Uso do AC em calor extremo

Não é andar com os vidros abertos. É apenas um vidro traseiro com uma fisga de uns milimetros para renovar muito lentamente o ar.

Porque é que alteram o sentido do que foi Claramente dito?

Seja uma fisga, uma nisga, 1mm, 1 dedo,2 dedos.............se o carro tiver climatização automática vai detectar o VIDRO ABERTO e não funciona correctamente (intensidade e distribuição do ar).

Seja uma fisga, uma nisga, 1mm, 1 dedo,2 dedos.............se o carro tiver climatização automática vai detectar o VIDRO ABERTO e não funciona correctamente (intensidade e distribuição do ar).

Pois, é o que o meu faz, como disse acima. :)

Muitos carros recentes desengatam o compressor do AC quando se acelera a fundo. Também há carros com recirculação automática, usando um sensor de oxigénio para monitorizar se o ar precisa de ser renovado ou não e faz isso automaticamente. Seja um metro ou milímetros, não há nenhuma vantagem em ter os vidros abertos.

Acontece que se estava a falar de carros burros e não desses inteligentes.

Acreditando que não é inteiramente off-topic, deixo aqui uma dúvida.

Fiz hoje à tarde (péssima ideia, eu sei, mas foi a opção que tomámos) Algarve - Lisboa, cerca de 250km, 3 horas de condução, sempre com AC manual ligado (posição 1 ou 2). O carro não se engasgou nem queixou, também porque mantive velocidades constantes na ordem dos 90 / 100km/h. No entanto, o carro passou por terras onde as temperaturas chegaram aos 47º :sh)

Posto isto, devo preocupar-me, e fazer revisão de alguns componentes, ou à partida, se não se queixou, é tranquilo? À chegada, não houve qualquer tipo de ruídos nem comportamento estranho por parte dele. Além disso, ainda na quarta foi mudado o óleo e reposto o líquido refrigerante.

P.S. Um dos motivos da minha preocupação foi o facto de ter visto imensos carros encostados na berma da AE com capot aberto, uns mais recentes que outros.

Last edited:
P.S. Um dos motivos da minha preocupação foi o facto de ter visto imensos carros encostados na berma da AE com capot aberto, uns mais recentes que outros.

É verdade, também já notei isso. Como o Manelov disse, se não se queixou nem houve ruídos estranhos, tranquilo. Verifica só o nível de todos os fluídos para ter a certeza que não há fugas. :)

O meu compressor de AC antes de berrar bem avisou com os ruídos estranhos, eu é que não liguei nenhuma. Quando finalmente berrou de vez, gripou e prendeu a correia - quase que me incendiava o carro.

Obrigado a ambos. [;)]
Efetivamente irei esperar até à noite para conferir o nível do óleo. Como ainda sobrou da revisão na quarta-feira, se for preciso, já estou safo!

O meu compressor de AC antes de berrar bem avisou com os ruídos estranhos, eu é que não liguei nenhuma. Quando finalmente berrou de vez, gripou e prendeu a correia - quase que me incendiava o carro.

O meu medo era mesmo surgir algum ruídos. Eu ao mínimo barulho parasita, não consigo mesmo ignorar, pelo que à partida não acontecerá nada de grave [:p]

P.S. A minha dúvida era que componentes principais verificar, uma vez que ainda não sei bem o que esperar.

Obrigado a ambos. [;)]
Efetivamente irei esperar até à noite para conferir o nível do óleo. Como ainda sobrou da revisão na quarta-feira, se for preciso, já estou safo!

O meu medo era mesmo surgir algum ruídos. Eu ao mínimo barulho parasita, não consigo mesmo ignorar, pelo que à partida não acontecerá nada de grave [:p]

P.S. A minha dúvida era que componentes principais verificar, uma vez que ainda não sei bem o que esperar.

Se tens cuidado, fazes as revisões e verificas os fluidos regularmente, qual o problema dos 47 graus? Os carros aguentam isso e muito mais.
Há muita gente que fica na estrada porque verificar fluidos e trocar correntes auxiliares a tempo e horas é para os outros.

