UMM Alter Frigo

citação:Originalmente colocada por rui_cruz

Novidades das molas, não há? ;)

Outra coisa, o primeiro "upgrade" está quase: a alteração para capota de lona - onde posso arranjar uma? Estou na dúvida em relação à cor. :D

as vezes aparecem no ocasiao ou nos classificadospt, mas se calhar mandar fazer uma nova é mais garantido..

citação:Originalmente colocada por sitefixe

Novidades das molas, não há? ;)

Outra coisa, o primeiro "upgrade" está quase: a alteração para capota de lona - onde posso arranjar uma? Estou na dúvida em relação à cor. :D

as vezes aparecem no ocasiao ou nos classificadospt, mas se calhar mandar fazer uma nova é mais garantido..

Sabes onde mandar fazê-la?

Para mim as capotas bege ficam um espectaculo :

img_4835.jpg

citação:Originalmente colocada por paulo_lanca

Para mim as capotas bege ficam um espectaculo :

img_4835.jpg

essas capotas em "tan" ficam muita bem. e são da cor de origem...

pensa numa azul escura. já vi um UMM branco-pérola com estofos em pele (napa?) azul e capota azul... um MUST!

Sabes onde mandar fazê-la?

Epa, ja ha uns tempos na lista dos amigos do umm havia la quem tivesse mandado fazer, agora nao faço ideia..

