Usado - Boxster ou s2000 ?

Sem dúvida JPCanta, o Z4 3.0 é um excelente automovel mas o preço já se joga para os 25-30k enquanto que um bom S2000 arranja-se com 17-19k (são escassos mais ainda existem [;)])

Na compra dum carro deste tipo temos de deixar a racionalidade um pouco de parte e escolher aquele que o coração manda. Se a crise não me tivesse afectado de forma tão brutal certamente já tinha um S à porta.

O unico ponto que me preocupa mais no S2000 é a fiabilidade. Tenho visto muitos S2000's com os motores a serem trocados.

Só a titulo de curiosidade sabes porquê?

Se bem me lembro havia um defeito de lubrificação no terceiro cilindro e mais cedo ou mais tarde dava barraca. Se ainda é por este motivo já não te sei dizer. Os casos que ví foram em modelos de 99 até 01.

Mas também um carro destes normalmente andam sempre a ser puxados por isso até é normal.

Motor usado em bom estado arranja-se por volta dos 3500 euros.

Outro problema que a primeira geração tinha, 99-01, se bem me lembro era um defeito no sincronizador da caixa que fazia com que a sexta, quando engrenada, saltasse. O meu, de 2001 já tinha este problema resolvido.

O S2000, que é um fantástico carro, sempre foi um bocadinho mitificado por aqui.

Há uma certa tendência para sublinhar as suas boas caracterísiticas e ignorar os seus defeitos. O facto de ser relativamente acessível, ter um motor muito rotativo e com muitos cv por litro e a aura de bad boy, por causa de um comportamento que não é muito fácil serão, creio os principais responsáveis.

Eu apesar de gostar muito acabo por às vezes ser "empurrado" para o papel de detrator, perante algum fundamentalismo.

Muito bom :) . É o meu objectivo a curto prazo um S vamos ver vamos ver...

Greenzord,

Se tiver oportunidade de ter um S2000 como 2º ou mesmo 3º carro, aí será uma excelente opção. É roadster, fiável, com manutenção reduzida, se comprar anterior a Julho de 2007, paga "apenas" 100 e poucos euros de IUC, e um excelente brinquedo para dar umas gazadas e fazer uns power slides (o autoblocante aqui joga um papel muito importante). Como carro do dia à dia não aconselho, sobretudo pela falta de conforto, fraca insonorização, tendência a ruídos parasitas (quando vendi o meu tinha 17000 Km e já parecia uma "chocolateira") e falta de espaço (para família, claro!) embrora estes aspectos possam ter apreciação subjectiva.

Outro problema que a primeira geração tinha, 99-01, se bem me lembro era um defeito no sincronizador da caixa que fazia com que a sexta, quando engrenada, saltasse. O meu, de 2001 já tinha este problema resolvido.

Desconhecia por completo esse problema.

O S2000, que é um fantástico carro, sempre foi um bocadinho mitificado por aqui.

Há uma certa tendência para sublinhar as suas boas caracterísiticas e ignorar os seus defeitos. O facto de ser relativamente acessível, ter um motor muito rotativo e com muitos cv por litro e a aura de bad boy, por causa de um comportamento que não é muito fácil serão, creio os principais responsáveis.

Eu apesar de gostar muito acabo por às vezes ser "empurrado" para o papel de detrator, perante algum fundamentalismo.

Tens toda a razão V7, e essa mitificação não é só aqui no forum. De facto é um carro muito especial, os engenheiros da Honda quando produziram este modelo estavam inspirados. Mas apesar de ser especial tem defeitos como todos os carros. Sempre existiu a mania que motores Hondas são infinitos e os Hondas não dão problemas mas não é bem assim e até posso falar por experiência própria..

Felizmente já tive a oportunidade de andar em 2 S2000 e foi dos carros que mais me marcou até hoje. Não sei explicar mas quando nos sentamos naquele carro sabemos que estamos sentados num carro muito especial capaz de nos deixar um sorriso nos lábios sem grandes dificuldades, sorriso este que rapidamente se pode transformar em lágrimas se não existir algum cuidado porque é um carro traiçoeiro digam o que disserem.. Por alguma razão os donos dos S's estão sempre preocupados em ter bons pneus (semi-slicks muitas vezes), a famosa modificação das 3 barras, e por ai adiante. Mas é este medo que ainda torna o carro mais espetacular e os níveis de adrenalina estão sempre em alta. Antes de o metermos a trabalhar temos sempre aquele nervoso miudinho e o coração mais acelarado, sensação esta que tenho sempre que pego numa mota mais potente.

