Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

eles anunciavam x mas afinal os carros emitem y [;)] vão ser recolhidos milhares de carros segundo as noticias .
Acho que não era assim, os carros conseguiam detectar quando estavam a ser testados e alteravam o funcionamento para emitir menos nessa altura. Recolhidos não sei, mas indemnizações acredito...

Greetings!

Se não tiveres guita para o mecânico, que te vai apresentar um orçamento não pequeno, experimenta usar 10w40.
Podes até experimentar 15w40 e mudar de óleo a cada 5.000km. Deixa é o motor aquecer 30s antes de arrancares com o carro cada vez que lhe pegues.
Nos hipers encontras 5lt por 9,90€ tanto de 10w40 como 15w40.
Se é para queimar pelos menos que seja barato.

Muitas marcas dizem no manual dos carros que consideram normal os motores beberem até 1l a cada 1000km.

É chato viver com um motor que se sabe que não está com a melhor saude, mas podes aguentar a coisa algum tempo.
Talvez anos se o problema não se tornar pior.

Nos hipers existem produtos da stp (6€ embalagem azul - oil treatment) que podem ajudar a diminuir o consumo de óleo.
7080220_stp_66079_pri_larg.jpg

Eu se estivesse cheio da medo comprava isto:
http://www.repincol.pt/loja-acessor...os/aditivo-oleo-motor/art-r00400/restore.aspx

Há uns anos o charuto fiat uno fire, da minha irmã (primeiro carro dela) devorou o óleo todo de um dia para o outro.
Meti-lhe uma mistela que dizia que recuperava a compressão do motor e na inspeção meses depois disseram que tomara muitos motores novos...

Se o 10w40 provar-se sustentável muda o óleo a cada 8.000km.

Muitas vezes é o turbo que está a queimar o óleo.
Na ebay e etc compra-se turbos refeitos por 200€ +-.

300.000km já é uma longa vida.

Reparar um motor custa milhares de euros.
Ainda me lembro de um mecânico amigo me tentar convencer a gastar 3600€ a reparar um motor 700cc de um smart, quando um motor recuperado custava 700€ na net (dado o velho). E havia muita oferta. Com montagem ficava menos de 1000€.

Cumprimentos

esse se nao estou em erro é mais fino que o 5w40... logo vai vazar novamente qualquer coisa.
Se colocar 10w40 isso acontecerá?

Última edição:
Boa tarde,
draper, realmente o óleo sae 30 é difícil de arranjar.

Já fui a 2 sítios e pedi o castrol classic xl sae 30, não conseguem arranjar, mas há um que arranja da cepsa.

O sae 30 da cepsa é bom?

Acho um erro colocar oleo monograduado ainda por cima com más caracteristicas e um tão fraco pack de aditivos antigos, como Zinco e Fosforo,"ZDDP", (quando seria de esperar o contrario).

Os ultimos carochas a sairem do mexico em 2004, levavam 15W40.

Suitable%20Oils%20XLS.JPG

Já há muitos anos se ouvem "queixas" das caixas de velocidades dos peugeot, renault e citroen que são muito "esquisitas" e que só "gostam" de óleo da caixa igual ao de origem.

Isso é mito ou é verdade?

Se é verdade, porque razão quase nenhuma loja nacional vende ELF ou TOTAL para caixa?

Lojas online de espanha estão minadas de ELF e TOTAL e a preços mais baixos.

Na tugalândia é só castrol, motul, fuchs, mobil, etc que são mais caros e o resultado é ficar pior do que estava (são as queixas frequentes)...

Acho que o óleo da caixa que veio de fábrica no meu Peugeot 306 é mobil

Acho que não era assim, os carros conseguiam detectar quando estavam a ser testados e alteravam o funcionamento para emitir menos nessa altura. Recolhidos não sei, mas indemnizações acredito...

eu quando ouvi a noticia já não tinha apanhado de inicio mas penso que a situação é como descrevi em cima mas também não teimo .

estamos em off -topic e alguém nos vai dar na cabeça [:D]

Boa tarde,
draper, realmente o óleo sae 30 é difícil de arranjar.

