Ultimate Cell - O que acham?

Tens de estudar fisica para perceber que não há" almoços grátis".
O que ali vês é energia elétrica a ser usada para obter hidrogénio. Acontece que uma parte da energia se perde no processo, ou seja, era mais eficiente ele usar a bateria para mover um motor eletrico do que andar com aquelas macacadas.
No final diz que a moto tem alternador que pode carregar a bateria para produzir hidrogénio (era mais eficiente usar a energia diretamente do alternador sem passar pela bateria) que faz mover o motor que carrega a bateria que produz hidrogénio[8b]
Ou ele não percebe nada de fisica ou percebe muito e faz estes videos para gozar com gente crédula[:D] e desconhecedora que o rendimento de qualquer transformação é sempre inferior a 1.

Pois não sei... mas para mim em teoria poderia fazer sentido... agora o que penso que queiras dizer (e tb outro user já deu a entender isso) e que atira com o sistema para o chão é com o alternador não conseguires carregar a bateria à mesma velocidade que a energia é retirada da mesma e consequentemente o sistema eléctrico esgotar-se em pouco tempo ou precisar de uma bateria e alternador muito maior para que isso não aconteça. É isso?

Já agora só mais uma achega... Eu percebo aquilo que dizes dos almoços grátis e isso, tens razão, mas nós estamos numa era de mudança de paradigmas e qualquer dia aquilo que nós tomamos como certo pode deixar de ser assim e novas possibilidades se podem abrir... dou um exmplo muito concreto. Estamos a poucos anos (espero) de ter em produção industrial baterias de grafeno. Uma bateria de grafeno com o tamanho de uma bateria de gel para mota poderá ter 10x mais capacidade de uma bateria de camião e estas coisas poderão vir a tornar-se possíveis porque uma das coisas que impede nesta altura é a dimensão dos sistemas muito por causa da parte eléctrica, mas isso poderá mudar em breve... mesmo que não seja possível um sistema assim "puro", poderemos ficar mais perto e ser uma ajuda mais concreta...

Última edição:
Pois não sei... mas para mim em teoria poderia fazer sentido... agora o que penso que queiras dizer (e tb outro user já deu a entender isso) e que atira com o sistema para o chão é com o alternador não conseguires carregar a bateria à mesma velocidade que a energia é retirada da mesma e consequentemente o sistema eléctrico esgotar-se em pouco tempo ou precisar de uma bateria e alternador muito maior para que isso não aconteça. É isso?

Podes usar a bateria do tamanho que quiseres e o o alternador que quiseres. Pelo meio haverá sempre perdas de energia ou seja: a energia presente no sistema irá sempre diminuir até que a mota pára quando esgotar a energia inicial da bateria. Com uma bateria de maior capacidade anda mais tempo, até esgotar a carga. Resumindo: é mais eficaz usar a carga da bateria para mover um motor eletrico do que andar com sucessivas perdas em transformações de energia.
Se esse sistema funcionasse, era mais fácil ligar o alternador a um motor elétrico que fazia a moto andar, movendo por sua vez o alternador que alimentava o motor.
Infelizmente, nada disso funciona, há sempre perdas de calor e atrito que fazem com que, esgotada a carga da bateria, o sistema pare.

A 1ª vez que vi um "moto continuo", há umas décadas, era um sistema complexo alimentado por água que caía e fazia mover umas engrenagens que ligavam a uma bomba que fazia a elevação da àgua para o depósito inicial. Segundo o "inventor" iria usar a máquina para elevar água de um ribeiro e regar a horta sem gastar petróleo num motor de rega. Aquilo era um sistema enorme, com uns 3 metros de altura e cheio de engrenagens e complicações e muito dinheiro investido. Segundo o autor estava a precisar de umas afinações porque aquilo até funcionava bem durante algum tempo (enquanto tinha água no depósito) e depois parava.
Quando vi aquilo, tinha 18 anos, e excelente aluno a fisica, disse logo em voz alta que aquilo não funcionava porque era ímpossível ter um rendimento superior a 1. Não queiras saber o fui dizer, quase fui crucificado pelos adultos presentes, só faltou baterem-me, tive de enrolar o estojo e ficar de bico calado senão ainda levava no focinho.

