TV Plasma - O tópico

Ainda valerá a pena comprar um Pioneer PDP-428XD? Se sim a que preço é que seria boa compra?

Obrigado desde já!

Tenho o 4280XA, que, comparativamente ao modelo que referencias é tudo igual, excepto o não ter:
- regulação automática da luminosidade;
- entrada usb;
- calibração profissional;
- descodificador TDT;

Acrescento que nada disso me fez falta até ao momento:
- a luminosidade da sala tem pouca variação;
- vejo fotos pela minha WD HDTV, por usb;
- uso calibração próxima dos pro's (posso fornecê-la)
- a TDT é descodificada pelo MEO

Por isso, poupei cerca de 300€.

Quanto o modelo, a série da Pioneer 428xx está considerada como sendo um modelo de referência, e já de coleccionador. Quem os tem diz maravilhas, eu inclusivé.

Podem comparar aqui os dois modelos.
Comparaison des produits sélectionnés sur LCD Compare

Tem lá os preços que não sei se são de referência, mas o 428XD está muito caro porque tem TDT mas que não é compatível com o prococolo usado por cá... Se o conseguires por metade do preço que está aqui apresentado... é uma boa compra.

Metade não. Mas menos 700 - 800 euros até devo arranjar.

Bom... estava a ser muito ambicioso... por esse preço (a tal metade) havia o PDP-427XA...

Mas não te esqueças que o TDT encarece a TV e não o vais usar, o ideal era arranjares um PDP-4280XA... se ainda houver, nem sei como é que ainda há o 428XD... isso já é uma raridade, mas do melhor que há no mercado,apesar de ser um modelo com 2 anos.

Última edição:
Se queres uma ideia, o meu (4280XA) custou 1.650€, em estado "novo imaculado", e há um ano e picos.

Caso tenhas dúvidas, poderás ver no menu de serviço (acesso via combinação de teclas no comando) quantas horas de utilização tem e quantas vezes já foi ligado...

Ora bem, os modelos finalistas estão selecionados, e são:

TH-42PZ8E (modelo do ano 2008, com HD, €800)
TX-42PX10 (modelo 2009, sem HD, €700)

E agora pergunto: Vou utilizar o aparelho, para ver TV, filmes num "comum" DVD, e esporadicamente ligar ao PC por HDMI. A distância de visualização é de cerca de 2.80 m. Valerá de facto a pena um aparelho com alta definição? Vai tirar proveito do uso que lhe vou dar? Os "comuns" Dvd's, tiram algum partido desta tecnologia?
Desde já agradeço algumas respostas :confused:[;)]

Acabei por comprar um PZ8E. Segundo li, perde para o PZ80 pelo facto de só ter 2 HDMI, contraste menor 20.000:1 em vez de 30.000:1, não tem leitor de cartões e entrada de PC. Coisas que não me fazem muita falta.

Assim lá para 5ª tenho o 46PZ8E por 899 euros.

Eu bem queria o Pioneer 4280 mas só havia um de exposição com muitas horas em cima e mesmo assim ainda custava uns 1300 euros :sh)

Acabei por comprar um PZ8E. Segundo li, perde para o PZ80 pelo facto de só ter 2 HDMI, contraste menor 20.000:1 em vez de 30.000:1, não tem leitor de cartões e entrada de PC. Coisas que não me fazem muita falta.
as 2 entradas hdmi ocupam-se num instante: leitor dvd/bluray e meo/zon/TDT.

Necessitando de mais, há no mercado adaptadores...

Assim lá para 5ª tenho o 46PZ8E por 899 euros.

Eu bem queria o Pioneer 4280 mas só havia um de exposição com muitas horas em cima e mesmo assim ainda custava uns 1300 euros :sh)

É um boa compra por um bom preço, mas se fosse eu não tenho qualquer problema em trazer um equipamento de exposição. Se compro carros em 2ª mão, não vejo o porqê de não comprar uma televisão nessas "condições"...

as 2 entradas hdmi ocupam-se num instante: leitor dvd/bluray e meo/zon/TDT.

Necessitando de mais, há no mercado adaptadores...

É verdade mas para mim é o suficiente. Preferi o facto de ser de 46" a ter 3 HDMI.
Vou ter o Meo ligado por HDMI e o Gravador DVD Sony por componentes. Não tem HDMI.
Mais tarde comprarei o Blu-ray.

É um boa compra por um bom preço, mas se fosse eu não tenho qualquer problema em trazer um equipamento de exposição. Se compro carros em 2ª mão, não vejo o porqê de não comprar uma televisão nessas "condições"...

O problema principal era o facto do Pioneer estar na FNAC do Colombo e eu estar na FNAC do NorteShoping. Eles até o enviavam para cá mas era um tiro no escuro. Sei lá se tinha riscos..... Depois o vendedor disse-me que já lá estava há mais de 1 ano e costumam estar ligados 14h por dia. Eram muitas incógnitas.
Já comprei várias coisa de exposição mas estavam na loja. Comprei há uns anos um par de colunas KEF Q55 e um sub da Mirage. Até hoje estão ok.

