+ uma sucata importada disfarçada!

Apesar da infracção ter de ser punida.

Creio que temos policia para tomar conta desses assuntos. Se eles não fiscalizam, isso é algo que me transcende . . . Contudo existem infracções que me preocupam mais do que esta, nomeadamente carros a circularem sem seguro, sem inspecção periódica. Condutores sem carta que circulam na estrada, etc!

Quanto ao facto de as pessoas comprarem carros usados no estrangeiro, com muitos ou poucos anos é algo que a mim me é completamente indiferente, cada um é livre de fazer o que quer.

Se não cumprirem com a lei, não me cabe a mim andar a denunciar essas coisas tenho mais que fazer na vida do que me andar a preocupar se o pessoal tem os numeros todos na matricula! Há coisas seguramente mais importantes e que se reflectem de forma bem mais directa nos nossos bolsos!

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por quitó

citação:Originalmente colocada por VTEC

citação:Originalmente colocada por Irreligious

Qual a diferença entre comprar um carro nacional com 8 anos e importar um com 8 anos? Tem 8 anos á mesma, se compro um carro velho é porque não tenho dinheiro para mais, e compro o que fôr mais barato, venha ele de portugal, alemanha ou da china...

Quanto às matriculas sem data, deixa a PSP/GNR fazer o seu trabalho. Também há carros nacionais com ilegalidades.

Mas que paranoia esta, usado é usado, seja lá de que país for.

Se estas a importar um carro velho, não pagas impostos que teoricamente sao usados para fazer e conservar as estradas que vais usar...

Acho q já é um bom motivo para ser diferente um nacional vs importado!

Não digas baboseiras[:p], esse dinheiro vai é para os audis, bms, mercedes topo de gama dos srs. governantes.

Eu disse teoricamente;)
Mas mesmo sendo injustamente roubados, a lei tem por base isso e se uns pagam, todos deviam pagar!

Concordo, em grande parte, com o que o Teodoro diz. É extremista, sem dúvida, e acho que as coisas não são tão lineares assim. Mas é um facto que há pessoas que não cumprem a lei. Claro que há irregularidades mais graves. Mas até isso é discutível. Um chasso a cair de podre também pode colocar terceiros em perigo, mesmo que ande devagar. Mas o Teodoro escolheu a sua "cruzada". Quem achar que há outras "cruzadas" mais válidas que se pronuncie sobre elas.

Deixem-se de coisas usada é usado, vindo ele da PT da Alçemanha ou da conchichina.

A mim choca-me mais o IA , pois não fosse ele este topico nem existia:D

É por essas e por outras que eu defendo que as matrículas devem ser fabricadas por orgãos estatais nomeadamente pela DGV e não por essas "barraquinhas". Se assim fosse teriamos matrículas uniformizadas e esses problemas nunca aconteceriam.

Existem alguns países em que as matrículas são inclusive seladas ao carro.

citação:Originalmente colocada por Migas_

É por essas e por outras que eu defendo que as matrículas devem ser fabricadas por orgãos estatais nomeadamente pela DGV e não por essas "barraquinhas". Se assim fosse teriamos matrículas uniformizadas e esses problemas nunca aconteceriam.

Existem alguns países em que as matrículas são inclusive seladas ao carro.
Eu acho é cada proprietario devia ter so uma matricula, aplicada a todos os seus veiculos, e que se mantinha mesmo quando mudava de carro.
asssim é que era:D

citação:Originalmente colocada por pmct
Eu acho é cada proprietario devia ter so uma matricula, aplicada a todos os seus veiculos, e que se mantinha mesmo quando mudava de carro.
asssim é que era:D

Era uma possibilidade. ;)

Acho que Portugal e França são os únicos países da europa onde as matrículas são uma autêntica "salgalhada".

Há sitios onde isso acontece :) haver um maior controle sobre as matriculas, em Portugal levará muitos anos se algum dia chegar a ser assim.

Continuo na minha se a policia não fiscaliza nem multa, o que querem fazer!

Também é proibido fumar em muitos locais, é montes de gente a faze-lo a policia passa e nada! Se eles não actuam o que podemos fazer ? Só se for fazer queixa da policia. Ou será que esses carros de matriculas inválidas nunca são vistos pela policia!

citação:Originalmente colocada por lde.sousa

Há sitios onde isso acontece :) haver um maior controle sobre as matriculas, em Portugal levará muitos anos se algum dia chegar a ser assim.

