Para o Jarod:
escolhi o meu plasma quando chutei para canto toda a treta da tecnologia... e agora, do status (desculpa, mas esta é nova! E absurda!!).
Escolhi quando me dediquei ao básico: conforto visual (deixar o cérebro processar os contrastes, a naturalidade das cores, a profundidade... sem o estar a ocupar com frames, resolution e afins).
Consigo ver perfeitamente a imagem tanto de dia como de noite.
E se a sala estiver exageradamente inundade de luz, vê-se alguma coisa?
- Caso não se consiga ver, sempre podemos pôr os níveis de brilho/contraste como os do lcd (a 90/95%) - no caso do meu plasma, estes estão apenas a 1/3 da regulação.
O inverso é que já não se pode: se puserem os níveis de brilho/contraste a 1/3 num LCD, não se vê nada de jeito.
Volta e meia voltámos a esta discussão: plasma vs lcd.
Façam um favor à malta e coloquem aqui uma resenha do que já foi dito e redito atrás. Nada se alterou: diferentes percepções visuais levam a diferentes escolhas. Uma tecnologia não elimina a outra (e ainda bem!). O que importa é o consumidor ficar feliz com a sua escolha.
Eu não gosto de algumas coisas nos LCD's, que acho fatais:
- reduzida profundidade: tudo é demasiado presente, tudo é demasiado... como diria, 'consola de jogos'.
- intensa luminosidade
- ângulo de visão reduzido, o que inviabiliza uma correcta visualização em salas com sofás de lado;
Mas isto sou eu. Há quem não ligue a estes aspectos nem à treta da tecnologia, a maioria das pessoas apenas quer um ecrã para ver tv sem estarem a ser criticados pela escolha que fizeram, porque, sinceramente, não entendem a discussão - quando algum familiar me pede um conselho, a sensação com que fico é que... só atrapalho!, com tanto débito de prós e contras.
Há dias vi passar um Mercedes Classe C em côr-de-rosa. É vero, existe um, pelo menos! Achei aquilo aberrante, mas dei por mim a pensar que, às tantas, a mulher que o guiava deveria sentir-se felicíssima.
Eu passei há uns meses por este processo de escolha de uma TV de alta definição. Andei para aí 1 mês a ler reviews, e ver diferentes modelos ao vivo, e a pedir opiniões quer nas lojas quer na net. Fiz um "estudo" bastante exaustivo das opções existentes no mercado, tendo tirado algumas conclusões, que genericamente não fogem muito ao que aqui foi dito, designadamente:
- Os Pioneer Kuro são do que melhor se faz em televisão. Melhor só indo para monitores profissionais de esúdio. Ponto final, parágrafo.
- Quando se fala em plasma de verdadeira qualidade estamos limitados à Pioneer e à Panasonic. Portanto, quando um adepto do Plasma estabelece uma comparação entre o Plasma e o LCD (genericamente), na verdade está a comparar as melhores marcas de Plasmas com todas as marcas de LCD. Acho esta comparação injusta. Se vamos pegar nos melhores Plasma, então também devemos compará-los com os LCD de gama média-alta e superior, e nunca com LCDs de 499 euros e afins.
- O leque de escolha de LCDs (de qualidade) é superior ao dos plasmas (Philips, Sony, Samsung, Sharp, LG têm todas bons LCDs no mercado).
- Os LCD têm tido uma enorme evolução tecnológica
Da análise que fiz constatei ainda que existem alguns preconceitos que hoje em dia já não têm razão de ser (isto para marcas e modelos de qualidade média-alta e superior):
- Os plasmas podem fazer Burn-in. Ainda pode acontecer mas hoje em dia quase nunca é permanente, desaparecendo ao fim de algum tempo. Isto para Pioneer e Panasonic. Para uma LG, por exemplo, já não ponho as mãos no fogo.
- O pretos dos LCD são muito fracos. É certo que ainda não são tão bons quanto um bom plasma, mas já são muito bons. Qualquer Samsung Série 6 (2008), Philips 76xx, LG 7000, ou Sony X4000 o demonstra perfeitamente.
- Imagem do LCD demasiado berrante e plastificada. Só tem uma imagem assim quem quer, ou quem não sabe mexer minimamente nos settings da TV. Nem é preciso fazer nada de especial. Basta mudar o modo dinâmico com que vêm da loja e colocar o modo cinema. Mesmo que não se faça mais nada já é como da noite para o dia.
- Os LCD fazem muito arrastamento. Uma vez mais, não atingiram ainda a perfeição que a tecnologia plasma dá neste campo, mas estão a anos-luz do que acontecia há apenas uns 3 anos atrás.
Concluindo, penso que as únicas vantgens verdadeiramente reais de uma tecnologia face á outra se resumem ao seguinte:
LCD:
Consumo médio inferior
Peso inferior
Risco zero de burn-in
Mais fácil adequar a imagem a ambientes iluminados
Imagem mais sólida
Plasma:
Arrastamento virtualmente zero
Melhor imagem com fontes de baixa resolução
Pretos superiores
Contraste superior
As vantagens de uma são as desvantagens de outra, cabendo a cada pessoa fazer a sua escolha. Eu, por exemplo, escolhi um LCD essencialmente por causa de uma coisa de que quase nunca se fala: O cintilar típico do plasma. Nunca gostei da cintilação dos plasmas, que é semelhante à cintilação dos velhos CRT de maiores dimensões. É certo que quando escolhi a minha TV ainda não havia os novos Panasonic neopdp com 100hz e varrimento interno de 600hz, mas mesmo que houvesse não sei se iria por aí, porque o que é certo é que mesmo estes continuam a dar cintilação.
Em suma, não há uma escolha acertada em absoluto, mas sim várias escolhas acertadas, tudo dependendo dos gostos e das necessidades de cada um.