TV Plasma - O tópico

Pioneer PDP-LX508D

pdp-lx508d.jpg

Once again Pioneer has reaffirmed its mastery of plasma picture quality. The ‘Full-HD’ PDP-LX508D sets a new standard for that key benchmark of home cinema video performance: black level depth. To achieve this exceptional result, Pioneer has simultaneously improved the three fundamental display elements - panel, filter and electronics - while at the same time paying close attention to picture processing, including motion compensation subsystems. Plus, as befits such a home cinema workhorse, the PDP-LX508D is also capable of reproducing high definition movies in their original format of 24 frames per second, exactly as they would be seen in a movie theatre.

P.V.P. - € 5.500 [:blush:]

Por acaso acabei de ver a pdp 24 80 (não tenho bem a certeza da designação completa) a 2999 no corte ingles [br:)] , mas eu estou decidido pela panasonic TH-42PY70 que fica por menos 1000 na worten...

E os Panasonic?

Não tão bons como os Pioneer, mas igualmente bons, justificam-se pelo preço. Tens o TH-42PY70 já referenciado por mim e pelo menos pelo koluirty. E dentro dos Panasonic tens opções ainda mais baratas, mas obviamente não tão bons.

Já agora, no campo das comparações convém comparar FullHD com FullHD e HD com HD e de preferencia do mesmo tamanho, o que por acaso não é possivel com ecrans de 42 FullHD porque pelo que sei não há na Pioneer.

Última edição:
Acho que é preciso desmistificar esta questão dos plasmas vs. lcd.

Decididamente, as variáveis em jogo para a escolha da tecnologia são bastante maiores do que antigamente, quando nos decidíamos por um CRT. Aumentou o progresso mas diminuiu a nossa segurança na escolha.

Não me atrevo a dizer, assim de rajada, que os plasmas sejam melhores do que os LCD. Quanto mais modelos vejo, quanto mais testes lhes faço (hoje estive quase uma hora a comparar os efeitos da regulação nos diferentes modelos lcd da Philips) mais chego à conclusão de que não há a compra perfeita e de que a escolha, em consciência, é extremamente difícil. E quanto mais entro no assunto, mais confuso fico: quando me perguntam o que comprar, respondo com um cada vez maior "DEPENDE !". E na dúvida, mais vale ficar quieto e esperar... é assim que estou desde há dois anos, com um crt de +/- 26''.

Quando digo desmistificar, refiro-me a que muita da tendência para sobrevalorizar os plasmas refere-se a modelos a 1024x768. Isto nem 16:9 é! Só os aconselho a quem tem dinheiro e não se importa de voltar a comprar tv daqui a dois anos e limita-se a ver "televisão" e não "imagens".

Porque, convenhamos, estes formatos recentes são para ver em digital, no mínimo a 720p, e com uma boa fonte penso que qualquer lcd reproduz melhor imagem do que estes plasmas referidos (a 1024, relembro).

Aliás, qualquer aparelho, desde que ligado a um bluray ou hd-dvd, dará sempre boa imagem. Quem quiser comprá-los para ver tv actual é que já devia pensar duas vezes.

Isto, porque, estar a decidir a compra de um aparellho que custa à volta de 1.500€ em função do sinal actualmente transmitido parece-me ser uma parvoíce de todo tamanho - excepto se a pessoa tem dinheiro e não liga nada a filmes, e jogos e foto digital, a media centers, etc.

Para mim, vale a pena o 1080p ! A convergência em volta deste formato será previsível, e não me apetece gastar na mudança destes aparelhos a cada 2 anos.
Os LCD de topo nesta categoria custam 2600 €, em 42 polegadas (de todos, o melhor, o Philips - e já vi os outros todos (Samsung série F, Sony série X, ...!!). Começam agora, e só agora!, a "ficar no ponto".

Um Plasma de topo custa 5.000 €. Não vale o dinheiro da diferença para um LCD de topo, isso seguramente. Mas que é muito bom, ai isso é. Melhor? Talvez, se tiver pais ricos ou for dono de um banco...

Ao fim e ao cabo, tudo se resume a uma questão de ter ou não ter "bolso". Tanto paleio e voltamos sempre ao mesmo...
Alguém concorda?

É o preço de uma B&O normal mas com uma qualidade sem comparação. [;)]

Vi os B&O ontem!

Acho que, se já eram mercado de nicho, agora ficaram com muito menos margem de manobra.
Sinceramente, alguém destaca o design nos aparelhos? Já não, e apenas em poucos casos, porque, na generalidade, são todos muito idênticos, varia apneas se no preto existe ou não traços de conzento. Do que vi ontem na loja, nada se destacou, mesmo nada, ao contrário do que acontecia antigamente.

