Não concordo !
O Bluray não é "apenas" mais linhas de definição, mas sim uma imagem globalmente melhor, mais detalhada e isso nota-se.
Ainda ontem vi o Transformers em DVD (original) na minha TV FHD. Como tenho um leitor (gravador) com uma qualidade de imagem boa, e ligado por componentes a fazer video progressivo, estou a tirar dos melhores sinais que posso tirar de um DVD. São quase 8 Gigas de filme !!!
Um dia antes, experimentei o mesmo filme no WDTV num rip de Bluray de 3 Gigas e pouco, ou seja, altamente comprimido para HD. Nem sequer estava em 1080p nem nada parecido, apenas 1280x528.
No entanto, o nível de detalhe da versão ripada de 3 Gigas era incomparavelmente superior ao DVD em detalhe e definição geral. E atenção que isto não é o original Bluray !!! É uma cópia que para todos os fins é estupidamente comprimida ! Só não vi o filme no WDTV porque eles têm ainda bugs com streams de alta definição, colocando o ecrã todo verde de tempos a tempos.
Aqui o que é preciso notar é a qualidade da transferência que é feita para cada formato. O DVD tem o potencial de ter uma imagem mesmo muito boa, e tem-na em muitos filmes.
Só que as transferências (por agora) para Blu-Ray têm sido muito mais cuidadas, dado ser um formato em lançamento.
Aliás, no tópico do Blu-Ray estão lá comparações a ilustrar isso.
Faz-me lembrar a questão do Dark Side of The Moon em CD vs SACD. Conhecendo de trás para a frente as duas versões, e tirando o 5.1, a diferença de som que se possa ouvir nada tem a ver com o formato mas sim com a remasterização do disco a que foi sujeito.
No entanto, um DVD não tem de ser uma porcaria visto num ecrã FHD perto, é o que eu estou a verficar diariamente desde sábado.
Claro que um leitor de dvd de 30 euros, ligado por video composto a um FHD, já agora com uma cópia mal feita de um filme ou concerto, é meio caminho para o desastre. [

]
Mas aí o DVD não tem culpa...