Velocidade e energia

citação:Originalmente colocada por Manuel Barbosa
Então como é que me explicas que o Enzo a 160 ganhe ao corolla a 120 e depois a 150 perca para o uno?

Com certeza por causa da adição de um tempo de reacção após percepção do obstáculo. Num segundo, a 120 percorres pouco mais de 30 metros. A 160 percorres o mesmo mais uns 11 metros.

Como diria o guterres, agora é fazer as contas...

citação:Originalmente colocada por colin

Então como é que me explicas que o Enzo a 160 ganhe ao corolla a 120 e depois a 150 perca para o uno?

Com certeza por causa da adição de um tempo de reacção após percepção do obstáculo. Num segundo, a 120 percorres pouco mais de 30 metros. A 160 percorres o mesmo mais uns 11 metros.

Como diria o guterres, agora é fazer as contas...

Mas no teste com o uno esse tempo de reacção também existe.

Acho que sim. E muitas vezes (quase sempre) é ele que determina a vitória do "mais fraco".

Há que ter em atenção que naquele segundo que passa entre a percepção do obstáculo e o pressionar do pedal do travão a fundo, se formos a 120km/h, percorremos 33 metros. Se formos a 160, percorremos 44.

Para pararem os dois ao mesmo tempo tínhamos de ter algo do género:

Corolla (120-0) : 100m
Ferrari (160-0) : 89m

Se o ferrari precisasse de 100 m para se imobilizar desde os 160km/h, não evitaria o embate a tempo.

cumps

citação:Originalmente colocada por Torres

Então pensem ao contrario, imaginem o uno com o motor do Enzo, todo era sctock menos o motor, acham que o uno ia acelarar tão depressa como o Enzo? Acham que iria curvar tão depressa como o Enzo?
Claro que não, estão a imaginar um tracção a frente com pneus 155 a lidar com 600cv!!!!
Porque o que me parece errado neste dito estudo e que se centraram unicamente na potencia de travagem, e a mim que não sou prof. de coisa nenhuma apenas um apaixonado de longa data pelos carros, acho que o problema é a eficacia com que a potencia disponivel é aplicada.

Até posso estar errado mas enquanto não vir os dois carros a travar lado a lado vai ser dificil mudar de opinão, até porque num post anterior confrontei os resultados do corolla e enzo, que tinham sido postados por outro users, e a 160 o Enzo trava melhor que o corolla 120.
Não, se eliminares condicionantes, ia acelerar mais rápido, pesa menos.
Estás a encarar a coisa baseada em premissas erradas. A questão que estás a por tem a ver com a capacidade de transmitir a energia criada pelo motor às rodas, provocando movimento, logo, fazendo o veiculo deslocar-se, certo? Tu estás a pensar que devido à caracteristica dos pneus (etc) do Uno, o que iria acontecer era que ia ficar a patinar e a gastar pneu. É um pensamento correcto, mas o mesmo te acontece ao Enzo, simplesmente, criaram formas de minimizar esse efeito, ou seja o veiculo tem dispositivos para compensar. Neste exemplo os veiculos estão em movimento, estão a deslocar-se a dada velocidade, e queremos saber qual se imobiliza em menos espaço, um a 120, ou outro a 150. O que está aqui dito é que se forem ambos a 120, o Enzo trava em menos espaço, porque tem mecanismos que o ajudam, da mesma forma que no exemplo da aceleração conseguiria fazê-lo de forma mais eficaz. Mas acontece que a diferença de 30Km/h suplanta a capacidade desses mecanismos de compensar. Se calhar se a pergunta for o Uno a 120 e o Enzo a 140, se calhar já ganha o Enzo, porque ai a compensação desses dispositivos já será superior em relação à diferença de velocidade.

Pois e eu acho que no caso da travagem também não estão a eliminar a condicionantes e estão só pensam na capacidade de travagem e não estão a pensar da maneira que ela é aplicada.
Por ex. se eu tiver um cubo que peso 10kg e o quiser deslocar se o empurrar só com um dedo provavelmente não vou conseguir ou então vou ter muita dificuldade em o fazer, se pelo contrario o empurrar com a palma da mão o peso desloca-se se dificuldade. O mesmo se passa por em ex. com as pinças de travão de um unico embolo do Uno, e com as pinças de 4 embolos do Enzo, logo a mesma força de travagem aplicada nos dois elas é muito melhor aproveitada no enzo.

