Já pude observar, ainda que minimamente, o novo plasma FullHD da Panasonic
TH42PX85E, no MediaMarkt.
Algo como 2.200 € - o que acho exageradamente caro, sobretudo se atendermos que no
site espanhol da marca está a € 1.799,00€, o mesmo acontecendo no
congénere alemão.
Só deu para ver um filme dvd a passar, ainda que ligado por hdmi. O upscalling é extremamente bem conseguido, com um grão muito ligeiro (os cabos tb eram dos fatelas e estava a vê-lo a 1 mt.) mas muitíssimo bem definido e sem artefactos quaisquer. Um excelente recurso para fontes SD e um ainda mais excelente para HD. Fiquei mesmo impressionado, parecia um crt.
Os plasma, definitivamente, não ferem a vista, imagem natural, cores suaves, bom movimento, sem saltos.
5 dissipadores nas traseiras do painel refrescam os 324 W de consumo máximo.
Estava à espera de mais na questão dos 'negros', atendendo à taxa de contraste de 30.000:1, nativos. Mas as condições de exposição não são as ideais, com imensa luz e reflexos - neste aspecto, os LCD saltam logo à vista, literalmente, pelo brilho que produzem. Mas vê-los numa sala, em casa, já é outro assunto.
Aguardo os de
46'', parece-me uma formato de grande sucesso, sobretudo para quem gosta de Cinema, e não de filmes. Está a 2.199€, no
site alemão da marca.
Está já anunciado para 1 de Junho o modelo de topo dos G11, o
TH-42PZ800E. Difere do anterior pela inclusão de 'Natural Vision Filter Pro' e do 'Digital Cinema Colour', o primeiro permite ajustar ao pormenor as definições de imagem, o segundo parece-me um sistema proprietário para tirar proveito de certos filmes, para além de umas minudências e do aspecto.
Enquanto os sites europeus da Panasonic lá vão prestando serviço ao cliente como deve ser, em Portugal, no site da marca, tudo como no ano passado - é anedótico que os novos modelos estejam à venda nas lojas e
sem qualquer referência no site (8.Abril)! Nem no site, nem por e-mail, pois nem ao trabalho se deram para devolver aqueles mails de resposta mecânicos.
Somos um país de merceeiros, já o disse...