Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

citação:Originalmente colocada por MiniBimmer

Boas
Sou eu mais uma vez, surgem sp mais duvidas[8D]
Jeff, desculpe lá mais uma vez vir por esta forma o "chatear". A minha questão é a seguinte:
A Temperatura do oleo do meu motor anda normalmente entre os 80º e os 90º em andamento normal (entre as 4.000rpm e as 5.000rpm).
Em transito sobe ligeiramente, mas nda de especial (no maximo deve chegar aos 95º). Penso ser normal este comportamento, ou estou errado?
Agora qd passo das 5.000rpm a temperatura do oleo sobe... nc subio mais dos 110º pk qd lá chega eu tiro o pé (circulo entre as 4.000rpm e as 5.000rpm) e a temperatura volta para para valores entre os 80º e os 90º.
Qual a temperatura maxima q o oleo pode atingir sem acontecer nada de mto grave?

Nota: O carro é um Cooper S Works, faz 6.900rpm até ao Red Line e o manometro de temperatura do oleo marca até aos 160º. Qd mais o oleo aquece mais a pressão baixa, o q é normal. O oleo q corre n motor é o Castrol SLX 0w 30. O carro tem 3.000Km ( n sei se seráimportante para o caso).

Desde já obrigado.
Hasta
Boas. Então isso anda a aquecer...
A temperatura em condução normal varia entre os 80 aos 100.
Até aos 140 graus (há quem diga 170) não há perigo, mas deve-se evitar rolar muito tempo dentro destas temperaturas pois estraga o oleo, fazendo com que este tenha uma duração bem menor do que os 30000 kms. Eu não sei de que material é feito o interior do motor mas para ter essa variação deve ser aluminio, dura mais mas é mais sensivel à temperatura.
Se a coisa continuar apos os 7500 kms, verificar o termostato.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por paulofigueira

boas aqui vai uma pergunta tenho um daewoo matiz já com 160.000, usei quase sempre oleo 10w40, semi sintetico , mas ultimamente notei que ele consome já um pouco de oleo , qual o oleo que aconselha já agora , barato e bom , como dizem , para aumentar para ??w50
Boas.
Se já consome um pouco de oleo com esse 10W40 (que não disse qual era) mas vou assumir que é um bom oleo, mude para um 15W40 de longa duração de forma a permitir fazer 12000 kms. Caso do Castrol Protection, Cepsa Star Tdi-Gti ou mesmo o Bp Visco 2000, mas este só aguenta 7500 kms nesse motor.
Boa sorte.

Por falar em consumo de oleo , o meu 1.9TDI cmo ja disse tem mtos kms e so consome oleo qd ando em cidade!
Enqt fizer o meu percurso normal de 70kms de AE logo de manha e mais 70 a noite nao gasta quase nd.... se numa semana tiver de andar pela cidade antes desses 70kms de AE ele gasta oleo! Nd de mais , mas gasta.
A meu ver parece k o motor consome oleo qd anda mais tempo a frio...
Consegue dar alguma explicaçao logica a isto?

Ja agr , em 20mil kms o nivel vai de maximo pa minimo sem acrescentar.
Da ultima vez atestei cm "so" 3,5L e dps adicionei 0,5L e em 15mil kms o nivel ficou pouco abaixo de meio.Estara bom pa 270mil kms?

Cumps e obrigado

Boas
Jeff, mais uma vez mto obrigado...
Bem até aos 140º nc foi, mas se n há problema de vez em qd ir estou mais descançado... é q qd ele chegava aos 110º eu retirava logo o pé :)

Um abraço para ti
A tua ajuda tem sido mto importante, continua o bom trabalho q tens vindo a realizar.

citação:Originalmente colocada por Artur Costa

Por falar em consumo de oleo , o meu 1.9TDI cmo ja disse tem mtos kms e so consome oleo qd ando em cidade!
Enqt fizer o meu percurso normal de 70kms de AE logo de manha e mais 70 a noite nao gasta quase nd.... se numa semana tiver de andar pela cidade antes desses 70kms de AE ele gasta oleo! Nd de mais , mas gasta.
A meu ver parece k o motor consome oleo qd anda mais tempo a frio...
Consegue dar alguma explicaçao logica a isto?

