Ultimate Cell - O que acham?

Não, ate quero que seja verdade.

Mas que è um pouco tanto suspeito pelo menos no meu ponto de vista è.

Pois, a questão é memso essa e por isso é que abri o tópico!
Mas, o facto de alguém do IST falar/dar a cara pelo projecto, pôs-me a pensar...

Mas, o facto de alguém do IST falar/dar a cara pelo projecto, pôs-me a pensar...
Também a mim me pôs a pensar... que o IST já não é o que era.

Como é possível associarem-se a um produto "banha da cobra" ?

Qualquer gajo que dê aulas no IST e responda a questões dum Jornalista não significa necessáriamente a posição oficial da instituição. Já recentemente houve um polémica ( não me lembro sobre o q) dum gajo que foi à TV a representar o IST e depois afinal não estava mandatado para coisa nenhuma.

Desculpem-me o off-topic, mas é só comigo que nao consigo aceder às secçoes "base" do fórum, tipo "Geral, off-topic", etc? Aos tópicos consigo ir, pelo site (porque era o topico mais recente) mas quando clico em Geral ou assim, fica tudo branco...

Não restam dúvidas. A terem sido respeitadas as boas práticas deste género de ensaio ( que desconheço), não restam dúvidas que o dispositivo reduziu o consumo de combustível e emissões nesete ensaio.

Gostava de ver referida qual a norma a que se refere o enssaio e qual o tipo de procedimento experimental utilizado...

É que um velhinho 1.6 Gasolina VW consumir 3,34 L/100 a 120Km/H é verdadeiramente um milagre ( para quem conhece esse motor)[;)]

Estou quase convencido a comprar depois de ler isso.[:)]

Last edited:
Sabes o preço do equipamento?!
E da "recarga"?
Sim sei e conheço as pessoas por detrás do projecto já à bastante tempo, como não ganho nada em publicidade nunca aqui referi o assunto em lado nenhum nem tenho interesse em publicitar, mas como sou curioso gosto de tentar perceber destes assuntos.

Sim sei e conheço as pessoas por detrás do projecto já à bastante tempo, como não ganho nada em publicidade nunca aqui referi o assunto em lado nenhum nem tenho interesse em publicitar, mas como sou curioso gosto de tentar perceber destes assuntos.

Mas não podes dizer os valores?
Seria útil para termos uma ideia...[;)]

A célula são 200 com instalação, o valor da recarga é que já não me recordo, sei que é aos 70.000 que tem que levar.

Acho muito difícil o ISQ passar esse certificado por não ser a especialidade deles, não ter sido em banco de potência, não referir regime do motor e ter uma assinatura muito ranhosa lá metida no meio. Mas continuo a dizer que quem sabe física básica compreende que não há almočos grátis. Mais, gostava de saber as implicações de injectar H2 puro num motor em aço ao carbono a alta temperatura.

Acho muito difícil o ISQ passar esse certificado por não ser a especialidade deles, não ter sido em banco de potência, não referir regime do motor e ter uma assinatura muito ranhosa lá metida no meio. Mas continuo a dizer que quem sabe física básica compreende que não há almočos grátis. Mais, gostava de saber as implicações de injectar H2 puro num motor em aço ao carbono a alta temperatura.

O documento parece ser autêntico. Só tenho a estranhar não haver referências ao procedimento usado ou um standard de ensaio. Normalmente refere-se "ensaio segundo norma tal tal" até para permitir um "contra ensaio" dentro dos mesmos pressupostos.

É tb incorrecto dizer-se que a temperatura e humidade eram X se o ensaio foi em 2 dias diferentes.
A quem pertencia o carro? Esteve em quarentena entre os dois ensaios de datas diferentes?

Eu não assinaria um documento destes com estas conclusões sem um texto de "disclaimer"/ "salva guarda" bem visível.

Bolas cobram caro, com cerca de 50 euros ou menos, compra-se material para se construir um sistema destes, qualquer pessoa com um minimo de experiência em trabalhos manuais constroí uma maquineta dessas... lol

Bolas cobram caro, com cerca de 50 euros ou menos, compra-se material para se construir um sistema destes, qualquer pessoa com um minimo de experiência em trabalhos manuais constroí uma maquineta dessas... lol

Mas tu conheces o sistema?! Ou estás a falar, por falar....

O documento parece ser autêntico. Só tenho a estranhar não haver referências ao procedimento usado ou um standard de ensaio. Normalmente refere-se "ensaio segundo norma tal tal" até para permitir um "contra ensaio" dentro dos mesmos pressupostos.

É tb incorrecto dizer-se que a temperatura e humidade eram X se o ensaio foi em 2 dias diferentes.
A quem pertencia o carro? Esteve em quarentena entre os dois ensaios de datas diferentes?

Eu não assinaria um documento destes com estas conclusões sem um texto de "disclaimer"/ "salva guarda" bem visível.

Só falta agora alguém dizer que o documento é falso e que o IST e o ISQ nunca ouviram falar disto...:sh)

Mas, esquecendo o(s) documento(s), o que me interessa é perceber como o sistema funciona de modo a não gastar tanta energia como a que produz!
Isso é que interessa!

Virem cá dizer que é "banha da cobra" sem sequer conhecerem o sistema, é dispensável e só serve para confundir!

Por acaso conheço um tipo (ex colega de trabalho) que construíu uma e de facto, pelo que me disse, o valor gasto em material foi por esses valores. O cb do 1.5dci dele, e isto visto por mim, andava com médias de 4.

Custa-me acreditar que o professor Tribolet desse a cara por uma fraude.
Como tal, sou levado a acreditar que o produto até possa ter alguns benefícios.
Resta saber a ordem de grandeza desses benefícios (em média por tipo de
combustível e tipo de utilização). Há que fazer um estudo com uma base alargada
de unidades.

Como funciona para não gastar tanta energia como a que produz não faço a mínima ideia, não percebo nada daquilo, o tipo que concebeu aquilo não é um mcgyver de garagem, isso posso garantir.

Virem cá dizer que é "banha da cobra" sem sequer conhecerem o sistema, é dispensável e só serve para confundir!
Mas isso é normal por cá, é só ver o exemplo do GPL

Esquece o IST. Provavelmente nunca foi o que se diz. Não é por aí.
Conheces o professor Tribolet? De certeza que não. Se conhecesses,
não estarias a dizer essas coisas.

Só falta agora alguém dizer que o documento é falso e que o IST e o ISQ nunca ouviram falar disto...:sh)

Mas, esquecendo o(s) documento(s), o que me interessa é perceber como o sistema funciona de modo a não gastar tanta energia como a que produz!
Isso é que interessa!

A assinatura da Tânia e o próprio certificado são manhosos e como disseram acima, são passados segundo normas NP, NE, etc. - já me passaram alguns pela mão e tenho essa sensação.
Mas se atentarmos ao facto de que, num equipamento pequeno, conseguirmos enfiar um composto que liberte H2 sob uma corrente eléctrica suficiente para reagir estequiométricamente com a mistura ar-combustível durante 70k km (hidrólise fora de questão, o tanque de água necessário seria gigantesco), então aí temos definitivamente um conto do vigário.

Back