P
Pastis
Guest
Só falta agora alguém dizer que o documento é falso e que o IST e o ISQ nunca ouviram falar disto...:sh)
Mas, esquecendo o(s) documento(s), o que me interessa é perceber como o sistema funciona de modo a não gastar tanta energia como a que produz!
Isso é que interessa!
Virem cá dizer que é "banha da cobra" sem sequer conhecerem o sistema, é dispensável e só serve para confundir!
Ora bem, da minha parte tenho só a dizer que quer o IST quer o ISQ tem mais do que qualificações para realizar ensaios de metrologia ( creio que é disso que se trata).
Também tenho de reconhecer que qualquer laboratório é livre de medir o que quiser e da forma como bem entender. Deve é ter cuidado com o tipo de documento que lança "cá para fora". Na minha opinião esse report levanta algumas suspeitas em relação ao procedimento utilizado ( pouco claro e sem seguir normativas) e também a sua reprodutibilidade ( repetir o ensaio nas mesmas circunstâncias e condições).
Não acredito que os resultados sejam falsos ou que as medições estejam erradas. No entanto, existem outras variáveis que ficam fora do controlo q de quem mede e quem analisa resultados, por exemplo o que aconteceu ao carro entre os 2 ensaios ( supomos que o primeiro tenha sido sem dispositivo). Alguém fiscalizou a montagem do dispositivo? O carro foi revisto ou afinado durante a montagem?
Por isso é reafirmo que eu teria colocado um disclaimer bem claro em relação aos aspectos que estariam eventualmente fora do meu controlo.