Ja agr , em 20mil kms o nivel vai de maximo pa minimo sem acrescentar.
Da ultima vez atestei cm "so" 3,5L e dps adicionei 0,5L e em 15mil kms o nivel ficou pouco abaixo de meio.Estara bom pa 270mil kms?

Cumps e obrigado
Boas. Esse consumo normal de oleo justifica-se com a entrada ou não do turbo. Em cidade o motor quase não usa o turbo (no para-arranca). Assim esforça mais o motor na deslocação do veiculo. Gasta mais a frio pois ainda não dilatou e passa melhor para a camara de combustão. Mas tudo isso é normal...
Nos 20 mil passar do maximo para o minimo é um bom sinal, ainda mais que o consumo de oleo aumenta mais nos ultimos 5000 kms desses 20000. O nivel do oleo deve ficar a 3 milimetros do maximo e não no maximo e acrescentar sempre que se aproximar do minimo. Isto é valido para todos os motores. Parece que tens motor em bom estado!
Um abraço.

Boas.
Peço desculpa se esta questão já foi abordada aqui (mas, não a encontrei!), qual o óleo a utilizar no SEAT IBIZA de 2002, TDI, 100 CV ("novo" ibiza). Não percebo se é o 15W40 ou 5W40. Tem um autocolante da BP no motor, mas para vários modelos, com diferentes bombas injectoras - não sei qual utilizar. Na dúvida, tenho utilizado o 5w40 (que até é mais caro). Há problema se não for essse?

Muito obrigado.
SR
Ah! Já agora, uma das componentes no motor que não sei identificar "baba-se", (parece uma disco/campainha cinzenta/inox, está por cima da cabeça do motor, e passam por lá tubos de entrada de ar. Tem tb ligações com o motor, e parece-me, com a centralina. Acho que tem a ver com o turbo!) É normal este comportamento - babar óleo??

após ler 10 páginas de sabedoria e conhecimento, venho eu esclarecer as minhas dubvidas:

tenho um astra 1.4 16v de 2000 com +/-87000km e um corsa 1.2 de 2003 com +/-18000km.
ambos foram sempre assistidos na marca e penso que os oleos que eles colocam são 10w40 para ambos os modelos.

se no astra não noto consumo de oleo (deve consumir mas não é muito percectivel), já no corsa noto algum consumo.

no astra, se não me falha a memória, já levou oleo da BP, Castrol e OPEL. no corsa ácho que foi OPEL.

será que está a ser aplicado o oleo correcto em ambos os casos?
se não, qual o indicado?

obg.
:)

citação:Originalmente colocada por SSR

Boas.
Peço desculpa se esta questão já foi abordada aqui (mas, não a encontrei!), qual o óleo a utilizar no SEAT IBIZA de 2002, TDI, 100 CV ("novo" ibiza). Não percebo se é o 15W40 ou 5W40. Tem um autocolante da BP no motor, mas para vários modelos, com diferentes bombas injectoras - não sei qual utilizar. Na dúvida, tenho utilizado o 5w40 (que até é mais caro). Há problema se não for essse?