Boas,

Sou novo por estes lados mas já me deves conhecer pelo menos do forum-tt.
Como sou um apaixonado por UMM's e já vou no segundo restauro/preparação deixo-te aqui as minhas ideias sobre a preparação a fazer para umas passeatas com umas trialadas à mistura.
1- Montar um motor turbo. Eu prefiro os 2.5Tdi mas há quem diga maravilhas dos 2.3Td. Escolhe o que preferires! (Preço: 750 a 1500 euros usado)
2- Montar a transmissão de um atmosférico. Tu já a tens, mas para quem não começou por um atmosférico, a transmissão que falo é a coroa e o pinhão de ataque de ambos os diferenciais de um atmosférico. Como a relação é bem mais curta, vai ajudar a ganhar potencia para montar pneus maiores. (150 a 250 euros para cada eixo usado. Na casa dos 400 euros por diferencial novo na Jeep para um Cj com diferenciais Dana 30 e Dana 44. Na UMM anda na casa dos 600 euros mais iva por diferencial)
3- Como o teu chassi só tem apoios para 4 amortecedores, monta 4 Rancho 9000 com controlo interior e reveste o tubos que ligam os amortecedores ao controlo com malha de aço. Se quiseres montar molas ou brincos maiores, compra os amortecedores com mais 2 ou 3cm. Se o chassi for de 8 amortecedores, para quem tem dinheiro é montar 8 Rancho 9000 com 2 controlos interiores de modo a regular a dureza por roda (um controlo altera dois amortecedores do lado direito e os outros dois dos esquerdo. O segundo controlo faz o mesmo mas para o outro eixo). Para quem quiser poupar, uns monroe magnum, uns rancho 5000 ou uns apv (bem afinados) servem perfeitamente. (Cada rancho 9000 anda na casa dos 100 e poucos euros. O controlo interior custa 250 euros salvo erro. Os rancho 5000 e os monroe magnum andam na casa dos 70/80 euros)
4- Para pneus até 31" ou 255/70R16 não precisas de levantar o jipe desde que tenha as molas bem arqueadas. Se quiseres montar uns 235/85R16 o melhor é comprares 4 molas mestras com mais 2 ou 3cm e fazeres uns brincos com mais 2cm. Talvez valha a pena meter cruzetas duplas nos veios de transmissão. Se tiveres dinheiro, é montar brincos revolver da terraflex e ficas com o jipe a cruzar tipo aranhiço americano. Com 235/85R16 e os diferencias do atmosférico ficas com uma relação de transmissão igual à dos turbo de origem. (Molas +/- 50 euros arquear, 50 euros cada mola mestra nova. Brincos é trabalho de serralheiro mas diria que fica o brinco por 25 euros cada. Brinco terraflex +/- 300 euros o par)
5- Tira todo o peso desnecessário. Monta uma capota de lona com roll-bar tipo trofeu. Monta portas e capot de fibra. Tira o degrau traseiro, a saia do para-choques da frente, o suporte da roda suplente, etc... Monta a roda suplente no chão atrás tipo troféu. (A capota e o roll-bar não sei o preço. As portas andam na casa dos 100 euros (salvo erro) e o capot entre os 150 e os 200 euros.)
6- Monta um bloqueio em casa eixo. Para poupar dinheiro, compra dois truetrac (500 euros). Tem a vantagem que como não são a 100%, funcionam a 75% automáticos, nunca te vão pregar sustos da estrada. Se quiseres comprar a 100% tens os detroit (700 euros) que são automáticos e podem bloquear sem mais nem menos e depois vem os de valores astronomicos tipo arb de 800 e tal euros mais compressor para o activar. São os melhores (arb, eletrac, etc...) mas custam uma pipa de massa!
7- Passa o escape entre o fundo do carro e a caixa de velocidades (encostado à longarina). Monta apenas uma panela. Faz o escape o mais a direito possivel.
8- Monta manometros para tudo! Pressão do oleo, temperatura do oleo, temperatura da agua, conta rotações, pressão do turbo, etc... (30 a 70 euros cada um)
9- Monta uma válvula de pressão do turbo no interior do carro e manda afinar a bomba injectora num banco de ensaio, e não a olhometro por um mecanico, para uma pressão de turbo de 1.0bar. Quando andas com o carro normal, regulas a pressão do turbo (através da valvula e do manometro do passo 8) para os 0.7 originais. Quando precisares de potencia, aumentas a pressão para 1.0bar. Nunca mais de 1.0bar!!! (valvula 70/80 euros. afinação da bomba depende muito. Diria que entre 25 euros e 150 euros.)
10- Monta um ventoinha electrica com um interruptor à frente do radiador e outra para o intercooler na mesma com interruptor. (a do radiador compra numa sucata duma expresso. A do intercooler compra de um computador com o tamanho que achares mais adequado para onde a queres montar.)
Apartir deste passo, são extras.
11- Monta um intercooler com melhor arrefecimento. O ideal são os de arrefecimento por àgua e ar.
12- Passa a maior parte das ligações entre turbo, intercooler e admissão para tubo de inox o mais a direito possivel. Lembra de deixar alguns pontos com ligação em tubo de borracha reforçado com malha de aço para aguentar a trepidação.
13- Monta umas baquets (de preferencia reguláveis), uns cintos de 3 ou 4 pontos e as tralhas todas que achares necessárias para a navegação (terratrip, gps, pc, radio cb ou vhf, etc...)
14- Monta protecções a diferenciais, barras de direcção, etc...
15- Se gostas de àgua (não faz bem nenhum ao carro, mas cada um sabe de si) monta um snorkel.
16- Um guincho e uma "ancora" às vezes tambem dá jeito. Principalmente se andas muito sozinho. Tambem podes tentar montar um sistema tipo os do exercito que permite a passagem do cabo do guincho para qualquer lado do jipe de modo a puderes guinchar o carro para qualquer direcção.

Já dá para ter um ideia de quanto gastas a preparar a máquina.
Soma à maioria disto 2500 euros da compra do jipe, 1250 euros de uma decapagem a jacto de areia e metalização a quente, 1000 euros de pintura, 500 euros de bate-chapa, 500 euros (talvez a passar) de instalação electrica, 500 euros de parafusos em inox, etc... e já vez quanto custa transformar um UMM num UMM "Evo" novo! Se tiveres a mesma paixão que eu, força com isso! Caso contrário, vende o UMM e compra um jipe novo! Gastas o mesmo e andas mais confortável! :)

cUMMprimentos
José Rui Martins

Boas

Bem vindo ao Forum. Tudo o que disseste está muito bem dito, apenas umas discordancias no meu ponto de vista:

citação:4- Para pneus até 31" ou 255/70R16 não precisas de levantar o jipe desde que tenha as molas bem arqueadas. Se quiseres montar uns 235/85R16 o melhor é comprares 4 molas mestras com mais 2 ou 3cm e fazeres uns brincos com mais 2cm.

