Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

citação:Originalmente colocada por Pedro Simões

obrigado jeff

a pessoa que me falou já usa este oleo a bastante tempo anda sempre a bater no mato e diz que não tem problemas de maior ...tambem me faz um pouco de confusão mas...

então o que achas que se adapta melhor a este motor ?sintetico smi ou mineral ,marcas?como sou eu a fazer as revisões não me importo de trocar mais vezes ,não sei se um sintetico para 15.000km ou mineral para 5.000 10.000km ,

já agora tens conhecimento se há algum requesito em especial para a lubrificação deste motor parece-me que o turbo anda na casa de 1,5 bares

não tenciono por qualquer oleo mas queria encontrar uma boa solução entre perfomance e custos

cumprimentos
O oleo recomendado é um 5W30 Sintectico, isto para utilização normal com vista a fazer durar o motor. Agora para andar no mato serve na mesma, mas cuidado pois as redutoras e os altos regimes não ajudam em nada na durabilidade do oleo. Um mineral entra, desde que tenha alguma qualidade, para andar no monte embora apenas se tenha de encurtar para 3000 kms a mudança, mas cuidado que o Turbo desse motor é manhoso e não gosta de oleos mais "grossos" pois pode aquecer demais. A pressão é muita dentro. Eu não saia do 5W30. Pode dar barraca um mineral.
um abraço.

citação:Originalmente colocada por Clio I 1.2

Caro jeff.
O que sucede se utilizarmos um Oleo 10W40 num carro com muitos Km, ele gasta oleo? E que no meu clio com mais de 200000Km, como ja referi anteriomente eu utilizo (pelo menos ate a proxima muda), um oleo 10W40, nao apresentando o carro consumos significativos de oleo, quais as vantagens na troca para um 15W40 como ja referiste em casos anteriores?

Costumo trocar sempre o filtro do oleo na muda do oleo (7500Km de intervalo) é o procedimento aconselhavel?

Ja agora os filtros de oleo sao todos iguais ou sabes se ha alguns melhores que outros? e se ha quais os melhores?
Vantagens de mudar de um 10W40 para um 15W40? Nenhuma! Só se justifica quando o consumo de oleo já é significativo. Por isso continua a usa-lo. Quanto ao intervalo de 7500 kms podes alarga-lo até aos 10000 kms se o oleo for de qualidade. O filtro de oleo deve-se mudar pelo menos de 20 em 20 mil nesse motor, mas se mudar mais cedo melhor protegido fica principalmente se o lubrificante não for de confiança. Quanto a marcas de filtros não te posso ajudar.
Um abraço.

Caro Jeff:
Antes de mais os meus parabéns pelo serviço que tens prestado a todos os utilizadores do fórum, ajudando-nos e dissipando dúvidas e mitos sobre os lubrificantes.
Gostaria de te colocar uma questão: possuo um Fiat Punto 75 de 1994, contando já com 138.000 Km em cima. O carro veio para mim com 110.000 e meti-lhe o óleo recomendado pela marca: Selenia 20K 10W40. Não faço ideia do óleo que lá estava antes, nem sei até que ponto isso será relevante para a minha questão, até podia ser o indicado. Troco óleo de 10.000 em 10.000 Km, da ultima vez apenas deixei passar mais uns poucos milhares. Desde que adquiri o carro sempre notei um consumo abusivo de óleo. Só desta última vez que o atestei, após 4.000 Km, notei que o nivel na vareta tinha baixado em cerca de um terço! Não te vou perguntar se é normal, pois tenho a certeza que não é. Desconfio que o carro precise de segmentos, embora puxe muito bem e não tenha quebras de potência. Que óleo devo usar para diminuir o consumo? Deverei mudar, talvez por este óleo já não ser adequado a tal quilometragem?
Agradeço desde já a tua sábia resposta.

Cumps

citação:Originalmente colocada por Flyer

bem ppl mais um motor? ;) desta x um clássico TDI 130cv.

