...Válvula EGR...

...Válvula EGR...

• Sim

Votes: 117 57.4%
  • Não

Votes: 87 42.6%

• Total voters
    204

SepulRise

New member
Tenho uma duvida acerca desta valvula num motor 1.3JTD de 2005 com 30000 milkilometros.

Mas antes vou explicar um problema que tenho tido: a frio é quando se nota mais, o motor fica com um trabalhar irregular a partir das 1500rpms, o motor abana tal como o chassis. Mesmo às 1000rpms passa-se o mesmo. Noto que o carro ficou a gastar mais um bocadinho.

Os sintomas são parecidos como quando se tem agua no gasoleo, só que neste caso não existe mesmo água nenhuma.

Na oficina, os mecanicos chegaram à conclusão que era a valvula EGR que estava toda suja, cheia de carvão. E como tal a combustão no motor é mais ar do que gasoleo. Explicação que me foi dada.

Agora a dúvida que tenho é que como é possivel isto acontecer num carro com 1 ano e poucos meses e com estes kilometros. Aliás não tenho conhecimento de que com este tipo de motor tenha havido este tipo de problemas. E ando sempre com o carro em auto-estrada.

O que pode provocar que a valvula EGR esteja toda suja de carvão??

Obrigado

É assim, ainda nao foi limpa nem vai ser limpa. Vai ser posta uma nova. Alias o carro foi ligado à máquina a qual não detectou nenhuma anomalia.

citação:Originalmente colocada por djmllp

Onde é que fica essa valvula?

entre o escape e a admissão....

envia gases de escape para a admissão ppara diminuir os poluentes... i think so...

Tinha ideia que seria algo disso.

Normal poderá não ser mas acho que isso depende da condução.

Quando ouço falar em EGR turbos e intercooler, só me lembro do meu 1.5d, que dessas coisa não tinha nada.

De facto a EGR normalmente suja-se agora em 1 ano parece-me anormal. Se vai levar uma válvula nova se calhar era mais do que sujidade e tinha alguma avaria. Seja como for, estando coberto pela garantia e se resolve o problema...

Oleo na EGR??

Oleo na EGR??

Pois la andei em volta do Bobi e descobri que esta a pingar oleo pela valvula EGR:::
Como é possivel esta treta?
Alguém me explica?

Bom, concluindo, bomba de oleo que perde oleo, como é exterior,, manda salpicos ate a egr.
Simples, ca vão 80 aerios para a bomba de oleo

Tinha ideia que seria algo disso.

Normal poderá não ser mas acho que isso depende da condução.

Quando ouço falar em EGR turbos e intercooler, só me lembro do meu 1.5d, que dessas coisa não tinha nada.

Por acaso o 1.5d e o 1.7d ate tem valvula EGR, logo por cima do colector de escape.

Válvula EGR-Desligar ou não? Qual a melhor solução??

Válvula EGR-Desligar ou não? Qual a melhor solução??

Boas, depois de muito pesquisar em diversos sites e em vários locais, bem como questionar muitas pessoas entre profissionais e meros curiosos (como eu) não obtive uma certeza concreta. Posto isto resolvi abrir este tópico com votação, na expectativa de esclarecer qual a melhor solução: eliminar ou não e em caso afirmativo, já agora referir e justificar qual a melhor forma de o fazer, ex: electónicamente através do vag-com, juntas cegas, esferas, parafusos e afins etc... vamos lá a isto e colaborem sff! Cpts e agradecimentos a todos

O ideal será manter a EGR activa e tratar da sua manutenção (limpeza) regular para não permitir que ela cause problemas maiores que poderão ir desde o simples "atrofiamento" do desempenho do motor até à destruição de sedes das válvulas.

Cada EGR, em cada motor, tem as suas necessidades particulares de limpeza pelo que os utilizadores de veículos iguais ao nosso serão das melhores fontes de informação sobre os prazos em termos de tempo e km a observar entre essas operações de limpeza.

Em casos limite, quando elas dão muito trabalho face ao benefício para que foram desenvolvidas, resta desligá-las da forma mais adequada a cada motor (nem todos usam VAG-COM [:D]).

A forma de desligar depende da egr, há vários tipos.

Eu optava por desligar, só mandam os gases de escape para dentro do motor novamente

Eu tive a egr a funcionar normalmente até aos 200 e poucos mil kms, a partir daí avariou e comprei outra.

Quando foi montada, foi colocada uma junta cega e foi fechada com o vag-com.

Daqui a uns tempos a ver se limpo o circuito em condições, porque aquilo cria uma pasta no interior que obstruiu.

A minha anda desligada há mais de 100.000Km por indicação do mecanico, o carro deixou de fazer a fumarada louca que fazia e ficou com uma resposta ligeiramente melhor mas nada de especial. Mas não me alargo muito porque a ultima vez que falei nisto aqui no forum os defensores do ambiente cairam-me em cima!

A minha anda desligada há mais de 100.000Km por indicação do mecanico, o carro deixou de fazer a fumarada louca que fazia e ficou com uma resposta ligeiramente melhor mas nada de especial. Mas não me alargo muito porque a ultima vez que falei nisto aqui no forum os defensores do ambiente cairam-me em cima!

nem mais... Se ela está lá é porque serve para alguma coisa, caso contrário não vinha montada de origem [:D].

Back