O meu era turbo com diferenciais de origem e com esses pneus nunca se queixou nem foi preciso ser levantado... Agora tenho a relações curtas, e vou montar uns 7.50/16, quando for as molas pois as minhas ja tão a fazer bigode...
Em relação aos brincos, só aconselho a meter uns maiores atrás, pois é aí onde não estorvam o comportamento do carro, pois se meteres a frente, ficas com um arado para lavrar!

citação:Monta um ventoinha electrica com um interruptor à frente do radiador e outra para o intercooler na mesma com interruptor. (a do radiador compra numa sucata duma expresso. A do intercooler compra de um computador com o tamanho que achares mais adequado para onde a queres montar.)

Uma ventoinha de um pc não dá para por nun carro... os pc's foram feitos para trabalhar dentro de casa, onde há poucas poeiras e não há agua[:p]. O ideal é a ventoinha do intercooler do pagero, já vi um assim e é muito funcional! Existe outra opção para refrigerar o intercoller, é um pouco mais artesanal, foi o tucha que me explicou, e está relacionado com a posição do farol que tem a ligação de ar ao intercoller

Em relação aos bloqueios, para trás o Eletrac, que é autoblocante quando está desligado e quando se carrega no botão magico, bloqueio a 100%. O melhor dos dois mundos, tirando o preço... +- 1000 euros

O resto tá 5 *

Convido-te a passar por http://ummadeira.forumco.com/default.asp para partilhares conhecimento e ideias

citação:Originalmente colocada por ze_rui_martins

Caso contrário, vende o UMM e compra um jipe novo! Gastas o mesmo e andas mais confortável! :)

cUMMprimentos
José Rui Martins

Antes de mais bem vindo! Bela contribuição, mas demonstra que pouco pesquisaste o forum.... Se o tivesse feito tinhas percebido que o Rui JAMAIS vai vender esse UMM, e para alem disso tem outro jipes mais confortaveis para andar o dia a dia, e aventuras menos radiais! ;):D

Mas pelo que conheço o meu amigo "Frigo howner", é basicamente isso ke ta nakela cabeça com pouco cabelo a ser congeminado! ;)[:p]

Ja agora se tens jipe faz a tua apresentação ai no topico das apresentações.

Mtos e bons posts!