O Boxster que é o outro carro referido neste tópico é visto por muitos o patinho feio da porsche, o tal "Porsche dos pobres". Para mim esta frase é das mais estupidas que qualquer entusiasta de carros pode dizer. O Boxster pode ser menos brincalhão que o S2000 mas isso não o torna pior carro. É um carro muito mais certinho, que curva colado ao chão, com umas linhas bonitas tendo em conta a idade, e vai ser sempre um Porsche. O 2.5 para passear chega, o 2.7 é o ideal mas já paga um selo mais puxadote.

Ambos são excelentes carros e o coração numa compra destes acaba por mandar mais do que a razão. Para mim é o S2000 mas tenho a certeza que se comprasse o Boxster não ficava desiludido.

V7 tu tiveste um Boxster não foi?

Greenzord,

Se tiver oportunidade de ter um S2000 como 2º ou mesmo 3º carro, aí será uma excelente opção. É roadster, fiável, com manutenção reduzida, se comprar anterior a Julho de 2007, paga "apenas" 100 e poucos euros de IUC, e um excelente brinquedo para dar umas gazadas e fazer uns power slides (o autoblocante aqui joga um papel muito importante). Como carro do dia à dia não aconselho, sobretudo pela falta de conforto, fraca insonorização, tendência a ruídos parasitas (quando vendi o meu tinha 17000 Km e já parecia uma "chocolateira") e falta de espaço (para família, claro!) embrora estes aspectos possam ter apreciação subjectiva.

Obrigado JPCanta, neste momento tenho 2 carros para o dia a dia e já tenho um à venda para ir buscar o desportivo que falta na garagem. Para daily concordo, acho que não seria uma opção sensata. Eu já sei qual é o S2000 que quero ir buscar só falta é vender o meu bolide [;)]

V7 tu tiveste um Boxster não foi?

Sim. Durante 4 anos e meio e cerca de 22 mil km.

Foi uma excelente experiência que deixou saudades.

Creio que no teu caso, pelo que vou lendo, tens uma noção correcta do que esperar do S2000 e que é mesmo o que queres, pelo que acho muito bem que avances [;)]

Falaram em ruídos parasitas? O meu nao faz um único . Em termos de montagem de tablier é excelente.
Muito cuidado na compra de um s2000. Ao longo do tempo esta situação de alguém q quer comprar é recorrente e os conselhos são SP os mesmos. Se possível comprar a alguém conhecido, senão e o normal:
experimentar o carro, histórico na seguradora, histórico na oficina, levantar o carro para ser visto por um bom mecânico, etc etc.
Os bons são difíceis de encontrar. Na altura apanhei carros a venda como novos e tinham sido dados como perda total e muitas outras situações.[:vm)]

Aconselho a comprar um modelo no mínimo de 2002. Nesses metes as jantes de 17 e o carro fica logo actualizado[:D]

Boa sorte

Falaram em ruídos parasitas? O meu nao faz um único . Em termos de montagem de tablier é excelente.
Muito cuidado na compra de um s2000. Ao longo do tempo esta situação de alguém q quer comprar é recorrente e os conselhos são SP os mesmos. Se possível comprar a alguém conhecido, senão e o normal:
experimentar o carro, histórico na seguradora, histórico na oficina, levantar o carro para ser visto por um bom mecânico, etc etc.
Os bons são difíceis de encontrar. Na altura apanhei carros a venda como novos e tinham sido dados como perda total e muitas outras situações.[:vm)]

Aconselho a comprar um modelo no mínimo de 2002. Nesses metes as jantes de 17 e o carro fica logo actualizado[:D]

Boa sorte

Obrigado Rui. O modelo que tenho em vista é de 2001 ou seja ainda tem a cpota em plastico e mais umas coisas que o de 2002 já traz melhoradas. É de um conhecido e por isso estou muito mais confiante na compra. O preço é que ... :sh)

