...Válvula EGR...

...Válvula EGR...

• Sim

Votos: 117 57,4%
  • Não

Votos: 87 42,6%

• Total de eleitores
    204
Pode ser muita coisa, mas se fosse meu, eu já lhe tinha desmontado o corpo da borboleta para limpeza, bem como aplicado um spray desengordurante de travões no sensor da MAF...

Depois então logo me direcionava para outros voos ou diagnósticos...

Não consigo abrir a maf,queria limpa-la mas não sei como raio aquilo se desmonta,é mesmo dificel ou eu é que não estou a ver bem[8b] ??

Limpei a EGR e agora não pega... [Resolvido]

Limpei a EGR e agora não pega... [Resolvido]

Boas

Estive a limpar a válvula EGR do meu carro que por acaso estava completamente obstruida, no fim de tudo montei tudo, dei à chave, o carro pegou, esteve 3 seg ao relanti e foi-se abaixo e nunca mais pegou, dá meia volta ao motor de arranque com o som normal e o resto roda muito depressa e dá impressão que se está a passar, isto nunca aconteceu, que poderá ter acontecido?

o carro é um megane 1.9dci de 2000

cumps

Última edição:
Tiveste que tirar o motor de arranque para aceder à EGR? É que esse barulho do motor de arranque a a rodar muito rápido pode ser sintoma de o mesmo não estar devidamente encaixado na engrenagem que faz mover o motor. Digo isto porque num passat tdi de 1999 do meu pai, depois de levar uma embraiagem em que o habilidoso do mecânico partiu um dos apoios do motor de arranque, ele saiu do sítio e parecia uma varinha mágica a rodar. Lá pegou de empurrão.Mas estou apenas a supor...

Não me lembro de nenhuma situação em que a EGR interfira com o ligar ou não o motor.
Pode ficar inconstante, ams não ligar é mesmo novidade para mim.
Aliás, a malta tuning até costuma desligar a EGR "para dar mais cavalos".

Boas!

está resolvido, não sei o que foi, não mexi no motor de arranque, apenas insisti, dei umas bombadas no acelerador e pegou, agora já pega normalmente!

Também, quando tirei a EGR esta so tinha uma abertura, a outra estava completamente fechada pelo carvão... não devia estar habituado a estar com a EGR limpinha eheh.

Podem fechar!

Aproveitando o tópico, o carro está OK, já fiz AE e portou-se bem, agora à vinda para casa quando acelero e o turbo entra oiço um silvo mais agudo que o normal, foi de um momento para o outro, poderá ser alguma fuga num tubo?

É que o turbo nunca fez nada disto e não o estou a ver a berrar assim.

Cumps

Aproveitando o tópico, o carro está OK, já fiz AE e portou-se bem, agora à vinda para casa quando acelero e o turbo entra oiço um silvo mais agudo que o normal, foi de um momento para o outro, poderá ser alguma fuga num tubo?

É que o turbo nunca fez nada disto e não o estou a ver a berrar assim.

Cumps

O silvo é normal! Só se notares uma perda de potência considerável e um silvo a sério (e não o silvo normal dos turbos), é que podes suspeitar de alguma fuga, folga, empeno, rachadela...

Abraço

O silvo é normal! Só se notares uma perda de potência considerável e um silvo a sério (e não o silvo normal dos turbos), é que podes suspeitar de alguma fuga, folga, empeno, rachadela...

Abraço
Boas

Já está resolvido, foi um tubo que ficou mal apertado e foi cedendo, já reapertei, agora está 5*[;)]

Podem fechar.

EGR, tirar ou não eis a grande questão!

EGR, tirar ou não eis a grande questão!

EGR deletion
EGR deletion in diesel engines is considered justifiable by a wide range of people, including the environmentally conscious. Although deleting the EGR system results in increased NOx levels, hydrocarbon emissions, Particulates, Carbon monoxide and Carbon dioxide are drastically reduced. Furthermore, EGR deletion results in an increase in fuel economy as high as 25%.
Exhaust gas recirculated back into the cylinders adds wear-inducing contaminants and causes an increase engine oil acidity, which can result in an inefficient, poorly running engine.
The increased level of soot also creates the need for diesel particulate filters to prevent environmental contamination.

Artigo original: Exhaust gas recirculation - Wikipedia, the free encyclopedia

Depois de muito ler, cheguei a ... nenhuma conclusão. Melhor uns dizem que a válvula EGR não se deve retirar pois os parâmetros do motor estão feitos a contar com ela. Outros dizem que retirá-la dá mais uns cavalos e reduz consumos, outros ainda falam na hipótese de chumbar no IPO devido aos gases...

O artigo da wikipedia parece-me coerente e aponta a aparente única vantagem que é a redução do NOX.
Por sua vez os defeitos e inconvenientes são alguns e as vantagens de a tirar são consideráveis.

O que acham? Já fizeram ou têm conhecimento de quem tenha feito a operação?

O alvo é um motor 1.9 cdti 150cv.

Nesse motor, é preciso anular o EGR via hardware ou basta via centralina ou é preciso os dois?

Cumps. Obrigado!

Hoje tirei o sensor de pressão (sensor boost) e limpei-o. Estava bastante sujo.
Como não quis estar a desmontar a EGR, desencaixei o tubo do ar que entra no colector de admissão e dei uma espreitadela com o auxílio de uma luz e espelho.

Para 160.000km, confesso que não está mal, apenas uma fina camada de sujidade no colector, nas saídas da EGR o mesmo cenário, nada de excessos de sujidade. Depois olhei para o tubo do ar e vi resíduos daquilo que me pareceu óleo mas será apenas uma película de resíduos que advém de refluxos, parece-me... Ainda assim quero ver se acabo com a EGR!

Anulei EGR opel cdti luz continua acesa ajuda

Anulei EGR opel cdti luz continua acesa ajuda

Boas a todos, anulei a egr no meu opel 1.3 cdti, evitando que gases passem por ela, o carro que soluçava deixou de o fazer e pareçe me a mim que está bom, mas de vez em quando acende a luz que acendia quando soluçava, precisava de ajuda, esta luz pode ser apagada ? será que tem outro problema ? obrigado pela ajuda

Boas a todos, anulei a egr no meu opel 1.3 cdti, evitando que gases passem por ela, o carro que soluçava deixou de o fazer e pareçe me a mim que está bom, mas de vez em quando acende a luz que acendia quando soluçava, precisava de ajuda, esta luz pode ser apagada ? será que tem outro problema ? obrigado pela ajuda

Então sabes anular um dispositivo que ajuda a proteger o ambiente e não consegues dar cabo de uma luzita?

Voltar
Superior