Quando isso acontecer já os carros serão controlados digitalmente! [:p]

citação:Originalmente colocada por VTEC

citação:Originalmente colocada por Irreligious

Qual a diferença entre comprar um carro nacional com 8 anos e importar um com 8 anos? Tem 8 anos á mesma, se compro um carro velho é porque não tenho dinheiro para mais, e compro o que fôr mais barato, venha ele de portugal, alemanha ou da china...

Quanto às matriculas sem data, deixa a PSP/GNR fazer o seu trabalho. Também há carros nacionais com ilegalidades.

Mas que paranoia esta, usado é usado, seja lá de que país for.

Se estas a importar um carro velho, não pagas impostos que teoricamente sao usados para fazer e conservar as estradas que vais usar...

Acho q já é um bom motivo para ser diferente um nacional vs importado!

Não pagas impostos????
Diz lá quais os impostos k não pagas!!!
A única coisa k favorece é a redução no IA!!

Um carro velho não paga IA... mas usa na mesma as estradas como um que paga.
E como o IVA é sobre o carro e o IA, pagas tb menos IVA.
E se pagares o IVA todo no estrangeiro, com um bocadinho de sorte nem pagas impostos

Acho que com isto dos impostos se está a entrar por um caminho perigoso. Nós temos das piores estradas da Europa. Somos dos mais penalizados em termos de impostos sobre os autmóveis. Parece-me que esses impostos não se destinam ás estradas! Teóricamente pode ser que sim. Legalmente quem compra carro no estrangeiro beneficia dessas coisas todas, mas isso está tudo previsto na lei!

Quantos cá não pagam o IVA e deviam de o fazer ? E isto nada tem a ver com automóveis, tem a ver com o zé da esquina que tem um café e não regista nada na máquina. Tem a ver com milhares de estabelecimentos por este país fora que vendem as coisas não emitem facturas e metem o iva ao bolso. Sobre o margem deles ainda acresce 21%. Quanto é que o estado perde só com isto ? Nós já estamos a levar nas orelhas tendo o iva a 21%, ali ao lado em Espanha é quanto ?
Quem é que tem de fiscalizar isto do iva ? E porque é que não é fiscalizado ? E terminando o off-topic, o não pagar o iva é ilegal, não há nada na lei que diga que posso vender cafés e meter o iva no bolso, (atenção quem diz cafés diz outra coisa qualquer sujeita a iva). Portanto essa para mim é uma falsa questão.

Termino como comecei, isto dos impostos é tema muito controverso!

Posso concordar que a lei está errada e que os usados deviam se calhar de pagar IA como os outros, agora o iva, se já foi pago no outro país não tem de ser pago cá. Isso até com um livro acontece.

Cumprimentos

citação:Um carro velho não paga IA... mas usa na mesma as estradas como um que paga.
E como o IVA é sobre o carro e o IA, pagas tb menos IVA.
E se pagares o IVA todo no estrangeiro, com um bocadinho de sorte nem pagas impostos

Se quiseres confia na pata do coelho, mas lembra-te que ela nao deu sorte ao coelho.

O peso dos impostos é igual para todos
A saber e para informar (a quem realmente quer saber para nao dizer asneiras):

Beneficiam de isenção deste imposto os seguintes veículos:

- adquiridos por cidadãos com deficiência que determine uma incapacidade igual ou superior a 60%;

- veículos antigos e com interesse para o património cultural;

- veículos matriculados por diplomatas;

- veículos matriculados por emigrantes residentes na União Europeia ou noutros países.
Portadores de Deficiência

Estão isentos de IA, até ao montante de 6.484,37 EUR na aquisição de veículos automóveis ligeiros para uso próprio, as pessoas que sejam:

deficientes motores, civis ou das Forças Armadas, com idade superior a 18 anos, com 60% ou mais de incapacidade motora permanente ao nível dos membros inferiores ou superiores , que conduzirão eles próprios o veículo;
deficientes motores, com 90% ou mais de incapacidade;
multideficientes profundos;
portadores de deficiência visual igual ou superior a 95%;
deficientes das forças armadas, com mais de 60% de incapacidade.
Para beneficiar desta isenção, o proprietário tem de apresentar um requerimento para obter uma declaração de incapacidade, emitida pelas juntas médicas constituídas nas sub-regiões de saúde, por despacho do delegado regional de saúde, no caso de civis, ou das direcções dos serviços competentes das forças armadas, GNR, PSP ou Guarda Fiscal.

A isenção é requerida ao Director das Alfândegas, antes da aquisição da viatura.

No mesmo requerimento pode solicitar-se a isenção de IA e de IVA. Se comprar um carro antes de requerer a isenção, perde o direito e terá que pagar o IA devido. Se o portador de deficiência adquirir um veículo cujo IA a pagar seja superior ao montante isento 6.484,37 , terá que pagar o excesso do imposto.

