Uso do AC em calor extremo

É dificuldade em perceber um 'raciocínio' de 'aumenta a superfície de contacto'.
A pressão baixa vai é fazer com que se passe de uma distribuição uniforme de pressão para um aumento de pressão nas laterais do piso do pneu. Não vai aumentar a aquaplanagem por aumento de superfície, porque a variação é residual, ou inexistente, dependendo do pneu, mas exatamente o contrário: aumentar a aquaplanagem por deformação/ distribuição errada da energia sobre o piso do pneu (exponenciada em curva, p.e.).
Não espalhem contra-informação.

Então diminuis a pressão e a a área de contacto permanece a mesma? Muito me contas.

Então diminuis a pressão e a a área de contacto permanece a mesma? Muito me contas.

Diminuis a pressão geral e aumentas a pressão sobre as zonas laterais do piso ao mesmo tempo que acabas por diminuí-la ao centro. Esse é que é o perigo. Tens um pneus propenso a deformação; os mm a mais no piso são peaners à beira da deformação.
Ou achas que os pneus vazios comem mais nos cantos só por causa das curvas?

Last edited:
Mas vocês andam bem da cabeça? As pressões recomendadas são exatamente para optimizar o contacto do piso com a estrada. As diferenças de pressão são bem menores no inverno e a tendência até é o ar comprimir, baixando a pressão.
Vocês ainda querem baixar mais? É para o pneu só comer nos cantos?
Fosga-se...

Bem, eu coloco a pressão indicada pelo fabricante, que naturalmente não diz para variar conforme a temperatura, apenas caso haja muita ou pouca carga.

Diminuis a pressão geral e aumentas a pressão sobre as zonas laterais do piso ao mesmo tempo que acabas por diminuí-la ao centro. Esse é que é o perigo. Ou achas que os pneus vazios comem mais nos cantos só por causa das curvas?

E a área senhor, a àrea.

eu faço o mesmo, nem nunca ouvi falar dessa por causa da temperatura é nova para mim...

A questão é que se calibraste a pressão a semana passada com 30º a 2.2bar, se fores medir agora a pressão, estarás com 2.5 bar por ex.

Quando há grandes variações de temperatura deve-se verificar a pressão. Já agora, nunca se deve tirar pressão a um pneu a quente, durante uma viagem por ex.

A questão é que se calibraste a pressão a semana passada com 30º a 2.2bar, se fores medir agora a pressão, estarás com 2.5 bar por ex.

Quando há grandes variações de temperatura deve-se verificar a pressão. Já agora, nunca se deve tirar pressão a um pneu a quente, durante uma viagem por ex.

a pressão é sempre vista a frio nunca a quente, quanto ao ao resto calibrar a 30ºc ambiente, é difícil, faço isso logo pela manhã cedo, se estiverem +- 20ºc , ainda assim só vejo 1x por mês a pressão dos pneus e só ponho o indicado pelo fabricante e nunca tive problemas alguns, e não por por 0.3 bar que isso vai fazer alguma diferença pela tua teoria...

a pressão é sempre vista a frio nunca a quente, quanto ao ao resto calibrar a 30ºc ambiente, é difícil, faço isso logo pela manhã cedo, se estiverem +- 20ºc , ainda assim só vejo 1x por mês a pressão dos pneus e só ponho o indicado pelo fabricante e nunca tive problemas alguns, e não por por 0.3 bar que isso vai fazer alguma diferença pela tua teoria...

Não é teoria é a realidade. Se 0.3 bars não te incomodam, tudo bem. Ninguém disse que ias morrer por isso.
Se quiseres fazer contas:
nitro-air.jpg

Bem, eu coloco a pressão indicada pelo fabricante, que naturalmente não diz para variar conforme a temperatura, apenas caso haja muita ou pouca carga.

Ninguém diz que o tens que fazer por causa da temperatura: é um truque, para uniformizar as variações reais de pressão a altas temperaturas.
Imagina que no verão tens uma variação mensurável de 0.1 bar na pressão do pneu (pode ser mais): baixar esse 0.1 vai colocar o pneu dentro da pressão recomendada durante mais tempo, em viagens mais exigentes. Se a variação for maior (0.2), a diferença para a pressão recomendada vai ser de 0.1. Se não o fizeres vais ter um pneu 0.2 acima da pressão recomendada.
Como cada caso é um caso, como os pneus de verão são iguais em Portugal ou na Alemanha (mas as temperaturas não), como nem toda a gente anda o suficiente para aquecer os pneus, as marcas não o referem, porque é à prova de asneira.

E a área senhor, a àrea.

