completamente diferente e distante da minha.

Logo, como ninguém o reclamou foi devolvido à Casa da Moeda e o procedimento deste organismo é: guarda-o por mais algum tempo para eventual reclamação do interessado e se não for reclamado, findo alguns meses é destruído definitavamente.

Só assim, e depois da financeira solicitar por requerimento à Casa Moeda nova documentação agora com o Código Postal correcto, passado 1 mês recebi em casa tudo direitinho.

É necessário estarmos atentos, pois se as autoridades nos abordarem e não tivermos os documentos em dia a responsabilidade recai sobre nós.

1 Abraço [;)]

comprei carro, Duvidas DUA e ISV.

comprei carro, Duvidas DUA e ISV.

Boas comprei á um mês uma sucata importada, que mandei vir da alemanha e que foi logo legalizada em meu nome.
Mas tenho umas duvidas.
Tenho a guia e estou a espera do DUA, mas o senhor a que comprei falou-me qualquer coisa sobre ir á convervatória registar o carro, mas então não fica logo tudo tratado com o DUA?
Este ano Tenho de pagar o selo?ou é só para o ano? tinha a impressão que isso tinha logo sido pago com a legalização.
Estou com essas duvidas pois é o primeiro carro que eu compro com o meu € e em meu nome.
desde já muito obrigado

Sim, tens de ir à Conservatória do Registo Automóvel.

Sim, tens de pagar o IUC no prazo de 90 dias.

Pronto o IUC posso pagar pela net.
Agora na conservatoria o que é que se faz lá? e existem em todo o lado?pode ir outra pessoa por mim, é que infelizmente agora na tenho tempo para isso?

Pronto o IUC posso pagar pela net.
Agora na conservatoria o que é que se faz lá? e existem em todo o lado?pode ir outra pessoa por mim, é que infelizmente agora na tenho tempo para isso?

Na conservatória do registo automóvel faz-se... o registo automóvel em nome do proprietário. Creio que pode ser outra pessoa a ir lá e tratar disso, desde que munida dos documentos habituais, BI, Cartão de Contribuintes, etc.

Na conservatória do registo automóvel faz-se... o registo automóvel em nome do proprietário. Creio que pode ser outra pessoa a ir lá e tratar disso, desde que munida dos documentos habituais, BI, Cartão de Contribuintes, etc.
é que eu fiquei confuso porque a guia que me deram quando fui buscar o carro já estava em meu nome e como no DUA está o registo de propriedade e o livrete tudo junto pensei que isso da propriedade já estava resolvido, mas pronto tenho de ir ver disso. Agora os documentos podem ser copia ou tem de ser originais? é que tem de ser o meu velhote a tratar disso que tá reformado e eu tenho de trabalhar e ando sem tempo para nada infelizmente.

Voltar
Superior