Já fui a 2 sítios e pedi o castrol classic xl sae 30, não conseguem arranjar, mas há um que arranja da cepsa.

O sae 30 da cepsa é bom?
http://www.oleopneus.com/fr/327-sae-30

O CEPSA Super Serie 3 (SAE 30) é indicado para motores diesel industriais, e não para motores classicos.
Obrigado Draper pelo comentario
No motor 1CD-FTV, com 350.000km, faz viagens de 100km+100km, metade na via rápida A25 (recuso chamar de autoestrada)

Só mais uma dúvida, com o oleo astar 5w40 a mudança de oleo deve-se manter ao 15.000km ou pode-se alargar.

deves manter 15kkm/1ano.

PSA trabalha com enchimentos de fábrica Mobil.
Os modelos mais antigos até tinham, quando se abria o capot, um autocolante como simbolo da Total e da Esso (Mobil).

A mobil recentemente acabou com o 75W80 GL4 que tinha e agora só há o "mobil gear oil FE 75W" (não tem o 80...)

Quem precisa de 75W80 faz o kê? Muda de marca? Ou utiliza esse novo mobil sem o 80?

A mobil recentemente acabou com o 75W80 GL4 que tinha e agora só há o "mobil gear oil FE 75W" (não tem o 80...)

Quem precisa de 75W80 faz o kê? Muda de marca? Ou utiliza esse novo mobil sem o 80?

Da Ficha técnica:

Lubrificante para caixas de velocidades manuais do grupo PSA

Mobil Gear Oil FE 75W é um óleo de transmissão de alta performance produzido a partir de óleos base minerais de alta qualidade e um sistema de aditivos avançado para corresponder à especificação da Peugeot e Citroen.

Mobil Gear Oil FE 75W foi desenvolvido especialmente para as caixas de velocidades manuais do grupo PSA com diferenciais integrados.
Este produto substitui o Mobil Gear Oil BV 75W-80

Mobil Gear Oil FE 75W é resistente a alta temperatura e protege da oxidação.
Mobil Gear Oil FE 75W proporciona um excelente fluxo a frio e umas mudanças de velocidades suaves.
Mobil Gear Oil FE 75W proporciona ainda uma economia de combustível quando comparada com a Mobil Gear Oil BV 75W-80 (PSA ref.B71 2330) mantendo a mesma performance de durabilidade.

Aplicações:Mobil Gear Oil FE 75W é o único lubrificante utilizado no enchimento de fábrica para todas as caixas manuais incorporadas nos modelos europeus do grupo PSA sendo também retrocompatível e adequada a todas as transmissões manuais Peugeot e Citroen existentes na Europa. - See more at: http://texoleo.com/product/mobil-gear-oil-fe-75w-1l#sthash.BXc2U9Bk.dpuf

Da Ficha técnica:

Lubrificante para caixas de velocidades manuais do grupo PSA

Mobil Gear Oil FE 75W é um óleo de transmissão de alta performance produzido a partir de óleos base minerais de alta qualidade e um sistema de aditivos avançado para corresponder à especificação da Peugeot e Citroen.

Mobil Gear Oil FE 75W foi desenvolvido especialmente para as caixas de velocidades manuais do grupo PSA com diferenciais integrados.
Este produto substitui o Mobil Gear Oil BV 75W-80

Mobil Gear Oil FE 75W é resistente a alta temperatura e protege da oxidação.
Mobil Gear Oil FE 75W proporciona um excelente fluxo a frio e umas mudanças de velocidades suaves.
Mobil Gear Oil FE 75W proporciona ainda uma economia de combustível quando comparada com a Mobil Gear Oil BV 75W-80 (PSA ref.B71 2330) mantendo a mesma performance de durabilidade.