Boas,

Sou novo por estes lados mas já me deves conhecer pelo menos do forum-tt.
Como sou um apaixonado por UMM's e já vou no segundo restauro/preparação deixo-te aqui as minhas ideias sobre a preparação a fazer para umas passeatas com umas trialadas à mistura.
1- Montar um motor turbo. Eu prefiro os 2.5Tdi mas há quem diga maravilhas dos 2.3Td. Escolhe o que preferires! (Preço: 750 a 1500 euros usado)
2- Montar a transmissão de um atmosférico. Tu já a tens, mas para quem não começou por um atmosférico, a transmissão que falo é a coroa e o pinhão de ataque de ambos os diferenciais de um atmosférico. Como a relação é bem mais curta, vai ajudar a ganhar potencia para montar pneus maiores. (150 a 250 euros para cada eixo usado. Na casa dos 400 euros por diferencial novo na Jeep para um Cj com diferenciais Dana 30 e Dana 44. Na UMM anda na casa dos 600 euros mais iva por diferencial)
3- Como o teu chassi só tem apoios para 4 amortecedores, monta 4 Rancho 9000 com controlo interior e reveste o tubos que ligam os amortecedores ao controlo com malha de aço. Se quiseres montar molas ou brincos maiores, compra os amortecedores com mais 2 ou 3cm. Se o chassi for de 8 amortecedores, para quem tem dinheiro é montar 8 Rancho 9000 com 2 controlos interiores de modo a regular a dureza por roda (um controlo altera dois amortecedores do lado direito e os outros dois dos esquerdo. O segundo controlo faz o mesmo mas para o outro eixo). Para quem quiser poupar, uns monroe magnum, uns rancho 5000 ou uns apv (bem afinados) servem perfeitamente. (Cada rancho 9000 anda na casa dos 100 e poucos euros. O controlo interior custa 250 euros salvo erro. Os rancho 5000 e os monroe magnum andam na casa dos 70/80 euros)
4- Para pneus até 31" ou 255/70R16 não precisas de levantar o jipe desde que tenha as molas bem arqueadas. Se quiseres montar uns 235/85R16 o melhor é comprares 4 molas mestras com mais 2 ou 3cm e fazeres uns brincos com mais 2cm. Talvez valha a pena meter cruzetas duplas nos veios de transmissão. Se tiveres dinheiro, é montar brincos revolver da terraflex e ficas com o jipe a cruzar tipo aranhiço americano. Com 235/85R16 e os diferencias do atmosférico ficas com uma relação de transmissão igual à dos turbo de origem. (Molas +/- 50 euros arquear, 50 euros cada mola mestra nova. Brincos é trabalho de serralheiro mas diria que fica o brinco por 25 euros cada. Brinco terraflex +/- 300 euros o par)
5- Tira todo o peso desnecessário. Monta uma capota de lona com roll-bar tipo trofeu. Monta portas e capot de fibra. Tira o degrau traseiro, a saia do para-choques da frente, o suporte da roda suplente, etc... Monta a roda suplente no chão atrás tipo troféu. (A capota e o roll-bar não sei o preço. As portas andam na casa dos 100 euros (salvo erro) e o capot entre os 150 e os 200 euros.)
6- Monta um bloqueio em casa eixo. Para poupar dinheiro, compra dois truetrac (500 euros). Tem a vantagem que como não são a 100%, funcionam a 75% automáticos, nunca te vão pregar sustos da estrada. Se quiseres comprar a 100% tens os detroit (700 euros) que são automáticos e podem bloquear sem mais nem menos e depois vem os de valores astronomicos tipo arb de 800 e tal euros mais compressor para o activar. São os melhores (arb, eletrac, etc...) mas custam uma pipa de massa!
7- Passa o escape entre o fundo do carro e a caixa de velocidades (encostado à longarina). Monta apenas uma panela. Faz o escape o mais a direito possivel.
8- Monta manometros para tudo! Pressão do oleo, temperatura do oleo, temperatura da agua, conta rotações, pressão do turbo, etc... (30 a 70 euros cada um)
9- Monta uma válvula de pressão do turbo no interior do carro e manda afinar a bomba injectora num banco de ensaio, e não a olhometro por um mecanico, para uma pressão de turbo de 1.0bar. Quando andas com o carro normal, regulas a pressão do turbo (através da valvula e do manometro do passo 8) para os 0.7 originais. Quando precisares de potencia, aumentas a pressão para 1.0bar. Nunca mais de 1.0bar!!! (valvula 70/80 euros. afinação da bomba depende muito. Diria que entre 25 euros e 150 euros.)
10- Monta um ventoinha electrica com um interruptor à frente do radiador e outra para o intercooler na mesma com interruptor. (a do radiador compra numa sucata duma expresso. A do intercooler compra de um computador com o tamanho que achares mais adequado para onde a queres montar.)
Apartir deste passo, são extras.
11- Monta um intercooler com melhor arrefecimento. O ideal são os de arrefecimento por àgua e ar.
12- Passa a maior parte das ligações entre turbo, intercooler e admissão para tubo de inox o mais a direito possivel. Lembra de deixar alguns pontos com ligação em tubo de borracha reforçado com malha de aço para aguentar a trepidação.
13- Monta umas baquets (de preferencia reguláveis), uns cintos de 3 ou 4 pontos e as tralhas todas que achares necessárias para a navegação (terratrip, gps, pc, radio cb ou vhf, etc...)
14- Monta protecções a diferenciais, barras de direcção, etc...
15- Se gostas de àgua (não faz bem nenhum ao carro, mas cada um sabe de si) monta um snorkel.
16- Um guincho e uma "ancora" às vezes tambem dá jeito. Principalmente se andas muito sozinho. Tambem podes tentar montar um sistema tipo os do exercito que permite a passagem do cabo do guincho para qualquer lado do jipe de modo a puderes guinchar o carro para qualquer direcção.

