Velocidade e energia

EliseLotus, desculpa lá.. tu por acaso fizeste o 12º ano de Física? É que durante esses "séculos de conhecimento" os cientistas chegaram EXACTAMENTE às conclusões que eu expus.

3com: podes não concordar que a força de atrito NÃO dependa da área. Mas é verdade:

Força de atrito = coeficiente de atrito x peso

e mais nada. E olha que isto é Física EXPERIMENTAL. Ninguém calculou isto por métodos teóricos. Foi tudo com experiências.

whereagles, bem sei que é complicado, custa e tal, mas lê o reply TODO antes de mandares palpites!

ja por 2x nao o fizeste, uma co meu reply outra co do 3com.

citação:Originalmente colocada por whereagles

EliseLotus, desculpa lá.. tu por acaso fizeste o 12º ano de Física? É que durante esses "séculos de conhecimento" os cientistas chegaram EXACTAMENTE às conclusões que eu expus.

3com: podes não concordar que a força de atrito dependa da área. Mas é verdade:

Força de atrito = coeficiente de atrito x peso

e mais nada. E olha que isto é Física EXPERIMENTAL. Ninguém calculou isto por métodos teóricos. Foi tudo com experiências
.

Deixa-te lá as "tretas" do secundário....[xx(]

Uma força de atrito poderá não ser dada por Fa=u*Rn [:p]
No caso de um pneu a Força Resultante</u> de Atrito será Fa( u*Rn, esta não depende da área) + todas as outras forças que se opoem ao movimento!

segundo o secundario, o coef de atrito maximo é 1.

quem entrou pra faculdade ja n diz o mesmo:D
é do processo d candidatura, é tao demorado que até altera a fisica:D

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

segundo o secundario, a força de atrito maxima é 1.

quem entrou pra faculdade ja n diz o mesmo:D
é do processo d candidatura, é tao demorado que até altera a fisica:D

Querias dizer Coeficiente De Atrito ;)

Na Faculdade os "sistemas" começam a ser um pouco mais complexos e levam e linha de conta as propriedades dos materiais, etc...

citação:Originalmente colocada por CL

Pah, o pneu pode ser mais largo mas a pressão de enchimento não se altera, a massa do carro também só aumenta umas gramas por causa dos pneus serem mais largos (e como são maiores levam mais ar e o ar pesa :D), portanto o facto de se aumentar a largura não implica que se aumente a área de contacto...

O que acontece é que o comprimento de pneu deformado vai ser menor, para equilibrar a maior largura (e uma vez que a pressão, força e área não se alteraram significativamente).

Essa diminuição do comprimento deformado vai ser muito benéfica na diminuição do aquecimento do pneu (diminui a relação de comprimento de pneu deformado / pneu em repouso), o que, por seu turno, pode ser benéfico tanto em termos de travagem como de adesão em curva.

CL, desculpa mas não consegue perceber o queres dizer [8)]

Troca lá isso por "miudos" ;)

"let me introduce Tensão concept"

Força nunca tem nada a ver com área.
A única coisa que depende da área é Tensão de atrito e não a Força de atrito.

Tensão=força/Area.
Diminuindo a área de contacto, para manter a mesma força (relacionada com o peso do carro) a tensão tem que aumentar.
Como aumenta a tensão mais rapidamente as rodas bloqueiam.

É ou não é? Eu não sei... Pode ser tudo mentira.

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

whereagles, bem sei que é complicado, custa e tal, mas lê o reply TODO antes de mandares palpites!

ja por 2x nao o fizeste, uma co meu reply outra co do 3com.
Elise, quem anda aqui a mandar palpites és tu. Eu mostrei as contas e expliquei por A+B o que se passa durante uma travagem. Tu, que pelos visto nem sequer percebeste o que eu escrevi, limitaste-te a dizer basicamente "isso é tudo treta. Eu é que sei".

Mas ok, não vou teimar mais. Leva lá a bicicleta que eu não tenho mais tempo a perder com quem não estudou puuto nem faz tenção de estudar.

citação:Originalmente colocada por 3com

CL, desculpa mas não consegue perceber o queres dizer [8)]

Troca lá isso por "miudos" ;)

Não tens nada que pedir desculpa, também ontem fiquei com a sensação que ninguém ia perceber patavina. [8)]

Mas agora tou (é do verbo "tar") de saída, mai logo a ver se a gente esclarece um pouco dos pneus (mas que só eles são uma ciência! que eu desconheço).

Aqui está uma parte da explicação (não há lá áreas de contacto):
http://fisicanet.terra.com.br/fisic...- Keeping Your Tyres Stuck to the Ground.pdf

o que eu pretendi dizer ontem foi que, mantendo o mesmo carro e a mesma pressão de enchimento, se aumentares a medida da largura dos pneus então isso não terá como consequência um aumento da área de contacto mas sim uma diminuição do comprimento da zona deformada do pneu (a zona plana em contacto com a estrada), de forma que largura x comprimento = constante (área constante para a mesma Força e Pressão). Isto admitindo que estamos a falar de um rectângulo. É mentira, mas para aproximação serve...