Aplicações:Mobil Gear Oil FE 75W é o único lubrificante utilizado no enchimento de fábrica para todas as caixas manuais incorporadas nos modelos europeus do grupo PSA sendo também retrocompatível e adequada a todas as transmissões manuais Peugeot e Citroen existentes na Europa. - See more at: http://texoleo.com/product/mobil-gear-oil-fe-75w-1l#sthash.BXc2U9Bk.dpuf

Nesses carros novos onde utilizam de fábrica mobil 75W para enchimento das caixas qual a exigência da viscosidade que vem no manual/autodata?

75W ou 75W80?

Esse mobil 75W é GL4 ou GL5?

draper , estes dias trocamos umas informações sobre os óleos motul , em tom de brincadeira falei que o proximo óleo a experimentar seria o motul specific dexos 2 5w30 mas sem querer , descobri que há um outro motul 8100 x-clean FE 5w30 , entre este 2 motul , se um dia mais tarde resolve-se experimentar qual acha o mais indicado para mim ?

as informações técnicas do motul x-clean dexos 2 :

[h=1]Motul 8100 X-Clean FE 5W-30[/h]

Disponibilidade: A quantidade média
Envio em 3 dias

Motul 8100 X-Clean FE 5W-30
O 100% óleo de motor sintético de alta tecnologia para garantir uma protecção elevada do motor e consumo reduzido beu.Oficialmente aprovado pela Mercedes-Benz e da VAG (Volkawagen, Audi, Skoda e Seat). Desenvolvido especificamente para os carros modernos com alta potência do motor, equipados com motores de gasolina, diesel e turbo diesel com injeção direta e conversores catalíticos que atendam às normas de emissão EURO IV e EURO V requerem C3 ACEA óleo com HTHS elevadas (> 3,5 mPa.s) produzidos tecnologia "Mid SAPS" - um teor reduzido de cinzas sulfato (≤ 0,8%), fósforo (0,07 ≤ x ≤ 0,09%) e enxofre (≤ 0,3%) e exigindo ACEA C2 óleo de baixa resistência ao rolamento baixa viscosidade HTHS interna temperatura alta (≥ 2,9 mPa.s) atender aos requisitos do "Mid SAPS" - um teor reduzido de cinzas sulfato (≤ 0,8%), fósforo (0,07 ≤ 0,09%) e enxofre (≤ 0, 3%).
Indicado para motores eficientes em termos de combustível que exigem óleos; ACEA C2. Atende aos requisitos oficiais da PSA Peugeot B712290 empresa CIRTOEN CAR. Compatível com conversores catalíticos (CAT) e filtros de partículas (DPF). , Pode ser inadequado para certos tipos de motores. Em caso de dúvida, consulte as recomendações do fabricante do motor.
ESPECIFICAÇÕES
ACEA C2 / C3; SN API / CF
APROVAÇÕES
MB-Approval 229,51
VW 502 00-505 01
Nível de qualidade FIAT 9,55535-S1
GM-OPEL dexos2® (substitui GM-LL-A-025 e B-025)
PSA B712290

RECOMENDAÇÕES
Hyundai / Kia, Honda, Mitsubishi, Nissan, Suzuki, Subaru, Ssangyong, Toyota ...

Especificações técnicas
Classe J 300 SAE 5W-30
Densidade a 20 ° C ASTM D1298 0,853
Viscosidade a 40 ° C ASTM D445 72,9 mm² / s
A viscosidade a 100 ° C ASTM D445 12.1 mm² / s
HTHS viscosidade a 150 ° C ASTM D4741 3,5 mPa.s
Índice de viscosidade ASTM D2270 163
Ponto de fluidez ASTM D97 -33 ° C
Ponto de inflamação ASTM D92 226 ° C
Ash sulfato ASTM D874 0,77% em peso
ASTM D2896 TBN de 7,1 mg de KOH / g

Boa noite, preciso de oleo para um opel corsa 1.3cdti de 2008 (comercial). Tendo em conta a historia das correntes qual é o mais indicado ? Este carro já tem filtro de partículas, ou não ?

Voltar
Superior