Queres uma fonte crediviel, aqui fica:
Comissão Europeia
Nao sei muito bem o que queres mais, se é a Comissao Europeia que determina os segmentos... é mandar um email para la.
Companheiro
(não estou no gozo) Mandaste-me para a front page do site da CE, e de lá, não consegui chegar a nenhum lado que me esclarecesse as minhas dúvidas.
Tens a possibilidade de colocar o link directo e/ou um print screen?
... e tu sabes quais são, não mudaste de um Polo para uma Astra? Quais foram as diferenças que sentiste? A mesma coisa se aplica de um segmento C para um D.
A minha troca deveu-se a novas necessidades de espaço, tentando manter a economia e esperando que as prestações não fossem piores. E porquê a Astra H em vez de uma Megane ou 308 ou Focus; apenas e só pela estética (muito subjectivo).
Consegui aumentar o espaço, mas piorei bastante em consumo e prestações (exceptuando a vel de ponta, perde a acelerar + travar + curvar) e não dá um décimo do prazer de condução.
A qualidade de construção é francamente pior, mas tecnologicamente, o motor é mais evoluído (do AMF "jurássico", passei a CR + MV + TGV). Na Fiat/Alfa, é um motor sem problemas, mas a electrónica que a Opel lá colocou, não o beneficia em nada no que toca à fiabilidade.
Não ponderei outra Fabia ou Ibiza porque não têm habitabilidade traseira, como não ponderei uma Octavia ou 407 ou A4, por não necessitar de "tanto espaço".
Não referi a componente monetária, mas foi bastante importante também.
Tenho a possibilidade de chegar à garagem e trocar a Astra por um 156 2.4 jtd ou por um E350 cdi amg, e desta forma, tenho a noção do que para mim deve ou não ser um carro.
Se o E é um segmento E, o Alfa deveria ser um C, mesmo comparado com a Astra (admito que a diferença de idade entre estes é elevada).
Na minha opinião, os segmentos devem ter em ordem de conta a habitabilidade em volume e tamanho, visto que, não valorizo minimamente se o carro tem mais ou menos luzinhas e/ou se tem integração com o bluetooth.
Prefiro sair com o Alfa para ir fazer umas curvas a abrir que com o E.
Vais dizer: à e tal, o sangue que te corre nas veias deve ser vermelho e o que tu tens é a mania.
Quanto ao sangue terias acertado, mas comparar a handling do Alfa com o E, é o mesmo que comparar o handling de um A3 com um A8. O Alfa salta de curva em curva com desenvoltura, não arrasta a curvar, tem uma travagem mais eficiente e, caso queiras, consegues fazer deslizar a traseira para onde quiseres.
O E parece um petroleiro. Mesmo com umas suspensões rijas que nem cornos, um motor de autocarro uma boa travagem e um pisar (de alcatrão) bastante eficiente, não é um carro para "curtir". O E está repleto de "siglas" que em teoria nos permitem chegar mais depressa de A a B em segurança, mas mesmo com a sigla AMG, não passa de um carro grande e muito pesado que tem a AE como o seu terreno caça.
Para mim, a função do carro sobrepõem-se à forma (ou pelo menos deveria), desta forma, classificar o Octavia num segmento diferente do A4 não faz sentido (habitabilidade/espaço/tamanho).
Pela minha conversa, já deves ter percebido que valorizo muito pouco as modas e tecnologias que em nada contribuem para aumentar o prazer de condução.
Posso aceitar que outros valorizem paneleirices que não lembram ao diabo, mas não compreendo. Ou o meu background é muito radical, ou há por aqui pessoal que prefere conduzir um iPhone sobre rodas a um carro.
Caso necessitasse e pudesse, tanto optaria por uma Octavia como por um A4 allroad, e assim, percebes que me estou a borrifar para o segmento ou eventual status da marca. Na minha opinião, a Octavia dar-me-ia o mesmo espaço que a Allroad, mas a allroad seria muito mais bonita (com preços completamente dispares).
Para mim, e se é para conduzir, quanto mais pequeno e leve, melhor.
Se a segmentação dos carros tivesse em conta (e se calhar tem) o prazer de condução, para mim, um 106 Gti seria um segmento E.
Não te esqueças:
(não estou no gozo) Mandaste-me para a front page do site da CE, e de lá, não consegui chegar a nenhum lado que me esclarecesse as minhas dúvidas.
Tens a possibilidade de colocar o link directo e/ou um print screen?
Um abraço
ny12xx
ps: enquanto escrevia este post, estava a dar o wheeler dealer onde "xunaram" um RX7.