VELOCIDADE MÁXIMA!!!!!

Este Fiesta do meu cota está aqui há 6 anos, mas muito raramente o conduzo, pelo que nunca sequer tentei testar a velocidade máxima. Mas por acaso gosto de o conduzir. Acho que é um carro ágil, e mexe-se muito bem, ainda melhor que o meu Clio. É pena estar abandalhado, mal estimado [s)].
Por falar em Puntos, foi o carro anterior ao Fiesta. Era um Punto 75 de 1994, acho que aquilo era um 1.2, mas não esteve por aqui muito tempo, até porque estava muito pior que o Fiesta.
Antes do Punto, esteve aqui 15 anos um Opel Corsa B de 1997, comprado novo. Era um 1.5 de 65 CV, motor Isuzu. Esteve aqui até o meu cota ter um acidente. A roda da frente do lado do pendura foi arrancada com a violência do embate. Embate esse que fez com que o carro virasse ao contrário. Foi então vendido ao desbarato. No entanto, descobri no ano passado que o carro ainda existe, e não está muito longe daqui. Está ali numa aldeola no outro lado do Montejunto. Vi-o dentro de uma propriedade, todo arranjadinho, todo pintadinho, e levou as jantes do Corsa GT.

Voltando ao Fiesta: Este é o de 3 portas, e também tem os frisos laterais mais pequenos ondulados, mas sempre pensei que não fossem deste modelo. Pensei que aquilo era uma aldrabice, de outra marca. Querem ver que no fim de contas o carro tem 82 CV em vez de 75? :confused:

Nesses Fiestas os modelos até fim de 98 melhores a nível de andamento. De 99 para a frente a gestão do motor era diferente, a admissão era pior e a caixa tenho ideia ser mais longa.

Eu tinha um mk5 e conhecia bem um mk4 , notava-se a caixa ligeiramente mais longa, de resto eram em tudo semelhantes na condução. A diferença mais notória, curiosamente, eram os bancos, que tinham melhor apoio lateral no mk4.
Por aqui, igualmente fiável, excepto a habitual torneira do aquecimento, que me pregou partida numa noite de passagem de ano, debaixo de neve. Ainda fez 10 ou 15km e não queimou a junta [:cool:] De resto só teve de levar um jogo de cabos de velas. Que saudades!

Last edited:
O bloco era Ford e a cabeça foi desenhada pela Yamaha. A nível de chassi era o melhor do segmento, excluindo o Saxo Cup e o 106 GTI.

Nesses Fiestas os modelos até fim de 98 melhores a nível de andamento. De 99 para a frente a gestão do motor era diferente, a admissão era pior e a caixa tenho ideia ser mais longa.

A versão de 82 ou mais cavalos que tem os injectores azuis, que foi falada mais atrás é aquela que tem um ondulado nos frisos laterais, na versão de 3 portas.

a580961ddc4a8eaff2c8b3a66a768892.jpg

Tivemos um 18 anos em casa, era de 96. Foi fiável, e com 200.000 km nunca gastou óleo(5w30). Deixou saudades e já pensei arranjar aqui um para os fins de semana.

now, tanto um Peugeot 106 1.1i como um Citroen Saxo 1.1i possuíam um chassis mais equilibrado do que o do Ford Fiesta 1.2i 16v, principalmente em piso degradado onde os Franceses tinham uma compostura mais salutar. A motorização 1.2i 16v Zetec do Fiesta é que era bem evoluída quando foi lançada em 1996, com performance superior e mais refinada.

now, tanto um Peugeot 106 1.1i como um Citroen Saxo 1.1i possuíam um chassis mais equilibrado do que o do Ford Fiesta 1.2i 16v, principalmente em piso degradado onde os Franceses tinham uma compostura mais salutar. A motorização 1.2i 16v Zetec do Fiesta é que era bem evoluída quando foi lançada em 1996, com performance superior e mais refinada.

Tanto esse 106 como o Saxo tinham uma suspensão de barco, tão boa como um colchão de molas.

Como já conduzi ambos, posso dizer que o Fiesta tinha uma suspensão mais dura verdade, mas também um comportamento muito mais superior em que a traseira por exemplo era difícil de descolar ou mesmo que pregasse sustos(excluindo versão comercial).

O 1.2 foi lançado em 95 e chegava até para o 1.4 PSA.

