TV Plasma - O tópico

Olá Maria Helena já não nos cruzavamos por aqui há algum tempo.

Creio que o tamanho certo para essa distância serão talvez 42 polegadas e tenho ideia de que nesse tamanho já faz mais sentido comprar um LCD [;)]

Pelo contrário, a partir das 42'' é que o plasma começa a fazer sentido...

Gostaria de uma opinião vossa, quero comprar na próxima semana, um plasma ou LCD, apesar de estar mais virada para o plasma. O objectivo, será televisão, filmes, visionamento de CD'S. Pretendo igualmente comprar um gravador/ leitor de CD'S que fala a conversão de cassetes VHF, para CD'S. Tenho alguma urgência, porque quero gravar N coisas dos Jogos Olímpicos, que me servirão para o meu trabalho. O Preço onde poderei chegar, deverá ser à volta de 1500 euros. Opiniões agradeço. A distância de observação da TV, será entre os 4 e 5 metros. Agradeço as vossas opiniões.[;)]

Gostava também que me indicassem, as melhores marcas.

A compra de um equipamento destes requer uma decisão prévia. Para que fim queremos a tv.

Pelo que me dá a parecer e como colocas logo em primeiro lugar visionamento de televisão se não jogas consolas, não vais para já ver conteúdos de HD e mesmo que vejas muitos dos filmes não são disponibilizados em 1080p mas sim em 720p e a televisão digital do fututo (sabe-se lá quando) também vai ser a 720p então a melhor solução é um plasma HD ready. Posto isto a minha sugestão é que compres um Panasonic TH-42PX80 que em Portugal consegues comprar por cerca de 1100 euros e ainda ficas com margem de manobra para comprar o restante equipamento que sobre o qual não estou à vontade para te ajudar.

Se o dinheiro não fosse problema... diria para ires para um Pioneer mas isto já é de outro campeonato.

Quando falas em visionamento de CDs presumo que queiras dizer DVDs.

O plasma não seria solução se tivesses uma distancia de visonamento curta, porque actualmente não há plasmas de pequenas dimensões.

URGENTISSIMO

Pessoal acabei de comprar um lcd da Samsung, de 94 cms mas agora liguei-lhe o cabo de antena e ela liga mas o botao vermelho começa a piscar! Dá a ideia que está em standby....se carregar no botao para mudar de canal ou assim ela liga mas desliga-se passados 2 segundos! Nem aparece imagem nenhuma!

Já experimentei também ligar a consola, o dvd e o pc (diferentes fontes), mas não dá na mesma! Liga-se , aparece "chuva" e passados cerca de 2 segundos desliga-se!

Alguém sabe como resolver? já estou a pensar que é defeito [8b][8b][8b][8b]

obrigado!

Parece-me que tens aí um problema, e não parece de resolução fácil...

Pois, mas a minha questão é que pelo que me disseram a imagem do plasma é melhor,...mais real do que a do LCD. Eu não o vou usar para jogar, quanto muito poderei esporadicamente utilizá-lo para o PC.

Para 4 a 5 metros, 42 ou 50 polegadas.

A minha recomendação vai sempre ir a 1 casa da especialidade (onde tem salas de simulação - muito importante é a iluminação porque nas grandes superficies a luz é sempre muita).

De topo existe os pioneer kuro(PDP5090 por exemplo). Para 5 metros não me parece exagero.

Se for grande, existe os Panasonic de 46 polegadas. Gama 85Z.

Isto são plasmas e são os que têm melhor qualidade cinematográfica.
Os pioneer por ser 50 polegadas e ser da gama premium fazem-se pagar.
Basicamente a Pioneer aposta no mercado premium.

A Panasonic vem logo atrás com os 85 e 80z. Mas não muito atrás.
A diferença entre ambos é o processamento de video.
Os processadores usados na Pioneer são de topo enquanto a Panasonic são medianos.

Bom dia! Desculpem a pergunta quase off-topic, mas tem a ver com a ligação futura a um plasma fullhd:

Um pc com saída VGA e DVI (isto é, sem HDMI), com capacidade razoável de processamento, com os codecs adequados, etc, quando ligados a um plasma (pela entrada VGA, ou com um conversor DVI-HDMI) tem a capacidade de reproduzir conteúdos em alta definição? :confused:

Faço esta pergunta, pois tenho um Media Center Acer L200, cuja ligação ao meu plasma actual (Panasonic TH-37PA30, de 2004) é efectuada por VGA. O plasma é da 3ª geração da Panasonic, mas já está ultrapassado pois não é hd-ready ou full-hd, mas apesar de tudo, através da ligação VGA consigo reproduzir os conteúdos que pretendo, com uma qualidade bastante satisfatória (para mim, claro).

