Eh pá, digamos que um plasma full HD, ainda por mais com um painel de 46' é uma fonte razoável de calor e consumo energético. Também ponderei full HD durante uns tempos, mas foram precisamente estes dois pontos, que me levaram a optar por HD Ready [

]
Sempre são quase
400 W de energia de consumo instantâneo.
Sobre os
consumos do plasma, e partindo do princípio de que gastam mais do que um LCD - há dúvidas quanto a isto, pois
não é assim tão linear -,
tenho, para mim, o seguinte:
- na factura da EDP,
e ao ano, o diferencial de consumo para um LCD traduz-se em
mais uns euritos apenas - tomas menos um café por semana e tens o problema resolvido;
- se todos pudessemos, compraríamos um Porsche/Aston Martin/Ferrarri/etc. a pensar no
prazer que nos daria mas a ligar pouco aos consumos destes - assim é com o plasma, com os amplificadores de som a válvulas e por aí fora, enunciando coisas 'gostosas'...
- o calor do plasma não é mais do que o dos antigos CRT's de 28 a 32'', por exemplo. Tenho um plasma e não noto nada de especial. E, afinal, é só
meio problema, pois no inverno poupa-se no aquecimento... e este é bem mais dispendioso!
Mais uma vez,
não acho que este - o consumo energético das gerações recentes de plasma - seja um assunto pertinente para decidir a compra entre um plasma e um LCD. É um elemento secundário apenas e convinha que fosse o mais reduzido possível pelas questões ambientais, é claro, mas convém ter em conta que as novas gerações de plasmas da Panasonic têm consumo mais reduzido, e, se forem ver,
a fonte de alimentação do vosso PC é capaz de consumir mais: só a do meu é de
460W e está muito mais tempo ligada que o plasma...
O motivo essencial para a compra de um ecrã deveria ser a qualidade da imagem percebida, e não, como tenho dito, aquelas contas de cabeça sobre se a resolução é a máxima, os frames os mais rápidos, o contraste dinâmico o mais estratosférico, etc. e tal - isto é onde o marketing publicitário trabalha para convencer os consumidores e que
só vos distrai do essencial - o prazer da imagem.