Não tem a ver com o tamanho dos componentes, mas sim com as perdas na conversão da energia. Imagina o seguinte cenário: um motor elétrico ligado diretamente a um alternador, alternador esse que vai alimentar o motor elétrico. Achas que depois de colocar o motor elétrico a rodar, o sistema fica a funcionar eternamente? (a tal máquina de movimento perpétuo).

perpetual-generator-energy-loop-machine.jpg

Outros exemplos patéticos de máquinas perpétuas:

einsteinmotionb.jpg

self-charger.jpg

E a minha preferida, porque muita gente não percebe porque é que isto não funciona:
IKFiu.jpg

Podes usar a bateria do tamanho que quiseres e o o alternador que quiseres. Pelo meio haverá sempre perdas de energia ou seja: a energia presente no sistema irá sempre diminuir até que a mota pára quando esgotar a energia inicial da bateria. Com uma bateria de maior capacidade anda mais tempo, até esgotar a carga. Resumindo: é mais eficaz usar a carga da bateria para mover um motor eletrico do que andar com sucessivas perdas em transformações de energia.
Se esse sistema funcionasse, era mais fácil ligar o alternador a um motor elétrico que fazia a moto andar, movendo por sua vez o alternador que alimentava o motor.
Infelizmente, nada disso funciona, há sempre perdas de calor e atrito que fazem com que, esgotada a carga da bateria, o sistema pare.

A 1ª vez que vi um "moto continuo", há umas décadas, era um sistema complexo alimentado por água que caía e fazia mover umas engrenagens que ligavam a uma bomba que fazia a elevação da àgua para o depósito inicial. Segundo o "inventor" iria usar a máquina para elevar água de um ribeiro e regar a horta sem gastar petróleo num motor de rega. Aquilo era um sistema enorme, com uns 3 metros de altura e cheio de engrenagens e complicações e muito dinheiro investido. Segundo o autor estava a precisar de umas afinações porque aquilo até funcionava bem durante algum tempo (enquanto tinha água no depósito) e depois parava.
Quando vi aquilo, tinha 18 anos, e excelente aluno a fisica, disse logo em voz alta que aquilo não funcionava porque era ímpossível ter um rendimento superior a 1. Não queiras saber o fui dizer, quase fui crucificado pelos adultos presentes, só faltou baterem-me, tive de enrolar o estojo e ficar de bico calado senão ainda levava no focinho.

Ehehe... sim o "moto contínuo" é o santo graal de all things physics... é verdade, mas eu admito que (ainda que possa não ser nas nossas vidas) os paradigmas possam mudar e isso possa vir a ser possível um dia... mas agora vamos para outra vertente... num sistema fechado tens 1 ao início e terminas com 0,9 ou outro numero qq devido às perdas... entendido. e se tu compensares essas perdas introduzindo essa (ou mais para que seka rentável) energia? No fundo o que os nossos carros normais fazem, sem ser esse o seu objectivo... tens um sistema eléctrico que coloca um sistema térmico a funcionar e esse sistema é alimentado por um combustível... e eu pergunto e se se pensasse ao contrário? Se pusesse um sistema eléctrico a gerar combustível para um sistema térmico, sendo as perdas compensadas por um outro combustível... no fundo é um bocado o que o ultimate cell pretende fazer (se calhar mal, e de forma irreal, admito), mas por exemplo este sistema da mota se calhar com algum combustível fóssil poderia tornar-se possível e obviamente que uma coisa feita como deve ser gastaria sempre menos do que o original, porque era compensado por outro combustível produzido autonomamente.

Não?

(e é agora a parte onde chegamos ao "ah el tal mas assim isso não compensa em termos de custos..."?)