Já dá para ter um ideia de quanto gastas a preparar a máquina.
Soma à maioria disto 2500 euros da compra do jipe, 1250 euros de uma decapagem a jacto de areia e metalização a quente, 1000 euros de pintura, 500 euros de bate-chapa, 500 euros (talvez a passar) de instalação electrica, 500 euros de parafusos em inox, etc... e já vez quanto custa transformar um UMM num UMM "Evo" novo! Se tiveres a mesma paixão que eu, força com isso! Caso contrário, vende o UMM e compra um jipe novo! Gastas o mesmo e andas mais confortável! :)

cUMMprimentos
José Rui Martins

[:0][:0]
:(

que bela elucidação sobre o hUMMer!! raras vezes vi um "how to make" tão bem descrito!

parabéns, são pessoas como tu que fazem nabos como eu perceber (um pouco mais) de mecânica...

obrigado pelo contributo e bem-vindo!

até dá ganas de comprar um hUMMer...[^][^]

Boas,

Obrigado a todos pelas boas vindas.
A questão da relação entre potencia e pneus é só fazer as contas. Pneu de origem: 205/80R16. Relação atmosférico: 1:5,375. Relação do turbo: 1:4,88. Tens a relação do diferencial indicada para o pneu de origem. Se quiseres meter pneus maiores deves alterar a relação de modo a ter a mesma resposta apesar da diferença de diametro do pneu.
A ventoinha fica isolada dentro da "pesca do ar" do intercooler e não apanha àgua porque a optica tem uma purga no fundo. Mas isso é ao gosto de cada um! Há quem diga que as melhores ventoinhas que até são as das motas devido à maior velocidade! O que se deve ter em atenção é isolar o que fica à volta da ventoinha até à parece do tubo/caixa por onde passa o ar. Deste modo, a ventoinha é mais eficaz pois se tiver "buracos" à volta da ventoinha acaba por travar a circulação do ar em vez de o forçar.
Os brincos é ao gosto de cada um. Esqueci-me foi de falar da barra estabilizadora. É cortar uns 5cm ao meio da barra entre os dois suportes ao chassi. Depois é arranjar um tubo com uns 40/45cm com diametro interior igual ao da barra. Furas o tubo 2 vezes de cada lado (1º furo a 5cm da ponta e o segundo a 10cm do 1º). Furas a barra na direcção dos furos do tubo com este centrado. Depois encostas o tubo a um lado deixando 2 ou 3cm do suporte ao chassi e voltas a furar mas desta vez só através de um extremo do tubo. Arranjas 4 cavilhas ou 4 parafusos e respectivas porcas. Queres andar na estrada? Centra o tubo e prende-o à barra. Queres cruzamento de eixos? Tira as cavilhas, puxa para o lado e volta a prender! Assim, tens o melhor de dois mundos separado por 5cm a apertar/desapertar parafusos/cavilhas. Se me lembra de mais alguma coisa, aviso.
Eu já tinha lido que ele não queria vender o jipe. Mas quando se começa um obra destas, ou se gosta muito ou cedo se desiste e vende-se o carro! Eu já ando a reconstruir o meu turbo à mais de 1 ano e ainda só deve ir a pouco mais de meio! É verdade que tambem demora mais porque sou eu e o meu pai que fazemos grande parte do trabalho no tempo livre, mas mesmo assim é um coisa que demora muito tempo!
Se quiserem uma descrição com mais pormenores é só dizer. Nunca abri um motor, uma caixa ou um diferencial. Isso mando fazer ao mecanico pois requer ferramenta especifica. O resto acho que já andei a "inventar em quase tudo". Desde depósitos feitos de raiz, travões de mão independentes a cada roda, suspensões, admissão, escape, etc... é só pedirem que conto a minha experiencia.