Qual o perigo efetivo de teres um pneu, com bom piso, aumentar a superfície de contacto com a estrada em poucos mm, se a água continuar a ser escoada normalmente? O problema é se a água fica presa por baixo do pneu, ou se o pneu deforma em situações mais exigentes.
Há uma diferença entre um pneu mais largo, que normalmente têm um piso menos profundo, e um pneu mais estreito com pressão mais baixa ( e esse residual aumento de área de contacto com a estrada).

Qual o perigo efetivo de teres um pneu, com bom piso, aumentar a superfície de contacto com a estrada em poucos mm, se a água continuar a ser escoada normalmente? O problema é se a água fica presa por baixo do pneu, ou se o pneu deforma em situações mais exigentes.
Há uma diferença entre um pneu mais largo, que normalmente têm um piso menos profundo, e um pneu mais estreito com pressão mais baixa ( e esse residual aumento de área de contacto com a estrada).

Digamos que há um aumento residual de perigo de hidroplanagem. Se estamos a falar de variações residuais de pressão querias o quê? Afinal já admitiste que a área aumenta com a diminuição da pressão. É um progresso.

Mas diz para controlares regularmente (por norma, mensalmente).
E se controlares em 2 semanas consecutivas em que a temperatura variou 5 ou 6 graus, já vais estar abaixo ou acima do que deixaste.

eu faço o mesmo, nem nunca ouvi falar dessa por causa da temperatura é nova para mim...
Os carros têm uma pressão recomendada;

Por exemplo, no meu anterior (FWD), no atual (RWD), e no do meu pai (FWD) é 2.4 bar nos 4 pneus (isto como observação a alguém que disse lá atrás que se tem a mesma pressão nos 4, ou tem uma carroça de carga, ou um RWD... fail);
Basta os dias aquecerem um pouco, por exemplo de 15º para 22º, para a pressão a frio subir desses 2.4 bar para 2.5 ou 2.6 (monitorizado pelos sensores, e medido por mim com medidor digital - é igual);

O que faço é tirar ar para repor a pressão adequada.
Na transição inversa de estações, faço o inverso, ponho mais ar para repor a pressão normal.
Obviamente, numa vaga de calor de 3 ou 4 dias, não me dou ao trabalho... é mais um acerto sazonal entre estações.

Last edited:
Digamos que há um aumento residual de perigo de hidroplanagem. Se estamos a falar de variações residuais de pressão querias o quê? Afinal já admitiste que a área aumenta com a diminuição da pressão. É um progresso.

Nunca neguei que a área aumenta com a redução da pressão; apenas que esse aumento residual de área é negligenciável no risco de aquaplanagem. Com água, a diminuição da pressão influencia muito mais a forma como essa pressão é distribuída pelo piso e a deformação do pneu, do que qualquer aumento de área.

(...) e não por por 0.3 bar que isso vai fazer alguma diferença pela tua teoria...
Menos que isso - 0.2 a mais ou a menos que o recomendado - no meu carro, é a diferença entre a suspensão bater em cada irregularidade da estrada, ou passar suavemente (com alguma absorção)... condicionalismos de suspensões sport.

Por exemplo, mais umas décimas e já sinto algum trailing em irregularidades de AE... menos umas décimas e a direção já não responde suave e imediatamente a mudanças sequenciais esquerda/direita em AE (sente-se como se houvesse folga).

Podes explicar onde entra a F1?
O que eu vejo no gráfico é que a temperatura é diretamente proporcional à pressão. E não como disseste que um pneu com menos pressão ia aquecer mais.
Na F1 isso realmente acontece mas em condições particulares a todos os níveis.

Só se fica mais mole por aquecer mais devido ao aumento do trabalho de deformação.

O que eu vejo no gráfico é que a temperatura é diretamente proporcional à pressão. E não como disseste que um pneu com menos pressão ia aquecer mais.
Na F1 isso realmente acontece mas em condições particulares a todos os níveis.

Aquele gráfico, como bem sabes, dá a relação pressão temperatura de um pneu parado.
Também sabes que o trabalho de deformação de um pneu em movimento provoca aquecimento. Não é só na formula 1. As leis da fisica são válidas em todo o lado.
Podes vir dizer que é um cagasémimo e eu concordo, mas apenas escrevi aquilo em resposta ao que tu disseste anteriormente.
Falaste de um pneu mais mole e isso pode ser interpretado como tendo a borracha mais mole. Aí entrava o aquecimento do pneu.

Last edited:
Sim em termos de aquaplaning compromete um pouco. O melhor para essas condições é teres pneus novos e bons. A razão do abaixamento de pressão, ligeiro note-se, é para teres um pneu mais mole que te garante um pouco mais de aderência no molhado. Normalmente baixo uma décima.

Na mesma frase dizes que o abaixamento da pressão compromete um pouco em aquaplaning e a seguir dizes que garante mais aderência no molhado. Afinal, a vantagem no molhado compensa o aumento do risco de aquaplaning?

Back