Se pusesse um sistema eléctrico a gerar combustível para um sistema térmico, sendo as perdas compensadas por um outro combustível...
Acho que continuas sem perceber o ciclo energético e as perdas associadas.

De uma vez por todas: se tu tiveres energia elétrica disponível (*) num veículo, a forma mais eficiente de a utilizares é ligares essa energia elétrica diretamente a um motor elétrico.

Usar essa energia elétrica para fazer eletrólise e depois queimar os gases resultantes é patético, porque as perdas serão MUITO superiores. Não faz qualquer sentido!

(*) Atenção que a energia elétrica que existe nas baterias não é grátis: ela é produzida pelo alternador, que vai retirar essa energia ao motor, ou seja, ao combustível.

os paradigmas possam mudar e isso possa vir a ser possível um dia...
Sim, o conhecimento está sempre a evoluir e temos que ter a mente aberta a novas ideias, mas... também não devemos ser patetas e acreditar em todas as patranhas e banhas da cobra que aparecem.

fnal, sem querer pegar no tema do sistema funcionar ou não... os posts anteriores falam disso... estou curioso para saber o tema legal da CML:

sim a legislação das ZERs que a CML criou diz que caso um veículo tenha emissões equivalentes à norma que permite circular no centro, então pode receber uma autorização especial mesmo que seja mais antigo. O que eu nunca vi em lado nenhum foi nenhuma deliberação que mostre que dispositivos como o ultimate cell garantem essas emissões. Tens informação disso? Se puderes partilhar essa informação seria bom. A questão é que eu só vi notícias em que falavam disso mas na prática creio que nunca aconteceu. E mesmo as notícias que vi não eram propriamente muito credíveis.

fnal, sem querer pegar no tema do sistema funcionar ou não... os posts anteriores falam disso... estou curioso para saber o tema legal da CML:

sim a legislação das ZERs que a CML criou diz que caso um veículo tenha emissões equivalentes à norma que permite circular no centro, então pode receber uma autorização especial mesmo que seja mais antigo. O que eu nunca vi em lado nenhum foi nenhuma deliberação que mostre que dispositivos como o ultimate cell garantem essas emissões. Tens informação disso? Se puderes partilhar essa informação seria bom. A questão é que eu só vi notícias em que falavam disso mas na prática creio que nunca aconteceu. E mesmo as notícias que vi não eram propriamente muito credíveis.

Eu não tenho mais informação do que a generalidade da malta, se calhar não tenho também é tanto cepticismo. De facto não conheço nenhum caso prático como já te disse, não tenho interesse particular na coisa. A CML tb não pode dizer taxativamente que se o carro tiver aquela coisa (seja o UC ou outra qq) que pode circular, o que a CML diz é se tiveres um dispositivo autorizado pelo IMT (a CML não se vai meter em certificar cenas, né? Deixa isso para os outros e o IMT é que percebe de transportes) e se mostrares que esse dispositivo reduz emissões (o que é possível pelos reports do ISQ, pese embora possam ser fraquitos, mas efectivamente lá diz que isto reduz emissões) o teu carro fica em condições de circular na ZER.

Mas o que me dá mais credibilidade à coisa (e atenção que não estou a dizer se a coisa funciona ou não, apenas que é possível que aos olhos da CML eles a aceitem) é o facto de eles terem feito o acordo com a Antral. Tudo bem, alguém se vai encher com isso... admito que isto seja mais uma forma de encher os bolsos a dois ou três, mas a verdade é que se seguires estes passos vais ter um certificado ou um averbamento no livrete em como estás conforme... e contra isso batatas... mesmo que isto seja o maior embuste da história, para o efeito de circular em Lisboa, serve.

De qualquer forma parece que (embora não se saiba muito sobre isto) a aplicação da norma está suspensa... Aparentemente bruxelas não gosta muito destas cenas discriminatórias. Ou seja, uma ZER ou uma Zona de Acesso Condicionado é permitida se for igual para todos, como por exemplo em Londres, neste caso no limite isto apenas prejudica quem tem menos posses e não tem dinheiro para comprar um carro novo (porque os clássicos de interesse histórico estão fora disto) e a Europa não gosta muito disso.

