TV Plasma - O tópico

É claro que isto pode ser uma questão de gostos, e o plasma tem algumas desvantagens como gastar e aquecer mais.

Em imagens fixas o LCD é excelente (daí ser bom como monitor de PC), mas para video considero o plasma muito superior.

Mas isto é apenas uma opinião que tenho.

Não pretendo ofender quem prefere o LCD.

Olha que isso ainda é um mito que as pessoas acreditam.... eu não fiquei a pagar estupidamente mais só por ter um plasma em casa... obviamente que quando comprei o plasma a factura aumentou ligeiramente porque aliado à nova televisão eu tambem passava muito mais tempo em casa e a televisão era a minha companhia [;)]

Em imagens fixas o LCD é excelente, mas cuidado para nao queimar a imagem

É o que está a ser feito. [;)]

Coloquei a questão aqui porque alguém pode ter uma sugestão dentro de outras soluções, mas a decisão de marca e conceito à partida está tomada.

Pois, estás agora como eu estive na altura...

Irás comprar um Panasonic, porque não tens t€mpode comprar um Pioneer [;)]

O Plasma tem melhores cores, contraste real e ângulos de visibilidade do que qualquer LCD com o mesmo preço e tamanho.

O LCD advém dos monitores de computador, que foram feitos sobretudo para apresentar imagens paradas, e serem vistas de frente.

Em cenas maioritariamente escuras, (a grande maioria de cenas em filmes são assim), os Plasmas gastam menos energia do que os LCD.

Estou muito contente com o meu Panasonic 42".

Não recomendo Plasmas full HD porque o gasto de energia é muito maior em relação ao (discutível) benefício dos píxeis extra. Resultados atingidos por testes da DECO-Pro Teste.

E segundo me explicaram e eu já coloquei algures neste topico lá para trás, o consumo dos LCD's e Plasmas é um tema que provoca bastante debate um pouco tambem pelo pouco conhecimento que a malta tem neste assunto.

Explicaram-me que por exemplo de um LCD tiver anunciado por exemplo o gasto de 250Watts, enquanto este estiver a funcionar e tiver a passar a imagem que estiver, irá ser sempre esta valor..
Num plasma, se este tambem vier anunciado o valor de 250Watts, este será o valor de pico do plasma que ocorre quando todos os pixeis estao acesos o que normalmente ocorre numa imagem que contenha branco... caso esteja na imagem cores muito escuras ou mesmo preto, esses 250watts podem até baixar abruptamente! No plasma o gasto está sempre a ser actualizado conforme a imagem projectada [;)]

Bem, já está na sala ! [:cool:]

Afinal não fui para o Panasonic TX-P42U10E mas sim para o TX-P42G10.

Os meus contactos aconselharam-me este, visto ser um equipamento que apesar de ser pouco mais caro, é substancialmente melhor.

Atendendo a que tenho TV cabo apenas analógica, fiquei espantado com a recepção do sinal. Muito bom para analógico, provando que o sintonizador é bom, ao contrário do que vejo com muita frequência.

Em DVD, e como o meu não faz upscalling nem tem saída HDMI, liguei por video componente, dado que o DVD faz saída de sinal em video progressivo.
Acho que a qualidade é bastante boa e ainda não é agora que o Blu-Ray se vai tornar imperativo.

Fiquei bastante espantado com a qualidade ligado ao WDTV. Sempre pensei que um filme em XVID reproduzido num ecrã deste tamanho (atenção que estou a 2 metros) fosse uma porcaria, já que no monitor (LCD) do PC noto bastante a compressão.
Fiquei agradavelmente surpreendido pela qualidade que se consegue atingir com tanta compressão.
O WDTV a reproduzir filmes em 720p naturalmente faz o plasma "brilhar" muito mais, mas devo ter um problema de firmware no meu WDTV que causa problemas em streams HD.

Resumindo, para um Plasma de venda a público um pouco acima dos 1000 euros (1.100 - 1500), recomendo-o sem reservas, pelo menos por enquanto.

Agora vou ver um filme. [:cool:]

Parabens pela aquisição apr:)

Aconselho-te nas primeiras 200horas a teres os settings da televisao a um maximo de 50% pois o que tenho lido, este procedimento faz com que não tenhas problemas no futuro [;)] Existem inclusivamente CD's que se colocam para acelerarem esse processo, mas caso vejas televisão nesses settings, não irás ter problemas [;)]

Eu antes tambem tinha a minha box da tvcabo ligada por Scart e quando mudei para a Zonbox com HDMI, foi uma diferença abismal para melhor... não tem sequer comparação!

