Vectra GTS

Realmente nao sei em que que ajudaste o user ...

Andas demasiado nervoso , é que nem me vou dar mais ao trabalho de comentar este tipo de posts teus , porque realmente nao vale a pena [;)]

Ajudei onde vários ajudaram, mas pelos vistos não interessa a opinião dos outros:
TROCA DE CARRO

Descartou logo de início:
http://forum.autohoje.com/forum-ger...toria-relato-100-veridico.html#post1066177530

Ainda tentei repetir a sugestão inicial do dci80, com a insinuação de que não tem de gastar
dinheiro, e que pode até receber dinheiro:
http://forum.autohoje.com/forum-ger...ria-relato-100-veridico-2.html#post1066177651

É que se me tivesse saído um VECTRA desses na rifa, tinha ido embora pouco depois de
dar os primeiros problemas depois da garantia.

Um carro com 6 anos, e ainda pensam em gastar tempo (€€€€) a resolver problemas?
Ainda por cima com o historial de avarias que tem.

Ajudei onde vários ajudaram, mas pelos vistos não interessa a opinião dos outros:
TROCA DE CARRO

Descartou logo de início:
http://forum.autohoje.com/forum-ger...toria-relato-100-veridico.html#post1066177530

Ainda tentei repetir a sugestão inicial do dci80, com a insinuação de que não tem de gastar
dinheiro, e que pode até receber dinheiro:
http://forum.autohoje.com/forum-ger...ria-relato-100-veridico-2.html#post1066177651

É que se me tivesse saído um VECTRA desses na rifa, tinha ido embora pouco depois de
dar os primeiros problemas depois da garantia.

Um carro com 6 anos, e ainda pensam em gastar tempo (€€€€) a resolver problemas?
Ainda por cima com o historial de avarias que tem.

Ele agora o que tem a fazer é : ou troca de carro ou vende-o .. é simples

Se dissesse:
«Tenho um TOLEDO com uma sorte incrível, que deu 0 problemas em 11 anos, mas por outro
lado tenho um VECTRA com um azar desgraçado...»

Mas dizer que X é o mais fiável que conhece, e Y é uma triste história, se não é de propósito,
então não sei. Ou isso, ou conhece muito pouco de carros...

A questao é que foram os 2 unicos carros que ele teve , logo compreende se perfeitamente que o toledo seja o mais fiavel naquilo que ele já teve é simples de compreender [;)]

Posso ser sincero?

Eu acho que este Vectra pode ser uma ovelha negra, mas aposto que é um caso crónico de uma utilização "ao pontapé" por parte dos donos. Simplesmente a combinação dos dois é algo que obviamente não dá bons resultados...

Turbos a assobiar tão cedo? Isso são variações na temperatura do turbo...daquelas agrestes (que acontecem nos esticões...ou "esfregas")...e se é crescente é porque desalinhou e eventualmente vai partir, mas tu já tens o número do reboque...

Posso ser sincero?

Eu acho que este Vectra pode ser uma ovelha negra, mas aposto que é um caso crónico de uma utilização "ao pontapé" por parte dos donos. Simplesmente a combinação dos dois é algo que obviamente não dá bons resultados...

Turbos a assobiar tão cedo? Isso são variações na temperatura do turbo...daquelas agrestes (que acontecem nos esticões...ou "esfregas")...e se é crescente é porque desalinhou e eventualmente vai partir, mas tu já tens o número do reboque...

E já te passou pela cabeça que um carro por exemplo a 180km/h em AE e vai abaixo como fica a lubrificação do turbo? Problemas podem causar problemas, é este o problema dos limões e a razão pela qual já não se endireitam.

Uma pergunta de despiste:

Carro assistido na auto-industrial Coimbra?

Em caso afirmativo, o 1º passo é não levar mais lá o carro.

É também IMPORTANTE referir que durante os 6 anos de existência, nos últimos 5 o carro SÓ consumia gasóleo premium, quase sempre GALP GFORCE. É conduzido por uma senhora todos os dias (a minha mãe) que tem uma condução bastante controlada, sem exageros de rotações, com 1 ou 2 esticadelas por semana(eu).
(...)
-Abertura dos vidros pela chave, primeiro problema na primeira semana em que o carro abria os vidros automaticamente enquanto fechado, 'sem explicação' segundo a Opel. Função não reparada e a solução por parte da Opel foi a desactivação.
Como ainda ninguém comentou isto, esse tipo de manias (de que, por alguma misteriosa razão as "senhoras" conduzem ou tratam melhor os carros, e que não usar a faixa de rotações úteis de um motor é uma virtude - Ninguém "exagera" nas rotações num carro a injecção, porque, pura e simplesmente, não pode), não ajuda a identificar os problemas. Simplesmente, remete-os para os mitos do costume e as habituais guerras de marcas.