Sim, o conhecimento está sempre a evoluir e temos que ter a mente aberta a novas ideias, mas... também não devemos ser patetas e acreditar em todas as patranhas e banhas da cobra que aparecem.

Claro... mas não estamos a acreditar, apenas a discutir de forma aberta e (pelo menos da minha parte) tentando por os dogmas de lado... só pensando se "what if?..." Mas aceito os vossos argumentos claro...

Ehehe... sim o "moto contínuo" é o santo graal de all things physics... é verdade, mas eu admito que (ainda que possa não ser nas nossas vidas) os paradigmas possam mudar e isso possa vir a ser possível um dia... mas agora vamos para outra vertente... num sistema fechado tens 1 ao início e terminas com 0,9 ou outro numero qq devido às perdas... entendido. e se tu compensares essas perdas introduzindo essa (ou mais para que seka rentável) energia? (se introduzes energia deixa de ser um sistema fechado) No fundo o que os nossos carros normais fazem, sem ser esse o seu objectivo... tens um sistema eléctrico que coloca um sistema térmico a funcionar e esse sistema é alimentado por um combustível... e eu pergunto e se se pensasse ao contrário? Se pusesse um sistema eléctrico a gerar combustível para um sistema térmico, sendo as perdas compensadas por um outro combustível (se estiveres sempre a introduzir energia a coisa funciona como funcionam actualmente os automóveis. introduzes combustivel no depósito e eles transforma-na em movimento)... no fundo é um bocado o que o ultimate cell pretende fazer (se calhar mal, e de forma irreal, admito), mas por exemplo este sistema da mota se calhar com algum combustível fóssil poderia tornar-se possível e obviamente que uma coisa feita como deve ser gastaria sempre menos do que o original, porque era compensado por outro combustível produzido autonomamente (Para produzires esse combustivel, vais ter de gastar parte do combustivel do depósito provocando um aumento do consumo, visto o rendimento nunca ser 100%. Em vez de uma poupança tens um aumento do consumo devido à perda de energia no processo de obtenção de hidrogénio).

Não?

(e é agora a parte onde chegamos ao "ah el tal mas assim isso não compensa em termos de custos..."? Ter um custo para obter um resultado pior que o simples usar da gasolina diretamente no motor... se achas que compensa, avança!)
......

Claro... mas não estamos a acreditar, apenas a discutir de forma aberta e (pelo menos da minha parte) tentando por os dogmas de lado... só pensando se "what if?..." Mas aceito os vossos argumentos claro...

Deves estudar um pouco de termodinâmica e, vais ver que, se algum desses dispositivos funcionar, é milagre mesmo. Significa que houve uma intervenção divina.

E
Mas o que me dá mais credibilidade à coisa (e atenção que não estou a dizer se a coisa funciona ou não, apenas que é possível que aos olhos da CML eles a aceitem) é o facto de eles terem feito o acordo com a Antral. Tudo bem, alguém se vai encher com isso... admito que isto seja mais uma forma de encher os bolsos a dois ou três, mas a verdade é que se seguires estes passos vais ter um certificado ou um averbamento no livrete em como estás conforme... e contra isso batatas... mesmo que isto seja o maior embuste da história, para o efeito de circular em Lisboa, serve.

De qualquer forma parece que (embora não se saiba muito sobre isto) a aplicação da norma está suspensa... Aparentemente bruxelas não gosta muito destas cenas discriminatórias. Ou seja, uma ZER ou uma Zona de Acesso Condicionado é permitida se for igual para todos, como por exemplo em Londres, neste caso no limite isto apenas prejudica quem tem menos posses e não tem dinheiro para comprar um carro novo (porque os clássicos de interesse histórico estão fora disto) e a Europa não gosta muito disso.

Que acordo é que a CML tem com a antral? Desconheço

Em relação à coisa estar suspensa... também não sabia nada disso. Se calhar estou desactualizado.