Mau futuro para as B&O, porque, arrumada a questão da estética - são todos demasiado semelhantes, como disse - também não é na técnica que a B&O se destacará dado que, se não me engano, estes não a produzem nem têm ganho notoriedade. Sem a mais-valia do design, a B&O terá que se reinventar para se safar...

Isto, porque, estar a decidir a compra de um aparellho que custa à volta de 1.500€ em função do sinal actualmente transmitido parece-me ser uma parvoíce de todo tamanho - excepto se a pessoa tem dinheiro e não liga nada a filmes, e jogos e foto digital, a media centers, etc.

Não concordo muito com o que dizes aqui.

Eu por exemplo, devo utilizar o tv maioritáriamente para ver emissões terrestres em directo ou em diferido gravado num gravador de disco rígido standalone.

De 15 em 15 dias, vou ao clube de vídeo alugar 2 filmes, e pouco mais vejo em dvd do que isso.
Não uso jogos, foto digital vejo no pc e media centers não me interessam para nada.

Tenho alguns concertos em DVD que vejo exporádicamente.

Ou seja, atendendo a que com fonte de DVD as diferenças entre ecrãns não são assim tão grandes, eu escolheria um Plasma / LCD baseado em comparações de tv terrestre (depois de salvaguardado o desempenho em DVD), porque é esse o formato que vejo mais.

Para mim, das duas uma:
Ou se investe muito dinheiro e aí procura-se o melhor para agora e para o futuro (Pioneer?), ou escolho o melhor para a actualidade gastando muito menos.

Se gastar hoje 1500 euros (em vez dos 5000 euros do pioneer) num plasma adequado à minha realidade, sobram-me 3500 euros para gastar no futuro num equipamento que já será mais avançado do que o pioneer de 5000 euros hoje, com mais características, e mais adequado às exigências da altura (que como estão sempre a mudar, serão outras).

Cada vez existem menos equipamentos future-proof (se é que alguma vez houve), e o preço a pagar por isso pode na maior parte dos casos, não justificar.

Não podes ver as coisas assim.

Há pessoas que valorizam mais umas coisas e outras menos.

Quem seja um apaixonado por estas coisas e possa, fácilmente compra uma coisa destas.

Tu gastaste 800 euros, mas não tens aquela qualidade em circunstância nenhuma.
Até pode não te fazer falta, mas há pessoas que dão valor a isso.

Eu percebo isso, mas é aquele tipo de produtos que se esperares uns meses ou 1 ano, compras depois por metade ou menos do preço. Faz lembrar quando apareceram pela primeira vez os gravadores de Cd para PC's, por 100 cts!! Passado 1 ano já se comprava por cento e tal euros.

Por exemplo a minha tv, onde é que á 2 anos se comprava um LCD HD ready por 800€?

Claro que a qualidade não é fenomenal, aliás na TV até tá longe disso, mas também com transmissões com a qualidade que temos da tvrabo, também não me preocupa para já qualidades fenomenais. Quando vier a TV Alta definição ai sim já vale a pena.

Porque de resto, ver um DVD no meu LCD 94cm 800€ fica bem bom!

Mas percebo o que dizes, há sempre quem ache que vale a pena, mas no meu caso, nem que tivesse a nadar em dinheiro valia a pena.

Vi os B&O ontem!

Acho que, se já eram mercado de nicho, agora ficaram com muito menos margem de manobra.
Sinceramente, alguém destaca o design nos aparelhos? Já não, e apenas em poucos casos, porque, na generalidade, são todos muito idênticos, varia apneas se no preto existe ou não traços de conzento. Do que vi ontem na loja, nada se destacou, mesmo nada, ao contrário do que acontecia antigamente.

Mau futuro para as B&O, porque, arrumada a questão da estética - são todos demasiado semelhantes, como disse - também não é na técnica que a B&O se destacará dado que, se não me engano, estes não a produzem nem têm ganho notoriedade. Sem a mais-valia do design, a B&O terá que se reinventar para se safar...

Nada do que a B&O tem é melhor qualitativamente do que a concorrência.

Sempre foi assim e sempre será.

A vantagem da B&O é uma imagem de marca forte (dentro do nicho em que se inserem) e mais importante, a interligação com os outros equipamentos da marca.

Tal como a Bose, por exemplo, podes criar multi-room de áudio por toda a casa, e ao ter imagem, leva esse conceito um pouco mais longe.