É mas a distância de travagem aumenta exponencialmente com a velocidade e não gradualmente, logo, enquanto que há um limite mais limitativo à eficácia de travagem, o da distância é mais alargado, ou seja, mesmo o sistema optimal do Enzo terá extrema dificuldade a parar o carro a 300Km/h por exemplo, precisando de muitissimo espaço. Neste caso aqueles 30 Km/h necessitam de uma margem que a capacidade de travagem não consegue colmatar. No entanto, como te disse, provavelmente a 140 Km/h já consegue. Se for a 180, ainda se agravará mais.

Quanto à segunda pergunta nem parece tua (e estou-te a fazer um elogio, não a ser sarcástico). É óbvio (usando do senso comum) que o sistema de travagem do Corolla é demasiado "deficiente", pelo menos em comparação com os outros. É o mesmo que pegares no sistema de travagem do Uno e o meteres no Enzo. Nunca o travaria (pelo menos no espaço anterior). Acho eu. :)

Sim agora o problema é do Corolla engraçado que em milhentos testes que se teem efectuado ao modelo da Toyota nunca vi referir que o sistema de travagem tivesse dificuldades em parar o carro.

O que eu acho é que formulas matematicas e "real world" são coisas completamente diferentes.

Sim agora o problema é do Corolla engraçado que em milhentos testes que se teem efectuado ao modelo da Toyota nunca vi referir que o sistema de travagem tivesse dificuldades em parar o carro.

O que eu acho é que formulas matematicas e "real world" são coisas completamente diferentes.
E não tem, simplesmente a 120, precisa de 95m ;)

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

a travagem depende unicamente da velocidade!

factores como a qualidade dos pneus, sistema de travagem e tudo o resto nao contam para nada.
isto, claro, se formos do IST:D
[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]ouch

Afinal há ou não medições reais para as travagens Uno e Enzo ? Do ponto de vista da segurança a capacidade de travagem é importante, mas mais é a capacidade de travarmos e nos desviarmos ao mesmo tempo (para a qual concorrem além da potência de travagem um conjunto de outras coisas).
EMbora estejamos a falar de um teste teórico é também discutivel que devamos considerar os mesmos tempos de reação, uma vez que normalmente quanto mais depressa circulamos mais "alerta" estamos e portanto mais reactivos

citação:Originalmente colocada por v7
normalmente quanto mais depressa circulamos mais "alerta" estamos e portanto mais reactivos

Isso não é nada linear.
Eu no meu corolla raramente passo dos 100km/h e vou muito mais atento que no mégane a 130km/h, isto porque o corolla a 100 à hora parece que vai levantar voo e no megane nao passa nada. Se estiver vento então, nem tem conto...
Já andei em carros que, enfim, não se tem minimamente a noção da velocidade a que se vai. Em minha opinião, esse nivel de alerta de que falas pode decair pela sensação (falsa?) de segurança.

Só para terminar, essa frase é perigosa. Daqui a nada aparece alguém a dizer que devíamos andar todos acima de 200 à hora porque quanto mais depressa, mais alerta. Para se poder usar essa ideia têm de ser feitos estudos sérios sobre como varia o tempo de reacção dependendo da velocidade e outros factores como veículo, condutor, etc.

cumps

Uma travagem é a força de atrito pneu-estrada a dissipar a energia cinética do veículo. O problema resolve-se com Física do 12º ano e a resposta é independente da massa dos carros:

D(U) = V(U)^2 / 2 mu(U) g
D(F) = V(F)^2 / 2 mu(F) g

em que:
D(U) e D(F) são as distâncias de travagem do Uno e Ferrari
V(U) e V(F) são as velocidades do Uno e Ferrari (120 e 150 respectivamente)
mu(U) e mu(F) são os coeficientes de atrito cinético do Uno e Ferrari
g é a aceleração da gravidade (9,8 m/s^2)

Como o coeficiente de atrito pneu-estrada é praticamente o mesmo para todos os pneus, o Uno trava em menos espaço. Se o Ferrari fosse a 240, a distância de travagem seria QUATRO vezes mais.

E o resto são mitos :)

Edit: sorry, não tinha visto o post do Luis Miguel. Dissémos o mesmo.

eu gosto da ideia que a travagem nao varia conforme o desgaste dos pneus, por exemplo.
E é verdade. O desgaste só torna o aquaplanning mais provável. Se pneus lisos tivessem menos atrito, nenhum F1 os usaria!!!

citação:Originalmente colocada por whereagles

eu gosto da ideia que a travagem nao varia conforme o desgaste dos pneus, por exemplo.
E é verdade. O desgaste só torna o aquaplanning mais provável. Se pneus lisos tivessem menos atrito, nenhum F1 os usaria!!!
[}:)][}:)]

essa é boa!