A minha Wii tambem ligada com cabo de componentes fica na melhor qualidade de imagem que ela pode proporcionar e digo-te que fiquei bastante agradado com o que vou vendo.. obviamente que o ponto forte da Wii não é a imagem nem que se assemelha a uma imagem produzida pela X360 ou PS3, mas não desaponta! [;)]

Agora a praxe é tirares umas fotos da tv em funcionamento [;)]

Li que estás a 2metros da TV.. para 42" está mesmo no limiar do abuso senao mesmo já ligeiramente dentro [:D] Nem precisas dos óculos para ler as legendas dos filmes [:D][:D]

Ola, eu vou precisar comprar uma tv para a sala e até concordo com vocês que estes novos plasmas têm imagens muito melhores mas..

Tenho medo de avançar para a compra de um plasma porque parece que precisam de muitos mais cuidados comparando com um lcd

- Precisam de 200 horas de rodagem :(
- Se eu quiser ver fotos na tv, como são imagens estáticas posso queimar alguma coisa!? (burn in)
- E os logotipos dos canais tambem la ficam marcados se tiverem muito tempo?

Os cuidados são sempre relativos [;)]

- as 200horas iniciais de rodagem são bastante simples de fazer.. como referi num post anterior, basta colocares os settings da tv no máximo a 50% para que ela no inicio apresente uma imagem mais escura do que eventualmente colocarás quando terminares a rodagem..

- obviamente que se deixares bastantes horas a mesma imagem na tv poderá ocorrer isso, mas ninguem vai deixar um jogo em pausa por exemplo ou uma foto na tv, durante um fds inteiro, pois não? Não te vais por a jogar um jogo, fazeres pausa para ires trabalhar e deixar a tv ligada no jogo... [:cool:]
Os canais de tv tambem pode ocorrer isso, embora eu ache que seja sempre dificil isso acontecer (mesmo para quem não tenha feito a rodagem inicial das 200hrs) pois nunca estamos o dia todo a ver o mesmo canal, e as imagens do mesmo canal estão sempre a mudar.. e durante as publicidades o logotipo do canal que estás a ver, desaparece [;)]

Explicaram-me que por exemplo de um LCD tiver anunciado por exemplo o gasto de 250Watts, enquanto este estiver a funcionar e tiver a passar a imagem que estiver, irá ser sempre esta valor..

O problema é que não existem LCDs a gastar 250W (actuais de 42").
Quer dizer, o consumo médio de um LCD sem LED actual é sempre inferior a 200W, com retroiluminação LED o consumo é ainda inferior, isto em 42", se forem LCDs mais pequenos consomem ainda menos.
A maioria do consumo de um LCD é o consumo da backlight, quanto menor intensidade da backlight se usar melhor ficam os pretos e menor é o consumo do televisor, o consumo anunciado de um televisor é sempre com a backlight ao máximo, daí que alguns fabricantes refiram o consumo em modo poupança de energia (que geralmente mais não faz do que reduzir dinâmicamente a potência da backlight), aí facilmente qualquer LCD faz cento e tal W de consumo.

Num plasma, se este tambem vier anunciado o valor de 250Watts, este será o valor de pico do plasma que ocorre quando todos os pixeis estao acesos o que normalmente ocorre numa imagem que contenha branco... caso esteja na imagem cores muito escuras ou mesmo preto, esses 250watts podem até baixar abruptamente! No plasma o gasto está sempre a ser actualizado conforme a imagem projectada [;)]

Os Plasmas de facto varia bastante o consumo em função da imagem.
Por exemplo, o Panasonic P42G10E numa rápida pesquisa pela net consome entre 204 a 340W.
Um LCD do mesmo tamanho consumirá sempre menos...

Cumprimentos

Um plasma já consegue durar tanto como um LCD ?

Pelo que li, já existem modelos de plasma que podem funcionar até 100 000 horas...

Se vires numa média de 4hrs/dia de televisão... os teus netos é que têem de comprar uma tv nova quando a que tu compraste hoje se avariar.. [:D]

Pelo que li, já existem modelos de plasma que podem funcionar até 100 000 horas...

Se vires numa média de 4hrs/dia de televisão... os teus netos é que têem de comprar uma tv nova quando a que tu compraste hoje se avariar.. [:D]

Tudo bem...

