Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Acho que é a ELF e a Total que fazem óleo específico para motores Opel. Não sei se é o mesmo que o da embalagem GM. Mas como já disseram, desde que cumpra a norma...

Bem a explicacao sobre a qualidade dos óleos é a seguinte. Existem testes feitos por algumas marcas de carros, que servem como comparacao entre as várias marcas de óleos.
Ou seja no teste da BMW chamado "BMW Longlife" há óleos que conseguem cumprir a norma BMW Longlife 98 como o BP Visco 7000 5w40, existe a BMW Longlife 01 e a BMW Longlife 04. Existem testes da VW e outros. Quanto mais avançada a norma que o óleo cumpre melhor. Por ex o BP Visco 7000 5W40 Sport cumpre a norma BMW Longlife 98, mas o BP Visco 7000 0W40 já cumpre a norma BMW LL 04.
Quanto à questao 5w40 ou 5w50 o que me foi explicado é que essa norma 40 ou 50 significa a viscosidade à temperatura de 100º. Ou seja um óleo 5w50 vai ser mais viscoso a essa temperatura logo com piores consumos. O que acaba por fazer sentido pois o óleo recomendado para os carros mais recentes e mais poupados é o 0w30. Da mesma maneira um 0w vai ser mais poupado que um 5w a baixas temperaturas pois o 5w é mais viscoso nessas condicoes. Portanto ouvir dizer que um W50 aguenta até 50º é FAKE. Aliás sempre desconfiei que nao fazia muito sentido porque nao há motores que trabalhem a essas temperaturas, mas sim bastante superiores, se um W50 só aguentasse 50º sem se degradar entao o oleo degradava-se num instante.
Um lubrificante viscoso demais para determinadas condições, oferece mais resistência ao movimento e faz com que o motor trabalhe mais quente. Quanto menos viscoso melhor. O senao sao as possiveis perdas de óleo ou pelo que percebi alguns motores de alta performence podem exigir um óleo mais viscoso por ex Ferraris usam óleo 5w-60.
Quanto ao BP visco 7000 0w40 é um "low-SAPS" o que significa que tem uma baixa produção de cinzas sulfatadas importante em motores a gás / países quentes portanto foi a minha escolha

Última edição:
Ontem tive a falar com o mecanico, ele disse ke o oleo da opel é da Delphi. Será ke é verdade?

Não nos esqueçamos que, primeiro, há óleo com embalagem Opel e com embalagem GM. E depois, não é estranho que hoje tenham contrato com uma empresa e daqui a uns tempos com outra. Portanto, pode ser ou pode ter sido Delphi, Elf, Total...
Eu se fosse a ti, não me preocupava com isso. Ou comprava com embalagem Opel / GM ou comprava um que cumprisse a norma.

Bem a explicacao sobre a qualidade dos óleos é a seguinte. Existem testes feitos por algumas marcas de carros, que servem como comparacao entre as várias marcas de óleos.
Ou seja no teste da BMW chamado "BMW Longlife" há óleos que conseguem cumprir a norma BMW Longlife 98 como o BP Visco 7000 5w40, existe a BMW Longlife 01 e a BMW Longlife 04. Existem testes da VW e outros. Quanto mais avançada a norma que o óleo cumpre melhor. Por ex o BP Visco 7000 5W40 Sport cumpre a norma BMW Longlife 98, mas o BP Visco 7000 0W40 já cumpre a norma BMW LL 04.
Quanto à questao 5w40 ou 5w50 o que me foi explicado é que essa norma 40 ou 50 significa a viscosidade à temperatura de 100º. Ou seja um óleo 5w50 vai ser mais viscoso a essa temperatura logo com piores consumos. O que acaba por fazer sentido pois o óleo recomendado para os carros mais recentes e mais poupados é o 0w30. Da mesma maneira um 0w vai ser mais poupado que um 5w a baixas temperaturas pois o 5w é mais viscoso nessas condicoes. Portanto ouvir dizer que um W50 aguenta até 50º é FAKE. Aliás sempre desconfiei que nao fazia muito sentido porque nao há motores que trabalhem a essas temperaturas, mas sim bastante superiores, se um W50 só aguentasse 50º sem se degradar entao o oleo degradava-se num instante.
Um lubrificante viscoso demais para determinadas condições, oferece mais resistência ao movimento e faz com que o motor trabalhe mais quente. Quanto menos viscoso melhor. O senao sao as possiveis perdas de óleo ou pelo que percebi alguns motores de alta performence podem exigir um óleo mais viscoso por ex Ferraris usam óleo 5w-60.
Quanto ao BP visco 7000 0w40 é um "low-SAPS" o que significa que tem uma baixa produção de cinzas sulfatadas importante em motores a gás / países quentes portanto foi a minha escolha