Foi á AUDI(pois está na garantia :( ) e os rapazes enfiaram lá para dentro isto:

Titan Supersyn LL Plus SL SAE 0w-30
Òleo 100% sintético de elevadas performances e economia de combústivel para alargados intervalos de mudança.
ACEA A1/A5/B1/B5, VW 503 00/ 506 00/ 506 01

è bom ou nem p isso?

E já agora, qdo a carripana sair da garantia q bom óleo para estes motores anda por aí??

Thankx

Para além desta gostava de saber q loja é essa SC...é em Lx?

e eu e eu?! :D:D[:X]

Boas pessoal,

Antes de mais quero ser mais um a dar os parabens por estes esclarecimentos que têm sido dados por todos os membros, nomeadamente ao Jeff.

Eu tenho utilizado a algum tempo para cá o oleo motul, e sempre tive a ideia de ser um oleo de grande qualidade, sendo bastante publicitado e usado no automobilismo.

Contudo e sem desvalorizar a qualidade dos oleos mencionados no topico tais como: castrol, cepsa, shell e outros, gostaria de saber a vossa opiniao sobre a qualidade dos oleos da motul!!

Efectuei uma pequena comparação entre as caracteristicas tecnicas do Cepsa Star Synthetic 5W40(um oleo bastante mencionado pelo a sua qualidade) e Motul 8100 5W40, no qual não noto diferenças significativas.

Motul 8100 5W40:

PROPERTIES
Density at 15°C (59°F) 0.854
Viscosity at 100°C (212°F) 14.0 mm²/s
Viscosity at 40°C (104°F) 83.1 mm²/s
Viscosity index 173
Pour point -39°C / -38°F
Flash point 228°C / 442°F
TBN 10.3 mg KOH/g

Cepsa Star Synthetic 5W40:

PROPERTIES
Density at 15°C (59°F) 0.852
Viscosity at 100°C (212°F) 14.41 mm²/s
Viscosity at 40°C (104°F) 86.97 mm²/s
Viscosity index 173
Pour point -33°C
Flash point »210°C

Tendo em conta estes dados tecnicos, pergunto, será que a qualidade dos oleos está para além destes valores, ou será que a pequena diferença entre eles é tão significativa!!!

Um abraço e um bom ano para todos...

Originalmente colocada por caita

Pessoal, e principalmente ao Jeff, gostava de perguntar o seguinte:-Depois de usar o óleo BP Visco long life II 0W 30 para o tdi 140 cv Qual o que vem a seguir? Não é para já mas não há nada como o saber se possível. Obrigado!!!
A pergunta é feita agora, para quando o carro começar a gastar muito mais óleo,depois deste 0W30,qual o recomendado,para essa altura,porque por ventura o 0W30 já não será o ideal,ou será para sempre?...O 5w30 está à partida fora de questão, por isso a minha dúvida,diz-me então a melhor opção,obrigado.Um abraço.
--------------------------------------------------------------------------------

Boas. Não percebi muito bem a questão, mas aqui fica a minha opinião:
Continua a usar um 0W30 Longlife 2 (Bp, Cepsa, Castrol) e não passes para um 5W30, como alguns concessionarios estão a fazer. Não há nenhum beneficio nisso.
Um abraço.

Viva jeff, antes de mais agradeço este serviço publico que estás a prestar.

E como sou um pouco abusadoiro, vou-te pedir 3 conselhos:

1 Clio I 1.2 de 1990 com 229kkm e faz 90% cidade, com uma condução calma. Tenho-lhe mudado o óleo anualmente e colocado um FINA (só sei a marca) 15W40. O carro não queima óleo, mas tem o retentor da cambota roto. Qual o melhor óleo e intervalos de mudança?

1 Megane 1.5 dCi80 com 12kkm (ainda óleo de origem que deverá ser trocado aos 15kkm) que faz sobretudo cidade. Qual o melhor óleo e intervalos de mudança?