Boa sorte

Rui Santos,

O meu S2000 foi comprado novo e os ruídos parasitas vinham essencialmente da capota. O meu S2000 sempre fez assistencia na marca e sempre lavei à mão. Sempre andei em estradas com bom piso! Desconheço se o modelo de 2002 (óculo traseiro em vidro) teve alguma melhoria qualitativa neste capítulo.
Convém relembrar que a título de exemplo a minha mulher não dá pela maioria dos pequenos barulhos parasitas que eu consigo perceber. Naturalmente que podem haver suscetibilidades individuais, ou então tive "azar" com o meu exemplar. Outro exemplo, certa vez andei com um MX 5 de um amigo, em que ele também não valorizava os ruídos parasitas e para mim aquilo era simplesmente intolerável!
Claro que os ruidos parasitas têm a importância que têm e também com algum jeito para a bricolage conseguimos anular grande parte deles.

tinha uma opinião antes de comprar o S e continuo com a mesma após 2 anos e meio com um, quem está na dúvida entre um S e um Z3, Z4, SLK, deve ir para os BMW ou mercedes.
o S é um carro para apreciadores do género[;)]
fica entre um lotus e esses carros, por isso não se pode esperar o mesmo tipo de conforto e equipamento que nesses carros.
o carro é muito rígido, pouco confortável e em fraca insonorização, por isso quem o compra tem que ter noção disso para não se arrepender.
pessoalmente e mesmo já não sendo nenhum puto,apenas não é o meu carro do dia-a-dia por causa dos valores absurdos da gasolina[:cool:]

a mistificação que o S teve foi algo mundial, nem do nosso fórum, nem a nível nacional ou europeu, é um carro especial quer se queira ou não[;)]
os seus pontos fortes são de facto muito fortes e os materiais empregues na sua construção de alta qualidade, com um rigoroso controle de qualidade., aliado a um preço muito interessante.
o defeito apontado nos motores foi para exemplares essencialmente de 99 e a Honda substituiu os motores nesses casos.

O meu s2000 tinha apenas 2 ruidos parasitas, era nos 2 ganchos que fixam a capota ao chassis. Comprei duas anlhas de borracha grossas, enfiei no gancho e voilá, nunca mais tive ruidos parasitas no carro.

tinha uma opinião antes de comprar o S e continuo com a mesma após 2 anos e meio com um, quem está na dúvida entre um S e um Z3, Z4, SLK, deve ir para os BMW ou mercedes.
o S é um carro para apreciadores do género[;)]
fica entre um lotus e esses carros, por isso não se pode esperar o mesmo tipo de conforto e equipamento que nesses carros.
o carro é muito rígido, pouco confortável e em fraca insonorização, por isso quem o compra tem que ter noção disso para não se arrepender.
pessoalmente e mesmo já não sendo nenhum puto,apenas não é o meu carro do dia-a-dia por causa dos valores absurdos da gasolina[:cool:]

a mistificação que o S teve foi algo mundial, nem do nosso fórum, nem a nível nacional ou europeu, é um carro especial quer se queira ou não[;)]
os seus pontos fortes são de facto muito fortes e os materiais empregues na sua construção de alta qualidade, com um rigoroso controle de qualidade., aliado a um preço muito interessante.
o defeito apontado nos motores foi para exemplares essencialmente de 99 e a Honda substituiu os motores nesses casos.
Não podia estar mais de acordo!

Bons posts jpcanta
Pessoalmente nunca me apaixonei pelo S2000, prefiro o Boxster ou o Z4.

Eu digo mais excelente posts. Nunca se viu informação de tanta qualidade pela net, nem mesmo aqui no forum que é pródigo em informação de altíssima qualidade sobre o s2k. Ainda bem que tivemos estes posts para saber que o concorrente natural do S2000 é o mx-5, e taco a taco. Alias se virmos bem a partir do NB, o S2000 fica bem para trás. ROFL.