Já pensei comprar um fiesta como o que estão a falar para track days, já tive o tal de 82cv e adorei o carro, era um Tecnho. Andava muito bem e curvava ainda melhor, estava já com suspensão preparada, duas barras AA, e admissão. Isto para umas brincadeiras ia ser engraçado, este por exemplo: https://www.olx.pt/anuncio/ford-fiesta-1-3-techno-3-portas-1998-IDFRh6X.html

São bons carros sim, mas se o motor tiver andado com o óleo errado vai-se ressentir na saúde do motor a médio prazo. Muitos destes carros andaram/andam com 15w40, quando no máximo devia ser um 10w40 e sendo ideal o 5w30.

Por esse preço até me atirava de cabeça, mas as forras das portas destes carros são uma cagada autêntica quando descolam.

Tanto esse 106 como o Saxo tinham uma suspensão de barco, tão boa como um colchão de molas.

Como já conduzi ambos, posso dizer que o Fiesta tinha uma suspensão mais dura verdade, mas também um comportamento muito mais superior em que a traseira por exemplo era difícil de descolar ou mesmo que pregasse sustos(excluindo versão comercial).

O 1.2 foi lançado em 95 e chegava até para o 1.4 PSA.
Esse fiesta 1.2 16v equivalia-se talvez ao Saxo 1.4i 75cv VTL / VTS ( e não o exclusive ou a versão base SX ) .
Em certa medida claro.

Acho que o sandrotrigo quer dizer é que as versões com suspensão mais macia podem ser menos bruscas em piso degradado com vantagens nesse âmbito.

Hyundai I30 1.6 CRDI Comfort+ Navi
A direito 180 km´s h e n ia a fundo, deve dar um poucochinho mais... na ficha técnica do carro apontam 190 km´s h de velocidade máxima.
Numa subida do IC9 bastante complicada 150 km´s h, bem embalado.
A descer acho que nunca o estiquei bem...

São bons carros sim, mas se o motor tiver andado com o óleo errado vai-se ressentir na saúde do motor a médio prazo. Muitos destes carros andaram/andam com 15w40, quando no máximo devia ser um 10w40 e sendo ideal o 5w30.

Por esse preço até me atirava de cabeça, mas as forras das portas destes carros são uma cagada autêntica quando descolam.

Um facto que realmente muitos desses motores foram "arruinados" , pelos óleos colocados. [s)]

Um dos problemas deste Fiesta do meu cota é mesmo esse das portas. As forras descolaram e começaram a empeçar no combro da porta :sh). Aquilo levou um arranjo improvisado.
Outro dos problemas é o piso do pendura, que fica todo molhado quando chove. Há quem diga que é um defeito destes carros, não sei até que ponto isso é verdade.

Um dos problemas deste Fiesta do meu cota é mesmo esse das portas. As forras descolaram e começaram a empeçar no combro da porta :sh). Aquilo levou um arranjo improvisado.
Outro dos problemas é o piso do pendura, que fica todo molhado quando chove. Há quem diga que é um defeito destes carros, não sei até que ponto isso é verdade.

Isso do piso molhado... muito certamente serão as condutas que estão entupidas...

Mete-te deitado no chão, na zona dos pés do pendura e olha para cima, mesmo para a zona mais lateral da parte de trás do tablier. Vais ver aí um passa-fios. Pede a alguém para deitar um balde de água no vidro (do lado de fora, claro). Provavelmente a água entra por esse passa-fios. Podes isola-lo com silicone pela parte de fora, na zona das grelhas por onde a água escorre abaixo do vidro (já não me recordo, mas acho que não era preciso retirar nenhuma grelha). Não fica bonito, mas é uma zona escondida.

Quanto às portas, não há solução, foram forretas no excesso de napa para colar depois do rebordo e na qualidade da cola. Agora mesmo colando de novo, fica sempre mal. Curiosamente mantiveram o problema durante todo o ciclo de vida do mk4 e mk5...

Last edited:
Mete-te deitado no chão, na zona dos pés do pendura e olha para cima, mesmo para a zona mais lateral da parte de trás do tablier. Vais ver aí um passa-fios. Pede a alguém para deitar um balde de água no vidro (do lado de fora, claro). Provavelmente a água entra por esse passa-fios. Podes isola-lo com silicone pela parte de fora, na zona das grelhas por onde a água escorre abaixo do vidro (já não me recordo, mas acho que não era preciso retirar nenhuma grelha). Não fica bonito, mas é uma zona escondida.

Quanto às portas, não há solução, foram forretas no excesso de napa para colar depois do rebordo e na qualidade da cola. Agora mesmo colando de novo, fica sempre mal. Curiosamente mantiveram o problema durante todo o ciclo de vida do mk4 e mk5...

Mesmo. O meu cota ainda tentou colar as forras com super cola, e também com cola daquela que vem em seringa. De nada serviu. Acabou por improvisar, fazendo uns furos e meter parafusos.
Entretanto aqui está o bicho

Back