Outra questão tem que ver com a operacionalidade dos sistemas. Com um comando com poucas teclas, podes comandar o teu sistema A/V todo (tv, dvd, som, etc), o que é bom para quem não gosta de muitos botões - publico alvo da B&O.

Podes comprar um controlo remoto universal com learning para as outras marcas, mas será sempre algo complexo em termos de utilização.

É aqui que a B&O se destaca, e não pela qualidade (desempenho) dos seus produtos.

Vi os B&O ontem!

Também acho que a B&O está condenada, com preços exorbitantes só derivados do design, que cada vez menos é uma vantagem, visto que as marcas mainstream lançam produtos com estéticas bastante sofisticadas.
Aqui á uns tempos ouvi dizer que os cinescópios eram Philips, por isso... agora não sei como estão.

Vai ser outra Michele K...[:D]

Nada do que a B&O tem é melhor qualitativamente do que a concorrência.

Sempre foi assim e sempre será.

A vantagem da B&O é uma imagem de marca forte (dentro do nicho em que se inserem) e mais importante, a interligação com os outros equipamentos da marca.

Tal como a Bose, por exemplo, podes criar multi-room de áudio por toda a casa, e ao ter imagem, leva esse conceito um pouco mais longe.

Outra questão tem que ver com a operacionalidade dos sistemas. Com um comando com poucas teclas, podes comandar o teu sistema A/V todo (tv, dvd, som, etc), o que é bom para quem não gosta de muitos botões - publico alvo da B&O.

Podes comprar um controlo remoto universal com learning para as outras marcas, mas será sempre algo complexo em termos de utilização.

É aqui que a B&O se destaca, e não pela qualidade (desempenho) dos seus produtos.

Não vejo nunhum interesse nesse destaque, desculpa lá.
Existem comandos universais todos xpto, por 60€ (visor lcd e tudo).
Interligação? AVR + HDMI, há algo mais para além disto? Aliás, o comando do meu AVR permite interagir com aparelhos diferentes, através da inserção de um código adequado a cada marca.

A B&O tinha design - essencialmente - e boa qualidade. Agora, p palco de discussão da qualidade passa-lhe ao lado, e o design restringiu-se à uniformidade imposta pelos ecrás lcd/plasma.

Só se for pelo famigerado "status"...

Não vejo nunhum interesse nesse destaque, desculpa lá.
Existem comandos universais todos xpto, por 60€ (visor lcd e tudo).
Interligação? AVR + HDMI, há algo mais para além disto? Aliás, o comando do meu AVR permite interagir com aparelhos diferentes, através da inserção de um código adequado a cada marca.

A B&O tinha design - essencialmente - e boa qualidade. Agora, p palco de discussão da qualidade passa-lhe ao lado, e o design restringiu-se à uniformidade imposta pelos ecrás lcd/plasma.

Só se for pelo famigerado "status"...

Não compreendes isso porque estás por fora desse meio / mercado.

Dês as voltas que deres, não consegues por um sistema convencional a funcionar de um modo tão simples.
Os comandos universais como os que tu falas são completamente ineficazes para quem não quer chatices.

Põe uma pessoa de 50 anos (e muitas mais novas) a mexer num sistema A/V dedicado, e vais ver as queixas que ouves. Muitas pessoas não estão para devorar manuais de intruções para perceber para que serve cada tecla das milhentas que os comandos mainstream têm.

Mesmo os comandos inteligentes não conseguem atingir esse nível de simplicidade.
Depois, a B&O tem os sistemas de som com design único para interligar com os tv's deles.

Desengane-se quem pensar que a B&O vai acabar, porque esse mercado está muito bom e recomenda-se.

Aliás, como marca isolada, está melhor que muitas mainstream [;)]

Não concordo muito com o que dizes aqui.

Olha que até concordas! Enquadras-te no que disse sobre a compra dos 1024*768, com dinheiro para tal. E é a melhor opção.

Mas, reconheçamos que sais da maioria das situações em que, a um consumidor, se apresenta o cenário do "um tiro, um alvo certo" - o que é o meu caso, pois não quero gastar 1500€ agora e outros 1.500€ depois, e como não tenho 3.000€, resigno-me a fazer o que tenho feito: esperar...

Eu também sou contra a ideia de que "se comprar o melhor de tudo agora, mais tempo ficarei servido". Não é assim, de facto. Qualquer compra de ecrã, carro, computador, micro-ondas,... será muito mais adequada quando renovada a cada dois anos, do que tentar decidir uma compra definitiva. E esta altura é a pior para comprar ecrãs, porque a tecnologia ainda não estabilizou, e só se tem a ganhar com a espera.