Quanto ao problema relatado, para além de ser inaceitável que a marca não tenha sequer explicação para o problema, é um bom indício sobre o que viria a acontecer. A questão dos alternadores, por exemplo, sugere 1 de dois possíveis problemas: peças de qualidade duvidosa (particularmente grave por serem "de origem"), ou problemas de montagem (mais uma vez, grave, se o problema resultar da concepção dos respectivos apoios, ou da acumulação de calor junto ao alternador).

Terem deixado acabar a garantia sem terem todos os problemas resolvidos: inexplicável.

Last edited:
o toledo é o mais fiável pq em 220.000km nunca deu nenhum problema e, por vezes, leva cada esfrega...
o vectra é o melhor que conduzi porque, sinceramente, os 320d, os classes c, os a4, os mitos, as scenics, os ibizas fr, 159 'el mejor', os clios com repro entre outros, são carros bastante inferiores em termos de condução... Pá, nunca conduzi um porsche ou um grande desportivo, mas se quiseres explorar este assunto...

Não te posso ajudar quanto ao vectra, aquele que conheço melhor é um 1.9JTD até hoje que eu saiba teve apenas um problema simples e nada mais.

De facto é chato quando um carro dá tantos problemas, é uma despesa e uma insegurança. Melhor sorte com ele ou com o que vier em sua substituição.

Quanto ao meu quote, acreditas mesmo no que dizes?[:D]

É que o que não falta são modelos muito resistentes, e o Vectra ser o melhor, começa logo num conforto que deixa a desejar, e depois comparas com alguns carros que não são do mesmo segmento.

Aquilo que acho é que não conduziste muitos mais carros sem ser o vectra ou o toledo..

PS: Não estou a dizer que o Toledo não seja resistente ou o Vectra um bom carro, mas é exagerado o que dizes.

Last edited:
(...)
Quanto ao meu quote, acreditas mesmo no que dizes?[:D]

É que o que não falta são modelos muito resistentes, e o Vectra ser o melhor, começa logo num conforto que deixa a desejar, e depois comparas com alguns carros que não são do mesmo segmento.

Aquilo que acho é que não conduziste muitos mais carros sem ser o vectra ou o toledo..

Pois...

Como ainda ninguém comentou isto, esse tipo de manias (de que, por alguma misteriosa razão as "senhoras" conduzem ou tratam melhor os carros, e que não usar a faixa de rotações úteis de um motor é uma virtude - Ninguém "exagera" nas rotações num carro a injecção, porque, pura e simplesmente, não pode), não ajuda a identificar os problemas. Simplesmente, remete-os para os mitos do costume e as habituais guerras de marcas.

Quanto ao problema relatado, para além de ser inaceitável que a marca não tenha sequer explicação para o problema, é um bom indício sobre o que viria a acontecer. A questão dos alternadores, por exemplo, sugere 1 de dois possíveis problemas: peças de qualidade duvidosa (particularmente grave por serem "de origem"), ou problemas de montagem (mais uma vez, grave, se o problema resultar da concepção dos respectivos apoios, ou da acumulação de calor junto ao alternador).

Terem deixado acabar a garantia sem terem todos os problemas resolvidos: inexplicável.

Eu não diria inexplicável...
Diria inverosímil... inacreditável... etc.

Se a senhora for como as senhoras que eu conheço a conduzir... preferiria um
carro xunado... quase.
[:D]

Alguém conhece uma senhora que verifique o nível do óleo, e/ou a pressão dos pneus?
[:D]

Há muito tempo que deixei a Opel por causa desse tipo de coisas. Claramente já não é o que era!

Nunca foram nada de especial mas ao menos eram "cavalos de pau" que cumpriam a sua função sem chatear a cabeça ao dono.

Agora os comerciais são franceses, os motores italianos, carroçarias com "não sei quem".