Os veículos adquiridos por deficientes motores ou deficientes das forças armadas com menos de 90% de incapacidade, só podem ser conduzidos pelo próprio deficiente ou pelo cônjuge, mas apenas se este também for portador de deficiência devidamente documentada.

No caso dos multideficientes profundos, deficientes motores com grau de incapacidade superior a 90% e deficientes visuais, a condução do veículo terá que ser efectuada por terceiros. No entanto o seu proprietário, portador de deficiência, tem de ser um dos passageiros do veículo. Sem o seu proprietário, o veículo só poderá deslocar-se num raio de 30 km da sua residência.

Esta isenção só é concedida uma vez em cada 5 anos. O veículo adquirido só pode ser vendido após o decurso do mesmo prazo de 5 anos.

Automóveis Antigos

Estão também isentos de IA os veículos automóveis fabricados há mais de 30 anos, classificados como antigos e de interesse para o património cultural nacional pela Fédération International des Voitures Anciennes (FIVA) ou, em alternativa, pelo seu representante em Portugal - o Clube Português de Automóveis Antigos.

Esta isenção depende da apreciação de uma comissão de peritos, nomeada pelo Ministro das Finanças, constituída por representantes da DGAIEC, da DGV e do Clube Português de Automóveis Antigos.

Estes veículos não podem sair do país sem que seja prestada garantia no montante da isenção do IA.

Diplomatas

Os veículos trazidos definitivamente para Portugal por diplomatas portugueses estão isentos de IA, depois de estes terem cessado as suas funções no estrangeiro.

A isenção só é concedida aos veículos que pertençam aos beneficiários nos 12 meses anteriores ao seu regresso a Portugal. Em casos de transferência inesperada, este prazo pode ser reduzido para seis meses.

Emigrantes

Os emigrantes, na União Europeia ou fora dela, que queiram obter matrícula portuguesa para um veículo adquirido há mais de 6 meses, no país em que residem, beneficiam de isenção de IA.

Esta isenção só é concedida uma vez em cada dez anos, a um único automóvel por cidadão.

Um veículo com matrícula estrangeira só pode permanecer em Portugal por 180 dias. Após este prazo, o veículo poderá ser apreendido e o proprietário poderá ter de pagar uma coima.

Residentes na União Europeia

Os condutores que transfiram a sua residência habitual de um outro Estado-membro da União Europeia para Portugal e que pretendam trazer para sua utilização um veículo que possuam há mais de seis meses, beneficiam de isenção de IA.

Esta isenção só é concedida uma vez em cada dez anos, a um único automóvel por cidadão.

A lei e igual para todos.

Se compras um artigo mais caro que outro, entao a base de incidencia da taxas é superior, logo pagas mais imposto.
Pelo contrario se compras um artigo mais barato pagas menos imposto.

Isto é a lei de mercado da economia e financas e é extensivel a toda a comunidade Europeia.
É tudo igual.
Só pagas impostos a mais se trouxeres artigos de fora da Europa. Portanto quando muito pagas mais impostos e nunca menos.

Cumprimentos

Há!.. outra coisa, sucata sao os fumarentos que poluem o nosso pais, e os suspensorios (leia-se más suspensoes) que zigue-zagueiam por aí e poem a nossa vida em risco - independentemente de serem ou nao importados.

Problema grave e corrupção vem dos empresarios portugueses que trocam de carro nacionalde ano e meio em ano e meio com o dinheiro dos contribuintes portugueses sem nunca porem um tostao do seu bolso.

Tenho dito (pag 22).

Não querendo defender ALGUMAS pessoas que não têm a matrícula em conformidade com a lei só um pequeno aparte... o meu motociclo comprado NOVO veio do stand com uma matrícula COMPLETAMENTE ilegal.

Sim, e?
O que é que isso tem a haver com carros usados importados?

Um carro com 10 anos vai pagar IA em Portugal como se fosse novo?
Era bonito um carro nessas circunstancias pagar + de 10.000€ de IA:D
Se nao estou em erro não paga IA...
Mas usa na mesma as estradas!

O IVA já todos sabemos como é... e surgiu aqui apenas para responder que há situações de importações que nao pagam impostos em Portugal

E qual é a alternativa ?

Proibir a compra de carros com mais de 10 anos, sendo estes importados ? E atenção, que não pagam IA porque não têm de pagar, quer goste ou não isso é legal, está na lei.

Quanto ao IVA, nem comento se tivesse a real noção de quanto isso pode representar por ano, se calhar ficaria a pensar que afinal comparando o que se perde me IA é insignificante. E como já foi dito por outro user o problema em Portugal é mesmo o IA que é absurdo.