Como estou a pensar em efectuar o upgrade de plasma para o ano que vem (estou a aguardar com expectiva a linha Panasonic para 2009), estou a pensar se com o Media Center actual consiguirei usufruir dos conteúdos em alta definição :confused:

URGENTISSIMO

Pessoal acabei de comprar um lcd da Samsung, de 94 cms mas agora liguei-lhe o cabo de antena e ela liga mas o botao vermelho começa a piscar! Dá a ideia que está em standby....se carregar no botao para mudar de canal ou assim ela liga mas desliga-se passados 2 segundos! Nem aparece imagem nenhuma!

Já experimentei também ligar a consola, o dvd e o pc (diferentes fontes), mas não dá na mesma! Liga-se , aparece "chuva" e passados cerca de 2 segundos desliga-se!

obrigado!

Vai trocar isso.....cheira-me a defeito mesmo...[;)]

Bom dia! Desculpem a pergunta quase off-topic, mas tem a ver com a ligação futura a um plasma fullhd:

Um pc com saída VGA e DVI (isto é, sem HDMI), com capacidade razoável de processamento, com os codecs adequados, etc, quando ligados a um plasma (pela entrada VGA, ou com um conversor DVI-HDMI) tem a capacidade de reproduzir conteúdos em alta definição? :confused:

Faço esta pergunta, pois tenho um Media Center Acer L200, cuja ligação ao meu plasma actual (Panasonic TH-37PA30, de 2004) é efectuada por VGA. O plasma é da 3ª geração da Panasonic, mas já está ultrapassado pois não é hd-ready ou full-hd, mas apesar de tudo, através da ligação VGA consigo reproduzir os conteúdos que pretendo, com uma qualidade bastante satisfatória (para mim, claro).

Como estou a pensar em efectuar o upgrade de plasma para o ano que vem (estou a aguardar com expectiva a linha Panasonic para 2009), estou a pensar se com o Media Center actual consiguirei usufruir dos conteúdos em alta definição :confused:

Boas,

Irás conseguir reproduzir conteudos de alta definição, no entanto irá perder alguma qualidade pois o interface VGA é analógico.

Recomendo que uses a saida DVI pois possui melhor qualidade e é digital, basta que compres um cabo adaptador DVI <-> HDMI:

HDMI-DVI-D_cable.jpg

Assim irás obter uma melhor definição na imagem bem como uma melhor qualidade no geral.

Terás no entanto de continuar a usar como fonte de som, a saida da placa de som do PC, o interface DVI só transporta sinal de video.

Abraço [;)]

Boas,

Irás conseguir reproduzir conteudos de alta definição, no entanto irá perder alguma qualidade pois o interface VGA é analógico.

Recomendo que uses a saida DVI pois possui melhor qualidade e é digital, basta que compres um cabo adaptador DVI <-> HDMI:

HDMI-DVI-D_cable.jpg

Assim irás obter uma melhor definição na imagem bem como uma melhor qualidade no geral.

Terás no entanto de continuar a usar como fonte de som, a saida da placa de som do PC, o interface DVI só transporta sinal de video.

Abraço [;)]

Excelente explicação Audigy, agradeço imenso [kiss]

Bem, mais alguma informação:

História
"...o primeiro LCD operacional data de 1963, enquanto o plasma foi inventado um ano depois, em 1964 – mas a primeira TV baseada na tecnologia é bem mais recente, de 1997."

Técnico
"as de plasma emitem luz individualmente em cada ponto da tela, graças a “células” de gás néon e xénon, enquanto o brilho de uma TV de LCD depende do famoso “backlight”, uma fonte de iluminação posicionada atrás da tela e que consome mais energia que o próprio painel"

Consumo
"O LCD pode ser mais económico... porque consome menos energia do que o plasma – a diferença entre um LCD de 40 polegadas e um plasma de 42 pode chegar a 26%, segundo testes realizados pelo site especializado Call for Help... a diferença varia de acordo com a imagem, pois o LCD tem consumo constante enquanto o plasma gasta mais para exibir cenas claras do que para as escuras."

