Greetings!
Se não tiveres guita para o mecânico, que te vai apresentar um orçamento não pequeno, experimenta usar 10w40.
Podes até experimentar 15w40 e mudar de óleo a cada 5.000km. Deixa é o motor aquecer 30s antes de arrancares com o carro cada vez que lhe pegues.
Nos hipers encontras 5lt por 9,90€ tanto de 10w40 como 15w40.
Se é para queimar pelos menos que seja barato.
Muitas marcas dizem no manual dos carros que consideram normal os motores beberem até 1l a cada 1000km.
É chato viver com um motor que se sabe que não está com a melhor saude, mas podes aguentar a coisa algum tempo.
Talvez anos se o problema não se tornar pior.
Nos hipers existem produtos da stp (6€ embalagem azul - oil treatment) que podem ajudar a diminuir o consumo de óleo.
Eu se estivesse cheio da medo comprava isto:
http://www.repincol.pt/loja-acessor...os/aditivo-oleo-motor/art-r00400/restore.aspx
Há uns anos o charuto fiat uno fire, da minha irmã (primeiro carro dela) devorou o óleo todo de um dia para o outro.
Meti-lhe uma mistela que dizia que recuperava a compressão do motor e na inspeção meses depois disseram que tomara muitos motores novos...
Se o 10w40 provar-se sustentável muda o óleo a cada 8.000km.
Muitas vezes é o turbo que está a queimar o óleo.
Na ebay e etc compra-se turbos refeitos por 200€ +-.
300.000km já é uma longa vida.
Reparar um motor custa milhares de euros.
Ainda me lembro de um mecânico amigo me tentar convencer a gastar 3600€ a reparar um motor 700cc de um smart, quando um motor recuperado custava 700€ na net (dado o velho). E havia muita oferta. Com montagem ficava menos de 1000€.
Cumprimentos
esse se nao estou em erro é mais fino que o 5w40... logo vai vazar novamente qualquer coisa.
Se colocar 10w40 isso acontecerá?