Uso do AC em calor extremo

Já agora, não percebi a parte de abrir ligeiramente um dos vidros. Como é que ar a entrar a 45C pode ajudar em alguma coisa a arrefecer o interior do carro? :sh)

Sim, isso parece óbvio. Se a temperatura no interior está mais fria que no exterior, abrindo qualquer janela só vai fazer com o que o ar mais quente do exterior torne o interior também mais quente. Não há milagres nem circulação de ar que consigam evitá-lo.

Obviamente. Isso é dos livros. Manter depois um vidro aberto não faz sentido.

Atenção que não se trata de abrir totalmente o vidro. É apenas uma abertura de 1/2 cm.
Isto porque o ar em recirculação acaba por ficar viciado e com excesso de humidade. A pequena fisga aberta na parte superior vai fazer com que o ar seja lentamente renovado sem provocar um aquecimento do ar interior.
Repara que se tiveres um sistema a ir buscar 5 litros/segundo de ar a 45º para o arrefecer a 10 é muito diferente de aproveitares o ar a 20/25º do interior do carro para baixar para 10º.

O meu é inteligente
Agora a sério - sim, estando com a recirculação em automático (que pode estar ON mesmo com AC Off), mantém fechado e abre quando o ar precisa de renovar (concentração elevada ou baixa de humidade, ou de X em X tempo). É o chamado climate control.
Como é óbvio, pelo acima descrito, não precisas abrir vidros (ao comutar a recirculação, já deixa entrar/sair).

Mas o meu é burro e não faz essa magia, por isso uso o truque acima descrito.

O meu carro é antigo, e eu sempre fui mau em cálculos matemáticos, e mau em compreender técnicas de ar frio, limito-me a ligar o A/C e desfrutar do fresco, mas isso sou eu que sou um bocado limitado.

Atenção que não se trata de abrir totalmente o vidro. É apenas uma abertura de 1/2 cm.
Isto porque o ar em recirculação acaba por ficar viciado e com excesso de humidade. A pequena fisga aberta na parte superior vai fazer com que o ar seja lentamente renovado sem provocar um aquecimento do ar interior.
Repara que se tiveres um sistema a ir buscar 5 litros/segundo de ar a 45º para o arrefecer a 10 é muito diferente de aproveitares o ar a 20/25º do interior do carro para baixar para 10º.

deu para perceber, mas não beneficias nada com isso só prejudicas a temperatura do habitáculo, ao pensar assim...[;)]

Os Audi e VW com mais equipamento têm informação do consumo de combustível adicional com o AC ligado.
Pelo que testei numa Passat e num A4, o acréscimo era na ordem dos 0,5L/100Km

deu para perceber, mas não beneficias nada com isso só prejudicas a temperatura do habitáculo, ao pensar assim...[;)]
Até tenho sérias dúvidas, do ponto de vista da economia, se não será mais benéfico manter o vidro fechado, e de X em X tempo (por exemplo, de 30 em 30 min) abrir duma vez meio vidro e fechar logo (para renovar o ar e níveis de humidade)...

O AC retira humidade ao ar, nao adiciona...

So faco "renovacao" do ar com o AC ligado quando sao libertados certos gases de escape dentro do habitaculo.

De maneira nenhuma, porque consigo tirar mais rendimento do ar condicionado. as trocas de ar são minimas e o consumo do carro diminui. Hoje, simulei várias vezes em terreno plano as duas situações e verifiquei uma diferença de consumo a rondar 0.5 l. Claro que nestes dia estamos numa situação extrema e, em dias de calor "normal", não me parece que se note alguma diferença mensurável.
Nunca, como hoje, notei o AC a tirar potência ao carro. Normalmente não costumo notar a diferença do AC ligado ou desligado, mas hoje notava bem.

Quanto mais fechado for o local melhor a eficiência do AC. Abrir janela é obrigar o ac a puxar mais ar quente pra fora do carro.

De maneira nenhuma, porque consigo tirar mais rendimento do ar condicionado. as trocas de ar são minimas e o consumo do carro diminui. Hoje, simulei várias vezes em terreno plano as duas situações e verifiquei uma diferença de consumo a rondar 0.5 l. Claro que nestes dia estamos numa situação extrema e, em dias de calor "normal", não me parece que se note alguma diferença mensurável.
Nunca, como hoje, notei o AC a tirar potência ao carro. Normalmente não costumo notar a diferença do AC ligado ou desligado, mas hoje notava bem.

O problema não é do AC em si.
O carro fica com menos potência qd o ar é muito quente.

