TV Plasma - O tópico

Boas pessoal ja tenho o plasma em casa...Tou bastante satisfeito... mas so ainda o usei ligado a um DVD por scart..... Ainda tou a espera que me venham instalar o meo por HDMI.

Primeira questao como consigo aceder ao menu de serviçoo para saber as horas de funcionamento do plasma? Ja procurei no manual mas nao encontro nada.

nem falo do full-hd. pelo menos os 720p devia fazer... eu nunca compraria uma TV com resolução 4x3 e formato 16x9 :P ter os pixel esticados nunca me pareceu boa ideia.

Bom mesmo é comprar um LCD todo xpto "full HD", e depois não ter sequer 1/4 da resolução em cenas de movimento.
Já para não falar em backlight bleed, arrasto, cores pouco saturadas, níveis de preto mediocres...
Porque será que a melhor TV do mundo (refiro-me ao mercado de consumio; Pioneer Kuro) não é "full HD" (se for de 42' também é 1024x768), e dá imagem melhor que todas as outras?

Bom mesmo é comprar um LCD todo xpto "full HD", e depois não ter sequer 1/4 da resolução em cenas de movimento.
Já para não falar em backlight bleed, arrasto, cores pouco saturadas, níveis de preto mediocres...
Porque será que a melhor TV do mundo (refiro-me ao mercado de consumio; Pioneer Kuro) não é "full HD" (se for de 42' também é 1024x768), e dá imagem melhor que todas as outras?
e por acaso eu disse que um lcd é melhor que um plasma? só estou a falar das resoluções.
tanta treta por causa da alta definição e acabam por comprar tvs que nem sequer são 16x9? e com uma resolução fraca? parece-me uma fraca aposta para o futuro.

se os plasmas são assim tão bons, que façam plasmas melhores com resolução realmente HD, em vez dessa "pirataria" de andar a esticar os pixel. com menos 20% da resolução horizontal.

Ai os plasmas não são 16x9. E não dão HD.
Nunca vi plasmas HD-Ready quadrados. Aliás, nem sequer podiam caso quizessem estar de acordo com a norma HD-Ready.
Vai lá ler ao que obriga a certificação HD-Ready, e depois falamos. Entre outras coisas obriga a que:
The minimum native resolution of the display or display engine is 720 physical lines in wide aspect ratio.

Pena seria se o rapaz tivesse comprado um LCD mediocre de 42', tipo LG LF65 (para dar um exemplo).
Pelo dinheiro que gastou dificilmente compraria algo melhor do que comprou, cá em Portugal.
Melhor talvez só um Panasonic PX70, mas tinha que ser comprado lá fora para ir para esses valores.

Última edição:
e por acaso eu disse que um lcd é melhor que um plasma? só estou a falar das resoluções.
tanta treta por causa da alta definição e acabam por comprar tvs que nem sequer são 16x9? e com uma resolução fraca? parece-me uma fraca aposta para o futuro.

se os plasmas são assim tão bons, que façam plasmas melhores com resolução realmente HD, em vez dessa "pirataria" de andar a esticar os pixel. com menos 20% da resolução horizontal.

Isso das caracteristicas vale o que vale..... Os meus pais compraram o Plasma que indiquei e a minha irma no mm dia comprou um LCD da Samsung de 40" FullHD... por 1500€ ou seja, quase mais 600€.... E sabes nao noto nenhum diferença de qualidade a ver TV... alias noto mas pro lado do Plasma... cores mais reais..... A ver DVDs tb nao noto diferenças...... se calhar em Blue Ray nota-se... mas ela nem sequer tem nenhum leitor desses....

Em suma... gastou mais 600€... ficou com uma TV mais pequena.... e ligeiramente inferior a ver TV......

Mas pronto.... ficou mais contente porque é Full HD.

Ai os plasmas não são 16x9. E não dão HD.
Nunca vi plasmas HD-Ready quadrados. Aliás, nem sequer podiam caso quizessem estar de acordo com a norma HD-Ready.
Vai lá ler ao que obriga a certificação HD-Ready, e depois falamos. Entre outras coisas obriga a que:
outra vez?
720 linhas horizontais com aspect ratio de 16x9 equivale a 1280 linhas verticais, não 1024. 1024x768 não é HD.

ah, e terei de voltar a dizer que não estou a dizer que os lcd são melhores ou piores que plasmas? diabos, que cegueira vai por aí. estou a falar das RESOLUÇÕES. 1024x768 não é hd. porque é que não fazem plasmas 1280x720? fazem full-hd mas não fazem hd-ready?

ah espera, voces devem ser daqueles que dizem que os plasmas 1024x1080 (sim, também existem) são full-hd, quando na realidade só têm metade da resolução [:)]

720 linhas horizontais com aspect ratio de 16x9 equivale a 1280 linhas verticais, não 1024. 1024x768 não é HD.