O problema principal era o facto do Pioneer estar na FNAC do Colombo e eu estar na FNAC do NorteShoping. Eles até o enviavam para cá mas era um tiro no escuro. Sei lá se tinha riscos..... Depois o vendedor disse-me que já lá estava há mais de 1 ano e costumam estar ligados 14h por dia. Eram muitas incógnitas.
Já comprei várias coisa de exposição mas estavam na loja. Comprei há uns anos um par de colunas KEF Q55 e um sub da Mirage. Até hoje estão ok.

Bom, sem ver é um tiro no escuro. Comprar à distancia sem ver só se tiver a garantia de que é novo para não ter surpresas. Mas é engraçado que ainda há pouco tempo passei pelo Colombo e não me recordo de ter lá visto algum 4280... já deve ter sido de exposição e deve estar encaixotado...

Já agora podem-me dizer se tiro algum proveito, ao ligar a saída do Pc (DVI) convertida com um adaptador para HDMI no plasma :confused:
se, de facto, a saída do PC é DVI, tens toda a conveniência em ter o adaptador HDMi para ligar à TV = sinal digital sem conversão, alta resolução.

Eu próprio tenho um cabo em que numa extremidade é DVI e na outra é HDMI - precisamente para ligar o PC ao ecrã plasma, sem perda de qualidade no sinal.

Uma vez ligado o PC ao ecrã, através da entrada HDMI, deves alterar a resolução da placa gráfica do computador para 720p ou 1080p.
DVI-HDMI-cable.jpeg

..%5Cimages%5Cproducts%5CC%5Ccbl-hdmi-dvi.jpg

Última edição:
se, de facto, a saída do PC é DVI, tens toda a conveniência em ter o adaptador HDMi para ligar à TV = sinal digital sem conversão, alta resolução.

Eu próprio tenho um cabo em que numa extremidade é DVI e na outra é HDMI - precisamente para ligar o PC ao ecrã plasma, sem perda de qualidade no sinal.

Uma vez ligado o PC ao ecrã, através da entrada HDMI, deves alterar a resolução da placa gráfica do computador para 720p ou 1080p.

E os problemas de burn-in? Estes plasmas das gerações recentes ainda são muito afectados? Tenho receio dos logotipos das tvs.
Que tipo de "rodagem" devo fazer ao meu?

Já agora, como se faz isso?
É que até quando ligo o cabo hdmi também não tenho som, e mesmo ligando na saída dos hedphones continuo sem som. Será alguma incompatibilidade?

E os problemas de burn-in? Estes plasmas das gerações recentes ainda são muito afectados? Tenho receio dos logotipos das tvs.

Olha, eu no meu não noto nada.

Já por duas vezes que o meu plasma ficou ligado a noite inteira com os icons da PS3 e nada. Isso era problema de tecnologia antiga. Não digo que esteja totalmente controlado mas já não é um grande problema.

É que até quando ligo o cabo hdmi também não tenho som, e mesmo ligando na saída dos hedphones continuo sem som. Será alguma incompatibilidade?

Não tens som no pc? Na tv nunca vais ter, o dvi não transmite audio. Tens de ligar um cabo de audio do pc para a tv.

A resolução da placa gráfica do PC altera-se nas definições da própria placa gráfica: no ambiente de trabalho ('desktop'), clicas no botão do lado direito do rato para abrir as opções e deverás encontrar algo como "change resolution" ou "NVidia Control Panel" ou similar (depende do fabricante da placa ou do sistema operativo)...
Depois, escolhes uma resolução de tipo:
1280 × 720
ou
1920 x 1080

Já o som é diferente:
num PC, e ao contrário dos leitores bluray, a placa gráfica apenas envia pelo cabo DVI/HDMI a imagem. O som, esse, é enviado pela saída óptica de som do PC (normalmente apresenta uma luz avermelhada - nos portáteis, normalmente, coincide com a saída dos auscultadores). Deverá ser usado um cabo de fibra óptica para ligar o PC/portátil a um AVR ou receptor compatível.

recapitulando:
imagem = PC liga à TV por cabo DVI/HDMI
som = PC liga a AVR ou sistema compatível por cabo óptico

Para ouvir e ver um filme, devem estar ligados em simultâneo a aparelhagem e a TV (é um bocado óbvio, mas nunca se sabe...)

É ideia gral que estes ecrãs recentes (de há 2 anos para cá) já são menos afectado spelo burn-in. E, a ocorrer, estariamos a falar de dezenas de horas a fio ligados com uma mesma imagem estática. Mesmo a jogar insistentemente, a imagem muda sempre que se vai aos menús, ou muda de nível, etc.

No meu ecrã, ainda não tive percepção de burn-in. Nem mesmo durante os jogos de futebol, em que os marcadores de resultado estão sempre ligados no canto. A duração do jogo é muito pouca para afectar ecrã.

Quanto a rodagem, o que se ouve dizer é que, durante as primeiras 200 horas, deve evitar-se ter os settings da tv com contrastes e brilhos muito elevados. Evitar, por exemplo, as definições standard (escolher antes as de 'movie/cinema', que são mais suaves). Gradualmente, deverá ser reposta a normalidade...

Isto porque, segundo o que se ouve dizer, o ecrã está mais sensível ao burn-in durante as primeiras horas de funcionamento - isto é capaz de ser mais 'mito' do que outra coisa: se forem a reparar, nas lojas estes ecrãs estão ligados sem o mínimo de cuidado desde que saem da caixa e nem sinal de burn-in ou parecido... mas, pelo sim e pelo não, nunca fiando...

Voltar
Superior