P.S.: Mais uma vez estou a deixar de lado a discussão do "funciona ou não"... Já tornei abundantemente clara a minha opinião fundamentada sobre esse tema. Toda a ciência mostra que não funciona e ainda não encontrei argumentos científicos que não fossem facilmente desmontados em favor do funcionamento.

O que estou curioso é se estas coisas já chegaram ao grau de reconhecimento oficial. Até agora a única coisa que me deixou bastante preocupado foi a análise do ISQ que tomava como sendo uma instituição de qualidade. análise deles está cheia de buracos científicos. tentei obter mais esclarecimentos junto do responsável técnico do estudo e não obtive resposta... verdade seja dita também não teriam de me responder. O IMT não fez nada de mais, apenas disse que aquilo não é perigoso. A CML não conheço tomada de posição sobre o tema, daí a minha curiosidade

Última edição:
Ninguém mais reparou que o homem do vídeo usa água destilada, que (se fosse perfeitamente destilada) não seria condutora? E portanto, não haveria lugar à electrólise, dado que a electrólise para funcionar precisa de um electrólito (uma solução?)

Por outro lado, também ninguém reparou que quando a camera muda e o depósito da água destilada desaparece, quando ele reaparece, já mudou de cor? Começa clarinho como água e depois já está laranja/acastanhado? Mesmo que fosse da electrólise, não ficaria assim tão rapidamente. Foram o quê? 30 segundos de off-cam? Como é que o tubo começa a mostrar aquela cor tão rapidamente? Nunca vi nenhuma electrólise em tão pequena escala fazer aquilo assim.

Última edição:
E mesmo que ele conseguisse pôr o motor a mexer, não há nada ali que garanta que consegue alimentar tudo só com o alternador, nem sequer que tenha binário suficiente para que a mota possa mexer mais do que os pistões a seco.
O que acontece é que ele só consegue produzir hidrogénio enquanto tiver energia na bateria para isso... Se ele produzisse o hidrogénio fora da mota e o levasse numa botija para uso na mota, era outra história. E também não se consegue ver se os fios estão realmente ligados à mota, ou se estão ligados a outra fonte de corrente. Mais ainda, reparem que a bateria que está no chão, não é uma bateria de mota... 11volts? Pode não estar ligada a nenhuma fonte de corrente exterior, mas se mostra 11 volts em parado, quer dizer que já não está na sua saúde. Se os mostrar em carga sem o motor da mota a funcionar, pode ser um valor real, mas se não mostrar um valor bem mais elevado quando a mota tiver o motor a funcionar, então está aí mais uma prova de que não há energia por magia.

Eu sei que há gente que acha que estamos simplesmente a ser cépticos, como quando se dizia que a Terra era plana e um maluco qualquer dizia que era redonda. A diferença é que os que eram cépticos contra a Terra ser plana, eram os iliterados. Os que diziam que a Terra era redonda, eram os estudiosos. Aqui os cépticos são os estudiosos.

A não ser que as leis da física mudem, nunca um sistema destes irá funcionar. Teoricamente, de acordo com as últimas observações científicas, há a hipótese de o universo não ser mais do que uma muito elaborada projecção de realidade virtual estilo SIMS/Matrix mas mais hardcore e nós não passarmos de bonequinhos a ser jogados por outros seres quaisquer. Nesse caso, é possível que as leis da física que conhecemos não sejam mais do que linhas de código que possam ser alteradas (ou que algum de nós ganhe poderes de domínio sobre a Matrix).

Última edição:
Teoricamente, de acordo com as últimas observações científicas, há a hipótese de o universo não ser mais do que uma muito elaborada projecção de realidade virtual estilo SIMS/Matrix mas mais hardcore e nós não passarmos de bonequinhos a ser jogados por outros seres quaisquer. Nesse caso, é possível que as leis da física que conhecemos não sejam mais do que linhas de código que possam ser alteradas (ou que algum de nós ganhe poderes de domínio sobre a Matrix).

