...Válvula EGR...

...Válvula EGR...

• Sim

Votes: 117 57.4%
  • Não

Votes: 87 42.6%

• Total voters
    204
... mas o que é uma valvula EGR?

É um sistema que permite a recirculação de uma pequena parte dos gases de escape e que os envia novamente para a admissão, juntando-se ao ar fresco exterior, para diminuir a concentração de óxidos de azoto (muito piores que o CO2 que serve para calcular o IA "ambiental").

Só que nem sempre tudo corre bem e ao fim de várias dezenas de milhares de km todo o sistema de admissão está impregnado e parcialmente obstruído com uma mistela de cinzas, partículas e óleo que, obviamente, causam problemas mais ou menos graves.

Um artigo interessante para quem estiver à-vontade com o franciú:

EGR_1.jpg

EGR_2.jpg

EGR_3.jpg

O meu "jeitoso" Corsa 1.3 CDTI já vai na 3ª EGR em 63500 kms...
Tentem lá bater esta "média"?? [8b] :sh) :sh) :sh)
La bella OPEL :sh)
Dessas 3 EGR's, a ultima já foi diferente por indicação da OPEL.

Last edited:
O meu megane tb já levou uma aos 60mil km.

Dá vontade de a tirar, sabendo o mal que faz ao motor e à carteira... Ambiente oblige....

Mas deixando as questões ambientais um pouco de lado (mas sempre importantes e cada vez mais) em termos de mecânica e saúde do motor, será mesmo vantajoso eliminar a egr? Entendidos e curiosos digam lá de vossa justiça e opinem! Cpts

Mas deixando as questões ambientais um pouco de lado (mas sempre importantes e cada vez mais) em termos de mecânica e saúde do motor, será mesmo vantajoso eliminar a egr? Entendidos e curiosos digam lá de vossa justiça e opinem! Cpts

É um sistema que permite a recirculação de uma pequena parte dos gases de escape e que os envia novamente para a admissão, juntando-se ao ar fresco exterior, para diminuir a concentração de óxidos de azoto (muito piores que o CO2 que serve para calcular o IA "ambiental").

Só que nem sempre tudo corre bem e ao fim de várias dezenas de milhares de km todo o sistema de admissão está impregnado e parcialmente obstruído com uma mistela de cinzas, partículas e óleo que, obviamente, causam problemas mais ou menos graves.

Um artigo interessante para quem estiver à-vontade com o franciú:

EGR_1.jpg

EGR_2.jpg

EGR_3.jpg
´
Informaçãoapr:) [:cool:]

A forma de desligar depende da egr, há vários tipos.

Eu optava por desligar, só mandam os gases de escape para dentro do motor novamente
com isso garantindo melhores consumos e melhores emissoes. claro que ha sempre uma perda de performance ao ter a EGR ligada. na casa de 1km/h na velocidade maxima e meio milesimo de segundo nas aceleracoes....que lento[:D]

o maior problema da EGR e que precisa de manutencao! e importantissimo fazer a manutencao adequada da EGR. basta mudar os filtros todos na altura certa (err...REVISAO!!!) e uma vez prai de 5 em 5 anos dar DEZ euros a um bacano qqr duma oficina para perder 10 minutos a limpar a EGR.

carissimo e bastante complicado de manter, nao e?...

mas e dai...de nada serve estar a explicar porque a maioria tem a certeza que as estradas sao pistas...

com isso garantindo melhores consumos e melhores emissoes. claro que ha sempre uma perda de performance ao ter a EGR ligada. na casa de 1km/h na velocidade maxima e meio milesimo de segundo nas aceleracoes....que lento[:D]

o maior problema da EGR e que precisa de manutencao! e importantissimo fazer a manutencao adequada da EGR. basta mudar os filtros todos na altura certa (err...REVISAO!!!) e uma vez prai de 5 em 5 anos dar DEZ euros a um bacano qqr duma oficina para perder 10 minutos a limpar a EGR.

carissimo e bastante complicado de manter, nao e?...

mas e dai...de nada serve estar a explicar porque a maioria tem a certeza que as estradas sao pistas...

Desculpem os reposts, mas naquele dia o sistema tava todo marado e travava!!! Foi isso, sorry!

Discordo... serve sempre, aliás a ideia deste tópico é mesmo essa, sem se "debater, trocar ideias, argumentar, discutir" etc, não se evolui! O teu comentário é bem acertado, pena o pessoal ñ colaborar um pc mais! Cpts

Pois a do meu deve estar a precisar de uma boa limpeza há muito tempo, pois noto que o motor tem pouca força em baixas rotações e "atrofia" um pouco.

Será que consigo limpar aquilo? O carro é um Corsa C 1.2.

...Válvula EGR...

Boas, este fds estive de volta do meu carro (Seat Alhambra) e depois de tirar a tampa que existe sobre o motor vi que tem uma zona 'babada' de oleo por detrás do motor, imediatamente por baixo de uma pequena peça redonda (parece uma tampa). pensei que seria algo relacionado com o turbo. Hoje de manha fui á oficina e a pessoa responsavel pela oficina, falou que a válvula EGR tinha que ser substituida.
Será que me podiam dar algumas dicas...de que válvula é esta...qual a função dela...que situações é que podem originar a avaria desta...o que deveria notar no andamento do carro...?
Desculpem estas perguntas todas...mas nestas coisas sou um pouco curioso...se houver aí alguem que me possa esclarecer!!! Thanks

essa valvula é responsavel pela recirculação dos gases.....vai ao colector buscar gases do escape e mete-os na admissão....isto serve para reduzir as emissões poluentes.

Em 99% dos casos basta limpar e fica nova, mas substituir quase n dá trabalho e ganha-se mais...lol

Se gostares de mexer em ferramentas e fores aventureiro, faz tu mesmo, n tem nada que saber, desapertar 3 ou 4 parafusos, tirar e limpar e poupas cerca de 200 a 300€, os preços variam.

isso não me assusta em nada...contudo foi-me dito que depois de substituir...o carro tem que ir á maquina para afinar...

Concordo com o que o caz disse. Na maior parte dos casos basta limpar. O sintoma da válvula avariada é um engasgar momentâneo do motor nas retomas de velocidade, salvo erro.

Vai à zona dos diários de Bordo e visita o post das "Experiencias com os Ibizas".... a malta lá domina isso das vavulas EGR na boa, deixas a questão e estou convencido que terás a ajuda que necessitas!!! [;)]

Abraço

Limpar Valvula EGR

Limpar Valvula EGR

Existe algum produto no mercado que seja especifico para limpar a valvula EGR, isto sem a desmontar?

Obrigado

Back