Um menor comprimento de zona deformada (estamos a falar de flexões alternadas e do respectivo aquecimento) permite uma maior dissipação de calor por condução para a zona em repouso, que agora é proporcionalmente maior (ao diminuir a zona deformada vai aumentar também a zona em repouso, pelo que a relação entre ambas vai diminuir "muito" ao se diminuir o numerador e em simultâneo aumentar o denominador).

Esse menor aquecimento dos pneus é que será responsável pelo aumento do coeficiente de atrito, para as mesmas condições de piso, pressão, etc. e até velocidade (o coef. depende da velocidade...).

Mais logo...
[8)]

citação:Originalmente colocada por neoxic

whereagles: já agora com base aí no que escrevi, continuas a achar que a força de atrito depende da área de contacto?
Ah, sim. Tens razão. A força de atrito NÃO depende da área. Ainda não tive tempo de corrigir essa gralha no meu post mais acima.

Quanto ao conceito de "tensão de atrito", há que referir 2 coisas:

1. Em Física, uma tensão refere-se a força/comprimento. À quantidade força/área chama-se pressão. Na prática as pessoas por vezes misturam estes conceitos, chamando pressão à tensão e vice-versa. Bom, mas isso não importa. O que importa é o seguinte:

2. São as forças que causam movimento, não as pressões ou tensões. Um carro é travado pela força de atrito pneu-estrada, e essa só depende do coeficiente de atrito e peso do carro. O valor da força NÃO depende da área de contacto (a tal conclusão estranha, mas experimentalmente verdadeira).

Depois, fazendo as contas bem, vê-se que o peso do carro não influi na distância de travagem. Em primeira aproximação só o coeficiente de atrito é que importa. Depois há os factores secundários que o CL mencionou. Se eles são suficientes para mudar a conclusão que o Uno trava mais depressa que o Ferrari, não sei. À primeira vista parece-me que não. Mas só experimentanto.

citação:Originalmente colocada por 3com

Originalmente colocada por whereagles

No caso de um pneu a Força Resultante</u> de Atrito será Fa( u*Rn, esta não depende da área) + todas as outras forças que se opoem ao movimento!

Bem.. na verdade além da força de atrito pneu-estrada, há mais forças que se opõem ao movimento, como p.ex. o arrasto volumétrico carro-ar, o arrasto de deslizamento carro-ar. Mas os arrastos são coisa de 1000-10000 vezes mais baixos que o atrito pneu-estrada.

citação:Originalmente colocada por AF147

... o peso do carro não influi na distância de travagem.

como é que é?! [:0][:0][:0][:0]:(

Bem, isso não te posso explicar sem fórmulas (já o Luis Miguel e eu as escrevemos nos nossos posts atrás). Queres que explique (mais uma vez) ou ficamos por aqui?

citação:Originalmente colocada por AF147

... o peso do carro não influi na distância de travagem.

como é que é?! [:0][:0][:0][:0]:(

Bem, isso não te posso explicar sem fórmulas (já o Luis Miguel e eu as escrevemos nos nossos posts atrás). Queres que explique (mais uma vez) ou ficamos por aqui?

queres tu dizer que o mesmo carro, mas com mais 500kg em cima, vai travar na mesma distância?!
tá bem tá. :D

Vai.

Pensa assim: porque é que nos comparativos a distância de travagem não vem tipo

"Distância de travagem TARA = ... metros"
"Distância de travagem PESO BRUTO = ... metros"

Resposta: porque a distância de travagem não depende do peso.

Vai.

Pensa assim: porque é que nos comparativos a distância de travagem não vem tipo

"Distância de travagem TARA = ... metros"
"Distância de travagem PESO BRUTO = ... metros"

Resposta: porque a distância de travagem não depende do peso.

:D
jovem, estes são os factores que influenciam a distância de travagem:
- Condições/tipo de Piso
- Tipo de estrada (descida/subida, etc)
- Estado dos pneus
- Estado dos travões
- Volume do veículo
- Carga/Peso

Ah.. pois é, tens razão.. uma travagem não tem nada a ver com Física. Onde é que eu tinha a cabeça?

tema ver com fisica tem. a fisica é que pelos vistos não é o teu forte! [8][8][8][8]

olha, então se o peso não influencia a travagem, diz-me porque que um veiculo que só atinge por exemplo 180 km/h tem um determinado sistema de travagem e esse mesmo veículo mas mais potente e que atinge os 250 km/h tem um sistema de travagem mto mais potente? [|)]

Pois.. a Física não deve ser o meu forte, não. Na verdade, tenho só alguns artigos publicados em revistas da especialidade (Nuclear Physics, Physics Letters...). Sou um mero ignorante no assunto. Tu deves saber muito mais que eu.

Voltar
Superior