Onde leste isto? Apesar de não ser especial conhecedor da matéria. Em teorias que abrangem o universo, há teorias para todos os gostos. [:D]

Eu fico-me pelas mais simples, talvez por acreditar que nós não mereçamos especial interesse por ninguém.

Aliás, eu também sou sempre muito céptico em relação a essas teorias. Quase me parecem sempre mais serem parte do crer de alguém, mas é também só um suposição minha.

Ninguém mais reparou que o homem do vídeo usa água destilada, que (se fosse perfeitamente destilada) não seria condutora? E portanto, não haveria lugar à electrólise, dado que a electrólise para funcionar precisa de um electrólito (uma solução?)

Por outro lado, também ninguém reparou que quando a camera muda e o depósito da água destilada desaparece, quando ele reaparece, já mudou de cor? Começa clarinho como água e depois já está laranja/acastanhado? Mesmo que fosse da electrólise, não ficaria assim tão rapidamente. Foram o quê? 30 segundos de off-cam? Como é que o tubo começa a mostrar aquela cor tão rapidamente? Nunca vi nenhuma electrólise em tão pequena escala fazer aquilo assim.

Eu por acaso tinha reparado, só não sabia a que atribuir esse facto e pus a hipótese de ser normal, já que ninguém o tinha referido...

E mesmo que ele conseguisse pôr o motor a mexer, não há nada ali que garanta que consegue alimentar tudo só com o alternador, nem sequer que tenha binário suficiente para que a mota possa mexer mais do que os pistões a seco.
O que acontece é que ele só consegue produzir hidrogénio enquanto tiver energia na bateria para isso... Se ele produzisse o hidrogénio fora da mota e o levasse numa botija para uso na mota, era outra história. E também não se consegue ver se os fios estão realmente ligados à mota, ou se estão ligados a outra fonte de corrente. Mais ainda, reparem que a bateria que está no chão, não é uma bateria de mota... 11volts? Pode não estar ligada a nenhuma fonte de corrente exterior, mas se mostra 11 volts em parado, quer dizer que já não está na sua saúde. Se os mostrar em carga sem o motor da mota a funcionar, pode ser um valor real, mas se não mostrar um valor bem mais elevado quando a mota tiver o motor a funcionar, então está aí mais uma prova de que não há energia por magia.

Eu sei que há gente que acha que estamos simplesmente a ser cépticos, como quando se dizia que a Terra era plana e um maluco qualquer dizia que era redonda. A diferença é que os que eram cépticos contra a Terra ser plana, eram os iliterados. Os que diziam que a Terra era redonda, eram os estudiosos. Aqui os cépticos são os estudiosos.

A não ser que as leis da física mudem, nunca um sistema destes irá funcionar. Teoricamente, de acordo com as últimas observações científicas, há a hipótese de o universo não ser mais do que uma muito elaborada projecção de realidade virtual estilo SIMS/Matrix mas mais hardcore e nós não passarmos de bonequinhos a ser jogados por outros seres quaisquer. Nesse caso, é possível que as leis da física que conhecemos não sejam mais do que linhas de código que possam ser alteradas (ou que algum de nós ganhe poderes de domínio sobre a Matrix).

Quanto à primeira parte está percebido... Aquilo é coisa para funcionar 5 minutos... :)

Quanto ao resto, não é preciso tanto, lol... mas às vezes há coisas que são como o ovo de colombo... não estou a dizer que seja o caso, só estava a colocar algumas hipóteses sem partir de certos princípios, nada mais...

Dito isto, a cena da matrix não direi, mas estou em crer que ainda nas nossas vidas vamos ver algumas mudanças de paradigmas e vão existir situações em que teremos que reescrever os manuais... Não serão todas nem sei se haverá alguma tão importante como o sol andar à volta da terra, mas o Einstein há 100 anos tb mudou os paradigmas do que era conhecido na altura e só acho que temos muito mais "combustível" para isso agora...

Agora tb já percebi que não será com o Ultimate Cell que isso irá acontecer [;)]

Última edição:
Voltar
Superior