1 Kangoo D65 de 2003 que faz cerca de 70kkm anuais sobretudo em AE
Qual o melhor óleo e intervalos de mudança?

Desde já obrigado pelas respostas, e continuação do bom serviço publico :)

Olá a todos!:)
Saudações caro Jeff!
Tenho uma vito 108d que rolou muito bem durante 18000 km com o ELF Diesel Turbo 10w40, mas penso estar na altura... e segui o teu conselho e adquiri o cepsa diesel turbo 15w40, para qts km poderei contar com ele!? obrigado!

citação:Originalmente colocada por Hot_Shot_

Caro Jeff:
Antes de mais os meus parabéns pelo serviço que tens prestado a todos os utilizadores do fórum, ajudando-nos e dissipando dúvidas e mitos sobre os lubrificantes.
Gostaria de te colocar uma questão: possuo um Fiat Punto 75 de 1994, contando já com 138.000 Km em cima. O carro veio para mim com 110.000 e meti-lhe o óleo recomendado pela marca: Selenia 20K 10W40. Não faço ideia do óleo que lá estava antes, nem sei até que ponto isso será relevante para a minha questão, até podia ser o indicado. Troco óleo de 10.000 em 10.000 Km, da ultima vez apenas deixei passar mais uns poucos milhares. Desde que adquiri o carro sempre notei um consumo abusivo de óleo. Só desta última vez que o atestei, após 4.000 Km, notei que o nivel na vareta tinha baixado em cerca de um terço! Não te vou perguntar se é normal, pois tenho a certeza que não é. Desconfio que o carro precise de segmentos, embora puxe muito bem e não tenha quebras de potência. Que óleo devo usar para diminuir o consumo? Deverei mudar, talvez por este óleo já não ser adequado a tal quilometragem?
Agradeço desde já a tua sábia resposta.

Cumps
Boas. Eu não sei o estado do motor, mas 1/3 em 4000 kms não é muito, embora o Selenia tenha tendencia para o consumo...
Para reduzir um pouco o consumo (embora não o considere exagerado) é mudar para um 15W40.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por _nunex_

Boas pessoal,

Antes de mais quero ser mais um a dar os parabens por estes esclarecimentos que têm sido dados por todos os membros, nomeadamente ao Jeff.

Eu tenho utilizado a algum tempo para cá o oleo motul, e sempre tive a ideia de ser um oleo de grande qualidade, sendo bastante publicitado e usado no automobilismo.

Contudo e sem desvalorizar a qualidade dos oleos mencionados no topico tais como: castrol, cepsa, shell e outros, gostaria de saber a vossa opiniao sobre a qualidade dos oleos da motul!!

Efectuei uma pequena comparação entre as caracteristicas tecnicas do Cepsa Star Synthetic 5W40(um oleo bastante mencionado pelo a sua qualidade) e Motul 8100 5W40, no qual não noto diferenças significativas.

Motul 8100 5W40:

PROPERTIES
Density at 15°C (59°F) 0.854
Viscosity at 100°C (212°F) 14.0 mm²/s
Viscosity at 40°C (104°F) 83.1 mm²/s
Viscosity index 173
Pour point -39°C / -38°F
Flash point 228°C / 442°F
TBN 10.3 mg KOH/g

Cepsa Star Synthetic 5W40:

PROPERTIES
Density at 15°C (59°F) 0.852
Viscosity at 100°C (212°F) 14.41 mm²/s
Viscosity at 40°C (104°F) 86.97 mm²/s
Viscosity index 173
Pour point -33°C
Flash point »210°C

Tendo em conta estes dados tecnicos, pergunto, será que a qualidade dos oleos está para além destes valores, ou será que a pequena diferença entre eles é tão significativa!!!

Um abraço e um bom ano para todos...
Boas. Eu já neste topico já por varias vezes apontei o porque das diferenças. Mas falando da Motul (como já disse anteriormente) chegou a ser uma referencia a nivel da qualidade, mas na ultima decada foi uma companhia que não evoluiu no bom caminho, limitando-se muitas vezes a copias economicas, mantem alguma qualidade mas as suas formulas encontram-se um pouco desactualizadas.
A qualidade dos oleos vai muito alem desses dados,pois os factores decisivos (oxidação, detergencia,estabilidade, extrema pressão,etc) nunca são apresentados pelas companhias. Mas admito que à primeira vista seriam parecidos, embora já ai se note diferenças ao nivel da aplicação de aditivos (repara na diferença entre os dois na temperatura de utilização, o Motul apesar de ter um intervalo mais alargado é menos detergente, numa questão de equilibrio de formula, mas fico por aqui). As diferenças no comportamento chega a ser significativa.
um abraço.

bem ppl mais um motor? ;) desta x um clássico TDI 130cv.