Acho curioso que perante uma fraude, encolhemos os ombros e dizemos "todos sabemos como é", face a algo que não sendo brilhante como é o caso do IA para os importados usados com mais de 8 anos, cascamos de alto a baixo como se as pessoas tivessem alguma culpa da lei que vigora!

p.s Termino esclarecendo que eu não tenho um carro importado! Se há quem queira ter, é uma opção de cada um!

citação:Um carro com 10 anos vai pagar IA em Portugal como se fosse novo?

Vou repetir de novo: A base de tributacao de um carro em Portugal é igual para todos os Portugueses, seja esse carro importado ou nao. (ponto)

Sr VTEC, um carro com 10 anos nao paga o mesmo imposto que um carro novo pela simples, unica e exclusiva razao de um ter 10 anos e outro ser novo e reitero que isto é verdade independentemente deste ser importado ou nao. Bastava ler os meus post anteriores nos quais informei as razoes de ISENCAO de imposto previstas na lei, problema alias levantado por si.

Mas o que o Sr. VTEC me fala agora sao de REDUCOES do imposto automovel o que é uma coisa completamente diferente e parece-me que o Sr. está a confundir as duas. Se quiser mais uma vez aprender aqui fica mais informacao porem digo-lhe que MESMO NAS REDUCOES A LEI E IGUAL PARA TODOS SEJAM CARROS IMPORTADOS EUROPEUS OU NACIONAIS:

.
.
.
.

Ver no site das financas
-------------------------
http://www.dgaiec.min-financas.pt/dgaiecappl/informacaodgaiec.nsf/Tabelaia20062sem?openform

Imposto Automóvel - Julho a Dezembro 2006

TABELA I (*)

Veículos automóveis ligeiros de passageiros e veículos automóveis ligeiros mistos referidos na alínea b) da Tabela I do nº 5 do artigo 1º do Decreto-Lei nº 40/93
Componente cilindrada
ESCALÃO EM CILINDRADA
(cm3) TAXAS por cm 3
(em euros) PARCELAS A ABATER
(em euros)
Até 1250 ............................... 3,47 2.238,90
Mais de 1250 ....................... 8,21 8.161,92

Componente ambiental
Veículos a gasolina
ESCALÃO DE CO2
(em gramas por quilómetro) TAXAS
(em euros)
Até 120 g/km .......................................... 0,40 0,00
De 121 g/km a 180 g/km ........................ 5,50 612,00
De 181 g/km a 210 g/km ....................... 21,05 3.411,00
Mais de 210 g/km ................................. 28,71 5.019,60

Veículos a gasóleo
ESCALÃO DE CO2
(em gramas por quilómetro) TAXAS
(em euros)
Até 100 g/km .......................................... 1,00 0,00
De 101 g/km a 150 g/km ........................ 10,10 900,00
De 151 g/km a 180 g/km ....................... 28,71 3.706,50
Mais de 180 g/km ................................. 33,50 4.568,70

TABELA II (**)
Veículos automóveis não convencionais TIPOS DE MOTORES FÓRMULAS DE CONVERSÃO PARA CÁLCULO DA CILINDRADA CORRIGIDA (CC)

Eléctricos ............................. CC = P (em KW) x 26,667
Wankel ................................. Dobro da cilindrada nominal do motor (a)
Álcool e gás .......................... A Tabela I é de aplicação directa
Nota: P = potência do motor em consideração, em Kilowatts-hora
(a) Em conformidade com o nº 10, alínea b), do artigo 2.º do Regulamento das Homologações CE de Veículos, Sistemas e Unidades Técnicas Relativo às Emissões Poluentes, anexo ao Decreto-Lei n.º 202/2000, de 1 de Setembro

TABELA III (*)
a) Veículos ligeiros de mercadorias, de caixa fechada, com lotação máxima de três lugares, incluindo o do condutor, e altura interior da caixa de carga, constante da homologação técnica, inferior a 120 cm;

b) Veículos ligeiros de mercadorias de caixa fechada, com lotação máxima de três lugares, incluindo o do condutor, e tracção às quatro rodas, permamente ou inserível. ESCALÃO EM CILINDRADA
(cm3) TAXAS por cm 3
(em euros)
Até 1250 ............................... 1,53 989,26
Mais de 1250 ........................ 3,62 3.601,76

TABELA IV (*)

Veículos automóveis ligeiros mistos e veículos ligeiros de mercadorias referidos nas alíneas a) e b) da Tabela IV do nº 5 do artigo 1º do Decreto-Lei nº 40/93 ESCALÃO EM CILINDRADA
(cm3) TAXAS por cm 3
(em euros)
Até 1250 ............................... 0,39 247,32
Mais de 1250 ....................... 0,91 897,32