Quando eu falei em interligação, referia-me a interligação de funcionamento e não de ligações físicas.

Vou-te dar um exemplo concreto de 2 sistemas diferentes que conheço profundamente (Bose vs Elementos separados):

Objectivo: Ver um filme em DVD

Elementos separados:

-Ligar a TV
-Seleccionar na TV o canal AV correspondente
-Ligar o DVD
-Seleccionar entre DVD ou HDD
-Ligar o amplificador AV
-Seleccionar DVD
-Seleccionar modo surround
-Pressionar play no DVD

Simples.

Agora pensa num Bose Lifestyle ligado a um Plasma (para fazer o mesmo):

-Carregar na tecla DVD (Ponto final) !!!

O Lifestyle vê se o tv está ligado ou não (se estiver ligado deixa estar, se tiver desligado liga), selecciona a entrada correcta, entra no modo surround adequado, etc.

São 8 teclas num sistema contra uma tecla no outro.

Qual é que achas que a maioria das pessoas prefere ?

Não compreendes isso porque estás por fora desse meio / mercado.
Não tens como afirmar isso.

Dês as voltas que deres, não consegues por um sistema convencional a funcionar de um modo tão simples. Os comandos universais como os que tu falas são completamente ineficazes para quem não quer chatices.
Não é essa a experiência que tenho tido.

Põe uma pessoa de 50 anos (e muitas mais novas) a mexer num sistema A/V dedicado, e vais ver as queixas que ouves. Muitas pessoas não estão para devorar manuais de intruções para perceber para que serve cada tecla das milhentas que os comandos mainstream têm. Mesmo os comandos inteligentes não conseguem atingir esse nível de simplicidade.
Não retiro virtudes à marca, por certo as terá. Mas parece-me que tudo se resume ao comando e ao sistema protésico, e como referi, o palco de discussão tecnológica da B&O está a passar-lhe ao lado. Foi nisto, e no design, que me centrei, mas virtudes terá, por certo (no som, por exemplo, mas isso não é para aqui chamado, até porque há outras excelentes opções)
Depois, a B&O tem os sistemas de som com design único para interligar com os tv's deles.
Desculpa, mas qualquer AVR, com ligação hdmi, faz isso. Com ou sem design, também.
Desengane-se quem pensar que a B&O vai acabar, porque esse mercado está muito bom e recomenda-se.
Óptimo, quem comprou B&O continuará a comprar no "clube".

Aliás, como marca isolada, está melhor que muitas mainstream [;)]
É um "clube" aguerrido, reconheço.

Quando eu falei em interligação, referia-me a interligação de funcionamento e não de ligações físicas.

Objectivo: Ver um filme em DVD

Elementos separados:

-Ligar a TV
-Ligar o DVD
-Ligar o amplificador AV
-Seleccionar DVD
-Pressionar play no DVD

Simples.

Agora pensa num Bose Lifestyle ligado a um Plasma (para fazer o mesmo):

-Carregar na tecla DVD (Ponto final) !!!

O Lifestyle vê se o tv está ligado ou não (se estiver ligado deixa estar, se tiver desligado liga), selecciona a entrada correcta, entra no modo surround adequado, etc.

São 8 teclas num sistema contra uma tecla no outro.

Qual é que achas que a maioria das pessoas prefere ?

-Ligar a TV
»» não parece ser difícil. Pode ser usado num único comando.

-Ligar o DVD
»» a tv reconhece a entrada de sinal e comuta-se automaticamente. Pode ser usado num único comando.

»» esta opção terá sempre que ser tomada por um humano, e tb ocorre no B&O (a não ser que saiba telepaticamente o que quero ver). Pode ser usado num único comando.

-Ligar o amplificador AV
»» também não me parece ser difícil. Comuta-se automaticamente para a fonte a receber. Em modo auto, selecciona tipo de som pré-definido. Pode ser usado num único comando.

»» opção definida por defeito no leitor de dvd e no AVR. Bem como as legendas. Tb. ocorre no B&O.

-Pressionar play no DVD
»»» Pode ser usado num único comando. E tb ocorre no B&O.

Mas ó cobola, isso da B&O é como os carros. Para quê comprar um carro de 100.000€ quando posso comprar um de 25.000€ e faz o mesmo. E olha que cada vez vejo mais carros de 100.000 na rua e eu para comprar um de 25.000 ando a penar [s)] . A B&O tem mercado.