Muito obrigado.
SR
Ah! Já agora, uma das componentes no motor que não sei identificar "baba-se", (parece uma disco/campainha cinzenta/inox, está por cima da cabeça do motor, e passam por lá tubos de entrada de ar. Tem tb ligações com o motor, e parece-me, com a centralina. Acho que tem a ver com o turbo!) É normal este comportamento - babar óleo??
Boas. Esse motor usa oleo especifico para bombas injectoras e não um 5W40 qualquer. Para uma correcta lubrificação deve usar um lubrificante com a aprovação 505.01. Como exemplos: Cepsa star Tdi synth 5W40; Bp Special V 5W40 ou o Castrol Softec 505.01 . Existem mais.
Essa peça da a ideia de ser a valvula EGR mas aqui no forum há quem te possa ajudar mais nisso, pois não é a minha area. Não é normal isso acontecer mas tambem pode haver por ai um respiro.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por panpipe

após ler 10 páginas de sabedoria e conhecimento, venho eu esclarecer as minhas dubvidas:

tenho um astra 1.4 16v de 2000 com +/-87000km e um corsa 1.2 de 2003 com +/-18000km.
ambos foram sempre assistidos na marca e penso que os oleos que eles colocam são 10w40 para ambos os modelos.

se no astra não noto consumo de oleo (deve consumir mas não é muito percectivel), já no corsa noto algum consumo.

no astra, se não me falha a memória, já levou oleo da BP, Castrol e OPEL. no corsa ácho que foi OPEL.

será que está a ser aplicado o oleo correcto em ambos os casos?
se não, qual o indicado?

obg.
:)
Boas. No caso do Astra está a utilizar o oleo indicado, 10W40 para 10000 kms(?). No Corsa é que não está lá muito bem aplicado pois o oleo correcto é o 5W40 de boa qualidade para 20000 a 25000 kms e não 30000 como se diz no manual, pois os 30000 é para condução muito calma. Agora era a melhor altura para passar para o 5W40 (18000 kms) e na primeira mudança vai continuar a gastar oleo, mas na segunda já diminui.
Um abraço.

Obrigado jeff pelas respostas ;)

Qt a colocar oleo a mais ja me aconteceu e andei 2 dias a deitar fumo smp k ia a fundo...nnc mais me eskeci!

Cumps

citação:Originalmente colocada por Artur Costa

Obrigado jeff pelas respostas ;)

Qt a colocar oleo a mais ja me aconteceu e andei 2 dias a deitar fumo smp k ia a fundo...nnc mais me eskeci!

Cumps

Eu por acaso nao vi fumo, mas curiosamente... o meu mecanico colocou 5 litros no ibiza, qd so pode levar 4,3.
Acontece que ficou cerca de meio centimetro acima do MAX.
Esse oleo em excesso varreu-se todo em 2 semanas. Até agora, tem-se mantido no maximo sem descer.[8] Vá lá...

Ora vivas...jEnao vinha aqui Eseculos!

O meu pai tem uns contactos na esso e arranjou o esso ultra 10w-40
lEpros carros de casa. Um mercedes c220 e o meu opel corsa 1.7d que utiliza o mobil 5w-50 ehheeh ate agora impecavel e nem come uma gota de oleo. No meu bicho sEmeto o que Ede top e saiu barato 4litros 45euros

Gostava de saber se este oleo da esso Ealguma coisa de jeito? A mim parece-me que Einferior ao seu similiar (leia-se mobil 1 10w-40). Nao estou com muita vontade de trocar pra semi sintectico o carro tem 140 mil km e nao bebe oleo, o meu pai so apanhou o mega desconto 25litros por 100euros se nao me engano. Estou a pensar fazer mudanças em ambos os carros de 10mil km, acho que este nao aguenta os 15mil, eu pelo menos gosto de jogar pelo seguro.
Supostamente pedimos Mobil e o revendedor entregou esso, serEque Ea mesma coisa? Deduzo que seja o Jeff a responder