Foi á AUDI(pois está na garantia :( ) e os rapazes enfiaram lá para dentro isto:

Titan Supersyn LL Plus SL SAE 0w-30
Òleo 100% sintético de elevadas performances e economia de combústivel para alargados intervalos de mudança.
ACEA A1/A5/B1/B5, VW 503 00/ 506 00/ 506 01

è bom ou nem p isso?

E já agora, qdo a carripana sair da garantia q bom óleo para estes motores anda por aí??

Thankx

Para além desta gostava de saber q loja é essa SC...é em Lx?

e eu e eu?! :D:D[:X]

já em desesperoooooooooooooooooooo!!!!! :D

Jeef o meu C-Max 1.6TDCI, levou agora o Cepsa Star Mega Synthetic 5W30 aos 40Kkm, estive a ler no site da cepsa e, aquilo diz la que o oleo aguenta 50Kkm ou 2 anos, é mm assim? Se for so mudo o oleo daqui a 2 anos...:P

Depois de aberta uma embalagem de óleo, pode-se guardar bastante tempo ou o óleo degrada-se rapidamente?

É tramado quando um carro leva 5 litros de óleo e só se vende em embalagens de 4 litros ou 1 litro. [xx(] E uma garrafa de litro sai muito mais cara [xx(]

citação:Originalmente colocada por Vehicle

Depois de aberta uma embalagem de óleo, pode-se guardar bastante tempo ou o óleo degrada-se rapidamente?

É tramado quando um carro leva 5 litros de óleo e só se vende em embalagens de 4 litros ou 1 litro. [xx(] E uma garrafa de litro sai muito mais cara [xx(]

Perde um bocadinho de tempo que isso ja aqui foi discutido

boas

Jeff tenho um megane coupe 1.6e 8v de 1996..
a minha duvida é a seguinte
tenho algumas alteraçoes mecanicas, algo simples e;
tenho usado o Total quartz 10w40 e posteriormente o Total quartz 5w40
com o 5w40 noto o carro muito mais solto a frio, mas consome ligeiramente uma nadita oleo... enquanto que com o 10w40 isso nunca se tinha verificado.
qual achas o recomendado para este tipo de motor?
o que achas do Total Racing 10w50??
é melhor que os citados anteriormente?
sera recomendavel para o meu carro?
abraço

Bom dia,

Estive ontem à conversa com um mecânico de confiança, amigo pessoal e após me dar uma lavagem cerebral de que bastaria eu usar o 10w40 e não o 5w40 e tal.. dinheiro para o lixo e tal..., disse-me com toda a confiança que os óleos vendidos em hipers são todos óleos reciclados e por isso é que são muito mais baratos que os óleos das oficinas. Baseou-se em conversas com vendedores de óleo (só podia...) e com a experiência pessoal, pois já viu muitos carters cheios de uma pasta derivada do óleo de má qualidade que era comprado em hipers.

Tive a ver os preços do óleo Total em bidão de 200L e ficava a 12,95 cada litro.
O BP 7000 comprado no continente, fica a 10€/litro (no mínimo) em embalagens de 4L.

No Total ainda tem os 40% de desconto que será o lucro dele (penso eu), por isso o preço final deverá ser os 12,95€. Sendo assim, como é possível o óleo em bidão ficar mais caro que o óleo em embalagem? Haverá algum fundamento na história dos hipers? O mito é plausível? :D

Já agora... ele tinha para lá óleo IADA... isto é o quê? :)

Isso como já foi explicado aqui no tópico, isso era um mito, em parte, porque um membro tinha perguntado para a shell se os óleos vendidos nos hipers, eram diferêntes dos vendidos nas lojas da shell. A resposta deles é que ambos eram iguais e as propriedades eram as mesmas, desde que a embalagem não tenha sido violada!

Espero não ter dito nenhuma gafe![8)]

Voltar
Superior