Manutenção
"o plasma tem manutenção mais cara e está sujeito ao temido efeito “burn-in”, que pode “queimar” na tela imagens estáticas exibidas por muito tempo, como as logomarcas das emissoras de TV ou a interface gráfica dos jogos, para quem joga na TV. Os plasmas mais novos têm recursos para reduzir o problema"

Ângulo de visão
"O plasma recupera a vantagem no quesito ângulo de visão... olhar para uma tela de LCD em diagonal não dá resultados muito bons. Para um monitor de computador isso não importa tanto, pois costumamos estar diretamente à frente dele. Já numa TV, que deve ser vista por gente nas duas pontas do sofá, isso pode se tornar um problema. Os LCDs modernos melhoraram muito, mas é bom conferir o ângulo de visão nas especificações ou numa loja antes de comprar"

Contraste, Brilho e Cor
"Os plasmas também saem na frente no contraste... e produzem pretos mais pretos que os do LCD, meio acinzentados."
"Os LCDs costumam ter mais brilho que os plasmas, tornando-se mais adequados para ambientes muito claros"
"a reprodução de cores dos plasmas é mais ampla e precisa"

Resolução
"vantagem passa para os LCDs. Sua tecnologia... é capaz de exibir muito mais pontinhos e com maior precisão. Em parte por conta disso, as TVs de LCD atualmente disponíveis são quase todas prontas para a televisão de alta-definição (HDTV), enquanto os plasmas mais baratos, por mais que se digam “preparados para HDTV” não são capazes de atingir a resolução que as transmissões do futuro prevêem. Em muitos casos, “preparados” significa apenas que conseguirão converter os sinais de HDTV para a resolução (inferior) que conseguem exibir"

Durabilidade
"Plasmas e LCDs têm vida útil estimada em 50 a 60 mil horas (décadas, para quem usa a TV por algumas horas por dia), sendo que o plasma já terá perdido metade da luminosidade quando chegar a esse ponto."
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=3369972&postcount=58

Se não restam dúvidas de que o sonho de consumo do momento são as TVs gigantes e esbeltas que todos querem pendurar na parede da sala para ver a novela, os jogos de futebol ou um filminho pra lá de especial, a grande pergunta passa a ser qual delas comprar. A questão principal, quase existencial, é: plasma ou LCD? Você sabe as diferenças entre uma e outra tecnologia de telas? Não se preocupe – o WNews explica!

Para começar, um pouco de história. A maioria das pessoas acha que as telas de plasma são mais modernas. De fato, mas a diferença é bem menor do que se imagina, e ambas as tecnologias são conhecidas há tempos. Segundo a Wikipedia, o primeiro LCD operacional data de 1963, enquanto o plasma foi inventado um ano depois, em 1964 – mas a primeira TV baseada na tecnologia é bem mais recente, de 1997.

Qual é a diferença?
Tecnicamente, a diferença fundamental entre os dois tipos de tela é que as de plasma emitem luz individualmente em cada ponto da tela, graças a “células” de gás neon e xenônio, enquanto o brilho de uma TV de LCD depende do famoso “backlight”, uma fonte de iluminação posicionada atrás da tela e que consome mais energia que o próprio painel. Quem tem um Palm ou equivalente sabe o que é isso: sem o backlight, o LCD torna-se bem difícil de enxergar.

Em ambos os casos, cada pontinho da tela, ou pixel (contração de picture element, como nas fotos digitais), é composto por três “subpixels” agrupados: um vermelho, um verde e um azul, as componentes do sistema RGB (red, green, blue). Nos LCDs, o cristal líquido que lhe dá o nome (LCD=Liquid Crystal Display) controla a passagem de luz – ambiente, nos reflexivos, do backlight, nos transmissivos, e ambas, nos transflectivos – em cada um dos subpixels.

Tá, entendi, mas em qual eu coloco meu dinheiro?
Depende. No estado atual de desenvolvimento, cada tecnologia tem prós e contras bem definidos. O LCD pode ser mais econômico no longo prazo. Primeiro, porque consome menos energia do que o plasma – a diferença entre um LCD de 40 polegadas e um plasma de 42 pode chegar a 26%, segundo testes realizados pelo site especializado Call for Help. O curioso é que a diferença varia de acordo com a imagem, pois o LCD tem consumo constante enquanto o plasma gasta mais para exibir cenas claras do que para as escuras.