Isso seria válido, certo... caso os pixeis fosse quadrados nos plasmas.
Isto parece-te 4:3?
pdp4280xd.jpg

Felizmente temos pessoas aqui neste fórum que estão mais credênciadas do que a EICTA para decidir o que é HD ou não é.
The "HD ready" logo is introduced as a quality sign for the differentiation of display equipment, capable to process and display high definition signals, awarded on the basis of minimum functionality requirements.
Ferdinand Kayser, President and CEO of SES ASTRA, states: “The “HD ready” label
provides consumers with the guarantee that displays from different manufacturers are
genuinely future -proof and fully compliant with commonly agreed technical standards
for state-of-the-art High Definition broadcasts. In combination with ASTRA’s unique
24 hour HD promo channel which is available for live demonstrations on HD displays
at points of sales all across Europe, it provides a powerful marketing tool to educate
millions of end-consumers about the single most important technological development
in broadcasting since the introduction of color TV: HDTV!

The “HD ready” label should introduce consumer assurance and confidence when
purchasing new display devices assumed to be ready for use with High Definition
broadcasts and other HD equipment. The label is awarded within a self-certification
regime.

Requirements:
Display, display engine
· The minimum native resolution of the display (e.g. LCD, PDP) or display
engine (e.g. DLP) is 720 physical lines in wide aspect ratio.
2. Video Interfaces
· The display device accepts HD input via:
o Analogue YPbPr1, and
o DVI or HDMI
· HD capable inputs accept the following HD video formats:
o 1280x720 @ 50 and 60Hz progressive (“720p”), and
o 1920x1080 @ 50 and 60Hz interlaced (“1080i”)
· The DVI or HDMI input supports content protection (HDCP)

Aqui o user Luis Capelo deveria abrir ele próprio uma empresa de certificação com a sua própria norma.

E já agora, fazem-se plasmas com resoluções de 1366x768 (essa bela resolução; que nem é 720p nem é 1080p). Mas para tamanhos superiores a 46'.

Última edição:
and your point is?
1024x768 é uma resolução inferior ao 720p. logo não é HD. simples.
se fazem pixel quadrados, redondos, às estrelinhas, pouco me interessa. se tem menos 20% dos pixels necessários para o minimo 720p, não é HD :P

pixel esticados não fazem magia.
por essa lógica podias ter uma televisão com resolução 1x1080, com a única coluna esticada o suficiente para manter o 16x9, e dizias que era full-hd, apesar de não se ver rigorosamente nada na imagem LOL

and your point is?
1024x768 é uma resolução inferior ao 720p. logo não é HD. simples.
se fazem pixel quadrados, redondos, às estrelinhas, pouco me interessa. se tem menos 20% dos pixels necessários para o minimo 720p, não é HD :P

pixel esticados não fazem magia.
por essa lógica podias ter uma televisão com resolução 1x1080, com a única coluna esticada o suficiente para manter o 16x9, e dizias que era full-hd, apesar de não se ver rigorosamente nada na imagem LOL

É como digo, tens que abrir tu uma empresa de certificação, já que pelo que vejo és a autoridade no que toca a decidir o que é HD e o que não é.
Sabes mais que a EICTA.

então diz-me: um monitor 1x1080 em formato widescreen é full-hd?

Se passar na certificação, seguramente será HD.
Quer seja ridiculo quer não. Mas está descansado que ninguém vai fazer tal produto.

Agora pela tua lógica presumo que 1024x768 seja... baixa definição? Definição standard? Definição intermédia? Concerteza tens um nome para isso.
E 1366x768 é o quê? Existe algum formato cuja resolução seja 1366x768? Não conheço. E se for 1440x800? Ou 1600x1200? Também é HD? FullHD é 1920x1024. Tudo abaixo disso presumo que seja HalfHD, LessThanFullHD...
Ainda não percebi.

Última edição:
não passava na certificação porquê?
e um 100x1080 já passava?
ou 200x1080?
full-hd = 1920x1080. não é nenhuma dessas chinesices de 1024x1080, assim como os 1024x768 também não mostram a imagem com o detalhe que existe nos videos 720p.

podem dizer que a imagem é muito boa, o que quiserem. mas estão a perder detalhe. isso não pode ser negado. e não, não chega ao padrão.

não passava na certificação porquê?
e um 100x1080 já passava?
ou 200x1080?
full-hd = 1920x1080. não é nenhuma dessas chinesices de 1024x1080, assim como os 1024x768 também não mostram a imagem com o detalhe que existe nos videos 720p.

podem dizer que a imagem é muito boa, o que quiserem. mas estão a perder detalhe. isso não pode ser negado. e não, não chega ao padrão.

720p também não mostra o detalhe de 1080p. Estás a perder detalhe.
É HD?! Sendo 1080p HD total, presumo que 720p seja 3/4 de HD.

720p também não mostra o detalhe de 1080p. Estás a perder detalhe.
a sério? fantástico, mike! [:D]
boa maneira de desconversar, não é disso que estamos a falar.

É HD?! Sendo 1080p HD total, presumo que 720p seja 3/4 de HD.
hello? existem televisores para imagem 720p, outros para 1080p... não é disso que estamos a falar.

Última edição:
boa maneira de desconversar, não é disso que estamos a falar.

Então estamos a falar do quê?
Que eu saiba os filmes vêm todos ou a 1080p ou a 1080i. As transmissões digitais também vão ser todas a 1080i ou superior.
Vais estar sempre a perder detalhe horizontal com a tua tv 720p, assim como acontece com os plasmas.
Então, a tua TV 1366x768 é HD ou não?
O que é que idêntifica se é HD ou não? Qual é a fronteira? Já te meti ali a "fronteira" da EICTA, a qual estás a confrontar com a tua opinião.

Voltar
Superior