Mas o plasma é capaz de manter as mesmas qualidades iniciais ao fim de alguns anos ?

Sempre ouvi dizer que não...

Tudo bem...

Mas o plasma é capaz de manter as mesmas qualidades iniciais ao fim de alguns anos ?

Sempre ouvi dizer que não...

Retirado do manual do meu pz85 (modelo de 2008): "The Plasma display panel used in the 2008 VIERA TV range is rated for up to 100,000 hours*
*This measurement is based on the time taken for the brightness of the panel to reduce to half of it's maximum level. The time taken to reach this level may vary depending on the image content and the environment where the TV is used. Image retention and malfunctions are not taken into account."

Eu pessoalmente uso as definições de contraste/brilho/cor/sharpness entre os 50/30% de acordo com o que estou a fazer no pc (filmes/jogos e mais frequentemente net e leitura de livros em formato digital). Por isso segundo as notas do fabricante até posso esperar um tempo médio de vida superior a essas 100,000 horas...

Fui agora ver e vou actualmente com 1724hrs de utilização do plasma....

Falamos daqui por umas 48000 hrs [:cool:]

Como é que vês o numero de horas ?

Quanto aos receios de um user de burn in, numa aplicação normal isso não é problema nenhum.

Convém lembrar que os CRT também tinham o fenómeno Burn-in.
Já vi um monitor CRT a sair de câmaras de vigilância com as letras marcadas no ecrã com este apagado !

Mas foram uns anos a ficar ligado sempre com a mesma imagem.

Ver fotos num plasma não tem problema rigorosamente nenhum, e todos os aparelhos que poderiam causar isso (pausas de DVD/Blu Ray, etc) têm a protecção de ecrã. [;)]

Amanhã tiro umas fotos, já que à noite o flash bate no ecrã e fica uma porcaria.

Como é que vês o numero de horas ?

Se recuares até à posta #1334 deste tópico (página 45) tens lá a resposta [:D]

Mas como sou um gajo fixe, aqui fica a informação, fornecida pelo nosso amigo cobola [;)]

Accessing Service Menu

Press and hold -/V on the right hand side of the TV, press 0 on the remote three times then release -/V.

O problema é que para sair deste menu, tenho que desligar a tv e voltar a ligar.. ainda não sei como sair do menu :sh)[:D]

Alias, nessa página eu tirei algumas fotos da tv, na altura ainda com a powerbox e ficha scart... tenho que tirar agora com o sistema novo que é a zonbox com hdmi [;)]

Eu como disse, não entendo nada do assunto.

Tanto vejo pessoas do ramo recomendar LCD como pessoas recomendar Plasma. Há os que dizem que o plasma vai acabar e que só o lcd vai vingar, há quem diga que é o contrário.

Já esteve em casa de pessoas com ambas as tecnologias e sinceramente não vejo grandes diferenças.

Em casa dos meus pais tenho um LCD dos primeiros e nota-se claramente a falta de pretos, 1º nunca ficam pretos escuros, ficam uns cinzentos esquesitos. Mas em LCD's mais recentes e de grande qualidade tenho visto pretos e cores e contrastes (acima de 1.000.000) com grande qualidade.

Preocupa-me mais em certos LCD's e Plasmas técncias de motion plus e afins para reduzir o "arrastamento" que faz com que as cenas de filmes mais mexidos pareçam ligeiramente aceleradas.

Finalmente encontro alguém que tem a mesma opinião que eu a este respeito!

Detesto essa "aceleração fingida"!

Filmes: 24 fps.
televisão normal / programas em directo: 30 fps.

Para o Jarod:
escolhi o meu plasma quando chutei para canto toda a treta da tecnologia... e agora, do status (desculpa, mas esta é nova! E absurda!!).

Escolhi quando me dediquei ao básico: conforto visual (deixar o cérebro processar os contrastes, a naturalidade das cores, a profundidade... sem o estar a ocupar com frames, resolution e afins).

Consigo ver perfeitamente a imagem tanto de dia como de noite.
E se a sala estiver exageradamente inundade de luz, vê-se alguma coisa?
- Caso não se consiga ver, sempre podemos pôr os níveis de brilho/contraste como os do lcd (a 90/95%) - no caso do meu plasma, estes estão apenas a 1/3 da regulação.
O inverso é que já não se pode: se puserem os níveis de brilho/contraste a 1/3 num LCD, não se vê nada de jeito.