A B&O tem mercado e cada vez maior.

Ainda á pouco tempo vi um panfleto de uma urbanização de luxo em que um dos pontos referidos era de todos os apartamentos estarem equipados com sistemas audiovisuais e telefone da B&O.

Em minha casa tenho varios equipamentos B&O e a sua mais valia é o design, interligação e utilização de componentes de alta qualidade.
Alem disso tem umas colunas de som que são um espetaculo.

Não tens como afirmar isso.

Se estivesses por dentro do mercado da B&O, saberias onde eles se distinguem [;)]

Não é essa a experiência que tenho tido.

Então tenta programar um comando desses para arrancar com um sistema A/V de componentes + TV com uma única tecla. Nunca ninguém conseguiu isso eficazmente recorrendo a comandos inteligentes.

Não retiro virtudes à marca, por certo as terá. Mas parece-me que tudo se resume ao comando e ao sistema protésico, e como referi, o palco de discussão tecnológica da B&O está a passar-lhe ao lado. Foi nisto, e no design, que me centrei, mas virtudes terá, por certo (no som, por exemplo, mas isso não é para aqui chamado, até porque há outras excelentes opções)

A B&O nunca foi uma marca de última tecnologia. Centra-se em questões diferentes, principalmente estética, utilização e soluções completas.

Desculpa, mas qualquer AVR, com ligação hdmi, faz isso. Com ou sem design, também.
Quando falei em interligação, referi-me à parte estética e modo de funcionamento. De resto, qualquer equipamento pode ser ligado a outro qualquer equipamento, com maior ou menor facilidade.

Óptimo, quem comprou B&O continuará a comprar no "clube".

Exacto !
Se vires as revistas cor-de-rosa, vais ver que a B&O está na casa de muitos famosos (e não só).

Os decoradores e arquitectos também têm um papel importante nisso, porque convenhamos que os sistemas tradicionais (B&W, Kef, Componentes separados, etc) são autênticas aberrações dentro de uma decoração cuidada.

A B&O tem crescido na Europa, bem como uma ou outra excepção, por fabricarem coisas diferentes, com objectivos diferentes do mainstream.
Para as marcas mainstream, o que importa é ter as características de papel (especificações) mais altas possíveis.
As marcas tipo B&O procuram simplificar as coisas complexas.

Atenção, eu não vendo B&O nem a B&O seria marca para mim.
Não me faz confusão nenhuma ter 5 comandos diferentes em cima da mesa, colunas maiores, etc.
Prefiro o desempenho acima da facilidade de utilização.

Quando me foi apresentado o Bose 321 (o primeiro sistema de surround virtual) pensei que fosse ser um fiasco, baseado nas minhas convicções.

Actualmente, este tipo de sistemas representam 60% dos sistemas home-cinema vendidos na Europa...

Vitória da simplicidade sobre o desempenho...[;)]

-Ligar a TV
»» não parece ser difícil. Pode ser usado num único comando.

Tens de carregar na tecla correspondente. O teu comando sabe se o tv está ligado ou não ?

Claro que não ! És tu que tens de escolher !
-Ligar o DVD
»» a tv reconhece a entrada de sinal e comuta-se automaticamente. Pode ser usado num único comando.

Com uma ligação s-video ou video composto, não reconhece.
Ainda mais se tiveres mais do que uma fonte ligada ao tv.
»» esta opção terá sempre que ser tomada por um humano, e tb ocorre no B&O (a não ser que saiba telepaticamente o que quero ver). Pode ser usado num único comando.

Entra a pre-definição.
-Ligar o amplificador AV
»» também não me parece ser difícil. Comuta-se automaticamente para a fonte a receber. Em modo auto, selecciona tipo de som pré-definido. Pode ser usado num único comando.

Podes usar num único comando e ainda carregas em mais teclas.
Uma primeira para seleccionar a acção sobre o amplificador, e outra para ligar.
»» opção definida por defeito no leitor de dvd e no AVR. Bem como as legendas. Tb. ocorre no B&O.

Não precisas de pre-definir para ele arrancar no modo 5.1
-Pressionar play no DVD
»»» Pode ser usado num único comando. E tb ocorre no B&O.

Novamente, podes ter de carregar antes numa tecla do comando universal para seleccionar dvd. Em quantas teclas já carregaste até aqui ? [;)]

Nem que faças o pino consegues fazer tudo com uma tecla num sistema por componentes convencional [;)]

Voltar
Superior