Opel? Onde? [:D]

Para mim um dos últimos Opel fiáveis foi o Vectra A, com os motores OHC dos anos 80 "artilhados" com injecção ou os Isuzu a diesel. A prova disso é os que ainda andam por aí a circular, basta tomarem atenção. Alternadores com 200mil kms e 20 anos a debitarem corrente de forma exemplar, junta da cabeça original e nem sempre com anticongelante, discos de travões originais, e por aí fora. A partir daí foram sempre perdendo...perdendo...perdendo.

Problemas ainda sem resolver, que podem estar relacionados entre si:

-Temperatura (termostato?): o carro não estabiliza nos 90º como deveria de ser, e só lá consegue chegar em dias de grande calor em que estique o carro. De inverno fazia viagens Aveiro-Coimbra em que o ponteiro não levantava do mínimo sequer. Problema 'sem importância' segundo a Opel.

-Entra SEMPRE em Safe mode, sempre que atinge e ultrapassa os 180km/h com o acelerador a mais de meio curso, tendo que desligar e ligar o carro em andamento (ou então encostar). Problema electrónico segundo a Opel, nunca encontrado na máquina de diagnósticos.

-Mola do pedal de embraiagem partiu e só se vende o pedal completo, pela módica quantia de mais de 600 euros. No início era um problema insignificante até nos apercebermos que de vez em quando ficamos sem embraiagem (o curso do pedal diminui bastante) tendo que mandar uns valentes pontapés para o pedal voltar a um sítio que se possa engrenar mudanças. Este problema está também relacionado com o facto do Cruise-Control só funcionar quando que lhe apetece, desde que o carro saiu do stand, o que leva a concluir que até o fdp do pedal vinha com defeito de fabrico.

-Barulho turbo, um assobiar que cada vez é mais audível, que o meu mecânico diz ter a ver com as pás estarem tortas e que possa ter a ver com o problema do carro entrar em Safe-Mode em altas velocidades. Diz que precisa de um turbo novo.

-Soluços, o último problema conhecido... pequenas quebras de potência que começaram apenas por aparecer um pouco antes das 2000 rpm, agora basta esgotar uma 4ª ou 5ª numa subida e detectar vários soluços, com várias durações e feitios.

Caros colegas, que têm a dizer sobre isto?

LP

Essa do ponteiro da temperatura, é o termostato pela certeza. Já referênciado em alguns motores JTD/CDTI.

Quanto a entrar em SAFE MODE, a EGR já alguma vez foi limpa?

A mola do pedal da embraiagem,, nada como tentar encontrar numa sucata ou centro de abate de automóveis.

Turbo, poderá estar a precisar de uma revisão (fica mais barato do que comprar novo)

Quanto a soluços, não estou a ver

Se fosse um ALFA não precisava de dizer nada... haveriam 500 users que se encarregariam
de o fazer.

Pelos vistos neste caso tenho de ser eu... e o Motronic... que às tantas tem um ALFA e eu
nem sabia... nem ele próprio.

Abrem um tópico a dizer mal de um OPEL e a endeusar um SEAT (2 em 1), estão à espera
que alguém leve isto a sério?

Se dissesse:
«Tenho um TOLEDO com uma sorte incrível, que deu 0 problemas em 11 anos, mas por outro
lado tenho um VECTRA com um azar desgraçado...»

Mas dizer que X é o mais fiável que conhece, e Y é uma triste história, se não é de propósito,
então não sei. Ou isso, ou conhece muito pouco de carros...

E o Toledo não pode ser o carro mais fiavel para ele? Ha algo que proibe a opiniao dele?

Por exemplo o bloco OM601 da Mercedes que é hiper fiavel, para mim existem outros ainda mais fiaveis.

Que o bloco Z19DTH Fiat de fiavel tem pouco, isso tem e comparado com o AFN da VW falando em motores.

Não quero dizer que este bloco Fiat seja mau, mas para o 1.9 TDi não chegou! (e ambos tem os seus problemas como qualquer motor)

E o Toledo não pode ser o carro mais fiavel para ele? Ha algo que proibe a opiniao dele?

Por exemplo o bloco OM601 da Mercedes que é hiper fiavel, para mim existem outros ainda mais fiaveis.

Que o bloco Z19DTH Fiat de fiavel tem pouco, isso tem e comparado com o AFN da VW falando em motores.

Não quero dizer que este bloco Fiat seja mau, mas para o 1.9 TDi não chegou! (e ambos tem os seus problemas como qualquer motor)

Os 1.9JTD eram fiaveis e não estou a comparar com nenhum em especial.

Back