Mas o mais grave nem é isso: o plasma tem manutenção mais cara e está sujeito ao temido efeito “burn-in”, que pode “queimar” na tela imagens estáticas exibidas por muito tempo, como as logomarcas das emissoras de TV ou a interface gráfica dos games, para quem joga na TV. Os plasmas mais novos têm recursos para reduzir o problema, seja deslocando levemente essas imagens de tempos em tempos ou acionando freqüentemente um protetor de tela, seja por meio de um comando que pinta a tela toda de cores sólidas para “limpar” as sujeiras deixadas pela programação normal.

Qualidade da imagem também divide opiniões
O plasma recupera a vantagem no quesito ângulo de visão. Como sabe qualquer um que já tenha tentado bisbilhotar o trabalho de um companheiro de viagem de avião no notebook dele, olhar para uma tela de LCD em diagonal não dá resultados muito bons. Para um monitor de computador isso não importa tanto, pois costumamos estar diretamente à frente dele. Já numa TV, que deve ser vista por gente nas duas pontas do sofá, isso pode se tornar um problema. Os LCDs modernos melhoraram muito, mas é bom conferir o ângulo de visão nas especificações ou numa loja antes de comprar.

Os plasmas também saem na frente no contraste (apesar de os números divulgados por alguns fabricantes serem altamente questionáveis, às vezes medidos sem a camada frontal de vidro da televisão) e produzem pretos mais pretos que os do LCD, meio acinzentados. Os LCDs costumam ter mais brilho que os plasmas, tornando-se mais adequados para ambientes muito claros, mas de modo geral, a reprodução de cores dos plasmas é mais ampla e precisa.

Já quando o assunto é resolução, a definição das imagens na tela, a vantagem passa para os LCDs. Sua tecnologia, a mesma dos monitores de computador (os fininhos, claro), é capaz de exibir muito mais pontinhos e com maior precisão. Em parte por conta disso, as TVs de LCD atualmente disponíveis são quase todas prontas para a televisão de alta-definição (HDTV), enquanto os plasmas mais baratos, por mais que se digam “preparados para HDTV” não são capazes de atingir a resolução que as transmissões do futuro prevêem. Em muitos casos, “preparados” significa apenas que conseguirão converter os sinais de HDTV para a resolução (inferior) que conseguem exibir. E você não vai querer trocar de TV de novo antes da próxima Copa, vai?

E os projetores, valem a pena?
Estes correm por fora da briga entre plasma e LCD e, de um componente caro de hometheaters de luxo, tornaram-se a opção mais barata para quem quer uma imagem gigante na parede da sala. Com preços abaixo de R$ 3 mil para os modelos mais simples, ganham disparado das TVs de pendurar na parede e são capazes de projetar imagens de mais de cem polegadas.
O problema é que, à exceção do modelos mais caros, sua luminosidade é insuficiente para produzir uma boa imagem em uma sala iluminada. Com jogos no meio do dia e à tarde, o projetor só fará sentido se você puder bloquear totalmente a entrada de luz por janelas e portas e tiver um sistema de refrigeração que não faça a torcida (ou o projetor, que esquenta bastante) morrer de calor.

Um projetor também não funciona como TV sem ajuda externa, pois não possui sintonizador e raramente tem alto-falantes decentes. Assim, ele deve, obrigatoriamente, ser ligado ao receptor de TV por assinatura (ou ao aparelho de DVD, caso você odeie futebol e vá passar a Copa inteira vendo filmes) e a um receiver de hometheater com suas próprias caixas de som.
Por fim, a durabilidade de um projetor é bem menor que a de uma TV. Plasmas e LCDs têm vida útil estimada em 50 a 60 mil horas (décadas, para quem usa a TV por algumas horas por dia), sendo que o plasma já terá perdido metade da luminosidade quando chegar a esse ponto. No projetor, a lâmpada deve ser substituída geralmente a cada 3 mil horas – como ela custa um terço do preço do aparelho, não é uma boa escolha para quem deixa a “TV” ligada o dia inteiro.

