kpt
New member
Mas pelos sintomas que descrevi, poderá ser da egr?
Em relação ao sensor que falaste, se for disso dá algum erro no diagnóstico?
Pode ser da EGR.
A falha no sensor pode não gerar erro.
Mas pelos sintomas que descrevi, poderá ser da egr?
Em relação ao sensor que falaste, se for disso dá algum erro no diagnóstico?
Há já uns meses que ando com um problema parecido ao que relataram nos posts anteriores - o carro faz soluços.
Para explicar melhor:
Tenho uma Ford Mondeo 1.8 TDCI station de 2011 com pouquíssimos quilómetros, cerca de 55 mil. Há uns meses começou-me a dar problemas, pois o motor começou a "engasgar" sem motivo aparente. A mim parece-me que o problema aparece mais por volta das 1800-2000rpm, como já foi dito anteriormente, e tem mais tendência a aparecer em subidas, mesmo que sejam ligeiras. O mais chato é que o problema não aparece sempre, ou seja, posso andar com a carrinha normalmente durante uma semana sem que a mesma tenha qualquer sintoma, mas mais tarde ou mais cedo o problema aparece, é certinho. Até já andei com um mecânico a dar umas voltas e o raio da carrinha nem uma vez falhou (é sempre assim[8b]).
Quando o problema me apareceu contactei de imediato o stand onde comprei a carrinha, uma vez que a mesma ainda se encontra na garantia (que acaba agora em Outubro) e inicialmente o problema aparentava ser dos injectores, uma vez que dois dos injectores apresentam valores que não deveriam apresentar, motivo pelo qual foi solicitada à garantia a troca dos quatro injectores, o que segundo eles foi feito.
Passado uns dias depois de ter a carrinha a mesma voltou a fazer o mesmo problema. Voltei lá a deixá-la e da segunda vez disseram-me que o problema seria de uma cablagem que ligava a um dos injectores que ou estava danificada ou estava a fazer mau contacto (já não me lembro). Contudo passado novamente uns dias a carrinha voltou a "engasgar".
Após isso e já farto de toda a situação resolvi entrar em contacto directamente com a pessoa que me tinha vendido a carrinha, e posteriormente na presença do vendedor fui falar com o chefe da dita oficina. Fiz isso no sentido de pressionar a oficina, pois não só já estou farto de toda a situação como "ameacei" que ia escrever no livro de reclamações, que ia à DECO e que em último caso se eles não me resolvessem o problema que me voltassem a comprar a carrinha pelo valor que eu a tinha comprado.
O chefe da oficina disse-me que o grande problema é que no diagnóstico que tinha sido feito à minha carrinha não tinha sido detectado nada de anormal e que essas situações eram as mais chatas, pois só indo mesmo por tentativas e por suspeitas do que pudesse ser o problema. Disse que poderia ser do medidor de massa de ar, contudo foi testado um novo e parece que com eles a conduzir a carrinha detectaram que o problema persistia, pois a mesma "engasgou" (ainda bem) e posteriormente já me disseram que se não era dos injectores, não era da MAF, não era nada relacionado com o turbo só poderia ser da EGR.
Parece que a garantia já aceitou o orçamento e segundo eles não vai ser só trocada a EGR como também o colector de admissão.
Sinceramente não sei se isto será incompetência ou não mas o que é certo é que é uma situação extremamente aborrecida, pois como já disseram é um problema que tira por completo o prazer da condução.
Actualmente encontro-me a aguardar que a EGR chegue e seja montada e que posteriormente a carrinha seja testada, mas após encontrar este tópico e após ter visto alguns comentários de pessoal com problemas que parecem identificar-se com o meu, pois o carro "engasga"/"soluça", a minha pergunta é, será que o problema será mesmo da válvula EGR?
P.S. Peço desculpa pelo testamento.[]
No concessionário onde compraste o carro, alguma vez colocaram a hipótese de poder ser de outra coisa qualquer, sem ser o(s) injector(es)?
Tenho conhecimento desse aditivo, mas já li algures, não sei se neste fórum ou noutro sítio qualquer, que houve alguém que se deu mal com isso. Haverá de facto algum problema na sua utilização ou não?
Já agora, há quantas semanas mesmo colocaste esse aditivo?
Não sei se poderá ter alguma coisa a ver ou não, mas inicialmente fiz muita cidade com a carrinha, o que sei que não é o mais recomendado, pois como o carro tem FAP, muitas das vezes, acaba por não haver a regeneração. Ultimamente a minha mulher começou a levar a carrinha para o trabalho e o percurso não tem nada a ver. Durante uma semana o carro não fez qualquer tipo de soluço, mas após isso lá voltou a fazer. Não sei se tem alguma coisa a ver ou não.
Sim uma válvula, desculpem, foi lapso meu.A egr è a válvula, não é uma bomba.
Depende do motor e uso, há motores que a sujam mais e outros menos e condução em cidade, salvo erro, também suja mais a EGR...Qual a média (+-) em kms (relativamente sem problemas) que uma bomba EGR faz na em carros sem FAP?
Outra coisa. Caso o problema te apareça novamente, e esperemos bem que não, já pensaste no que vais fazer? Vais "apertar" novamente com o concessionário? Eu no meu caso se o problema não for da egr acho que tenho mesmo que apertar com eles para me ficarem com a carrinha. Não gostava nada de me desfazer da carrinha porque a acho impecável em tudo o resto, e então em termos de conforto nem se fala mas para ficar com ela com um problema assim, não obrigado.
Bloquear a entrada de gases na EGR.
E a instalação da referida peça poderá originar algum problema, ou só tem benefícios?
Varia de carro para carro, depende da electrónica também, há carros que podem acusar erro. Há carros que contabilizam Caudal de EGR + MAF e a injecção de combustivel não vai ser a correcta.
O motor pode demorar um bocadinho mais a aquecer.
Pessoalmente prefiro manter a EGR, desde que limpa claro, filtro de ar limpo para não aspirar muito óleo do respiro, de vez em quando puxar pelo carro para não ganhar muito carvão na EGR.
Olha lá, o que é uma válvula e uns colectores? São peças! São a porra de umas peças! Limpas com produtos específicos. Na pior das hipóteses, trocas de carro, que é o que acontece de certeza ao fim de uns anos! Trocas de carro, ficas com os pulmões.
E os pulmões? Tiras os pulmões para limpar? Trocas de pulmões quando precisares ou te apetecer? Consegues ignorar problemas respiratórios quando os tiveres?
Queres comparar uma coisa com a outra? Um objecto com saúde?
Vocês que falam assim à boca cheia não têm a mínima consciência do que são problemas respiratórios, das implicações, sofrimento, transtornos e despesa que os mesmos causam. Até isso! Com o que custa um tratamento, compras uma porcaria de uma EGR todos os anos e ainda te sobra dinheiro.
Se leste bem, eu referia-me a consciência, que pelos vistos, muitos trocaram-na por meia dúzia de CV ou outras insignificâncias, não disse que cada um sabe de si. Porque a partir do momento que alguém polui mais do que podia e devia, está a fazer com que eu e todos os que sem culpa e sem proveito, sofram as consequências. Portanto, o que alguém faz ao carro nesse aspecto diz-me respeito a mim e a todos os que habitam neste mundo. Fui explícito?