Uso do AC em calor extremo

manelov

New member
Hoje, viajei na hora do pico do calo,r ente as 15 e as 18h. Com o termómetro a atingir o máximo de 45ºC, usei um truque para diminuir o esforço do motor, do compressor de AC e reduzir o consumo.

Meti o ar em recirculação e abri ligeiramente (1/2 cm) um vidro de trás do lado oposto ao vento. Isso permite que o ar mais quente vá saindo e faz com que o ar que entra no permutador seja muito mais fresco que se viesse do exterior.

Se conhecerem mais truques divulguem-nos, que o calor está para ficar.

Esta nada... Mais 2 ou 3 dias e volta ao calor normal

Boa sugestão.
Para quem tem climate control (ou outros ACs automáticos) não precisa de pensar nisso pois o sistema já faz isso sozinho.

Põe em recirculação e abre o vidro? O meu é automático e não faz isso. É burro.

Não precisas de abrir o vidro. O habitáculo tem uma saída de ar. Nos carros recentes costuma ficar por detrás do pára-choques traseiro.

Eu como tenho Ac automático, e anda sempre ligado, verão e inverno, o que menos me preocupa é o acréscimo de consumo. O conforto que proporciona justifica bem as décimas que gasta a mais.

O meu hje foi abaixo num semáforo. Não aguentou o esforço com AC ao máximo[:D]

O que é que esperas poupar se o compressor ja estiver a funcionar e o ar em recirculação?
O compressor engrena e desengrena mediante o diferencial entre a temperatura objectivo e a temperatura actual do ar. Por isso se reduzires a temperatura do ar o compressor passa menos tempo a funcionar.

O compressor engrena e desengrena mediante o diferencial entre a temperatura objectivo e a temperatura actual do ar. Por isso se reduzires a temperatura do ar o compressor passa menos tempo a funcionar.

Mas o que é que isso tem a ver com o vidro aberto? Quando se entra no carro, pode fazer sentido meter o AC no máximo, deixando os vidros abertos mas, depois de uns minutos, o que é que ganhas com isso?

Já agora, não percebi a parte de abrir ligeiramente um dos vidros. Como é que ar a entrar a 45C pode ajudar em alguma coisa a arrefecer o interior do carro? :sh)

Já agora, não percebi a parte de abrir ligeiramente um dos vidros. Como é que ar a entrar a 45C pode ajudar em alguma coisa a arrefecer o interior do carro? :sh)

não ajuda, em nada, o habitáculo acaba por nunca ficar á temperatura ideal pois, como é evidente a janela vai aberta... logo o sistema está sempre em esforço para compensar ao contrario de quando chega á temperatura ideal depois apenas ir mantendo e reduz os esforço...

Bem, pode ajudar se o ar estiver a sair pela janela em vez de entrar, mas isso - julgo eu - apenas ao principio quando o interior do automóvel está ainda mais quente que lá fora porque o mesmo foi deixado estacionado ao sol, por exemplo.

Neste caso acho que apenas 'ajudou' (entre aspas) por forçar a circulação do ar e assim facilitar a evaporação do suor do manelov com o ar frio vindo do AC, o que o fez sentir mais fresco. Não me parece é que isso ajude o AC em nada, pelo contrário.

Bem, pode ajudar se o ar estiver a sair pela janela em vez de entrar, mas isso - julgo eu - apenas ao principio quando o interior do automóvel está ainda mais quente que lá fora porque o mesmo foi deixado estacionado ao sol, por exemplo.

Neste caso acho que apenas 'ajudou' (entre aspas) por forçar a circulação do ar e assim facilitar a evaporação do suor do manelov com o ar frio vindo do AC, o que o fez sentir mais fresco. Não me parece é que isso ajude o AC em nada, pelo contrário.

Sim, isso parece óbvio. Se a temperatura no interior está mais fria que no exterior, abrindo qualquer janela só vai fazer com o que o ar mais quente do exterior torne o interior também mais quente. Não há milagres nem circulação de ar que consigam evitá-lo.

Sim, isso parece óbvio. Se a temperatura no interior está mais fria que no exterior, abrindo qualquer janela só vai fazer com o que o ar mais quente do exterior torne o interior também mais quente. Não há milagres nem circulação de ar que consigam evitá-lo.

Pois. E isso obriga o compressor a trabalhar ainda mais árduamente porque em vez de estar a recircular ar frio que já se encontra à temperatura pretendida, está agora a recircular ar semi-frio (isto é, a mistura do ar do AC com o ar lá de fora).

.

Obviamente. Isso é dos livros. Manter depois um vidro aberto não faz sentido.

Põe em recirculação e abre o vidro? O meu é automático e não faz isso. É burro.
O meu é inteligente
Agora a sério - sim, estando com a recirculação em automático (que pode estar ON mesmo com AC Off), mantém fechado e abre quando o ar precisa de renovar (concentração elevada ou baixa de humidade, ou de X em X tempo). É o chamado climate control.
Como é óbvio, pelo acima descrito, não precisas abrir vidros (ao comutar a recirculação, já deixa entrar/sair).

Back