Até estava para responder a algumas pérolas escritas, mas depois cheguei a esta parte:

S2000 - no meu caso, parti o motor aos 6500 km porque o carro gastava óleo e só tinha luz de óleo, não tinha de nível de óleo. Como a revisão era aos 7500, não me preocupei muito com esse aspecto, e acabei por partir o motor por estar "seco" de óleo

e vi que já está tudo dito. LOL.

Gosto de ver que em 2013, o S2000 ainda azia muita gente.

Agora é mistificado aqui. lol. Se há fórum onde o S2k tem os seus haters de estimação é aqui.

Agora é porque é acessível. LOL. Tens noção que o S2k custava em 2009 em Portugal 54k? Tens noção que há imensos donos de S2k, que tem Ferrari, Aston Martin, Jaguar, m3e92, m5, até em Portugal?

É cada lol que por aqui se lê.

Greenzord, se dominares a lingua inglesa e a alemã, tens excelentes fontes na net sobre o S2k. Quanto a tua preocupação quanto a fiabilidade, se pesquisares esse é um dos principais trunfos do carro, bastante premiado internacionalmente a esse nível alias.
Para te elucidar melhor tens ai S2k já com quilometragens na casa dos 400k (claro que no quadrante tem algo entre os 80k e os 120k) e a rolar sem problemas. Tens ainda no USA muitos com o bloco de origem a debitar entre 400 a 550 cv, havendo uns poucos que dizem ter mesmo 700-800 cv com o bloco de origem.
Claro que convém ver o óleo e não ficares admirado, como o outro pelo motor partir por falta de óleo. Há mínimos não é?

De resto o único “contra” que lhe vejo, é os teus limites acabarem quando os limites do carro ainda estão muito longe, mas isso acontece-te a ti, a mim, e a 99,9% do forum.
Isto se souberes de antemão que não é carro de “poser”, não tem gadgets, que é um carro egoísta, apenas para o prazer de conduzir, e ai meu caro, há muito pouco que lhe possa fazer frente. Como podes ver por exemplo neste vídeo postado noutra “thread” por outro user:

FRS (GT86, BRZ) vs RX8 vs S2000 Review - Everyday Driver - YouTube

Se a unica coisa que não te faz ir para o z4 é o preço em questão, aguarda mais uns anos, até porque isso é uma falsa questão como podes ver no SV, para o mesmo ano o S2k (28k) é bem mais caro que o z4(24k) e é o SI não o o bem mais fraco I. E só poderia ser assim, o E85 neste momento é um carro que ja teve sucessor, o S2000 é um carro descontinuado, icónico, para celebrar um aniversário. E pelo visto ainda em 2020 vai estar a ser "chamado á baila" em foruns quando o tema for prazer de condução. :)

Cumprimentos.

Um carro pode ser mitificado de muitas formas, tanto pelo significado (para a marca, para os proprietários, etc) ou pelo valor real do mesmo. No caso do S2000 existe uma certa aura, que a meu ver, tenho dúvidas que corresponda à real qualidade do objecto. Nem acho que tenha a ver com o modelo, é algo comum na Honda (falando somente em PT).

Valores à parte, achei (e não por pouco), o 350Z mais interessante de conduzir. E nem foi pelo motor (que fiquei na dúvida se os cerca de 40cv a mais face ao S, estavam realmente lá) mas porque achei a experiência de condução mais interessante. Os travões no mesmo trajecto (Arrábida) aguentarem mais, o chassis é mais equilibrado, slides mais controlados, o superior binário faz-se sentir sobretudo a subir, sinceramente na altura só senti falta do selector de caixa do S. O barulho é sempre subjectivo. E continuo a ter uma óptima visão do S2000 mas naquele dia, experimentei dois carros do mesmo género e pendi claramente para um deles.

Claro que quem tem um diz maravilhas mas isso já é de esperar.

PS- Juro, que a primeira parte deste texto foi escrita sem ter lido o post do user anterior.

Última edição:
Mal seria se gostássemos todos do mesmo!
Quanto a mim, desde que tenha 4 rodas e um volante venha ele.
No dia a dia tanto conduzo um UMM, como uma Ford Courier, como um S2000 ou um Civic!
E até a Courier dá gozo!
[:cool:]

Voltar
Superior