Acto de Contrição
Acto de Contrição
Um
Acto de Contrição simples mas honesto:
A minha opinião sobre os ecrãs mudou completamente a partir do momento em que chateei as lojas para poder comparar ecrãs lado a lado, e afastei a retórica de marketing que as marcas utilizam junto dos consumidores.
A minha opinião mudou 180º. Não me custa admiti-lo, e só peço desculpa a quem enganei com os 'conselhos' que dei, anteriormente.
Foi com base nesse 'trabalho de campo' que comprei o meu actual ecrã, um Pioneer 4280, com resolução de 1024x768, e que foi, de longe, aquele que tinha melhor imagem de acordo com os meus gostos e sensibilidade (factor determinante). E tinha andado 3 meses a namorar um outro ecrã, um Panasonic, e no dia que o ia comprar, trouxe o Pioneer...
Até me pôr no terreno, sempre defendi a quantificação, mas negligenciei o conforto visual, ainda que inconscientemente. Só posteriormente adoptei o princípio do agradar aos olhos, sem sobrecarregar o cérebro com a polémica das resoluções, frames, contrastes, interpolações e por aí fora.
Vejam o que
escrevi, há ano e meio atrás, sobre o meu actual ecrã, e reparem no que dizia sobre a resolução:
cobola disse:
Por melhor e vanguardista que seja, se a Pioneer continuar a apostar em modelos "fullHD" nas 50'' para cima, muito dificilmente será uma opção para a esmagadora maioria de consumidores, e já nem evoco o preço a pagar... por mais que se goste de cinema. Agrada apenas a um mercado de nicho, com capacidade financeira para adquirir modelos sem pensar na racionalidade do custo (a renovação das tecnologias desaconselha-o), e com espaço de sala com dimensões generosas para albergar uma grande tela. (A oferta dos 42'' parece-me ridícula, com resoluções a 1024*768, mas isto sou eu a pensar, que ninguém me ouve).
Por isso me parece mais sensato a opção Panasonic, e é com alguma expectativa que aguardo os modelos deste ano...
Ora, parece anedótico, mas acabei por cair no "ridículo" e acabei mesmo por comprar o tal da resolução de 1024*768, já que "ninguém me ouvia" [

]... e ainda bem.
Isto de "falar de letra"...
Por isso, não caiam no mesmo erro do que eu: não hesitem em testar os aparelhos; as reviews seguem apenas de orientação; o princípal é assumirmos as nossas preferência e escolher o que gostamos; não se martirizem com as escolhas - daqui a 5 anos, já se verão outros aparelhos e tecnologias nas lojas.