[}:)][}:)][}:)]

os pneus de F1 sao bue parecidos com os de estrada!
sao redondos:D
as semelhanças acabam ai.

tens boa soluçao, da proxima vez que os teus pneus estiverem ilegais, nao os mandes fora. usa-os para dias de sol, deixa-os ficarem lisos (eventualmente ficam), e depois vem ca contar a experiencia.

quando formares a tua opiniao sobre a conduçao nessas condiçoes, poe os pneus mais baratos do mercado, n interessa a marca, teem é que ser os mais ranhosos que conseguires encontrar! novos, claro. dps faz umas comparaçoes...

citação:Originalmente colocada por whereagles

Uma travagem é a força de atrito pneu-estrada a dissipar a energia cinética do veículo. O problema resolve-se com Física do 12º ano e a resposta é independente da massa dos carros:

D(U) = V(U)^2 / 2 mu(U) g
D(F) = V(F)^2 / 2 mu(F) g

em que:
D(U) e D(F) são as distâncias de travagem do Uno e Ferrari
V(U) e V(F) são as velocidades do Uno e Ferrari (120 e 150 respectivamente)
mu(U) e mu(F) são os coeficientes de atrito cinético do Uno e Ferrari
g é a aceleração da gravidade (9,8 m/s^2)

Como o coeficiente de atrito pneu-estrada é praticamente o mesmo para todos os pneus, o Uno trava em menos espaço. Se o Ferrari fosse a 240, a distância de travagem seria QUATRO vezes mais.

E o resto são mitos :)

Edit: sorry, não tinha visto o post do Luis Miguel. Dissémos o mesmo.

Gostei da afirmação a bold.
Aconselho vivamente o video do Jeremy Clarkson, onde o Joannath Palmer (um expiloto de F1) ensaia im Clio 2.0 Sport, com os pneus de serie , uns pneus recauchutados e uns topo de gama.
Que no fim J.Palmer diz que a maneira mais barata de melhorar as prestações de um carro e comprar bons pneus.

Mais uma vezes formulas matematicas e "Real World" são coisa completamente diferentes

pois, o coeficiente de atrito é diferente, e tb ha outras caracteristicas que influenciam muito o resultado final.

basta uma construçao diferente para o resultado numa travagem ser diferente, mesmo que a borracha em si tenha um coeficiente de atrito igual (em contacto com o mesmo alcatrao)

como?
deixem-se de formulas maravilha e pensem no funcionamento de um pneu.

pois, o coeficiente de atrito é diferente, e tb ha outras caracteristicas que influenciam muito o resultado final.

basta uma construçao diferente para o resultado numa travagem ser diferente, mesmo que a borracha em si tenha um coeficiente de atrito igual (em contacto com o mesmo alcatrao)

como?
deixem-se de formulas maravilha e pensem no funcionamento de um pneu.

Isso aparece tudo no coeficiente de atrito. Como? Basta ver que a energia cinética é toda dissipada na única peça do carro em contacto com o chão.;)

Luis Miguel, so que tens um problema:

o pneu dobra, a forma como dobra varia conforme o tipo de construçao, a area de contacto varia bastante conforme esta dobra, conforme o peso aplicado sobre o eixo (que é diferente do peso estatico sobre o eixo), etc.

tudo isso se vai reflectir no resultado final, apesar de os materiais em contacto terem o mesmo coeficiente de atrito.

la está, a fisica do 12º n chega;)

Até parece que a tracção de um pneu é assim tão dependente do seu coeficiente de atrito...

Alguém conhece um circulo de tracção de um pneu ?

07image05.gif

Agora imaginem o que será o circulo de tracção de um pneu reconstruido [:p]

citação:Isso aparece tudo no coeficiente de atrito. Como? Basta ver que a energia cinética é toda dissipada na única peça do carro em contacto com o chão.

Isso é uma novidade do mundo automóvel!
Pensava que a Ec era quase toda dissipada pelos travões e parcialmente dissipada pela deformação do pneu, calor do mesmo e arranque de apara(borracha)! [:0]

Como as fórmulas usadas em Portugal não têm correspondência com a realidade, aconselho a utilização deste simulador americano que deverá estar correcto, ou também não?

Não esquecer que lá se usam as milhas (cerca de 1,6 km) e os pés (cerca de 0,305 metros - 30 cm grosso modo).

Já agora vejam lá se conseguem um tempo de reacção muito inferior a 1 segundo. Vale um doce... :D

http://www.iwaynet.net/~ggwiz/f/braking.htm

Back