+ uma sucata importada disfarçada!

Pois é, mas estás a ver o portuga a ter que desembolsar imposto no final do ano em vez de pagar logo na compra (se não fizer não leva o carrinho)...
Se já se baldam ao seguro, imagina ao imposto...
Além disso essa de pagar o imposto aos bochechos beneficia claramente uma entidade - as marcas!

citação:Originalmente colocada por Teodoro

Pois é, mas estás a ver o portuga a ter que desembolsar imposto no final do ano em vez de pagar logo na compra (se não fizer não leva o carrinho)...
Se já se baldam ao seguro, imagina ao imposto...
Além disso essa de pagar o imposto aos bochechos beneficia claramente uma entidade - as marcas!

O teodoro, nem pareces tu...

Benificia as marcas???

Benificiam os portugueses, porque deixam de ir comprar carros lá fora, e deixas de ter problemas com as matriculas.
Benificiam os portugueses, porque podemos comprar carros de categoria superior. (Não necessáriamente mais potente, mas em ver de um Astra 1.8, um Vectra 1.8)
Beneficiam os portugueses, porque a mortalidade na estrada baixa, devido a carros mais seguros.

Queres que continue?

Bem, agora fiquei mesmo sem perceber.

Então este tópico não foi aberto para criticar o facto de se andar a importat sucata da UE, circulando com matriculas que omitem o ano de fabrico do veiculos em causa. E atenção que esta critica é pertinente, se as pessoa infringem a lei têm de ser punidas, quanto a isso de acordo. Agora quanto à forma como se critica não concordo! Principalmente quando se entrou no campo dos impostos e ect!

Um user fala no modelo alemão que seria eventualmente mais justo em termos fiscais e poderia a curto prazo traduzir-se num aumento de vendas de automóveis novos e de maior cilindrada, face à redução da carga fiscal no momento da compra. Para além deste aumento foi referido e muito bem por outro user a consequente melhoria da parque automóvel, ou seja, menos chaços a circular e teóricamente mais segurança nas estradas!

De facto não compreendo eu pensei que quem ficasse a ganhar com a adopção de outro modelo de imposto fossem os utilizadores que poderiam comprar algo melhor e novo desembolsando menos!

Se alguém conseguir esclarecer agradecia, é que assim é no minimo confuso!

Cumprimentos

p.s Neste momento quem não pagar o selo do carro, essa informação fica resgistada na BD das finanças! A médio prazo talvez a policia terá acesso a isso online, pelo que a fiscalização poderá ser mais rápida. Se alguém não pagasse o tal imposto modelo alemão, isso ficaria também registado nas finanças como uma infracção! Também há quem não pague IRS nem a segurança Social isso também fica registado, as entidades competentes é que têm de actuar e ir atrás de quem não paga!!!

Acho que em termos de IA ficou tudo muito bem esclarecido pelo user el_visigodo.

Eu também acredito que o modelo alemão é mais interessante e incentivador da aquisição de viaturas novas pois desonera o preço de aquisição sendo que o valor vai sendo pago aos poucos...

Desde que haja fiscalização eficaz não há porque o modelo não funcionar, e sinceramente já chega de mentes pequenas sempre a imaginar as fugas possíveis....

Não percebi foi essa de beneficiar as marcas... [8][8] De que forma é que isso iria acontecer?? Por venderam mais carros novos???

citação:Originalmente colocada por lde.sousa

Quanto ao IVA, nem comento se tivesse a real noção de quanto isso pode representar por ano, se calhar ficaria a pensar que afinal comparando o que se perde me IA é insignificante. E como já foi dito por outro user o problema em Portugal é mesmo o IA que é absurdo.

Tipico pensamento da pessoa que goge aos impostos...
"É tão pouquinho que nem faz diferença..."[8)]

As tabelas sao muito bonitas e tudo mais...

Nada que nao se soubesse, mas agora com números certos...

Os carros no estrangeiro sao mais baratos porque por norma tem uma base um pouco inferiror mas sobretudo, digo eu, não tem tantos impostos no acto da compra!

Não disse que importados fogem a lei...
Apenas que a lei nao os obriga a pagar tantos impostos... o que os torna mais baratos...

citação:Originalmente colocada por VTEC

Os carros no estrangeiro sao mais baratos porque por norma tem uma base um pouco inferiror mas sobretudo, digo eu, não tem tantos impostos no acto da compra!

Apenas que a lei nao os obriga a pagar tantos impostos... o que os torna mais baratos...

Olha que o preço base dos automóveis novos em Portugal até costuma ser dos mais baixos da Europa, o problema está mesmo na carga fiscal pois temos um IA elevado sobre o qual ainda incide IVA com uma das taxas mais elevadas da Europa.

citação:Originalmente colocada por nuno_leao

Olha que o preço base dos automóveis novos em Portugal até costuma ser dos mais baixos da Europa, o problema está mesmo na carga fiscal pois temos um IA elevado sobre o qual ainda incide IVA com uma das taxas mais elevadas da Europa.

E e imposto SIVA?
:D
;)

Quanto ao IVA, nem comento se tivesse a real noção de quanto isso pode representar por ano, se calhar ficaria a pensar que afinal comparando o que se perde me IA é insignificante. E como já foi dito por outro user o problema em Portugal é mesmo o IA que é absurdo.

Tipico pensamento da pessoa que goge aos impostos...