Hoje, viajei na hora do pico do calo,r ente as 15 e as 18h. Com o termómetro a atingir o máximo de 45ºC, usei um truque para diminuir o esforço do motor, do compressor de AC e reduzir o consumo.

Meti o ar em recirculação e abri ligeiramente (1/2 cm) um vidro de trás do lado oposto ao vento. Isso permite que o ar mais quente vá saindo e faz com que o ar que entra no permutador seja muito mais fresco que se viesse do exterior.

Se conhecerem mais truques divulguem-nos, que o calor está para ficar.

O melhor truque é mesmo a temperatura seleccionada ser sempre o mais próximo possível da temperatura exterior e usar a recirculação.

Paneleirices....ac on em modo automáticoa 21c, limpar filtro de ar e tirar pressão aos pneus.

Se tens cuidado, fazes as revisões e verificas os fluidos regularmente, qual o problema dos 47 graus? Os carros aguentam isso e muito mais.
Há muita gente que fica na estrada porque verificar fluidos e trocar correntes auxiliares a tempo e horas é para os outros.

Ora bingo ! um bom pára-arranca em dias de mais de 30º ou uma subida à serra da estrela é logo um teste. Quem tiver a manutenção pelos arames, ou fica apeado ou o motor certamente apanha um escaldão daqueles.

É engraçado nessa altura aqueles que diziam " ah, já deixei passar a revisão há 40 mil KM e funciona como um relógio " [:)]

47 graus não é tanto quanto parece. Lembrem-se que há países onde é normal ter temperaturas de 50 ou mais e durante bem mais do que uns dias. ;)

47 graus não é tanto quanto parece. Lembrem-se que há países onde é normal ter temperaturas de 50 ou mais e durante bem mais do que uns dias. ;)

deves estar a brincar 47ºC não é tanto quanto parece, só se for para quem está sentado dentro de uma casa com AC ligado a 20ºC na maior, pois quem está na rua, ninguém se aguenta, exposto a essas temperaturas, pois não estamos adaptados para estas temperaturas como em certos países.

é quase como um russo no inverno andar lá com temperaturas -50ºC e vem a portugal no inverno temperaturas de 10ºC para ele não é nada anda de manga curta e calções na maior e nós agasalhados até as orelhas...

Pois, mas Portugal não é um desses países, logo não estamos adaptados para lidar com estás temperaturas muito menos habituados.

Mesmo assim, paises que são um forno autêntico, conseguem neste momento temperaturas médias mais baixas, como o Kuwait.

Dead Valley na California, consegue ser mais fresco que certos locais em Portugal por 1° [:D]

Eu nos meus dois carros o ar condicionado está ligado o ano inteiro em automatico e sempre me dei bem assim. Vidros só abro qd o carro está muito quente parado ao sol. Passado algum tempo fecho e não abro mais.

Não é só o pessoal das arábias e do Texas que se estão a rir. O autor do tópico tb está a rir à brava, ao meter esta gente toda a discutir esta treta.

deves estar a brincar 47ºC não é tanto quanto parece, só se for para quem está sentado dentro de uma casa com AC ligado a 20ºC na maior, pois quem está na rua, ninguém se aguenta, exposto a essas temperaturas, pois não estamos adaptados para estas temperaturas como em certos países.

é quase como um russo no inverno andar lá com temperaturas -50ºC e vem a portugal no inverno temperaturas de 10ºC para ele não é nada anda de manga curta e calções na maior e nós agasalhados até as orelhas...

Pois, mas Portugal não é um desses países, logo não estamos adaptados para lidar com estás temperaturas muito menos habituados.

Mesmo assim, paises que são um forno autêntico, conseguem neste momento temperaturas médias mais baixas, como o Kuwait.

Dead Valley na California, consegue ser mais fresco que certos locais em Portugal por 1° [:D]
Ele está a falar dos carros. E provavelmente de países onde não há sombra para deixar os carros.

E não é por Death Valley ser mais fresco que Portugal por 1 dia, que vamos agora "esquecer" que por cá acontecem estes fenómenos de quando em vez, e nessa zona(e outras) são semanas disso.

Back