Volta e meia voltámos a esta discussão: plasma vs lcd.
Façam um favor à malta e coloquem aqui uma resenha do que já foi dito e redito atrás. Nada se alterou: diferentes percepções visuais levam a diferentes escolhas. Uma tecnologia não elimina a outra (e ainda bem!). O que importa é o consumidor ficar feliz com a sua escolha.

Eu não gosto de algumas coisas nos LCD's, que acho fatais:
- reduzida profundidade: tudo é demasiado presente, tudo é demasiado... como diria, 'consola de jogos'.
- intensa luminosidade
- ângulo de visão reduzido, o que inviabiliza uma correcta visualização em salas com sofás de lado;

Mas isto sou eu. Há quem não ligue a estes aspectos nem à treta da tecnologia, a maioria das pessoas apenas quer um ecrã para ver tv sem estarem a ser criticados pela escolha que fizeram, porque, sinceramente, não entendem a discussão - quando algum familiar me pede um conselho, a sensação com que fico é que... só atrapalho!, com tanto débito de prós e contras.

Há dias vi passar um Mercedes Classe C em côr-de-rosa. É vero, existe um, pelo menos! Achei aquilo aberrante, mas dei por mim a pensar que, às tantas, a mulher que o guiava deveria sentir-se felicíssima.

Eu passei há uns meses por este processo de escolha de uma TV de alta definição. Andei para aí 1 mês a ler reviews, e ver diferentes modelos ao vivo, e a pedir opiniões quer nas lojas quer na net. Fiz um "estudo" bastante exaustivo das opções existentes no mercado, tendo tirado algumas conclusões, que genericamente não fogem muito ao que aqui foi dito, designadamente:
- Os Pioneer Kuro são do que melhor se faz em televisão. Melhor só indo para monitores profissionais de esúdio. Ponto final, parágrafo.
- Quando se fala em plasma de verdadeira qualidade estamos limitados à Pioneer e à Panasonic. Portanto, quando um adepto do Plasma estabelece uma comparação entre o Plasma e o LCD (genericamente), na verdade está a comparar as melhores marcas de Plasmas com todas as marcas de LCD. Acho esta comparação injusta. Se vamos pegar nos melhores Plasma, então também devemos compará-los com os LCD de gama média-alta e superior, e nunca com LCDs de 499 euros e afins.
- O leque de escolha de LCDs (de qualidade) é superior ao dos plasmas (Philips, Sony, Samsung, Sharp, LG têm todas bons LCDs no mercado).
- Os LCD têm tido uma enorme evolução tecnológica

Da análise que fiz constatei ainda que existem alguns preconceitos que hoje em dia já não têm razão de ser (isto para marcas e modelos de qualidade média-alta e superior):
- Os plasmas podem fazer Burn-in. Ainda pode acontecer mas hoje em dia quase nunca é permanente, desaparecendo ao fim de algum tempo. Isto para Pioneer e Panasonic. Para uma LG, por exemplo, já não ponho as mãos no fogo.
- O pretos dos LCD são muito fracos. É certo que ainda não são tão bons quanto um bom plasma, mas já são muito bons. Qualquer Samsung Série 6 (2008), Philips 76xx, LG 7000, ou Sony X4000 o demonstra perfeitamente.
- Imagem do LCD demasiado berrante e plastificada. Só tem uma imagem assim quem quer, ou quem não sabe mexer minimamente nos settings da TV. Nem é preciso fazer nada de especial. Basta mudar o modo dinâmico com que vêm da loja e colocar o modo cinema. Mesmo que não se faça mais nada já é como da noite para o dia.
- Os LCD fazem muito arrastamento. Uma vez mais, não atingiram ainda a perfeição que a tecnologia plasma dá neste campo, mas estão a anos-luz do que acontecia há apenas uns 3 anos atrás.

Concluindo, penso que as únicas vantgens verdadeiramente reais de uma tecnologia face á outra se resumem ao seguinte:

LCD:
Consumo médio inferior
Peso inferior
Risco zero de burn-in
Mais fácil adequar a imagem a ambientes iluminados
Imagem mais sólida

Plasma:
Arrastamento virtualmente zero
Melhor imagem com fontes de baixa resolução
Pretos superiores
Contraste superior

As vantagens de uma são as desvantagens de outra, cabendo a cada pessoa fazer a sua escolha. Eu, por exemplo, escolhi um LCD essencialmente por causa de uma coisa de que quase nunca se fala: O cintilar típico do plasma. Nunca gostei da cintilação dos plasmas, que é semelhante à cintilação dos velhos CRT de maiores dimensões. É certo que quando escolhi a minha TV ainda não havia os novos Panasonic neopdp com 100hz e varrimento interno de 600hz, mas mesmo que houvesse não sei se iria por aí, porque o que é certo é que mesmo estes continuam a dar cintilação.