Sério ? As listas dos devedores são públicos, é só consultar!

citação:

Então, quando muito a lei poderá não ser a mais adequada!
Quem usufrui disso não tem culpa.
Será que a tal revisão do IA sempre vai ser feita ?
E que beneficios/consequências podemos esperar ?

Tipico pensamento da pessoa que foge aos impostos...

Sério ? As listas dos devedores são públicos, é só consultar!

Nao etou a dizer que foge aos impostos... apenas que se todos pensarmos assim, ninguem paga pois á vista de cada um pode parecer pouco, mas somando tudo é muito dinheiro.

citação:

Então, quando muito a lei poderá não ser a mais adequada!
Quem usufrui disso não tem culpa.
Será que a tal revisão do IA sempre vai ser feita ?
E que beneficios/consequências podemos esperar ?

Sem duvida...

Qt as 2 perguntas nao faço ideia.

citação:
Estão isentos de IA, até ao montante de 6.484,37 EUR na aquisição de veículos automóveis ligeiros para uso próprio, as pessoas que sejam:

deficientes motores, civis ou das Forças Armadas, com idade superior a 18 anos, com 60% ou mais de incapacidade motora permanente ao nível dos membros inferiores ou superiores , que conduzirão eles próprios o veículo;
deficientes motores, com 90% ou mais de incapacidade;
multideficientes profundos;
portadores de deficiência visual igual ou superior a 95%;

Há aqui alguma coisa mal ou sou eu que não estou nada bem... então como é que um deficiente visual conduz? Os deficientes motores ainda compreendo que haja versões especificas para eles, agora para um cego...

citação:Originalmente colocada por Zell

citação:
Estão isentos de IA, até ao montante de 6.484,37 EUR na aquisição de veículos automóveis ligeiros para uso próprio, as pessoas que sejam:

deficientes motores, civis ou das Forças Armadas, com idade superior a 18 anos, com 60% ou mais de incapacidade motora permanente ao nível dos membros inferiores ou superiores , que conduzirão eles próprios o veículo;
deficientes motores, com 90% ou mais de incapacidade;
multideficientes profundos;
portadores de deficiência visual igual ou superior a 95%;

Há aqui alguma coisa mal ou sou eu que não estou nada bem... então como é que um deficiente visual conduz? Os deficientes motores ainda compreendo que haja versões especificas para eles, agora para um cego...

Se calhar até vou dizer uma grande asneira... mas um deficiente visual tem direito de comprar um veículo. Talvez tenho a isenção de IA se provar que o veículo, mesmo que conduzido por outra pessoa, seja para seu benefício pessoal.
Ou colocando a hipótese de um tetraplégico pretender adquirir um carro para as suas deslocações pessoais ou por motivos profissionais: Como é óbvio não será essa pessoa a conduzir, mas não me choca nada que nesse caso tenha isenção de IA.

Vi um carro com uma matrícula curiosíssima:
xx-xx-JM , mas a data em vez de ser 98/01 ou 98/02 (como seria normal se tivesse sido comprado novo cá em Portugal), era 98/08.
Tratava-se duma porcaria de 1990, mas como quando o artista o comprou ao "importador do stand faca" não tinha a data obrigatória na matrícula, achou por bem pôr a data em que o comprou.
O safa é uma das maiores características do portuguesinho, especialmente em proveito próprio...

Vi um carro com uma matrícula curiosíssima:
xx-xx-JM , mas a data em vez de ser 98/01 ou 98/02 (como seria normal se tivesse sido comprado novo cá em Portugal), era 98/08.
Tratava-se duma porcaria de 1990, mas como quando o artista o comprou ao "importador do stand faca" não tinha a data obrigatória na matrícula, achou por bem pôr a data em que o comprou.
O safa é uma das maiores características do portuguesinho, especialmente em proveito próprio...

:D:D

Golf 33-06-QH todo Labreguning!
Estes gajos continuam a não ter na matrícula a data do primeiro registo do carro!
Portaria 1174-A/97 de 17 de Novembro.
Uma portaria que foi criada especialmente para combater a importação de carros em segunda mão, e logo os visados não a cumprem - uma vergonha e uma vigarice típica do portuguesinho chico esperto!

Deixa-me adivinhar[B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)]
Andas num UMM comprado em hasta pública das sobras de Sta. Margarida???[:o)][:o)][:o)][:o)][:o)][:o)]

Eu sou da opinião que se cumpra a lei!!

Se existem automoveis que não cumprem a legislação, qualquer que seja o motivo ( xico-espertismo, esquecimento, engano...) devem ser autoados, e em caso disso reprovados na ispecção, até se encotrarem em situaçºao regularizada......

Tenho reparado que os agentes da autoridade andam cada vez mais atentos a essas situações ( procipalmente por serem faceis de detectar e de serem bastante rentaveis), pelo que me sinto satisfeito com as medidas tomadas....

Vi um Renault Mégane do modelo anterior, cabriolet, vermelho, não dizia 2.0, por isso deve ser um 1.6 ou 1.4 se houver... de 98 com matriculas ao meio...

Será que não havia um megane I cabrio em Portugal??? Será que a cilindrada era assim tão grande? [xx(][xx(][xx(][xx(][xx(][xx(]

EDIT: O homem era novo e tinha putos pequenos, não era imigrante.

Back