Fonte: WNews (Julio Preuss)
http://infopost.com.br/2008/07/25/plasma-ou-lcd-afinal-conheca-as-diferencas/

É, mas só durante as primeiras 200 horas com niveis de de contraste e brilho a 50%, de qualquer das maneiras essa era uma recomendação para os plamas mais antigos nos mais recentes cada vez mais deixa de ser necessário esses cuidados todos. É como um carro nos primeiros quilometros é preciso algum cuidado depois de entrar em velocidade de cruzeiro é sempre a andar.

URGENTISSIMO

obrigado!

Experimenta carregar na tecla por cima da tecla menu. A tecla que faz "rodar" entre "sinais" AV, HDMI, EXT 1 e EXT2. Pode ser isso.

É, mas só durante as primeiras 200 horas com niveis de de contraste e brilho a 50%, de qualquer das maneiras essa era uma recomendação para os plamas mais antigos nos mais recentes cada vez mais deixa de ser necessário esses cuidados todos. É como um carro nos primeiros quilometros é preciso algum cuidado depois de entrar em velocidade de cruzeiro é sempre a andar.
Esta não lembra ao diabo:sh)
Rodagem nos plasmas..e esta hein??[:D]

Prevenir é melhor do que remediar.
Eu no meu fiz, já passou as 200 horas, mas a imagem continua tão boa, que manditve o modo eco e todas as definições da rodagem, só tendo subido ligeiramente o brilho o o contraste.
A imagem é tão boa assim que nem vale a pena mudar. Melhor que a maior parte dos lcds que vejo, em imagem de tv!

Esta não lembra ao diabo:sh)
Rodagem nos plasmas..e esta hein??[:D]

É um mal ncessário, se bem que é um mal menor ter um pequena preocupação.

A rodagem é só para garantir um bom funcionamento e imagem mais apurada, podes optar por não fazer e não advir daí nenhum problema.

Já fui devolver o LCD da série 5 da Samsung e estava mesmo estragado [:vm)]

E ainda bem que aquele vinha estragado, porque não resisti, meti mais 200 e tal euros em cima e trouxe o Série 6 ! BRUTAAAAAAAAAALLLLLL

Esta cena tem uma imagem do caraças. Liguei-o ao pc, meti clips full hd que tenho aqui, e parece que entramos para dentro da imagem[;)] Além disso o proprio painel é lindo! Tem uma parte avermelhada...i`m in love!

Sites com clips HD alguém sabe? Sei os mais conhecidos...se souberem de outros...

Última edição:
Gostaria de uma opinião vossa, quero comprar na próxima semana, um plasma ou LCD, apesar de estar mais virada para o plasma. O objectivo, será televisão, filmes, visionamento de CD'S. Pretendo igualmente comprar um gravador/ leitor de CD'S que fala a conversão de cassetes VHF, para CD'S. Tenho alguma urgência, porque quero gravar N coisas dos Jogos Olímpicos, que me servirão para o meu trabalho. O Preço onde poderei chegar, deverá ser à volta de 1500 euros. Opiniões agradeço. A distância de observação da TV, será entre os 4 e 5 metros. Agradeço as vossas opiniões.[;)]

Gostava também que me indicassem, as melhores marcas.

A questão do LCD penso que já foi respondida.

Em relação ao resto, suponho que queiras passar cassetes VHS para DVD.

Aqui o ideal é comprares um video VHS (aconselho-te vivamente um panasonic) e um gravador de dvd com disco rígido (aqui aconselhava-te claramente um Pioneer).

Nos gravadores de DVD foge de quem te tentar vender um Sony, porque de tempos a tempos vais estar (como eu) a caminho da assistência para trocar a drive, que é um cancro nesta marca.

A vantagem dos gravadores dvd com disco rígido é que tens mais possibilidades de edição antes de passar para o dvd.

Pelo contrário, a partir das 42'' é que o plasma começa a fazer sentido...

Há sensivelmente um ano tenho ideia que as 42 polegadas era o tamanho máximo dos LCDs, sendo que daí para baixo eram genericamente melhor compra do que os plasmas.

Mas os LCDs hoje já têm tamanhos maiores. Em 42 polegadas faz mais sentido comprar um plasma ? em termos de relação qualidade/Preço ?

OK, obrigado pela explicação. Mas, pergunto, é necessário um programa específico para essa "rodagem"? Onde se encontra esse tipo de programa?

Voltar
Superior