jEagora um pequeno aparte...vejam um dvd do bestmotoring em que testam carros desportivos no dia mais quento no japao cerca de 40 graus..em que uns utilizam oleos 10w-50 10w-60 e uns mais normais 5w-40.....e os unicos carros que deram problemas de aquecimentos foram um honda nsx type r que utilizava no meu ponto de vista um oleo completamente desaconselhado 0w-30 de serie, quando a temperatura ambiente era superior a 40 graus....e ja tive a ler nos manuais nao aconselham a utilização desses oleos a temperaturas ambientes superiores a 30 graus isto na MB e um *W-40 a temperaturas superiores a 40 graus isto tb na MB. 0w-30 em portugal no verao e se gostar de acelarar e andar altas rotações não são nada aconselhados....o seu motor vai sofrer aquecimento...e jEse sabe o que pode originar...a dispersão de calor não vai ser eficiente e a longevidade diminui. Esses 0w-30 sao bons pros paises nordicos e Americas e Canadas onde se vendem muito. Por isso nunca utilizaria serviços long live em que o oleo fosse dessa graduação preferia fazer as revisões normais com oleos mais apropriados ao clima portugues, tudo o que seja *w-40 ou superiores *w-50 conforme os motores tá bom pra portugal

citação:Originalmente colocada por Prozi

lEpros carros de casa. Um mercedes c220 e o meu opel corsa 1.7d que utiliza o mobil 5w-50 ehheeh ate agora impecavel e nem come uma gota de oleo. No meu bicho sEmeto o que Ede top e saiu barato 4litros 45euros

Gostava de saber se este oleo da esso Ealguma coisa de jeito? A mim parece-me que Einferior ao seu similiar (leia-se mobil 1 10w-40). Nao estou com muita vontade de trocar pra semi sintectico o carro tem 140 mil km e nao bebe oleo, o meu pai so apanhou o mega desconto 25litros por 100euros se nao me engano. Estou a pensar fazer mudanças em ambos os carros de 10mil km, acho que este nao aguenta os 15mil, eu pelo menos gosto de jogar pelo seguro.
Supostamente pedimos Mobil e o revendedor entregou esso, serEque Ea mesma coisa? Deduzo que seja o Jeff a responder

jEagora um pequeno aparte...vejam um dvd do bestmotoring em que testam carros desportivos no dia mais quento no japao cerca de 40 graus..em que uns utilizam oleos 10w-50 10w-60 e uns mais normais 5w-40.....e os unicos carros que deram problemas de aquecimentos foram um honda nsx type r que utilizava no meu ponto de vista um oleo completamente desaconselhado 0w-30 de serie, quando a temperatura ambiente era superior a 40 graus....e ja tive a ler nos manuais nao aconselham a utilização desses oleos a temperaturas ambientes superiores a 30 graus isto na MB e um *W-40 a temperaturas superiores a 40 graus isto tb na MB. 0w-30 em portugal no verao e se gostar de acelarar e andar altas rotações não são nada aconselhados....o seu motor vai sofrer aquecimento...e jEse sabe o que pode originar...a dispersão de calor não vai ser eficiente e a longevidade diminui. Esses 0w-30 sao bons pros paises nordicos e Americas e Canadas onde se vendem muito. Por isso nunca utilizaria serviços long live em que o oleo fosse dessa graduação preferia fazer as revisões normais com oleos mais apropriados ao clima portugues, tudo o que seja *w-40 ou superiores *w-50 conforme os motores tá bom pra portugal
Boas. Parece que andaste a beber, ou tu, ou o teu teclado.:D
O Mobil Super S tem caracteristicas bastante semelhantes ao Esso Ultra 10W40 embora sejam fabricados actualmente em sitios diferentes. O Mobil está mais adaptado ao nosso clima mas é uma diferença minima. É comprar o que estiver mais barato.
Quanto a isso das temperaturas é muito relativo essa teoria pois esse 0W30 pode-se portar muito melhor que um 10W60 ao nivel da temperatura dependendo directamente dos aditivos. Experimenta colocar um 10W60 num BMW 120D que vais ver o resultado: acredita que eu já vi o resultado e não foi nada bom! Durou 7000 até descoordenar o motor!

Epa... enganei-me a ler o manual :)
Afinal para o motor hdi só é obrigatório o 5w40 para carros com filtros de particulas, que não é o meu caso.

Assim, para o 1.4 hdi é melhor um 10w40 (visco 5000) para 10 mil km ou um 5w40(visco 7000 sport) para 20 mil km?

