A minha ordem de escolha desses três seria:
1º BMW 118d
2º Audi A3 2.0TDI
3º VW Scirocco 2.0 TDI
A componente estética é subjectiva e sou da opinião que a pessoa deve comprar um carro "que lhe encha as medidas" já que vai desembolsar tanto dinheiro.
Estéticas à parte, o BMW possui 2 aspectos que eu valorizo muito: a melhor qualidade técnica e a qualidade da assistência pós-venda (manutenções, reparações, etc).
Todos os carros avariam e é natural que todas as marcas tenham histórias negativas. Mas naquilo que tenho constatado e comparado entre proprietários de BMW, Audi e VW é que os motores da BMW são de grande qualidade, os consumos (reais) são muito bons e melhores que os motores VW. A manutenção tenho ouvido falar muito bem dela, e apesar de ser um pouco cara consegue ser um pouco mais barata que a Audi.
Entre Audi e VW, eu prefiro Audi pela experiência própria de ambas as marcas. A VW tratou-me muito mal e o que valeu foi eu ter tido um VW Golf IV 1.6i que foi um excelente carro. A Audi carrega nos preços das manutenções e o preço do óleo é exagerado! Mas penso que na BMW o preço do óleo também é caro. Mas nota-se muita diferença entre o serviço Audi e o serviço VW com excepção se fores a uma oficina mista onde apanhas serviço VW "à pedrada nos clientes"!
Depois há a velha questão do excesso de consumo de óleo nos motores TDI, que como dizia um amigo meu "o que poupas nos consumos gastas depois o triplo no óleo do motor"!
O Scirocco como alguém aqui dizia, é um Golf V um pouco mais largo. Esteticamente não me agrada, o motor eu conheço bem (e o motor BMW é superior) e há a questão do serviço VW. O principal ponto a favor é que é um produto produzido em Portugal (mesmo que muitas peças venham do estrangeiro) e cujas vendas e exportação ajudam muitas famílias portuguesas e muitas empresas que para lá vendem peças e serviços.