Eu pessoalmente acho a ideia descabida.

Tendo em conta que o AC retira potência ao motor, se querem mesmo poupar combustível quando têm o ar condicionado ligado, pisem menos no acelerador.

O AC não faz o carro ter mais cavalos, as pessoas é que têm de pisar mais para andar o mesmo. Se andarem mais devagar quando tem o AC ligado, já poupam e não precisam estar com cálculos mirabolantes para poupar 0.5l

O meu é inteligente
Agora a sério - sim, estando com a recirculação em automático (que pode estar ON mesmo com AC Off), mantém fechado e abre quando o ar precisa de renovar (concentração elevada ou baixa de humidade, ou de X em X tempo). É o chamado climate control.
Como é óbvio, pelo acima descrito, não precisas abrir vidros (ao comutar a recirculação, já deixa entrar/sair).
E como é que tens a certeza que está sempre fechado?

Os Audi e VW com mais equipamento têm informação do consumo de combustível adicional com o AC ligado.
Pelo que testei numa Passat e num A4, o acréscimo era na ordem dos 0,5L/100Km
O meu também dá informação sobre o consumo de combustível referente ao AC e normalmente anda abaixo de meio litro.

Ei que exagero!
É óbvio que é bem mais notória a quebra de potência provocada pelo AC a funcionar em pleno, do que o efeito da temperatura na potência do motor.

É uma questão de fazer as contas. O compressor do ar condicionado deve roubar algures entre 2 e 5 CV do motor (depende do veículo)
Já quanto se perde de potência depende da variação de temperatura exterior. Por exemplo entre 10° e 35°. Para a mesma pressão atmosférica a densidade do ar vai descer +- de 1.25 para 1.15 kg/m3. Ou seja menos 8%. Se assumirmos um efeito directo na potência vamos ter, por exemplo para um motor de 120cv, uma quebra de potência de quase 10 CV.
Mas claro que isto é o efeito na potência máxima que raramente utilizamos, na prática o que acontece é que vamos, sem nos apercebermos, com o acelerador mais carregado.

É uma questão de fazer as contas. O compressor do ar condicionado deve roubar algures entre 2 e 5 CV do motor (depende do veículo)
Já quanto se perde de potência depende da variação de temperatura exterior. Por exemplo entre 10° e 35°. Para a mesma pressão atmosférica a densidade do ar vai descer +- de 1.25 para 1.15 kg/m3. Ou seja menos 8%. Se assumirmos um efeito directo na potência vamos ter, por exemplo para um motor de 120cv, uma quebra de potência de quase 10 CV.
Mas claro que isto é o efeito na potência máxima que raramente utilizamos, na prática o que acontece é que vamos, sem nos apercebermos, com o acelerador mais carregado.

E o motor não injecta mais combustível para compensar o ar mais foleiro? Sei que quando o filtro do ar está um pouco entupido, os consumos aumentam devido a isso.

Eu ando sempre com AC em ar reciclado nestes dias de calor, mas em viagens grandes há que ter algum cuidado porque o ar no carro fica muito seco e a desidratação para as pessoas surge na mesma apesar de estarem 25º lá dentro.

E o motor não injecta mais combustível para compensar o ar mais foleiro? Sei que quando o filtro do ar está um pouco entupido, os consumos aumentam devido a isso.

Eu ando sempre com AC em ar reciclado nestes dias de calor, mas em viagens grandes há que ter algum cuidado porque o ar no carro fica muito seco e a desidratação para as pessoas surge na mesma apesar de estarem 25º lá dentro.

Se não tem ar suficiente não adianta injectar mais combustível. O caso do filtro do ar entupido é diferente, o motor fica com a admissão limitada e gasta mais potência só para aspirar o ar, daí o aumento de consumo (especialmente em motores atmosféricos).

Diminuindo a densidade do ar, a resistência aerodinâmica também diminui proporcionalmente. Anula-se um efeito com o outro[:cool:]

Uso do AC em calor extremo

O problema não é do AC em si.
O carro fica com menos potência qd o ar é muito quente.

Especialmente os turbos

Li há dias um artigo em que um engenheiro de uma marca aconselha a usar sempre o automático sem recirculacão. Só se deve fechar quando há cheiros ou fumos do exterior

Diminuindo a densidade do ar, a resistência aerodinâmica também diminui proporcionalmente. Anula-se um efeito com o outro[:cool:]

E tens razão, nota-se menos na velocidade máxima (pelas razões que descreves) do que na aceleração (que depende essencialmente da massa do carro)

Back