Ficas a saber que a temp q foi falada não é do motor.. mas sim a temp ambiente
Informa-te melhor sobre como são medidos as graduações para os óleos

Do motor, da temperatura ambiente. FAKE. Sim ibizasport já me informei por isso estou a escrever para quem queira aprender.
Nao tem nada a ver com isso, tem a ver sim que a 100º a viscosidade do óleo é de 50 portanto mais viscoso do que um oleo W40.
O facto do oleo ser mais viscoso é importante para motores mais rotativos e de maior potencia sendo os oleos W60 para as maquinas mais potentes como Ferraris.
No meu caso de carro a GPL comprei o 0W40 da BP visto ser um óleo Low-SAPS, ou seja é um óleo com menor degradacao a altas temperaturas que era o que procurava

Última edição:
Do motor, da temperatura ambiente. FAKE. Sim ibizasport já me informei por isso estou a escrever para quem queira aprender.
Nao tem nada a ver com isso, tem a ver sim que a 100º a viscosidade do óleo é de 50 portanto mais viscoso do que um oleo W40.
O facto do oleo ser mais viscoso é importante para motores mais rotativos e de maior potencia sendo os oleos W60 para as maquinas mais potentes como Ferraris.
No meu caso de carro a GPL comprei o 0W40 da BP visto ser um óleo Low-SAPS, ou seja é um óleo com menor degradacao a altas temperaturas que era o que procurava

Tens toda a razão no que dizes.

Quem tiver dúvidas contacte a Mobil ou a BP internacionais e pergunte se está correcto ou não.

Cumps

100º mas esqueceste de referir que são fahrenheit e não celsius
Portanto estamos a falar de 37/38º Celsius

Se queres aprender aprende; de resto escusas de continuar a ser arrogante

Nao sei onde foste buscar as tuas informacoes sobre óleos mas pelos vistos elas estavam todas erradas. Nem sequer tinha nenhuma lógica os óleos virem com unidades de comparacao para 38º quando no minimo trabalham todos a 70 / 75º. Arrogancia é chegar aqui a escrever coisas que nao sao, so para se dizer que se sabe alguma coisa.

"The second number, 30, means that the viscosity of this multi-grade oil, at an operating temperature of 212°F (100°C), is comparable to the viscosity of a single-grade 30 oil at the same temperature."

http://www.ehow.com/how_4512372_choose-best-motor-oil-climate.html

tens uma visão mto limitada das coisas;

Lá por eu ter outras informações que não são iguais às tuas é arrogância?

Tal como transcreveste desse site deves ter encontrado mtos outros que mencionavam o q falei

Para mim a viscosidade adapta-se aos veiculos segundo a temperatura exterior/ambiente

Em termos de mecânica em si importa o que vem antes do W; se é um 0 (zero) 5; 10; 15; 20...

Poderás tb consultar o manual do teu veículo (se ainda o tiveres)
Já tive Opel; peugeot; Seat; Honda; Audi; BMW e todos eles mencionam um gráfico sobre as viscosidades;

Se for necessário até digitalizo...

Portanto dizeres q está td errado deve ser apenas para induzir em erro; tens as tuas convicções expõe-as; agora devias ter mais atenção com as afirmações q fazes relativamente às info prestadas por mim;

Boas! Tenho um Citroen C2 VTR HDI já com 96,000Km e uso o melhor óleo recomendado pela marca, o Total Quartz 9000 5w40.