TABELA V (*)

Veículos automóveis ligeiros de mercadorias de caixa aberta ou sem caixa, com lotação superior a três lugares, incluindo o do condutor, que apresentem tracção às quatro rodas, permanente ou inserível. ESCALÃO EM CILINDRADA
(cm3) TAXAS (por cm 3)
(em euros)
Até 1250 ............................... 1,15 741,94
Mais de 1250 ....................... 2,71 2.691,94

TABELA VI (***)

Veículos automóveis ligeiros mistos, com peso bruto superior a 2300 kg, desde que não apresentem tracção às quatro rodas permanente ou inserível ESCALÃO EM CILINDRADA
(cm3) TAXAS (por cm 3)
(em euros)
Até 1250 ............................... 2,29 1.483,90
Mais de 1250 ....................... 5,44 5.421,40

TABELA DE REDUÇÃO A APLICAR A VEÍCULOS AUTOMÓVEIS USADOS
ANOS DE MATRÍCULA % REDUÇÃO -
VEÍCULOS DA ue (****) % REDUÇÃO -
VEÍCULOS 3ºS PAÍSES

Com 1 a 2 anos de uso 20 0
Com mais de 2 anos e até 3 anos de uso 28 10
Com mais de 3 anos e até 4 anos de uso 35 10
Com mais de 4 anos e até 5 anos de uso 43 10
Com mais de 5 anos e até 6 anos de uso 52 10
Com mais de 6 anos e até 7 anos de uso 60 10
Com mais de 7 anos e até 8 anos de uso 65 10
Com mais de 8 anos e até 9 anos de uso 70 10
Com mais de 9 anos e até 10 anos de uso 75 10
Com mais de 10 anos de uso 80 10

(*) Tabelas anexas ao Decreto-Lei nº 40/93, de 18 de Fevereiro, alteradas pelo n.º 2 do artigo 50.º da Lei n.º 60-A/2005, de 30 de Dezembro

(**) Tabelas anexas ao Decreto-Lei nº 40/93, de 18 de Fevereiro, alteradas pelo n.º 1 do artigo 39.º da Lei n.º 107-B/2003, de 31 de Dezembro

(***) Às tabelas de taxas anexas ao Decreto-Lei n.º 40/93, de 18 de Fevereiro, é aditada na tabela VI, conforme o n.º 3 do artigo 50.º da Lei n.º 60-A/2005, de 30 de Dezembro.

(****) Tabela constante no n.º 7 do artigo 1.º do Decreto-Lei n.º 40/93, de 18 de Fevereiro, na redacção dada pelo n.º 1 do artigo 34.º da Lei n.º 32-B/2002, de 30 de Dezembro
.
.
.

citação:Era bonito um carro nessas circunstancias pagar + de 10.000€ de IA
Se nao estou em erro não paga IA...

Sr. VTEC o Sr. está errado.

citação:Mas usa na mesma as estradas!
Usa-as porque pagou os seus impostos.

Para acabar, apenas lhe quero dizer o seguinte: É NO PRECO DE COMPRA NO ESTRANGEIRO DO CARRO IMPORTADO QUE O COMPRADOR PORTUGUES POUPA DINHEIRO depois disso repito mais uma vez os impostos e as taxas de tributacao sao igual para todos os carros.

Cumprimentos

Mais informo:

Enquanto em Portugal nós pagamos o IA, na Alemanha paga-se um imposto de circulação anual. Nós aqui também temos esse imposto, mas lá esse imposto é bem mais caro - lá esse imposto pode ir dos 40 contos ao 300 contos por ano, e permitam-me que fale em contos - O curioso é que o valor a pagar por esse imposto na Alemanha, não depende da cilindrada, mas sim da cavalagem (da potência) sendo que esse esse valor funciona por escalões...(avantagem é que ninguem paga mais nada. Ao pagar esse imposto tem-se acesso a todas as estradas do pais)

Portanto na Alemanha, ao valor base do carro, o imposto a incidir sobre o veiculo sao os cavalos (p.ex.150cv).
Em Portugal funciona a cilindrada do carro (p.ex.2200cc) o que convenhamos é um numero bem maior e se juntarmos o iva sobre o preco total do veiculo temos no nosso pais uma situacao de ilegalidade que muito bem faz aos cofres do Estado - alias esta situacao ja foi proibida pela comunidade Europeia a qual deu ao Estado portugues um prazo a acabar em 2010 para repor a situacao.

Cumprimentos

Back