Em suma, não há uma escolha acertada em absoluto, mas sim várias escolhas acertadas, tudo dependendo dos gostos e das necessidades de cada um.

Eu passei há uns meses por este processo de escolha de uma TV de alta definição. Andei para aí 1 mês a ler reviews, e ver diferentes modelos ao vivo, e a pedir opiniões quer nas lojas quer na net. Fiz um "estudo" bastante exaustivo das opções existentes no mercado, tendo tirado algumas conclusões, que genericamente não fogem muito ao que aqui foi dito, designadamente:
- Os Pioneer Kuro são do que melhor se faz em televisão. Melhor só indo para monitores profissionais de esúdio. Ponto final, parágrafo.
- Quando se fala em plasma de verdadeira qualidade estamos limitados à Pioneer e à Panasonic. Portanto, quando um adepto do Plasma estabelece uma comparação entre o Plasma e o LCD (genericamente), na verdade está a comparar as melhores marcas de Plasmas com todas as marcas de LCD. Acho esta comparação injusta. Se vamos pegar nos melhores Plasma, então também devemos compará-los com os LCD de gama média-alta e superior, e nunca com LCDs de 499 euros e afins.
- O leque de escolha de LCDs (de qualidade) é superior ao dos plasmas (Philips, Sony, Samsung, Sharp, LG têm todas bons LCDs no mercado).
- Os LCD têm tido uma enorme evolução tecnológica

Da análise que fiz constatei ainda que existem alguns preconceitos que hoje em dia já não têm razão de ser (isto para marcas e modelos de qualidade média-alta e superior):
- Os plasmas podem fazer Burn-in. Ainda pode acontecer mas hoje em dia quase nunca é permanente, desaparecendo ao fim de algum tempo. Isto para Pioneer e Panasonic. Para uma LG, por exemplo, já não ponho as mãos no fogo.
- O pretos dos LCD são muito fracos. É certo que ainda não são tão bons quanto um bom plasma, mas já são muito bons. Qualquer Samsung Série 6 (2008), Philips 76xx, LG 7000, ou Sony X4000 o demonstra perfeitamente.
- Imagem do LCD demasiado berrante e plastificada. Só tem uma imagem assim quem quer, ou quem não sabe mexer minimamente nos settings da TV. Nem é preciso fazer nada de especial. Basta mudar o modo dinâmico com que vêm da loja e colocar o modo cinema. Mesmo que não se faça mais nada já é como da noite para o dia.
- Os LCD fazem muito arrastamento. Uma vez mais, não atingiram ainda a perfeição que a tecnologia plasma dá neste campo, mas estão a anos-luz do que acontecia há apenas uns 3 anos atrás.

Concluindo, penso que as únicas vantgens verdadeiramente reais de uma tecnologia face á outra se resumem ao seguinte:

LCD:
Consumo médio inferior
Peso inferior
Risco zero de burn-in
Mais fácil adequar a imagem a ambientes iluminados
Imagem mais sólida

Plasma:
Arrastamento virtualmente zero
Melhor imagem com fontes de baixa resolução
Pretos superiores
Contraste superior

As vantagens de uma são as desvantagens de outra, cabendo a cada pessoa fazer a sua escolha. Eu, por exemplo, escolhi um LCD essencialmente por causa de uma coisa de que quase nunca se fala: O cintilar típico do plasma. Nunca gostei da cintilação dos plasmas, que é semelhante à cintilação dos velhos CRT de maiores dimensões. É certo que quando escolhi a minha TV ainda não havia os novos Panasonic neopdp com 100hz e varrimento interno de 600hz, mas mesmo que houvesse não sei se iria por aí, porque o que é certo é que mesmo estes continuam a dar cintilação.

Em suma, não há uma escolha acertada em absoluto, mas sim várias escolhas acertadas, tudo dependendo dos gostos e das necessidades de cada um.

Bom post :), agora falta a comparação com as tv´s oled.

Alguém sabe as vantagens deles? Em emissões televisivas conseguem estar ao nível dos plasmas ou são como os lcd´s?

Voltar
Superior