Gracias ;)

EDIT: já meti o 5w40. É o que recomenda no site da Cepsa.

Boas
O meu carro n tem serviço Long Life e no entanto o oleo aconselhado é um 0w 30 (Castrol SLX)...
É um oleo q posso usar todo o ano, n há problems de no Verão estarem 40º e utilizar... certo?!

Hasta

Boas!
Jeff, estive a ler o topico todo e ja vi que és entendido na materia :), ai ha uns posts atras o Kreisp postou que lhe tinham metido cepsa 10w40 no C-Max 1.6TDCI, aconteceu o mm cmg, como tal queria tirar umas duvidas ctg.
Em 1º lugar espetaram-me cerca de 5 litros de oleo no motor e este só leva 3,8L , sabes se pode haver algum tipo de problema?
Quais as desvantagens deste oleo 10w40 em relação ao 5w30 para este motor?
Tu aconselhaste o Kreisp a por o cepsa 5w30 eco synthetic, qual a tua opinião sobre o 5w30 da Motorcraft?
A marca recomenda mudanças de oleo de 20kKM em 20kKM, se usar o Cepsa 5w30 (ou o motorcraft) em que condiçoes deveria reduzir esse intervalo?

Continua ai a esclarecer a malta, pois estas a fazer um optimo trabalho.:)

1 Abraço

citação:Originalmente colocada por jeff

citação:Originalmente colocada por Prozi

Boas. Parece que andaste a beber, ou tu, ou o teu teclado.:D
O Mobil Super S tem caracteristicas bastante semelhantes ao Esso Ultra 10W40 embora sejam fabricados actualmente em sitios diferentes. O Mobil está mais adaptado ao nosso clima mas é uma diferença minima. É comprar o que estiver mais barato.
Quanto a isso das temperaturas é muito relativo essa teoria pois esse 0W30 pode-se portar muito melhor que um 10W60 ao nivel da temperatura dependendo directamente dos aditivos. Experimenta colocar um 10W60 num BMW 120D que vais ver o resultado: acredita que eu já vi o resultado e não foi nada bom! Durou 7000 até descoordenar o motor!

Desculpa lá a escrita mas nesse dia o meu pc deve ter apanhado qualquer coisa, pois este forum aparecia-me com caracteres chineses, um erro na codificação que ainda nao consegui resolver no site da bola e jogo, agora aqui aparentemente tá normal.
Nao chegas-te a responder a todas as duvidas se souberes claro...o oleo é alguma coisa de jeito? e qual a km de mudança 10mil ou 15mil?
Acredito que em alguns carros o 10w-60 nao seja utilizado especialmente naqueles em que as folgas sejam minimas, esses 10w-50 e 50 eram no subaru impreza wrx e mitsubichi evo nao sei das quantas o ultimo o VIII se nao me engano! ou seja turbinados a gasolina....agora os oleos estao sempre a melhorar mas ainda desconfio um pouco na pratica desses 0w-30 em paises mais quentes...daqui a uns anos é que vamos ver se o resultado!

Boas, pessoal.
Depois de ler alguns posts e de apreender mais alguns conhecimentos através da sabedoria do Jeff, venho pôr-lhe uma questão:
A minha Seat Ibiza 1.9 TDI 90 Cv de 1997 tem 193.500 kms, e o óleo que eu sempre usei nas minhas revisões foi o Mobil 1 5W40. Atendendo aos kms que o carro tem, aconselharia uma mudança para um óleo menos viscoso, tipo 10W40, e qual a marca?
Agradecia que me esclarecesse, Jeff.

Bons Kms.

O 307 indica a altura para mudar de oleo de acordo com o estilo de condução. O aviso deverá ser por volta dos 20 mil km. Mas aqui o que muda entre um 10w40 e um 5w40? O 5w40 aquece menos e deste modo poderá durar mais?

Voltar
Superior