cUMMprimentos
José Rui Martins

Boas,

Fotos? De quê? O turbo ainda não está acabado mas se quiseres imagens de alguma coisa, diz que pode ser que já esteja feito.
Agora lembrei-me de outra coisa. Se puderes, passa todos os parafusos, porcas e anilhas para inox para evitar que agarrem com a ferrugem. Tambem vale a pena fazer uns suportes inferiores dos amortecedores, que incluem a fixação para as molas e eixos, em inox sobredimensionado. Os de origem tendem a partir. Não sei quanto custou porque não paguei o serviço mas não deve ficar muito barato! As minhas peças estão quase todas maquinadas e sem soldas para evitar os pontos de fractura e isso aumenta substancialmente o seu custo.
Outra coisa, que se puderes deves fazer é montar um radiador novo. O de origem do turbo é bastante maior que o do atmosférico e mesmo assim às vezes aquecem. É extremamente importante ter umas peças em fibra que fazem um funil do radiador até à ventoinha junto ao motor para garantir que a ventoinha puxa ar que se "veja". A ventoinha extra serve para aumentar a passagem de ar quando estás a baixa velocidade (Trialadas). Eu optei por mandar fazer um radiador novo com alhetas mais finas mas com mais tubos de passagem de àgua. Deste modo, a passagem de ar pelo radiador é optimizada para uma maior velocidade (maior arrefecimento) e os tubos extra fazem com que a àgua demore mais tempo dentro do radiador o que ajuda a arrefecer mais a àgua. O radiador ficou por 300/350 euros.
Esta proxima "dica" já deves conhecer pois é das mais básicas mas qualquer dos modos aqui vai. A embraiagem e a bomba de travões são alimentadas por dois depósitos de oleo. Como o da embraiagem tambem alimenta a bomba de travões existe uma tendencia a que o oleo passe do outro deposito para este o que leva a que metade do oleo venha fora e que a luz do oleo de travões esteja sempre ligada. A solução é comprares um 3 depósito e fazeres a repartição toda separada. Cada depósito alimenta apenas uma coisa. Não acho boa ideia por apenas 2 depositos ficando um para a embraiagem e outro para os dois canais dos travões porque deste modo, se ficares sem oleo no de travões ficas completamente sem travões! Se tiveres dois depositos para os travões (ficando um para a frente e outro para trás), se tiveres o azar de um verter até ficar vazio continuas a ter travões no outro eixo. Não é a travagem ideal mas sempre dá para parar.
Um coisa que ainda ando a estudar em relação aos travões é a alteração para 4 discos. Já ouvi dizer que os discos e pinças do samurai são ideais mas não tem ligação para travão de mão e sem ele, chumbas no IPO. A solução passa por montar um travão de mão hidraulico mas estes travões são caros. Se juntares +/- 300 euros dos discos e pinças, mais 200 euros para o travão de mão hidraulico e mais 150 euros para um repartidor/compensador de travagem, acho que talvez não justifique. Mas ainda não desisti da ideia. Quando tiver informações mais concretas de preços e material necessário, aviso.

cUMMprimentos
José Rui Martins

A solução para montar discos atrás é usar as pinças do BX, pois o travão de mão tambem funcionava a frente, logo ficas com o sistema de travão de mão igual ao que está, mas com discos...

Boas,

Ora aí está uma que eu ainda não sabia. Vou ver quanto custa as pinças do BX e o seu tamanho. Pode ser que dê para montar à maneira.

cUMMprimentos
José Rui Martins

Boas,

Ora aí está uma que eu ainda não sabia. Vou ver quanto custa as pinças do BX e o seu tamanho. Pode ser que dê para montar à maneira.

cUMMprimentos
José Rui Martins

Não é "pode ser que dê"... dá mesmo, existem pelos menos uns 5 ja com isso, e o meu vai a caminho disso tambem!

Back