Aos 100,000Km irei á revisão e estava a pensar em passar para o Total Quartz 7000 10w40 Semi-Sintetico principalmente por causa do preço...o 9000 é bem carote para continuar a sustenta-lo.

Havera algum problema em faze-lo ou deveria continuar com o 5w40 mas de outra marca mais barata? (Galp,BP,Shell.....ando de olho no da Galp sinceramente).

Normas para o C2: ACEA B3/A3; API CF/CL

http://www.galpenergia.com/Galp+Energia/Portugues/Produtos+e+Servicos/na+estrada/lubrificantes/Lubrificantes+Auto/diversos/Motores+Diesel+Ligeiros/diversos/Galp+Formula+TD+Plus.htm

Última edição:
não te aconselho em nada a mudares a viscosidade após 100000kms até pq o intervalo das mudanças de óleo deverá ser de 15000/20000km e nesse motor o óleo 10W40 no máximo aconselhava 10000km.

O facto de mudares de marca nada influencia/ ou pouco que provavelmente nem irás notar a não ser na carteira;

Mantém o mm 5W40; essas normas já são suportadas por praticamente todos os óleos 5W40 se não até todos

não te aconselho em nada a mudares a viscosidade após 100000kms até pq o intervalo das mudanças de óleo deverá ser de 15000/20000km e nesse motor o óleo 10W40 no máximo aconselhava 10000km.

O facto de mudares de marca nada influencia/ ou pouco que provavelmente nem irás notar a não ser na carteira;

Mantém o mm 5W40; essas normas já são suportadas por praticamente todos os óleos 5W40 se não até todos

Boas! Obrigado pela resposta....É que ouvi algures que com esta quilometragem seria melhor passar para um oleo um pouco mais espesso devido ao aumento de fricçao do motor com esta idade (2 anos, 2006), mas tambem ja ouvi akilo que me disse lol. [:D]
Tenho bastante interesse em preservar este motor mas a Total é um pouco xupista aqui por estes lados...lol

Oleo mais viscoso para diminuir a fricao? É ao contrário. O oleo qto menos espesso menos friccao. Os oleos mais viscosos para carros mais antigos só sao recomendados porque os motores podem ter locais de fuga de óleo.

Oleo mais viscoso para diminuir a fricao? É ao contrário. O oleo qto menos espesso menos friccao. Os oleos mais viscosos para carros mais antigos só sao recomendados porque os motores podem ter locais de fuga de óleo.

Obrigado por me esclarecer.[;)]
Entao continuarei com 5w40, so me falta decidir a marca do mesmo, alguem aqui tem alguma boa referencia?

Andei de olho no da Galp e apesar de não ser cliente nem do gasóleo deles (o meu bogas não gosta nada n sei pk..), o óleo inspira uma certa confiança.

Tb ja ouvi dizer que o Castrol Edge Turbo Diesel 5w40 é dos melhores do mercado mas ainda vou ver o preço..

Obrigado.[:cool:]

Última edição:
Mas olha que o oleo n e todo igual. Ha uns mais preparados para altas temperaturas que outros. Pesquisa 2 a 3 paginas atras e ve o q fui escrevendo

É tudo muito dificil de escolher..
Vou manter a graduação 5w40, mas por exemplo, vejo óleos da Norauto Turbo Diesel 5w40 (aparentemente vem da Elf) e preços fantasticos e questiono-me se nao fazem o mesmo que um oleo da BP ou da Castrol por um terço do preço....?

Será que andamos atras de publicidade para nos sentirmos mais descansados com o oleo X ou Y, ou será que se justifica os (muitos) €€€ a mais??

Será que haverá alguma diferença entre o dito oleo mais barato e o mais caro se respeitarmos os intervalos de mudança á risca??

(Por onde anda o nosso Jeff? lol )

Última edição:
Voltar
Superior